Dicas de Viagem

Perrengues de viagem: 7 situações para evitar ou solucionar


Quem nunca passou por uma situação complicada ou teve uma surpresa pra lá de desagradável em alguma viagem? Em qualquer atividade, principalmente nas que nos fazem sair da rotina, há riscos de que algo aconteça fora dos nossos planos. Entender esse fato evita muita dor de cabeça e frustração: é preciso uma certa dose de flexibilidade e jogo de cintura para lidar com os perrengues de viagem, sobretudo naquelas que passamos um tempão sonhando e planejando!

No entanto, mesmo que algumas situações sejam inevitáveis, é possível reduzir bastante a probabilidade de algo dar errado durante sua viagem.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Depois de muito viajar e viver algumas situações chatas, resolvi dividir um pouco da minha experiência. Para isso, reuni algumas dicas a fim de que você possa evitar os perrengues mais comuns em viagens. Além disso, dou dicas de como amenizar ou solucionar alguns deles, caso não tenha sido possível evitar. 

A seguir você vai encontrar os seguintes tópicos com algumas dicas (frutos de experiência própria!): 

  • Bagagem extraviada;
  • Não seja surpreendido pelo clima;
  • Tenha o roteiro bem definido;
  • Toda atenção com a sua documentação;
  • Tenha sempre com você um kit básico de saúde;
  • Cuidados com a alimentação;
  • Faça um seguro viagem.

 

Viagens são imprevisíveis, ou seja, tudo pode acontecer! Por isso, fique esperto e confira as dicas que separei aqui. Certamente elas irão te ajudar em algum momento. Vamos lá! 

1. Perrengues de viagem: bagagem extraviada é um clássico!

Ter a mala extraviada na volta é muito desagradável, pela incerteza se vai ou não reaver seus itens ou mesmo alguma lembrança de viagem comprada no seu destino. Na ida, então, nem se fala! Já imaginou ficar sem suas roupas e objetos pessoais no seu destino? Se acaso você estiver longe de um grande centro urbano, então, essa é uma situação bastante chata e difícil de resolver.

Para que o problema seja amenizado, caso você despache bagagem, mantenha alguns itens estratégicos na sua bagagem de mão. Tenha com você pelo menos uma muda de roupa, algumas peças de roupa íntima e uma bolsinha com itens básicos de higiene.

Contudo, aqui vai uma super dica: caso você vá fazer uma viagem de poucos dias, adote o minimalismo e leve tudo em uma mochila ou uma mala que você possa levar no avião com você. Será um ponto a menos para se preocupar!

Em último caso, se acontecer de sua bagagem ser extraviada, confira aqui como resolver. 

 

2. Não seja surpreendido pelo clima

Antes de viajar, procure se informar ao máximo sobre as características do clima da região. Não apenas para saber que tipo e quantidade de roupas para levar, mas também para elaborar seu roteiro e escolher a melhor data para a sua viagem. 

Dependendo do lugar que você irá visitar, viajar em determinadas épocas do ano pode não fazer sentido, seja porque as atrações turísticas estarão fechadas por causa da chuva, seja devido aos riscos (se for um período com alta incidência de furacões, por exemplo).

Além de coletar o máximo de informações antes de embarcar, tenha sempre com você algum aplicativo que faz a previsão do tempo e crie o hábito de verificá-lo com frequência, principalmente antes de passeios mais complexos, e com certa antecedência. 

Uma dica de aplicativo é o Yahoo Tempo, disponível para Android e iOs, mas existem diversas outras opções. 

 

3. Tenha o roteiro bem definido

Você deve se planejar com o máximo de antecedência possível. Não apenas para fazer suas reservas e comprar passagens por um preço mais baixo, mas também para aproveitar muito melhor a sua viagem. 

Pesquise tudo sobre as atrações turísticas e dos possíveis eventos que podem acontecer nos lugares que você irá visitar. 

É importante também ter um plano B para cada atração que for visitar, para evitar tentar descobrir no momento da viagem o que fazer no dia. Não há perda de tempo maior em uma viagem, não é? 

 

4. Toda atenção com a sua documentação

Parece muito óbvio que devemos ficar atentos a todos os documentos necessários para viajar e ingressar em outro país. Mas acredite, muitos viajantes são pegos de surpresa por não levar os documentos certos, perdê-los ou esquecer de algum detalhe importante.

Você precisa cuidar da documentação antecipadamente. Se acaso for uma viagem internacional, isso é ainda mais importante. Passaporte e vistos em dia, certificado de vacinas (se necessário), documentos específicos se você viaja com crianças, etc. Tudo deve ser providenciado com a maior antecedência possível e deixado em lugar acessível para o dia da viagem. 

No destino, tome todos os cuidados com seus documentos. Leve-os sempre com você e tenha toda atenção quando entregá-los. Certifique-se que pegou de volta (não deixou em um balcão ou uma mesa, por exemplo) e confira se está tudo certo. As doleiras são ótimas para isso! 

Sabemos que, mesmo tomando todos os cuidados, imprevistos podem acontecer. Por isso, pode ser interessante ter informações importantes anotadas em um papel, guardadas em algum lugar estratégico, no caso de roubo ou furto dos seus pertences. Vale a pena ter anotado também os contatos de parentes ou amigos (principalmente hoje em dia, que a gente não tem na memória o telefone de ninguém), o telefone e endereço do consulado do Brasil, caso você viaje para o exterior etc. 

SAIBA COMO TIRAR SEU CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

5. Tenha sempre com você um kit básico de saúde

Ainda que você não tenha uma doença crônica ou necessite de algum cuidado especial, tenha com você uma bolsinha com remédios e outros itens que possam ajudar você no caso de algum mal estar. 

Comprimidos para dor de cabeça, dores musculares, cólicas menstruais, desarranjos intestinais etc, anti-inflamatórios, colírio, repelente, protetor solar, lenços de papel, solução nasal, álcool em gel, balm para lábios ressecados, produtos de higiene feminina… Vale a pena também ter um pequeno kit de primeiros socorros: curativos adesivos, gaze, esparadrapo etc. Se você achar necessário, pode conversar com o seu médico de confiança para maior orientação. 

Nesse caso, é melhor se garantir e levar itens a mais, já que você pode ficar em uma situação muito chata se tiver uma pequena questão de saúde e não tiver nenhuma farmácia ou loja de conveniência por perto ou não encontrar o remédio que você precisa nas farmácia do lugar. 

 

6. Cuidados com a alimentação

Nós sabemos que provar a comida do lugar que estamos visitando é uma das coisas mais legais da viagem, não é? Mas é preciso tomar cuidado com alimentos que possam fazer mal a você, principalmente no começo da viagem. Já pensou como pode ser desagradável ficar indisposto na maior parte da sua visita? Pode ser que você passe apenas por um leve desconforto, mas também pode arruinar completamente a sua estadia. 

Tome muito cuidado com alimentos muito diferentes dos que você costuma comer no seu dia a dia. Dependendo do lugar que você esteja, as comidas cruas e a água não engarrafada (incluindo o gelo que vem no copo) devem ser evitadas. 

Esse cuidado deve ser redobrado se você tem histórico de problemas gastrointestinais ou alergias alimentares. Não deixe de se informar sobre a composição dos pratos que você escolher. 

Na maioria dos restaurantes, cafeterias, hotéis e outros estabelecimentos que servem refeições, os colaboradores fazem as substituições e adaptações solicitadas pelo cliente.

Muitas vezes, você não precisa se privar de um prato que queira muito saborear. Talvez você possa pedir, de maneira gentil, que algum ingrediente que você acha que pode fazer mal a você seja retirado ou substituído por outro. 

Isso vale para molhos, temperos fortes, pratos fritos, alguns tipos de carnes, queijos muito gordurosos, frutos do mar etc. Peça sugestões e, sempre que possível, opte por pratos mais leves e com ingredientes que sejam mais familiares. 

Se você estiver na dúvida ou quiser muito provar um prato com algum desses ingredientes citados, não abuse da quantidade nem misture muitos tipos de alimentos na mesma refeição. 

 

7. Evite perrengues de viagem: faça um seguro viagem

Quem acompanha o blog sabe: o maior erro que um viajante pode cometer é viajar sem contratar um seguro de viagem. Não encare a contratação do seguro viagem como mais uma despesa. 

É claro que temos muitos gastos e coisas a providenciar para uma viagem, mas o seguro viagem não deve ser encarado como algo opcional e dispensável. O inconveniente de ter mais uma coisa para fazer e o valor a ser pago, independentemente da cobertura escolhida, são insignificantes quando comparados aos benefícios que ganhamos ao nos resguardarmos com o seguro. A depender da modalidade contratada, você pode obter ajuda em praticamente qualquer perrengue de viagem que possa acontecer. 

Para qualquer problema de saúde que aconteça (seja por conta de alguma doença ou acidente), bagagem extraviada, documentos ou objetos pessoais roubados, vôo cancelado ou com atraso de muitas horas… muitas dessas situações geram transtornos e frustrações enormes, mas podem ser apenas pequenos contratempos, caso o viajante conte com um seguro viagem adequado às suas necessidades.

Vários fatores devem ser considerados antes de escolher o seguro viagem ideal. Entre eles: você possui alguma doença crônica ou precisa de algum cuidado específico? Vai viajar com crianças? Pretende levar objetos de grande valor, como notebooks, câmeras profissionais, drones etc? Quer acampar ou fazer algum esporte de aventura? 

Outro ponto a ser levado em consideração é se sua viagem é para fora do país e se você domina outros idiomas, como inglês ou espanhol. Leve em conta que pode ser bem complicado se comunicar em outra língua em um eventual momento de tensão, caso você não seja fluente. Por isso, se é esse o seu caso, ao contratar um seguro viagem, assegure-se que terá atendimento em português, caso seja necessário acionar a companhia de seguros. 

COTAÇÃO SEGURO VIAGEM: PASSO A PASSO PARA FAZER O SEU!

 

Conclusão: perrengues de viagem acontecem!

Agora você já sabe como evitar ou amenizar alguns dos perrengues mais comuns nas viagens. 

Caso algum deles aconteça com você, a depender da situação, acione a companhia de seguros, o consulado do Brasil no país que você esteja ou algum parente ou amigo que possa ajudá-lo a sair do perrengue. 

Tenha em mente que imprevistos podem acontecer. Caso aconteça algo que não era o esperado, tente manter a calma e a flexibilidade para resolver a situação da melhor maneira possível. 

 

Não deixe de ler também:


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás