Chile

Indo para o Chile? Veja todas as dicas sobre o nosso vizinho!


Você está indo para o Chile? Apesar de relativamente pequeno, é um dos países com maior riqueza de cultura e natureza da América do Sul. Além da famosíssima Cordilheira dos Andes, existem mais de 2.800 vulcões nesta região, sendo que aproximadamente 500 deles estão ativos. 

Um diferencial desse destino é a variedade de passeios turísticos, e, ainda, de clima! Prefere neve ou praia? Deserto ou lagos? Tanto faz! O que importa saber é que, indo para o Chile, você pode escolher o que melhor te agrada e realizar sua viagem dos sonhos. Para te ajudar, deixo aqui algumas dicas e informações importantes sobre viagens para este maravilhoso país. Vamos lá?

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Indo para o Chile? Informações básicas

Em primeiro lugar, minha dica padrão: seguro viagem! Apesar de não ser obrigatório para a entrada no país, o seguro viagem irá te respaldar ao longo de sua viagem. Não há nada como viajar tranquilo, sabendo que, ainda que ocorra algum imprevisto, você está seguro, não é mesmo? Veja as melhores opções de seguradoras no site da Seguros Promo e  lembre-se do cupom levenaviagem5, que te dá 5% off em qualquer adesão 🙂

Outra dica importante é quanto à internet. Convenhamos, depender de wi-fi de hotéis e locais públicos, ou ficar controlando sua rede de dados móveis para não gastar demais é um saco, né? Por isso recomendo a O Meu Chip. Ela te fornece internet ilimitada durante toda sua viagem e o chip chega por correio. Depois, é só inserir no celular quando entrar no país e pronto! Desde que descobri esse chip, levo em toda viagem internacional.

Sobre aéreos! O Brasil oferece voos direto para o Chile, que possuem duração de aproximadamente 4 horas. O principal destino de pouso fica a cargo de Santiago. A Latam tem várias opções e agora a Sky Airlines, empresa de low cost chilena, oferece voos diretos por preços bastante acessíveis.

Para saber especificamente qual a melhor época para ir, onde se hospedar adequadamente indo para o Chile e outros detalhes, continue lendo que vou detalhar um pouquinho pra você!

Indo para o Chile: quais lugares visitar?

Passeios em Santiago

Capital chilena, Santiago abriga o maior e mais importante centro urbano, financeiro e cultural do país. Misturando história e modernidade, a cidade surpreende por ser extremamente limpa e organizada, com um transporte público de dar inveja. Além disso, o povo é extremamente receptivo e solícito. 

Se está indo para o Chile turisticamente, vá para Santiago e tenha a certeza de que voltará feliz e satisfeito. De lá, você pode ir para qualquer lugar: seja o Deserto do Atacama ao norte, ou as regiões dos lagos, ao sul. 

O tempo ideal de estadia fica entre 2 e 4 dias. Tudo dependerá do roteiro que você pretenderá seguir no país. Para se hospedar em Santiago, recomendo a região da Lastarria, pois fica próxima às atrações do centro.

A capital apresenta uma gastronomia variada, além de, é claro, ter os maravilhosos vinhos chilenos ao seu dispor. Se você prefere manter um estilo alimentar mais saudável, deixo aqui algumas dicas que podem te ajudar.

Circuito em Torres del Paine

Se, assim como eu, você é amante da natureza e gosta de senti-la ao seu redor, não pode deixar de conhecer este lugar quando estiver indo para o Chile.

Localizado no sul da Patagônia do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine é uma Reserva da Biosfera, de acordo com a UNESCO. É um dos mais impressionantes parques da América do sul. Lagos, cascatas, rios, vegetação… Tudo lindo e harmônico. Lá é um dos lugares preferidos dos amantes de trekking – que, claro, foi o que fiz no trekking em Torres del Paine!

Para chegar ao Parque, você pode pegar voo para Punta Arenas e seguir de ônibus para Puerto Natales, cidade no extremo sul do Chile mais próxima, ou para El Calafate, destino argentino.

Ressalto que, apesar de ser fria no ano inteiro, a Patagônia Chilena é tomada pelo gelo ao longo do outono e do inverno. Isso impossibilita trekkings, e dificulta, também, o turismo comum. A melhor época é entre novembro e fevereiro, onde a temperatura máxima atinge 20 graus. A alta temporada é em dezembro e janeiro, portanto, atente-se.

Roteiro para Ilha de Páscoa

Inigualável e incrível. Esses, talvez, são os adjetivos que mais se aproximem da grandiosidade de Ilha de Páscoa. Perfeito para amantes de natureza, o lugar mais isolado do planeta pertence ao Chile e encontra-se a 3.700km da América do Sul. Sua extensão é de 160km² de misticidade e perfeição.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Chegar à Ilha não é fácil, já que são poucos os voos para lá. Isso faz com que eles sejam bastante caros. O que fiz e sugiro foi um stop over na ilha, numa viagem cujo destino final era a Polinésia Francesa.

Um ponto importante a se atentar é quanto aos preços. As coisas lá não são baratas, visto que estamos falando de um lugar completamente isolado. Por isso, eu elenquei nesse post dicas de como economizar neste paraíso da Terra.

Eu fiquei três dias por lá e confesso que gostaria de ter ficado um pouco mais, apesar de que, por ser bastante pequena, você consegue conhecer tudo o que te agrada apenas nesses três dias.

Deserto do Atacama

Quem está indo para o Chile sempre pensa no Deserto do Atacama. O que não é para menos, já que o lugar é surreal e proporciona milhares de experiências maravilhosas. San Pedro, no Atacama, é uma cidadezinha que, simples, de pouca população e silenciosa, fica próxima ao Deserto e proporciona visitação ao Vulcão Licancabur.

Para chegar lá, a maneira mais fácil é saindo de Santiago, pois lá saem voos diários para Calama, cidade com aeroporto mais próxima de San Pedro.

Se você pretende conhecer os principais passeios, o ideal de tempo que indico é de 4 dias. Já fui 3 vezes para lá, ficando 9 dias da última vez, e confesso que, a cada vez, sinto que conheci muito mais e melhor do que da vez anterior. Tempo neste lugar incrível nunca é demais.

Uma dica que deixo aqui é quanto às roupas: por se tratar de deserto, há bastante vento, e lá faz um frio considerável. Veja aqui dicas para fazer sua mala para o Atacama.

Você irá se surpreender com os passeios nesse lugar de tirar o fôlego, como o tour astronômico que é de arrepiar.

Indo para o Chile com agência, vale a pena?

Acho que a resposta é: depende. Se você está indo para o Chile e não possui tantos recursos, existem passeios que podem ser feitos por conta própria. Mas quando pensamos, por exemplo, no Atacama, é essencial contratar uma agência, já que alguns pontos somente são conhecidos e podem ser acessados por agências. Outro local que cabe a contratação de agências é Santiago. O destino possui um vasto território a ser explorado, e talvez você não consiga otimizar o tempo por conta própria.

O ideal é que você monte uma lista com tudo o que deseja conhecer indo para o Chile. A partir desse ponto, você pode buscar por agências que melhor se aproximem de sua vontade.

É importante ter atenção na hora de contratar uma agência. Algumas agências podem ser clandestinas e você pode acabar caindo em um golpe, o que pode custar caro para você!

O interessante de contratar uma agência de turismo é o fato deles prepararem roteiros especiais. Isso faz com que você saia do ordinário e conheça coisas novas. Para o Atacama, fiz os passeios com a Ayllu Atacama, que possui um serviço excelente, recomendo de olhos fechados.

E aí, todos prontos para desbravar um dos mais belos destinos da América do Sul? 🙂


 

Luísa Pires

Posts recentes

O que fazer em BH: dicas e sugestões para uma viagem sensacional!

A capital mineira Belo Horizonte é uma das mais comentadas no Brasil. Isso, é claro,…

% dias atrás

Onde se hospedar em Capitólio, Minas? Vem comigo descobrir!

Capitólio é, atualmente, um destino muito procurado pelos turistas brasileiros. Com suas águas cristalinas e…

% dias atrás

Turismo sustentável: aprenda a ser um viajante consciente

A ideia de turismo sustentável é muito interessante e, de fato, precisa ser debatida. Quem…

% dias atrás

O que fazer em Floripa com chuva? Venha ver algumas lindas opções!

Que Florianópolis é um destino muito popular e desejado pelos viajantes não é nenhuma novidade.…

% dias atrás

Cachoeira da Fumacinha: tudo o que você precisa saber!

Um dos cartões postais da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumacinha é uma atração linda…

% dias atrás

Onde se hospedar em Ibicoara: dicas maravilhosas para você aproveitar!

Ibicoara é um município baiano, localizado no extremo sul da Chapada Diamantina. Os dois pontos…

% dias atrás