Brasil

Maiores cachoeiras do Brasil: 8 aventuras para você desbravar


A prática de ecoturismo tem sido cada vez mais crescente no Brasil. Pensando de forma prática, o país é, de fato, um território maravilhoso para esse tipo de turismo. Afinal, temos aqui muitas formas diferentes de fauna e flora, além de contarmos com uma variedade boa de clima. Dentre as maravilhas naturais do território nacional, as cachoeiras figuram no topo. É impossível saber quantas cachoeiras existem aqui, mas sabemos, por exemplo, que o estado de Minas Gerais detém o maior número delas. Pensando em tantas opções incríveis, separamos hoje uma lista com as 10 maiores cachoeiras do Brasil para você que ama uma aventura! Vem comigo conhecer o que te espera na nossa pátria maravilhosa!

Mas antes, você aí que gosta de ecoturismo, sabia que você consegue 10% off em TUDO de uma das melhores marcas de roupa outdoor do mundo? Só usar o cupom levenaviagem na loja física ou online da The North Face!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

As 10 maiores cachoeiras do Brasil

ATENÇÃO!

As 10 maiores cachoeiras do Brasil são, definitivamente, maravilhosas (e indiscutivelmente enormes!). Para ter noção, a menor da lista não tem menos de 250m de altura. Surreal imaginar tamanha queda d’água, né? Por isso, é necessário que a gente tome algumas precauções para fazer trilhas nesses territórios, e mesmo para banhar nas águas (isso onde é possível fazer trilha). Algumas das quedas nem mesmo permitem acesso, por serem áreas de preservação e por serem muito perigosas. Nas que for permitida entrada, é indispensável manter a distância sinalizada, ou mesmo evitar de entrar nos poços.

1. Cachoeira da Neblina – Rio de Janeiro

Localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Cachoeira da Neblina tem uma queda de 450m de altura. Seu mapeamento foi feito recentemente, em 2018, numa inédita expedição de caninismo científico-exploratório, bem completa e difícil, que durou 10 dias. Ela fica no alto da Serra, sendo absolutamente fascinante e qualquer um que a veja. Como a sua queda é fortíssima, é terminantemente proibido banhos e visitas ali. Somente é possível apreciar sua beleza à distância, pois, além de ter uma força absurda, a própria área em que fica é de muita complexidade e perigo.

Ainda que na cachoeira da Neblina não seja possível entrar e fazer trilhas, existem diversas outras na Serra dos Órgãos que definitivamente valem a visita. Inclusiva, a Travessia Petrópolis x Teresópolis que fiz é uma aventura árdua, desafiadora, mas que vale cada dificuldade!

2. Cachoeira do El Dorado – Amazonas

A segunda maior cachoeira do Brasil está no município de Barcelos, município do Amazonas, que fica a 30 horas de barco (!!) de Manaus. Só daí a gente já vê que, de fato, é uma aventura e tanto! Estamos falando da Cachoeira do El Dorado, que conta com 353m de altura. Pra ter uma noção, seria um prédio de 126 andares. Gigante, né? Enorme, também, é todo o processo para alcançá-la e poder conhecê-la. É muito isolada, estando a aproximadamente 211km da sede do município de Barcelos.

Visto que é uma região erma e de difícil acesso, as expedições para conhecer essa maravilha da natureza são caras, trabalhosas e muito extensas. Para chegar até o local, primeiro é preciso encontrar uma das poucas agências de turismo que de fato se aventuram por ali. Com barcos tradicionais, como falei, são 30 horas de transporte, mas há também o Expresso, que leva 12 horas, mas com certeza vai te custar mais dinheiro.

Reprodução: Cachoeiras Gigantes/Site

Para chegar ao topo, local de acesso autorizado, são aproximadamente 10km de trilha, e depois mais uma hora de caminhada para chegar, de fato, à queda. A El Dorado, com sua imponência, foi batizada por uma das histórias relacionadas à civilização Inca. A lenda diz que, na região, há uma grande planície submersa que pertence ao famoso Lago Parime, que ficava em Manoa, cidade indígena de pura riqueza de nome El Dorado!

Aproveita e pega também 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

3. Cachoeira da Fumaça – Bahia

Com 340m de altura, a Cachoeira da Fumaça está na Chapada Diamantina, um dos principais atrativos de ecoturismo do Brasil! É extraordinariamente linda e imponente, valendo a pena a visita ao seu topo. Geralmente, as quedas fortes e altas não podem ser acessadas por outro lugar que não seu topo. A da Fumaça fica bem próxima ao Vale do Capão, uma parte mais alternativa e rústica da Chapada, ideal para quem curte um estilo mais suave, descontraído e lado B de viagem.

A trilha de acesso à Cachoeira da Fumaça dura aproximadamente 5 horas entre ida e volta, 12km, não sendo muito tão fácil e exigindo fôlego e preparo físico. A vista lá de cima é surreal, valendo muito a pena o esforço. Apesar de não poder banhar nela, existem outras cachoeiras bem pertinho, que são bem calmas e permitem a entrada nas águas. Escrevi um roteiro da Chapada Diamantina que vale a pena conferir, se acaso você pretende ir para lá 🙂

4. Cachoeira da Boa Vista – Rio Grande do Sul

Na divisa de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Cachoeira da Boa Vista é a 4ª maior do país, com impressionantes 310 metros de altura. Fica num cânion enorme, chamado Monte Negro, que, mesmo não sendo tão visitado quanto os demais, é super imponente e atrativo. Aliás, até novelas recentes foram gravadas no Cânion da Boa Vista. Isso porque, diferentemente dos demais, é possível chegar de carro bem pertinho da borda dele.

A Cachoeira da Boa Vista fica no lado esquerdo da parte central do cânion, muito visível de quase qualquer ângulo visto. No entanto, a queda, em si, tem pouco volume, o que faz com que não seja uma queda agressiva, parecendo, à distância, correr suavemente pela parede em que fica.

Reprodução: Viagens e Caminhos/Site

5. Cascata do Risco Verde – Rio Grande do Sul

A Cascata do Risco Verde tem esse nome porque, como sua queda, apesar de alta, tem pouco volume, ela parece, de fato, apenas um risquinho em meio à mata verde, chegando a sumir em alguns pontos. Tem aproximadamente 294m de altura e está situada no município de São Francisco de Paula, também no Rio Grande do Sul. Apesar de ser uma queda tranquila, em chuva a força dobra e se transofrma numa coluna de água poderosíssima descendo pelo cânion.

Reprodução: Viagens e Caminhos/Site

6. Cachoeira Véu da Noiva – Rio Grande do Sul

No Parque Nacional dos Aparados da Serra, a Cachoeira Véu da Noiva chama muita atenção. No Cânion de Itaimbezinho a vemos, com seus impressionantes 289 metros de altura, descendo de forma majestosa pelo paredão de 720 metros de profundidade.

A trilha que dá vista ao Véu da Noiva é a trilha do Vértice, que é super fácil de ser feita, muito bem sinalizada e pavimentada em vários trechos. Não é, de forma alguma, uma trilha complexa, com apenas 1,5km de extensão. Não é possível acessar a cachoeira, nem no topo, nem no poço. Apenas pelo mirante é que se pode ter uma visão de sua queda.

Tenho um post super lindo sobre Aparados da Serra, vale dar uma olhada e considerar outras opções do que fazer por lá 🙂

7. Cachoeira do Bel – Bahia

A Cachoeira do Bel está na Bahia, mais precisamente na colônia Monte Alegre, em Guaratinga. Também é gigantesca, com 280m de altura em paredões rochosos do Parque Nacional do Alto Cariri.

Em 2021, um grupamento de Bombeiros Civis realizou um mapeamento da região, elaborando um parecer técnico a respeito do local, para que guias, turistas e esportistas possam saber exatamente as rotas de acesso, trilhas e possibilidades. O relatório completo pode ser lido aqui. De forma resumida, constatou-se que, apesar de íngreme, a trilha de subida é acessível a qualquer pessoa com trajes adequados e o mínimo de condicionamento físico. A extensão da trilha é de aproximadamente 1,8km, cada trecho.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Reprodução: Youtube

Legal que essa cachoeira permite rapel, contando com 8 pontos de ancoragem. Após essa vistoria, as autoridades afirmaram ser possível o rapel, o que significa que você que quer se aventurar por lá, agora pode!

8. Cachoeira do Tabuleiro – Minas Gerais

Fechando a lista com chave de ouro, a Cachoeira do Tabuleiro é uma das maiores e mais belas do país, com sua imponente altura de 273 metros. Fica em Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, a 19km do município de Conceição do Mato Dentro. Uma das suas particularidades é a parede rochosa em formato de coração, que chama atenção de longe. É considerada uma das mais bonitas de todo o país e tem diferentes trilhas, por cima e por baixo, que permitem o acesso ao local. Você não precisa de guia, mas é bem interessante contratar, porque você conhece mais do lugar.

A trilha de cima tem cerca de 8km por trecho, 16km totais, e requer um pouco mais de preparo físico. Dá pra ficar na beirinha do precipício, vendo o poço ao fim dos mais de 270 metros de altura. É incrível, mas perigoso, por isso todo cuidado é pouco. Já a trilha de baixo é razoavelmente fácil, com 6km totais, sendo difícil na parte da escadaria de acesso ao poço, como 720 degraus. Coisa pra caramba, mas dá pra fazer.

Eu falo sobre a Cachoeira do Tabuleiro aqui no blog, com todos os detalhes necessários.

As maiores cachoeiras do Brasil esperam por você

São incontestáveis as opções maravilhosas de enormes cachoeiras. Muitas delas não permitem banho, mas a adrenalina de vê-las, admirar sua imponência e grandeza já são motivos suficientes para conhecê-las. Se não for, pensar nas desafiadoras trilhas que as cercam talvez dê aquele empurrãozinho que você precisa. Lembre-se de fazer um ótimo planejamento de viagem e ter momentos inesquecíveis de forma responsável 🙂

Ei, já aproveitou 10% off em qualquer produto da The North Face?! CUPOM LEVENAVIAGEM

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás