Dicas de Viagem

Dicas para viajar sozinha: um guia prático para iniciantes!


Muitas pessoas podem acabar imaginando que viajar sozinha é bastante perigoso, mas, por experiência própria, posso afirmar que não é bem assim. Afinal, é possível correr riscos até na rua da sua própria casa e tudo depende de como você encara a situação. É preciso, evidentemente, ter certos cuidados, como fazemos também no nosso cotidiano. Mas além disso, quando o assunto é viajar sozinha é importante focar também nas experiências prazerosas que virão com as viagens. 

Além de conhecer novos lugares, as viagens também ajudam a promover o autoconhecimento, dão a oportunidade de tirar um tempo para si mesma, conhecendo belas paisagens, pessoas e comidas típicas ao redor do mundo. É, de fato, uma experiência que todo mundo deveria ter, para pelo menos, decidir se é algo que agrada ou não. 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Por isso, se você está pensando em começar a viajar sozinha, deixe o medo um pouco de lado e siga as dicas que preparei nesse guia completo para quem quer começar a se aventurar por aí livre, leve e solta! E digo mais: é bem provável que acabe virando um vício, depois de tantas vivências interessantes que você irá viver

Dicas para viajar sozinha no Brasil

O Brasil é um país muito bonito e possui as mais diversas belezas naturais para serem exploradas. Mas além das incríveis paisagens naturais, geralmente localizadas em municípios menores e mais afastados dos centros, muitos turistas também querem visitar as grandes cidades e os pontos turísticos mais conhecidos de cada uma delas. 

Separei algumas dicas para viajar sozinha pelo Brasil, seja no interior ou nas grandes cidades, destacando os principais cuidados e itens que você não pode deixar para trás.


LEVENAVIAGEM5


Dica 1: tenha em mãos os telefones úteis

Mesmo que, quando planejamos viajar, não queiramos pensar que alguns incidentes podem acontecer durante o percurso, é sempre importante ter números de telefone úteis para qualquer situação desse tipo.

Antes de iniciar a viagem, faça uma pesquisa acerca dos números essenciais daquela região, tais como polícia, bombeiros, hospitais de urgência e emergência, assistência social ou qualquer outra entidade que julgar ser necessária para te ajudar com algo que venha a acontecer durante a sua viagem.

Desse modo, é possível ter algum apoio caso a sua viagem seja afetada por fatores inesperados.

Dica 2: tente não levar muitas coisas

Ainda que a tarefa de fazer uma mala compacta possa parecer bastante difícil, não é interessante que levemos muitas coisas conosco. Ser objetiva é um dos principais pontos a serem seguidos durante uma viagem, seja ela nacional ou internacional.

Quanto mais coisas forem dentro da mala, mais será difícil a missão de carregá-la pelos cantos. Caso esteja planejando um “mochilão”, quanto mais leve a bagagem, melhor e mais prático será o deslocamento até o seu destino.

Outro fator no qual a mala está presente é na hospedagem, afinal, se você decidir se hospedar em um hostel, quanto menor a sua mala, mais fácil será para guardá-la nos espaços disponíveis, que, provavelmente, será em armários oferecidos para bagagens de pequeno e médio porte.

Dica 3: deixe a vacinação em dia

Uma das dicas para viajar sozinha mais relevantes dessa lista é a de manter a vacinação em dia. Muitos estados do país acabam por cobrar determinadas vacinas, visto que algumas doenças podem ser comuns em determinadas regiões e precisam ser evitadas pelos viajantes. 

Sendo assim, pesquisar na internet a respeito ou perguntar para algum agente de viagens o que é necessário e quais medidas devem ser tomadas é mais do que importante em um caso de viagem nacional, principalmente para alguns estados que registram casos de febre amarela, varíola ou outras doenças graves.

Dica 4: faça uma cópia dos seus documentos

Os documentos são itens essenciais para a nossa existência enquanto cidadãos e é exatamente por isso que precisamos andar com eles, independentemente do local de visitação.

Em qualquer viagem, seja ela longa ou curta, os nossos documentos precisam estar guardados na bolsa ou em uma carteira, contanto que estejam seguros. Lembre-se bem que eles são os responsáveis pela atribuição de cidadania para cada um de nós e precisam estar à disposição quando forem solicitados.

Desse modo, antes de colocar o pé na estrada, lembre-se de fazer uma cópia de todos os documentos essenciais, sendo eles:

  • Certidão de nascimento;
  • CPF;
  • RG;
  • CNH (caso possua);
  • Carteira de trabalho (dependendo do local para onde vai e qual seu objetivo);
  • Carteira atualizada de vacinação.

Deixe os originais em locais seguros e vá aos passeios, quando possível, com as cópias, isso pode evitar muitas dores de cabeça caso aconteça algo com os seus documentos durante os passeios. 

Dica 5: leve os remédios necessários

Talvez esse seja um hábito bem brasileiro. Muitos viajantes levam os remédios dentro da bolsa antes de dar início a qualquer viagem e essa é uma atitude super recomendada.

Algumas pessoas possuem doenças crônicas ou tendem a enjoar durante um voo ou viagem de ônibus, o que pode ser bastante incômodo e pode acabar estragando toda a experiência de aproveitar o caminho. Por isso, remédios para cólicas, enjoos, dor de cabeça, devem sempre estar entre os seus itens de viagem. 

Para o uso de remédios controlados, é interessante que sejam obtidos na sua cidade de origem, pois podem ser difíceis de encontrar no seu destino. É recomendado que leve também a receita, caso seja necessário comprar os medicamentos durante a viagem. 

Dica 6: espalhe o dinheiro

Dentro das dicas para viajar sozinha eu incluo espalhar o seu dinheiro. Não estou falando no sentido de fazer uma distribuição para outras pessoas, mas sim para si mesma. Traduzindo: não ande com todo o seu dinheiro dentro da carteira.

Como não temos sempre a certeza de que determinado local é seguro e se durante o trajeto irão acontecer imprevistos, é interessante que uma parcela menor seja levada em dinheiro físico e a outra em um cartão, seja de débito ou de crédito.

Além disso, é importante se certificar de que há o suficiente para cobrir os gastos de uma situação emergencial, bem como atender a todas as suas necessidades dentro daquela viagem. 

Dica 7: cuidado ao pegar um transporte por aplicativo ou táxi

É muito comum que os motoristas acabem reconhecendo os turistas da cidade e queiram dar uma voltinha maior do que a necessária e isso pode acabar sendo bastante prejudicial para o seu bolso.

Quando quiser visitar algum lugar que precise ir de carro, antes de mais nada, busque o trajeto, os caminhos alternativos que podem ser feitos e, desse modo, não deixe que te passem a perna.

Essa não é a opção mais recomendada, mas caso precise tomar um táxi na rua, outra dica valiosa é que, antes de entrar no carro, pergunte ao motorista quanto tempo será necessário para chegar ao destino e qual será o preço cobrado para a viagem. Caso a resposta seja bem diferente do que o pesquisado, procure outro motorista. Se resolver entrar no veículo, observe o contador de preço para não cair em uma roubada.

Dica 8: tente não parecer uma pessoa de fora da região

É muito comum que os estabelecimentos locais e, até mesmo, os motoristas saibam identificar as pessoas que não são daquela região, o que pode ser uma porta de entrada para os pequenos golpes e aumento de preço nos produtos. Os preços abusivos podem chegar sem ao menos você perceber, então é bom estar atenta a qualquer atitude suspeita e que esteja fora dos padrões da normalidade.

Dessa maneira, tente agir de modo natural, como se já conhecesse o local. Evite andar com mapas à mostra e demostrar que está perdida. Quando precisar checar novamente o trajeto, entre em algum estabelecimento e só continue a caminhar quando tiver certeza para onde ir continue o caminho. 

Dica 9: escolha a hospedagem com cautela

Uma das dicas para viajar sozinha mais importantes é a de saber escolher muito bem a hospedagem. É  interessante sempre verificar se ela está próxima dos pontos de visitação que você deseja.  Além disso, escolha locais próximos de pontos comerciais, para facilitar o seu dia a dia e ajudar a economizar com transporte, por exemplo. Quanto mais perto dos locais essenciais, melhor será para você e para o seu bolso.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

E você sabia que sua hospedagem pode ajudar o Leve na Viagem? Por esse link do Booking, uma pequena comissão vem para o blog, mas não se preocupe! Você não paga nada a mais por isso.  Então, se puder contribuir fazendo sua reserva por aqui, ficamos muito gratas! E se você prefere alugar casa ou apartamento, pelo link do Leve na Viagem do Airbnb, se for a sua primeira reserva por essa plataforma, você consegue R$179 de desconto na sua primeira estadia! 🙂

Dica 10: Viaje assegurada

Por mais que seja uma viagem nacional, ir com um seguro viagem é sinônimo de inteligência e precaução. Se você tiver uma mala extraviada, um cancelamento de voo, um acidente ou até uma doença, ter um seguro viagem faz toda diferença. Eu indico sempre a Seguros Promo, parceira do blog e que disponibiliza diversas empresas que atuam com seriedade na área, além de vários descontos na aquisição. São super baratos e é um pequeno investimento que te traz segurança durante toda viagem.

LEVENAVIAGEM5


Dicas para viajar sozinha no exterior

Viajar para fora do Brasil pode ser um verdadeiro sonho, principalmente para quem já se planeja há um bom tempo para realizar esse desejo. De todo modo, é preciso saber como realizar a viagem de maneira segura, principalmente caso esteja viajando sozinha. Levando em consideração a maior parte das dicas que citei acima, separei algumas de como viajar sozinha para o exterior sem maiores problemas.

Dica 1: sabendo tudo sobre o local antes de viajar

Essa é uma dica que se aplica tanto às viagens nacionais quanto às internacionais, mas é válido lembrar que você poderá estar em uma viagem com um idioma que não conhece  e isso pode ser um fator de risco caso não tenha ninguém para lhe ajudar.

Dessa maneira, o mais interessante é que haja toda uma pesquisa antes de entrar no avião, principalmente para conhecer um pouco mais dos costumes do país, sobre as maneiras de se comportar, quais são os locais mais seguros para se hospedar e em quais bairros não andar de jeito nenhum.

Dica 2: acertando na escolha

Quando pensamos em viajar, é muito comum que já tenhamos uma ideia prévia do que vamos fazer, para onde queremos ir e do modo como queremos nos hospedar. Uma das dicas para viajar sozinha é saber exatamente o que você quer para a sua viagem.

Ao fazer as malas para ir para o exterior, é preciso identificar quais são os melhores lugares para cumprir com suas expectativas e objetivos, afinal, sempre há um país mais adequado para fazer intercâmbio, estudar idiomas e, até mesmo, para fazer uma visita cultural.

Desse modo, para que a escolha do destino seja certeira, trace exatamente os seus objetivos e escolha o local que tem mais vantagens a oferecer e, obviamente, aquele que tenha mais a ver com você e as coisas que você gosta.

Dica 3: viajando segura

Vocês estão cansados de me ouvir falar sobre a importância do seguro viagem. Ainda que não incluamos incidentes em nosso roteiro, é sempre importante lembrar que a gente esteja preparada para qualquer imprevisto que possa aparecer. Esse item é um dos mais importantes para viajar sozinha respaldada.

Independentemente de se tratar de uma viagem nacional ou internacional, faça adesão a um seguro viagem. Assim, você viaja respaldada e ainda mais tranquila. E aderindo pela Seguros Promo, com o cupom LEVENAVIAGEM5, você consegue desconto em sua adesão e ainda ajuda o blog a se manter! Sem falar nos descontos quase que semanais que a plataforma oferece, sempre estará disponível no alto da página.

Caso tenha dúvidas a respeito, sugiro que leia o post SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO? O QUE EU NÃO SABIA E AGORA COMPARTILHO COM VOCÊ.

LEVENAVIAGEM5

Dica 4: lembrando da documentação

Para viagens para o exterior, é preciso saber exatamente quais os documentos serão necessários para que você possa entrar e visitar legalmente o país.

Confira se você já tem:

  • O passaporte: antes de mais nada, é preciso saber e conferir se o país para onde você vai exige passaporte e qual a validade mínima.
  • O visto: verificar se há a necessidade de conseguir o visto e quais as providências que devem ser tomadas.
  • O seguro viagem: buscar saber se o país em questão exige a contratação de um seguro viagem. Mas lembrando que mesmo que não seja obrigatório, o seguro viagem é essencial seja para destinos nacionais ou internacionais.
  • A moeda: fazer o câmbio para a moeda local é um passo a ser dado com antecedência.
  • As vacinas: verificar a necessidade de vacinação para entrar no país para onde você decidiu viajar. Após tomar as vacinas necessárias, lembre-se de guardar a carteira de vacinação.

Dica 5: ser independente com relação à tecnologia

É fato que a tecnologia surgiu para nos ajudar das mais variadas formas e, em muitos casos, nos dão uma verdadeira mão durante as viagens. Mas, lembrando das dicas para viajar sozinha, acaba sendo um pouco complicado confiar exclusivamente na tecnologia quando se está fora do país.

É válido lembrar que como os aparelhos funcionam por meio de bateria e eletricidade, podemos acabar precisando deles em um momento em que não estejam disponíveis para nós. Confiar totalmente no seu smartphone para guardar informações essenciais pode ser um erro gravíssimo.

Desse modo, o mais adequado é fazer várias anotações em uma agenda e, até mesmo, levar uma pasta com folhas de anotação dentro. 

Outra dica interessante é baixar os dados do local de maneira que você possa acessá-los mesmo estando sem internet.

Ah, e pra ser independente com tecnologia, é importante você contar com internet ilimitada ao longo de viagens, não é? Conte com a O Meu Chip para fazer uma viagem tranquila e conectada. 

Dica 6: contatos de emergência

Bem como em viagens nacionais, ao viajar para o exterior, é importante que alguns números de emergência estejam salvos em sua agenda, seja ela física ou virtual.

É muito útil ter em mente os telefones e endereços dos consulados e embaixadas brasileiras, do mesmo modo que é relevante ter os contatos de pessoas importantes do Brasil.

Além disso, caso conheça algum amigo que mora no país para onde você está indo, não se esqueça de anotar seu telefone e endereço e usar quando for necessário.

Dica 7: escolhendo o período do dia para chegar

Uma das principais dicas para viajar sozinha é escolher chegar ao destino no período da manhã, principalmente se o país é um local novo, que você ainda não tenha conhecido e não tenha muitas informações a respeito.

Chegando pela manhã ficará ainda mais fácil se locomover, lembrar dos locais por onde passou e observar a movimentação das ruas. Assim, será quase impossível se perder, além de poder encontrar endereços comerciais com maior facilidade por estarem abertos.

Outro fator que pode ser benéfico ao chegar ao país no período da manhã é que será possível aproveitar ainda mais, seja para conhecer os bairros, os restaurantes e, até mesmo, algumas das atrações turísticas do lugar. 

No mais, essas são algumas das principais dicas para que a sua viagem sozinha, seja no Brasil ou no exterior, seja mais tranquila. Mas no fundo no fundo, a principal dica é: deixe o medo de lado e aproveite tudo o que o mundo tem para oferecer! Ao invés de deixar que ele te paralise, use-o como algo que impulsiona! Movimente-se, confie em você mesmo, no acaso e siga essas dicas para que a viagem solo possa ser além de segura, uma experiência para vida! 


 

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás