Dicas de Viagem

Voo cancelado ou com atraso de mais de 4 horas: o que fazer nessa situação?


Todos nós viajantes, temos diversas questões com as quais nos preocupar, sejam elas relacionadas a passagem, hospedagem, voo… E as mais recorrentes são a do voo cancelado e atrasos das companhias aéreas .
O que fazer quando isso acontece, a quem recorrer e quais providencias tomar?
Já adianto que a empresa que eu indico e que já tive sucesso em ações é a Voo Atrasado! Continue lendo o post e saiba tudo o que você precisa sobre essa questão!

Mas antes de continuar…

Vocês precisam saber o que fazer para previnir esses imprevistos e tentar amenizar os prejuízos inerentes a eles. Por isso, sempre falo da importância do Seguro Viagem, pois é isso que irá te respaldar em vários sentidos. Em caso de bagagem extraviada, de perda ou roubo de documento, de doença durante sua viagem, de ajuda financeira em casos específicos. Se quiser saber exatamente como fazer o seu (de forma rápida, segura e fácil), leia COTAÇÃO SEGURO VIAGEM: PASSO A PASSO PARA FAZER O SEU. Seguros Promo sempre vai te ajudar no que quer que seja necessário, e com o cupom LEVENAVIAGEM5 você ainda consegue 5% de desconto na adesão de qualquer seguro!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Se quiser saber mais sobre bagagem extraviada, recomento o post: BAGAGEM EXTRAVIADA: O QUE FAZER PARA RESOLVER ESSE IMPREVISTO!

Voo atrasado: conheça seus direitos

Bom, para falar sobre um assunto tão sério, precisamos, de fato, de fundamentação, e nenhum lugar para nos fornecer mais informações do que a própria Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Primeiramente, é importante que saibamos que existem dois casos: o de cancelamento direto que o de atraso com posterior cancelamento. Falarei primeiro sobre os atrasos. À medida em que o tempo passa e o voo acumula uma, duas, três horas de atraso, seus direitos são progressivos. Em outras palavras, quanto mais demorar, mais direito você tem.

De acordo com o manual da ANAC:

  1. A partir de uma hora de atraso a empresa precisa oferecer, gratuitamente, opções de comunicação. Isso inclui internet, chamadas e afins.
    2. A partir de duas horas de atraso, soma-se a alimentação ao direito do cliente. Ou seja, além de internet e etc, você também tem direito à comida, seja por meio de vouchers ou de alimentos fornecidos pela própria empresa, sem custos.3. Se caso o atraso continuar, a partir de quatro horas de atraso a empresa é obrigada a oferecer tudo o que eu falei MAIS hospedagem ou acomodação, além de todo o deslocamento necessário para que você chegue à hospedagem oferecida.

4. Agora, se o voo tem mais de quatro horas de atraso, o embarque por preterido ou o voo for cancelado, a                     empresa precisa oferecer, além de todas as assistências materiais, opções de reembolso ou de reacomodação. Aí é caso de    negociação individual de cliente e fornecedor.

Voo cancelado: tipos de cancelamento

Bom, as suas condições não são de atraso, mas de cancelamento? Não se preocupe, pois você continua tendo direitos. Para explicar melhor, existem duas situações específicas para que você saiba como proceder: caso esteja no aeroporto de partida ou caso esteja no aeroporto de escala/conexão. Veja:

Voo cancelado no aeroporto de partida

Muitas vezes, o que pode acontecer é de você ser realocado no próximo voo, ou ser reembolsado. Antes de tudo, é importante que você faça um registro de todas as intercorrências. Isso porque, caso seja necessária uma ação contra a empresa, você pode ganhar indenização por danos morais. Mas pense nisso apenas em último caso.

Na situação em que você se encontra no aeroporto de partida, a empresa pode oferecer:

  • Reembolso integral, com tarifas de embarque inclusas. Nesse caso, a empresa pode suspender assistência material;
  • Remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro, sem cobrar nenhum custo. Assim como na anterior, a assistência material pode ser suspensa;
  • Embarque no próximo voo para o mesmo destino, se houver lugar. Esse é o único caso em que a empresa deve manter a assistência material.

Voo cancelado no aeroporto de escala/conexão

Caso você esteja no aeroporto de escala ou conexão e seu voo for cancelado, a empresa pode oferecer as seguintes opções:

  • Reembolso integral e retorno ao aeroporto de origem sem custo, com a permanência da assistência material;
  • Reembolso do trecho não utilizado, permanecendo no local do aeroporto, podendo ser suspensa a assistência material;
  • Remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro, sem cobrar nenhum custo. Também pode ocorrer a suspensão da assistência material;
  • Embarque no próximo voo para o destino, seja da própria empresa ou de outra companhia aérea, caso haja lugar. Nesse caso, a empresa deve manter assistência material;
  • Conclusão da viagem por outro tipo de transporte, como táxi, van ou ônibus. Também é caso em que é necessário manter a assistência material.

DICA: Essa opção é até interessante pro caso de você estar num lugar e possuir mais dias de férias. Você acaba tendo a oportunidade de aproveitar um pouquinho mais seu destino, ou o lugar de conexão, que pode não ter sido nem pensado e acaba sendo um stopover legal!

Preterição de Embarque: o que é o que como proceder

Outro imprevisto que pode acontecer é o de preterição de embarque. Isso se dá quando, por algum motivo, o seu embarque é negado, ainda que todos os seus documentos estejam em dia e você esteja com tudo ok. Essa negação pode ocorrer por diversos fatores, como segurança operacional, troca de aeronave, overbooking… Nesse caso, é importante saber que, quando percebida a possibilidade de preterição, a empresa deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis, etc).

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Se acaso você aceitar essa compensação, a empresa poderá requerer que você assine um recibo, a fim de comprovar que você de fato aceitou a proposta. Caso você não aceite a compensação e realmente ocorra preterição de embarque, caberá à empresa oferecer alternativas de reacomodação e reembolso, além de assistência material.

Os direitos de passageiros que sofrem com preterição de embarque são os mesmos que os que sofrem com voos cancelados, que citei ali em cima.

Voo cancelado: como agir?

Em primeiro lugar, procure por um funcionário da companhia aérea para resolver seu problema, requerendo assistência. Muito provavelmente a situação de cancelamento gerará um caos, o que faz com que os funcionários não forneçam o melhor dos atendimentos. Por isso, use canais de atendimento ao cliente fornecidos pela empresa e tente solucionar o problema.

Veja sempre se há solução a ser oferecida. Exija sempre a melhor solução para a resolução do seu problema. Como você já sabe pelo que mostrei, a lei está ao seu lado e você precisa adotar uma postura firme. É prática comum, infelizmente, que os funcionários se neguem a resolver o seu problema. Geralmente eles só cedem quando percebem que o cliente não vai desistir e realmente tem noção dos direitos que possui.

Se mesmo assim eles não quiserem resolver o seu problema, você vai precisar procurar pela ANAC, registrando uma reclamação. Lembra que eu falei pra registrar tudo? É nesses casos extremos que isso se faz importante! Por isso, anote tudo: motivo do cancelamento do voo, nome de quem conversar com você, dados do voo, fotos, vídeos.. Tudo o que puder utilizar a seu favor. Nesse momento, você pode precisar do auxílio de uma empresa especializada. Por isso, continue lendo e explico melhor pra vocês os procedimentos ideais.

Como obter uma indenização com voo cancelado ou com atraso superior a 4 horas

Nem todo mundo sabe, mas ainda que as coisas sejam resolvidas, você pode solicitar indenização por danos morais. Aí você fica se perguntando como proceder a esse respeito, né? Pois bem, a contratação de uma empresa especializada pode agilizar DEMAIS o andamento de tudo isso, além de ter um conhecimento vasto na área. Por isso, indico para vocês a Voo Atrasado. Ela atua especificamente nessa área, ajudando passageiros de todo o país, de qualquer cidade, de forma rápida e sem tanta burocracia. Também pode recorrer a ela em caso de voos internacionais.

Envie seu caso nesse link e aguarde o contato gratuito da empresa para mais informações a respeito do seu direito reparatório.

Como funciona a Voo Atrasado

A empresa é especializada em indenizações de voos cancelados ou embarques preteridos, sempre garantindo que nossos direitos de consumidor sejam de fato cumpridos. É um serviço gratuito, com consultoria, apoio e registro de todo o atendimento realizado.

Você entra em contato com eles, eles vão analisar seu caso e um consultor entrará em contato com você para o fechamento de contrato caso o ocorrido seja passível de prcoesso. Eles cobram uma taxa de serviço de 30% no aceite de compensação. Em outras palavras, eles só vão cobrar de você caso o processo interposto seja ganho, caso contrário, você não gastará nada!

Informações importantes

  1. Não é preciso pagar NADA inicialmente, como falei, a empresa solicita 30% da indenização CASO a causa seja ganha;
  2. Você pode solicitar reparação por voos dos últimos 5 anos, ou seja, se nos último 5 anos você teve algum histório de voo com atraso superiro a 4 horas ou cancelamento e tem provas disso, você pode entrar em contato com a Voo Atrasado para orientações gratuitas;
  3. As indenizações levam, em média, de 3 a 6 meses para serem recebidas;
  4. Você pode acompanhar seu processo pelo número de protocolo gerado pela empresa. Dúvidas podem ser solicitados por e-mail ou por telefone;
  5. É importante saber que as empresas têm o direito de realizar alterações até 72h antes do voo. No entanto, quaisquer modificações devem ser comunicadas ao passageiro.

Não deixe de garantir seus direitos e de se informar. Entre em contato agora com a Voo Atrasado e veja o que podem fazer a respeito do seu caso. E agora que você já sabe exatamente como agir em caso de cancelamento de voos, pode ficar tranquilo e planejar sua próxima aventura!


 

Luisa Galiza

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás