México

Viagem para o México: uma explosão de cores e cultura


Falar em México é falar de beleza, cultura e tradições. É pensar em animação, festas e ritos. Falar em México é ânimo! Fronteiriço com os Estados Unidos da América ao norte e, ao sul, com Guatemala e Belize, apesar da fama, o país tem muito mais a oferecer do que apenas festas, e é por isso que eu preparei um post especial sobre a linda viagem para o México!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Viagem para o México: o que devo saber?

Bom, em primeiro lugar, lembre-se do Seguro Viagem! Afinal, uma boa viagem é a que te traz conforto e segurança em todos os aspectos. Faça seu seguro usando o cupom LEVENAVIAGEM5, garanta 5% de desconto e viaje seguro e feliz :))) Se tiver qualquer dúvida a respeito, leia o passo a passo de como fazer o seu seguro viagem com desconto. 

A seguir, preciso dizer que, qualquer que seja o seu tipo de viagem, o México te proporcionará. Se, assim como eu, você se interessa mais pela natureza e história locais, procure um roteiro pelos inúmeros cânions e montanhas, ou pelos diversos sítios arqueológicos. Se prefere uma viagem urbana, bingo: a Cidade do México é um prato cheio, repleto de baladas, e uma das metrópoles mais impressionantes da América!

Preciso de visto para ir para o México?

Para sua felicidade, não, você não precisa de visto para ir para o México! Você precisará apenas do passaporte atualizado, com validade mínima de 6 meses a partir da data da viagem. E, quando for imigrar, esteja com a passagem de volta em mãos. Não é um requisito obrigatório, mas pode ser que te peçam. 

Qual a melhor moeda para levar para o México?

A melhor opção é o dólar americano. Isso porque o real lá não é tão valorizado, e a cotação não muito boa. Além disso, o peso mexicano é uma moeda fraca, com baixo valor e difícil de encontrar no Brasil. Outra opção, também, é levar o dólar e, no país, trocar por pesos mexicanos.

O ideal é que já leve o dólar na viagem, e se programe para utilizar o máximo de cédulas que puder. Tente deixar os cartões para emergências, já que existem muitas taxas e restrições.

Quanto custa uma viagem para o México?

Aí depende. Os diferentes estilos de viagem impactam diretamente nos custos que você terá. Mesmo numa viagem confortável, o custo pode ser menor do que você imagina. Então para ter uma noção melhor, continue lendo o post e vendo as diferentes opções que vivi e trago aqui para você.

Cidade do México

Uma das maiores metrópoles da américa, a Cidade do México permite uma experiência não somente urbana, você inevitavelmente entra em contato com a cultura Asteca (chamada pelos mexicanos de mexicas).

Ainda que caótica, a cidade fascina em inúmeros aspectos. A imersão cultural é enriquecedora, com cores, sabores… É tudo incrível e vale a sua visita. 

Com mais de 10 milhões de habitantes e uma área de aproximadamente 1.500km², o que não falta é opção para se hospedar. Minha indicação é a Zona Rosa, pois está próxima das principais atrações da cidade. No entanto, existem N alternativas de onde ficar na Cidade do México. Leia o post linkado, procure o que mais te agrada e seja feliz!

Uma das principais vantagens de incluir a Cidade do México em sua lista de destinos é o fato de não faltar atrações diversificadas para visitar. Logo no Centro Histórico, você encontra a Catedral Metropolitana e o Palácio das Bellas Artes. São construções arquitetônicas de tirar o fôlego e marcar a memória. Já se você prefere uma imersão histórica e cultural, você pode visitar as Pirâmides de Teotihuacan, ou ainda um tour pelos vulcões mexicanos. Friso a importância de realizar esses passeios com agências de turismo, pela sua própria segurança. Há ainda o Museo de La Antropologia, considerado um dos melhores museus do mundo!

E se você se preocupa com a questão da alimentação, já deixo claro: a experiência é riquíssima. Atente-se ao fator pimenta, pois você pode não gostar e o nível de “apimentação” deles é bastante diferente do nosso. Você pode descobrir os benefícios da pimenta e, ainda, conferir várias dicas para comer bem na Cidade do México! 🙂

Cancún

Destino mais famoso quando se fala em México, Cancún apresenta diversas paisagens paradisíacas. Seu mar azul turquesa em consonância com a areia branca fazem do destino o sonho de muitos viajantes. E você sabia que dá pra conhecer esse paraíso sem gastar tanto quanto pensa? Pois é! Parte disso deve-se à escolha de hospedagem. Optando em ficar em Cancún, seu gasto será um pouco mais alto, pois é ali que estão os restors all inclusive e um pouco do glamour mexicano.

Eu, quando fui, fiquei em Riviera Maya, na Playa del Carmen. Foi uma escolha econômica e que me permitiu visitar tanto Cancún quanto Tulum. Por isso, atente-se às dicas de onde ficar em Cancún para saber exatamente como guiar sua viagem, pensando na economia, se necessário!

Playa del Carmen

Ao decidir ir para Cancún, você se depara com três possibilidades: Cancún, Playa del Carmen ou Tulum. Qual escolher? Bem, saiba que Cancún é o destino mais turístico entre eles. São spas, resorts, restaurantes internacionais, shoppings… É um pouco caótico, mas se você curte, vale muito a pena. Já a Playa del Carmen, com construções menores e fácil de caminhar, é mais democrática e aconchegante. Você tem opções mais baratas de hospedagens, passeios e alimentação. Por último, Tulum é uma espécie de Trancoso mexicana. É menor, propicia um estilo de viagem mais alternativo, descontraído e jovial. 

Eu, quando fui, optei pela Playa del Carmen. Pude visitar as outras duas opções, além de outras praias menos conhecidas e, consequentemente, mais aconchegantes. Além disso, por não ser tão famosa, acaba proporcionando economia pro nosso bolso! Tudo muito bom.

Viagem para o México: Dicas Finais

Dica 1: Alugue um carro – RentCars –principalemente para locomover entre uma praia e outra, pois estar de carro facilitará demais sua vida. Estando na capital, você consegue andar de transporte público com facilidade, portanto, não há necessidade de carro alugado. 

Dica 2: Se alugar um carro, fique atento ao controle de velocidade. Ali você paga multa mesmo ou é pego por policiais e terá que morrer.. digamos, em alguns dólares.

Dica 3: Precisando de internet ilimitada em viagens internacionais, a O Meu Chip fornece um chip reconhecido internacionalmente que te dá cobertura 4G e uso ilimitado durante toda a viagem. É só comprar, inserir no aparelho quando chegar ao seu destino e pronto, terá internet à vontade. Não fique na dependência de wifi de hotel, restaurantes e aeroportos. Além disso, você terá uma facilidade de acesso à todo tipo de informação na palma da mão e a qualquer hora.

Dica 4: Lembrou de fazer seu seguro viagem? Não corra riscos e seja um viajante precavido!

Dica 5: Lembre de fazer suas reservas pelos links do blog, seja hotel, aluguel de carro, chip de internet ou até mesmo tickets antecipados. Você paga o mesmo preço (as vezes até com desconto!), e contribui para manutenção do Leve na Viagem. 🙂

 


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás