Inspirações

Como planejar uma viagem internacional: senta que lá vem dica boa!


Muitas leitoras do blog me escrevem dizendo que gostariam de viajar mais e também sozinhas, mas que a falta de experiência e o receio acabam bloqueando. Como eu amo viajar sozinha e acabo tendo mais prática quando o assunto é viagem, faço esse post com o intuito de ajudar mulheres a viajarem mais, sozinhas, a como planejar uma viagem internacional, como se sentir mais segura e como realizar viagens mais econômicas!

Tá achando que é um sonho? Então vem comigo, continua a leitura e já comece a pensar no seu próximo destino!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Como planejar uma viagem internacional com pouco dinheiro

A primeira coisa que muita gente pensa quando vem a vontade de viajar é que é preciso ter muita grana. Olha, nem sempre. Dá pra viajar para fora do país, por exemplo, gastando bem menos do que você imagina. Talvez você tenha que abrir mão do glamour e um pouco de conforto, mas dá para viajar!

  • Planeje-se e corte custos! A economia começa ao planejar sua viagem. Se você trabalha em uma empresa, converse com sua equipe ou seus gestores sobre suas férias com o máximo de antecedência possível. Logo após escolher seu destino, tente ir na baixa temporada. Os preços costumam ser muito mais em conta.

Nesse caso, fique muito atenta. Em alguns lugares, seja pelas condições do clima ou por qualquer outro motivo, viajar fora da alta temporada não faz sentido. Se fora da alta temporada chove muito, ou algumas atrações que você quer visitar estão fechadas, desista dessa opção. Informe-se bastante e pesquise muito sobre seu destino para evitar frustrações futuras. Conhecimento é uma dádiva!

  • Fuja dos voos diretos. Os vôos com conexão costumam ser muito mais econômicos. Você pode demorar mais tempo para chegar no seu destino, mas em compensação vai economizar bastante. Leve um bom livro, escolha alguns vídeos, monte uma playlist ou alguma outra coisa para ajudar a passar o tempo. E vale lembrar também que nos aeroportos geralmente são oferecidas todas as condições para você passar as horas de tédio de maneira mais confortável: ar condicionado, wi-fi, banheiros super limpos, instalações confortáveis etc.
  • Compre as passagens aéreas com antecedência. Esse é mais um motivo para você se planejar cuidadosamente. Se deixar para comprar suas passagens bem perto da viagem terá muito menos opções e vai pagar muito mais caro, com toda a certeza.
  • O mesmo vale para a hospedagem. Não deixe para reservar em cima da hora, pois as estadias com melhores custos benefícios vão se esgotando e sobram apenas os piores ou os mais caros. Falando nisso, lembre-se de planejar sua viagem por aqui. Fazendo reserva/compra pelos links que ofereço no blog, você paga o mesmo valor do site, mas uma pequena comissão ajuda a manter o blog ativo. 🙂

Como planejar a primeira viagem internacional

Vai viajar para fora do país pela primeira vez e tá dando aquele friozinho gostoso na barriga? Relaxe e siga as dicas que sua viagem será um sucesso!

  • O primeiro passo é saber sobre a documentação. Você precisa se assegurar sobre os documentos necessários para sua viagem e fazer os trâmites com o máximo de antecedência possível. Não deixe nada para a última hora para não ter mais preocupações e imprevistos desnecessários.
  • Certifique-se que todas as suas vacinas estão em dia e veja se há mais alguma necessária para entrar no país de destino. Algumas vacinas não são obrigatórias, mas recomendadas pelo Ministério da Saúde e, por isso, vale a pena tomá-las também. Geralmente essas vacinas são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde. E não se esqueça de solicitar o certificado internacional de vacinação, que pode ser emitido em inglês.
  • Pesquise sobre o clima do país e leve as roupas adequadas. Lembre-se de levar a mala mais prática possível, com o mínimo necessário (eu sei, eu sei, essa parte é difícil!). Acredite, muitas vezes a gente coloca muita coisa na mala e acaba não usando nem metade! No dia da viagem também vá o mais confortável possível. Legging e tênis são boas opções. Tenha um casaquinho extra ou uma manta também, pois no avião costuma fazer bastante frio.

Ah, e aqui vai uma dica extra: se for despachar bagagem, tenha ao menos algumas calcinhas e uma muda de roupa na mochila ou na bolsa que vai com você. Caso sua bagagem seja extraviada (vamos torcer para que isso não aconteça, mas vai que…), pelo menos algumas peças limpas você terá à sua disposição.

  • Quando for possível, compre passagens de outros meios de transporte que for usar na viagem (bilhetes de trem, por exemplo) com antecedência. O mesmo vale para tickets de museus e outras atrações turísticas que você vai visitar. Isso pode economizar tempo em filas e evitar ansiedade. O valor? É o mesmo e você ainda otimiza seu tempo. Veja no site da Civitatis, que recomendo e tem tickets para atrações de todos os tipos no mundo inteiro!
  • Faça um seguro viagem. Por favor, não ache que é apenas mais uma burocracia desnecessária. Muita gente acha isso, inclusive pensa que não vale a pena fazer porque a chance de utilizar é baixa. Além disso, com tantos gastos, ter mais um… Mas acredite, vale a pena economizar em várias coisas, mas não com sua saúde e segurança.

O seguro viagem não é “apenas” um seguro de saúde (como se sofrer um acidente ou passar mal fora do seu país não fosse uma situação bastante complicada). Dependendo da modalidade contratada pode ajudar você em caso de extravio de bagagem, perda de documentos, roubo e furto etc. Veja qual a cobertura faz mais sentido para a sua viagem, informe-se, contrate o melhor seguro para você e viaje tranquila. Eu sempre utilizo o site da Seguros Promo, que oferece uma lista variada de empresas do ramo, de forma didática e super acessível. E o melhor de tudo é que você ainda garante desconto utilizando o cupom LEVENAVIAGEM5.

  • Como você vai se locomover no seu destino? Se você dirige, dependendo do lugar, talvez seja uma boa opção alugar um carro. Assim, você ganha mais flexibilidade e pode visitar lugares fora do roteiro tradicional, que são mais divulgados e apreciados pelos turistas.

Saiba como planejar uma viagem internacional sozinha

Alguém já te deu essa dica? Ignore os comentários desencorajadores que provavelmente irá escutar. Se é isso mesmo que você quer fazer, vá em frente! As dicas aqui são as mesmas dadas para a primeira viagem internacional, com mais algumas:

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
  • Deixe seu roteiro com alguém da sua total confiança. Pode ser um familiar ou uma grande amiga, por exemplo. Informe a essa pessoa seu trajeto antes da viagem e ao longo da sua jornada continue se comunicando com ela, sobretudo se houver alguma mudança no seu trajeto.
  • Tenha um celular com um chip com internet com você, sempre. Não dependa de Wi-Fi, fique conectada 24h com internet ilimitada. Isso além de te ajudar na organização, te dá segurança! Deixe instalados também apps que possam te ajudar, como o Sky Scanner, para ver o horário dos seus voos. Aplicativos de transporte como o Uber e o Cabify, os de localização, como o Waze ou o Maps.me e os de comunicação, como o Whatsapp, claro.

Como escolher hospedagem para viajar

Basicamente, há dois tipos de hospedagem: hotéis e pousadas, que são os mais tradicionais para quem viaja em casal ou em família, e os hostels, para quem viaja com amigos ou sozinho (mas não é uma regra, obviamente). Se você vai fazer turismo de natureza, provavelmente o lugar que você escolheu também tem camping. 

Minha dica: se você quer economizar, fique em um hostel. Alguns oferecem a opção de dormitório exclusivamente feminino e também quartos privados. Se você não tem problemas em ficar em um dormitório coletivo, é a melhor opção. Pode ser bastante divertido também, é uma boa oportunidade de conhecer pessoas e socializar! O site do Booking te dá diversas opções com localização, avaliação de outros hóspedes, fotos e nota de qualificação. Lembre-se de fazer pelo link do Leve na Viagem!

Há também a opção de se hospedar pelo AirBnb, presente em várias cidades ao redor do mundo. A plataforma disponibiliza aluguel de apartamento, casa e quartos. Eu já usei muito pelo Brasil e mundo afora. Se você ainda não tem cadastro, você consegue desconto de R$179 se realizar pelo link daqui!  

Como organizar um roteiro?

Como já disse antes, o melhor é se planejar com o máximo de antecedência, pesquisar tudo sobre o lugar que você quer ir, e com alguma folga para imprevistos. Se algo demorar um pouco mais do que o planejado, você está preparada.

Lembre-se de todas as dicas acima. Organizá-las, estudá-las e reservar o que indiquei já é organizar seu roteiro. Depois, é só pesquisar sobre o destino e os locais que deseja conhecer aonde for.

Consulte sites como o Trip Advisor e grupos nas redes sociais, você vai ter informações preciosas sobre como elaborar o roteiro da sua viagem dos sonhos. 

E aí, gostou das dicas? Se você ainda está indecisa, posso te garantir: vale muito a pena! Viajar sozinha é uma experiência única. Em uma sociedade que ainda, infelizmente, tanto oprime e limita as vontades das mulheres, ter essa vivência pode ser libertador! Dê esse presente a você mesma, e depois conta aqui pra mim como foi! Vou adorar saber!


 

Luisa Galiza

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás