Brasil

Trilhas em Floripa: 7 aventuras inesquecíveis


Uma viagem para Florianópolis pode seguir vários estilos: urbano, praieiro, alternativo e, claro, aventureira. Fazer trilhas é uma atividade excepcional, perfeita para todos que amam unir a natureza com o esporte. Por isso, hoje separamos 6 opções de trilhas em Floripa para você conhecer, planejar e se deliciar! Vem comigo saber mais 🙂

Trilhas em Floripa: quando fazer

O melhor período para fazer trilhas, seja em Floripa ou em qualquer outro lugar, é quando o clima estiver seco. As chuvas prejudicam muito a aventura e, de fato, podem colocar o trilheiro em risco e perigos. O período do verão, de dezembro a março, tem bastante calor. No entanto, há mais risco de chuvas, além de ser alt temporada. Esse é um bom período para pensar exclusivamente em praias. Entretanto, se o foco são trilhas, a melhor época é de março a junho, que é outono. Isso porque as temperaturas ainda estão relativamente altas, em torno de 25º C, ou seja, dá pra curtir praia, e, como não há chuvas, dá pra fazer as trilhas tranquilamente!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Dessa forma, pense assim: quanto mais no início do outono você for, mais elevadas estarão as temperaturas. Do fim de maio pra frente, fica mais frio. No inverno também dá pra fazer trilhas, pois não há chuva, mas é frio.

Então, resumindo:

  • para aproveitar bem a praia, mas correndo risco de não fazer trilha: dezembro a março
  • trilha, praia e menos gente: março a maio
  • frio sem chuva: junho a agosto
  • frio e chuva: setembro a novembro

LEIA: O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA? VENHA VER ALGUMAS LINDAS OPÇÕES!

Trilhas em Floripa: 7 aventuras inesquecíveis

1. Caminho do Morro do Lampião

O Morro do Lampião é o lugar que tem a melhor vista da cidade. É, sem dúvida alguma, uma das paisagens mais incríveis de Florianópolis, com quase 360º de visibilidade. É uma opção muito boa para iniciantes, visto que é leve e fácil, além de ser ótima para famílias. São aproximadamente 20 a 30 minutos de trilha, apenas.

A trilha tem apenas 1,3km, a 217m de altitude. Para percorrê-la, é só sair na Rua Pau de Canela, no Bairro do Campeche, seguindo por uma estrada de areia e virando à direta debaixo de dois grandes bambuzais. Seguindo, você encontra uma torre de telefone, onde começa a mata. A partir daí, há várias trilhas pequenas. O ideal é que você pegue a segunda à esquerda, que vai direto pro topo do Morro. A Pedra do Urubu é logo ao lado, também sendo uma opção para fazer.

Como a trilha é curta e rápida, não precisa levar nada além de água. Vá de tênis confortável, passe protetor solar e use boné!

Que tal se hospedar na minha casa em Floripa? Você fica confortável e ainda cuida do meu cantinho enquanto viajo!

2. Trilha da Lagoinha do Leste

Essa é, sem dúvidas, uma das trilhas mais lindas de Florianópolis. Como o próprio nome já nos indica, fica no lado leste da ilha e pode ser alcançada de duas formas: ou de barco, pagando 50 para ida e volta ou 25 só para ida, ou por outras trilhas. As trilhas que dão acesso a essa são as da praia da Armação, que passa pela praia do Matadeiro, e a trilha que sai do Pântano do Sul. Uma opção bastante popular é realizar um circuito completo de trilha: sair pela trilha da Armação, passar por Matadeiros, por Lagoinha do Leste, subir o Morro da Coroa e, na volta, ir pelo Pântano do Sul.

A ida pelo Pântano do Sul é a mais curta e mais rápida, com 2,2km e aproximadamente uma hora de caminhada por uma longa subida.

Já pela praia do Matadeiro, são aproximadamente 6km, 2h30min de caminhada num terreno muito irregular, de pedras e bastante mata, tendo também trechos abertos. É ideal para quem gosta de trilhas mais longas! A vista mais bonita da Praia da Lagoinha Leste é a partir do Mirante do Morro da Coroa, que é a da foto aí de cima. É uma coisa surreal de linda, quase inexplicável. Ver o pôr do sol por ali é sensacional de lindo! Se você não tem tanta prática de atividade física, recomendo fazer ida e volta apenas pelo Pântano mesmo, que é, também, mais cheia. É bom levar um lanchinho, além de água, já que o trajeto é maior.

DICA

Tendo em vista que a trilha não é tão sinalizada, é bastante interessante a opção de contratar um guia. No entanto, se você não quer ou não pretende gastar com isso, uma boa alternativa é o uso do aplicativo Wikiloc. O app tem diversas trilhas catalogadas do mundo inteiro, podendo ser acessadas offline, além de você poder criar o seu próprio trajeto e deixá-lo disponível offline também.

Alugue seu carro pela RentCars

3. Caminho da Gurita

Também ótimo para quem não tem tanto hábito com atividades físicas, o Caminho da Gurita é uma opção de caminhada curta na Lagoa do Peri, segunda maior lagoa da ilha e bem menos conhecida que a Lagoa da Conceição. Fica no sul de Floripa, a 22 km do centro. Aliás, a Lagoa faz parte do Parque Municipal da Lagoa do Peri, que tem ainda mais 3 opções de trilha em seu território. A trilha recebe esse nome por conduzir à cachoeira Gurita, de queda baixa, mas muito linda. O Caminho da Gurita é uma das trilhas em Floripa que são mais tranquilas, com 4km de extensão, durando aproximadamente 2h.

Usado desde o século XIX, o Caminho tem trechos irregulares, com bastante pedras e vegetação. Por ali, havia a passagem de escravos e, ainda, engenhos de açúcar e farinha, podendo ser vistas algumas partes das ruínas do que um dia existiu. Para chegar, é só entrar na Rua Euclides João Alves. Se for de ônibus, as linhas do Costão de Dentro/de Cima, Pântano do Sul e Armação servem.

4. Trilha dos Naufragados

Com aproximadamente 50 minutos de caminhada você chega a uma das praias mais remotas de Floripa: Praia Naufragados. É o ponto mais ao sul da ilha, a 43km de distância do centro, e parece um mundo a parte, fazendo parte de uma área de conservação ambiental. A trilha que dá acesso ao local, única forma possível de chegar além dos barcos, tem apenas 2,6km de extensão. Todo o trajeto é leve, demandando pouco esforço em alguns poucos trechos íngremes. O legal dessa trilha é que, além do caminho belo pela mata, é possível ver um antigo engenho, além de cachoeiras e toda a fauna incrível da região, como os saguis.

Que tal se hospedar na minha casa em Floripa? Você fica confortável e ainda cuida do meu cantinho enquanto viajo!

Na região de Naufragados, aliás, há uma comunidade que vive em um ritmo muito diferente do centro. Por ali, você pode optar por ver como é a região dos nativos, conhecer a igrejinha, caminhar até o farol… Ah, e sabia que ali tem um trecho de rio que encontra o mar? Vale muito a pena para o rio, que é rasinho, com água morna e super confortável. Para chegar, como falei, é preciso ir: de barco ou de carro até o extremo sul da ilha, deixar o carro na rua ou num estacionamento pago ($20) e fazer a trilha a pé.

5. Piscinas naturais da Barra da Lagoa

Mais uma das trilhas em Floripa de tirar o fôlego com tanta beleza! As piscinas naturais da Barra da Lagoa ficam entre a praia da Galheta, ao sul, e a de Moçambique, ao norte. As piscinas são extraordinariamente belas, e, além disso, o acesso a ela se dá por meio de um caminho curtíssimo, de apenas 15 minutos de duração, por um caminho ligado a várias outras trilhas da região. É aquela trilha super básica, pra você dizer que fez trilha quando viajou, sabe? Hhahaha. Bem, para chegar até o destino, você precisa atravessar a ponte sobre o canal da Barra e andar por uns 5 minutos até encontrar o início da trilha. Daí, é só seguir e chegar às piscinas. Muito rápido!

Não esqueça de viajar em segurança com Seguro Viagem

6. Trilha da Boa Vista

Essa é, de fato, uma das minhas trilhas em Floripa preferidas. Com uma vista surreal do lado leste da ilha com uma praia maravilhosa te esperando no final é sem igual! E o que eu acho mais legal é que ela foge um pouqunho da muvuca de várias outras trilhas e praias.

Puxando o começo da Barra da Lagoa da dica anterior, só que, depois de sair da ponte, você virará à direita. Vai ter uma casa verde e, nela, tem uma placa indicando o caminho para a trilha. Depois, você verá um portão marrom e virará à esquerda. A partir daí, você vai seguir em frente e logo encontrará a placa que indica o início de fato da trilha. A Trilha da Boa Vista é boa, mas é um pouco difícil pois é uma subida íngreme. Ela é, no entanto, facilitada, pois conta com degraus de madeira em pontos íngremes.

À medida em que sobe, você chega a um primeiro mirante, que ainda não é o destino principal, mas já tem uma vista linda! Você vai seguir caminhando, encontrando placas informativas sobre a vegetação local até, enfim, encontrar a exuberante paisagem da Pedra da Boa Vista! É, de fato, inigualável!

Faça sua reserva pelo Booking e garanta estadias incríveis

7. Trilha da Praia do Saquinho

Uma praia pequena e preservada, com mata verde, no extremo Sul de Floripa, água limpa e uma beleza ímpar, a Praia do Saquinho tem o seu acesso por meio do que pode ser a trilha mais fácil de toda a cidade de Florianópolis. O percurso em si é concretado, pois também é utilizado por locais para transportar mantimentos. A trilha dura aproximadamente 30 minutos. O acesso até a praia só é possível indo a pé.

Ao final da Praia da Solidão, há um riacho. É preciso cruzá-lo e seguir a trilha pelo costão. O caminho é de subida, o que pode demandar um pouquinho de esforço a mais. Depois de uns 15min andando, chega-se ao topo da trilha, de onde dá pra ter um vislumbre da Praia do Saquinho, além de toda a vista panorâmica surreal de boa parte da costa litorânea da ilha. A partir desse ponto, o caminho se transforma numa descida, ficando bastante íngreme, o que exige mais cuidado e atenção para não escorregar. Depois de uns 10min andando, haverá uma plaquinha sinalizando a direção da praia. Anda mais um pouquinho e pronto, chegou! Depois disso, é só curtir toda a beleza que o lugarzinho reservado tem a oferecer.

DICA

Curta o Bar do Quirino, aberto mais aos finais de semana, que serve, com toda simplicidade, um peixe delicioso, servido com arroz e batata frita. É um lugarzinho aconchegante, gostoso de estar e que vale muito a pena ser conhecido. Você sente todo o amor como se estivese em casa!

Fazer trilhas em Floripa é ver beleza e viver aventuras!

Como deu pra perceber, as trilhas em Floripas são belíssimas! Essas são apenas algumas: há muitas outras esperando por você na Ilha da Magia. Se você quer ver mais trilhas de aventura, sugiro ver a lista do Quero Viajar Mais, que tem dicas excelentes aqui da região. Agora, se você já fez alguma, não deixa de comentar aqui como foi a experiência!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás