Rio de Janeiro

Trilha da Pedra da Gávea: o que você precisa saber antes de ir!


Um dos pontos mais famosos do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea, é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo. Localizada entre a Barra da Tijuca e os Bairros de São Conrado, essa formação natural chama muita atenção por ter o formato de rosto, chamado de “Cabeça do Imperador”, e é um lugar com muitas lendas. Para chegar ao seu topo, no entanto, primeiro é necessário fazer a Trilha da Pedra da Gávea, que, afirmo pra vocês, não é para amadores!

Com um nível avançado de exigência, com escalaminhadas, rapel, exposição a penhascos… São, de fato, muitas aventuras.  Vale todo e qualquer esforço pela vista exuberante das praias do Rio e claro, pela conquista de mais uma trilha feita. Depois de tanto protelar esse feito sabe-se lá porquê, finalmente concretizei, e agora deixo aqui minhas dicas para você que pretende encarar essa aventura. Vem comigo?! 🙂

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Trilha da Pedra da Gávea: informações importantes

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

trilha da Pedra da Gávea, como já falei, é considerada uma trilha difícil e demanda condicionamento físico e experiência com trilhas. Seus 842 m de altura exigem esforço durate algumas horas de subida. A média de tempo para chegar ao cume é cerca de 2h30, para os mais lentos, 4h. Ou seja, é necessário ir cedo para garantir que haverá tempo hábil para subida, contemplação e descida da pedra.

Apesar de ser possível realizá-la sem guia, as diversas corrosões, raízes, terrenos íngremes e principalmente as escaladas, são perigosas e, por isso, sugiro fortemente que a trilha da Pedra da Gávea seja feita com um guia qualificado. Aqui vale uma ressalva importantíssima! Você sabia que semanalmente há resgates de acidentes nessa trilha? Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, é umas das montanhas no Brasil onde é feito mais resgastes, no entanto, não é sempre divulgado.

Infelizmente, há muitos que se aventuram nessa trilha sem condicionamento físico, sem conhecimento dos trechos, sem equipamento de segurança e sem roupas e calçados adequados. Os trechos de subidas e descidas íngremes exigem escalaminhada e cuidado extremo, tento em vista que um erro ou deslize podem ser fatais. Não estou aterrorizando quem pretene ir, mas alertando que há muito descaso nessa trilha e brincar com a falta de segurança não é ok!! Imagne pegar um trecho desse com o tempo nublado ou escorregadio de uma chuva repentina? Imagina travar na descida ou subida porque o pânico ou a insegurança bateu? Imagine deslizar sem querer e levar um tombo de uma altura dessa? Pois é, não é brincadeira.

Juliana guia da Nattrip preparando nossos equipamentos para subir a carrasqueira

Diante da responsabilidade que tenho com as informações que passo, eu indico a agência especializada em trilhas no RJ, a Nattrip.  Eles oferecem diversos roteiros pela capital  entorno e a trilha da Pedra da Gávea com guia qualificado, escalador e conhecedor do local, com monitoramento de tempo e fornecimento de equipamentos de segurança e de rastreamento satelital, o SPOT (cupom levenaviagem você consegue 5% de desconto!).

⇒ A Nattrip oferece 5% de desconto para quem utilizar o cupom levenaviagem em qualquer roteiro que eles oferecem, inclusive na trilha da Pedra da Gávea! O número máximo de pessoas por grupo é 6, para que a segurança esteja garantida e você pode agendar direto com eles pelo formulário abaixo:

    O que levar para a Trilha da Pedra da Gávea?

    Em primeiro lugar: água! O Rio de Janeiro é um lugar muito quente, e fazer uma baita trilha dessa requer bastante esforço e hidratação para nosso organismo. Por isso, leve, pelo menos, 3 litros de água para cada que participar do trajeto. O protetor solar também é indispensável no solão carioca, juntamente com um repelente, caso você tenha alergia a picadas de mosquitos.

    Outro aspecto que sempre friso aqui no Leve na Viagem é a questão das roupas e sapatos. Se você fará uma trilha complexa, vista roupas que te permitam flexibilidade nos movimentos e não apertem nem machuquem. Legging, bermudas , regatas soltinhas, dry fit… O que preferir, desde que não lhe incomode. Além disso, o calçado é outro item de muita importância. Não dá pra você fazer uma trilha enorme de all star, né? Calce uma bota adequada de trilha, bem confortável e que não te machuque.

    Você sabia que sou embaixadora da The North Face, uma das maiores marcas outdoor do mundo? Isso traz benefícios pra vocês, leitores e seguidores. Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física!

    Fiz um post com dicas de roupas femininas de trilha, e que claro, pode também ser uma boa dica para homens, pois o importante é saber que tipo de vestimenta utilizar.

    Se quiser saber como é fácil utilizar o cupom para garantir 10% off na The North Face, veja esse post explicativo.

    Leve também lanches leves, como barras de cereal, castanhas, que são ótima fonte de energia, e também frutas, como banana e maçã e também frutas secas! Ah, e um boné ou chapéu também são muito úteis para proteger o rosto do sol.

    Para carregar tudo o que for levar, utilize uma mochila que se adeque bem ao seu corpo. Não precisa ser cargueira: uma mochila simples ou de no máximo 20L é mais que suficiente. Não use bolsas ou sacolas, pois não é adequado, além de serem um tanto desconfortáveis.

    O que é a carrasqueira?

    A carrasqueira nada mais é que a parte mais íngreme do trajeto. O seu nome não é por acaso: ela é carrasca e castiga os aventureiros de plantão. Trata-se de um paredão formado por várias pedras, com 30 metros de subida. Essa é a parte que mais assusta, e eu confesso que fiquei um pouco impactada quando vi aquela subida sendo feita por tantas pessoas sem equipamento. Sem dúvida, os equipamentos nesse momento são essenciais para quem tem um certo receio de subir. Você pode subir utilizando apenas a força do corpo, utilizando as fendas das pedras como apoio como uma escalada de nível básico, mas para descer pode ser mais complicado do que imagina. Se você quiser ver detalhes, dá uma olhada no Destaque Pedra da Gávea no Instagram, eu compartilhei todos os detalhes da trilha em vídeos!

    Aberlardo Wash fazendo so registros na carrasqueira

    Esse é o trecho que mais salienta a importância de um guia: ele fornecerá os equipamentos, dirá exatamente onde você deve pisar e se apoiar, o que facilita o processo. O lugar, infelizmente, possui histórico de graves acidentes, até mesmo fatais e, por isso, é importante não fazer isso só.

    Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

    A via P4 é outro caminho que pode ser utilizado também tanto para subida quanto para descida, mas é também repleto de trechos íngremes e expostos aos penhascos. Reitero a necessidade de segurança. É por essa via que você consegue visitar o mirante da Garganta do Céu, com um visual maravilhoso do Rio de Janeiro.

    Descida de rapel pela via P4
    Garganta do Céu

    Melhor época para subir a Pedra da Gávea

    Em se tratando de horário do dia, a minha recomendação é que você saia de casa o quanto antes, durante a manhã. As trilhas podem começar às 7:30 pela Nattrip. Digo isso a fim de que vocês não se exponham ao sol da tarde, que é mais forte, maltrata mais e, dependendo do seu organismo, pode dificultar ainda mais uma trilha que, de fato, não é fácil.

    Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

    Em relação à melhor época do ano, eu diria ser entre abril e setembro. Ir no verão pode ser muito ruim devido ao fato de que o sol é ainda mais quente que o normal, e lá em cima não há sombra, ou seja.. Vai castigar. Além disso, há o agravante das chuvas, que tornam o local extremamente perigoso, ou para subir ou para descer.

    Se você está de passagem pela cidade maravilhosa, não deixe de ler o post com dicas detalhadas bairro por bairro de onde se hospedar no Rio de Janeiro!

    E aí, todo mundo pronto para encarar essa trilha maravilhosa do Rio de Janeiro? Ainda que seja difícil, garanto que valerá todo o esforço ao chegar no topo e ver toda a beleza e encanto do Rio de Janeiro do alto! Não esqueça do desconto que você consegue utilizando o cupom levenaviagem com a Nattrip !

      Você pode gostar também:


      Luísa Pires

      Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

      Posts recentes

      7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

      Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

      % dias atrás

      Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

      Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

      % dias atrás

      Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

      Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

      % dias atrás

      Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

      Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

      % dias atrás

      Vale a pena investir em um eSIM internacional?

      Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

      % dias atrás

      SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

      Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

      % dias atrás