Mundo

Trilha do Rio do Boi: tudo o que você precisa saber sobre essa aventura!


A Trilha do Rio do Boi é muito conhecida entre os trilheiros, e isso não é em vão, visto que ela é considerada uma das mais impressionantes do país! Isso não é à toa: ela conta com cânions, travessia de rio, sobre pedras… É uma experiência incrível que eu recomendo a qualquer amante de ecoturismo. Se acaso você está procurando mais informações a respeito desse destino maravilhoso, vem comigo que eu vou te dar várias dicas sobre o lugar!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Trilha do Rio do Boi: onde fica?

A Trilha do Rio do Boi está na divisa entre Cambará do Sul, do Rio Grande do Sul, e Praia Grande, de Santa Catarina. O Cânion de Itaimbezinho, que é onde a trilha pertence, tem o seu contorno como marca da divisa entre os estados. Legal, né? A parte alta do Cânion é no Rio Grande do Sul, enquanto a baixa, em Santa Catarina. Tudo fica dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Como chegar?

Você pode ir tanto pelo RS quanto por SC. No entanto, o melhor trajeto é pelo Rio Grande do Sul. Descendo no aeroporto de Porto Alegre e indo sentido Praia Grande (SC), são cerca de 220 km de estrada em ótimo estado, com alguns pedágios que não somam R$20 e fazem da sua viagem uma experiência tranquila. Para alugar carro para essa aventura, lembre de fazer pelo parceiro RENTCARS: você consegue fazer pesquisa por preço e encontra ótimas opções com bom custo benefício.

Contate a Canyons e Peraus, uma agência que proporciona experiências memoráveis nos arredores de Aparados da Serra e que vai te conduzir de uma forma ainda mais completa por um trajeto sem igual! Não é possível realizar a trilha por conta própria, visto que é um local registrado pelo ICMBio e, por isso, somente guias registrados podem conduzir. Isso significa, também, que o passeio é pago.

Ainda assim, tenho uma ótima notícia para você, leitor do Leve na Viagem: com o cupom levenaviagem, você garante 5% de desconto em qualquer pacote que fechar com a agência. Vai de olhos fechados que tenho certeza que vai amar! O link abaixo te coloca diretamente em contato com o casal responsável pela agência:

Nível de dificuldade da Trilha do Rio do Boi

Alguns mirantes da parte superior do Cânion podem ser acessados de carro; no entanto, a parte mais bonita e que eu recomendo de olhos fechados é a Trilha, que percorre o leito do rio dentro do Cânion e que, apesar das dificuldades que reserva, é lindíssima e super compensa ao final.

Quando falamos sobre o nível de dificuldade dessa trilha, falamos sobre um trajeto complexo até mesmo para quem possui hábito de realizar trilhas e condicionamento físico. De fato, é uma caminha extensa, com aproximadamente 8km de extensão, somando 16km entre ida e volta. Além disso, existem muitas subidas e descidas em mata fechada até que se alcance o leito do rio, onde fica a maior parte do percurso. Muitas pedras compõem essa parte do rio, o que exige diversas travessias, muitas vezes em pedras cobertas pela água.

Como são muitas pedras escorregadias, além de um trajeto que demora cerca de todo o dia para ser feito com segurança (6 a 8 horas), o nível da trilha é considerado alto, de difícil realização e exige preparo. Ainda que haja algumas paradas ao longo do trajeto, não é aconselháveis que iniciantes se aventurem logo de cara.

Lembrete: toda viagem de aventura e ecoturismo exige de nós muito cuidado, preparo e segurança. Por isso, jamais deixe de contratar o seu seguro viagem com a Seguros Promo, empresa que eu uso e indico de olhos fechados.

Preciso de equipamentos para esse trekking?

Roupas apropriadas são sempre recomendadas para que um trekking seja, de fato, bom e bem feito. Além disso, no caso dessa trilha em específico, ressalto a importância de botas ou tênis antiderrapantes, para que você não corra o risco de escorregar nas pedras do rio. Ademais, recomendo, também, que vá pelo menos com as 3 camadas básicas de roupa: blusa + segunda pele + corta vento. Se quiser saber mais, aqui eu falo sobre as roupas para trekking e aqui, sobre as botas para trekking.

Os itens básicos, além dos que citei, são:

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
  • mochila de ataque;
  • meias para trekking;
  • roupa de banho;
  • toalha de secagem rápida;
  • óculos de sol;
  • protetor solar;
  • capa de chuva;
  • lanchinhos.

Todo o vestuário você consegue comprar pelo site da The North Face, uma das maiores marcas de roupas de esporte do mundo e que eu, enquanto embaixadora, garanto 10% de desconto em qualquer peça com o cupom levenaviagem, que é cumulativo e te permite desconto em promoções já existentes. Não perca a oportunidade!

Trilha do Rio do Boi: quando ir?

O recomendado para essa trilha é que se vá no período em que há menos chuvas e a temperatura está mais amena, e isso acontece entre dezembro e março, no verão. Isso porque, devido à grande quantidade de caminhada que se faz nas pedras nas águas, o caminho se torna menos arriscado quando se está num momento de pouca chuva.

No inverno, apenar de os dias serem mais abertos, a água é absurdamente gelada, o que torna o passeio quase inviável, já que é quase todo feito na água. Misturar água gelada e vento frio não é a combinação mais agradável quando se trata de um trekking, por isso, ressalto que é melhor o verão.

Lembrando sempre que, por lá, o clima é muito instável, e a trilha só é autorizada quando o nível do rio está controlado. Por isso, fique de olho na previsão do tempo e nas condições do local para saber se poderá ou não realizar o passeio. Para isso, lembre-se que Canyons e Peraus já é craque e vai saber te dizer o melhor período para você ir.

Outras informações sobre a Trilha do Rio do Boi

É uma trilha, como falei, feita dentro de um cânion incrivelmente lindo: os paredões que a cercam tem cerca de 720 metros de altura! A experiência de caminhar ali dentro é surreal e estarrecedora, de realmente tirar o fôlego. São muitas as belezas naturais que podem ser apreciadas ao longo da realização do trajeto: cachoeiras, tobogãs naturais, árvores lindas, pedras.. enfim, tudo o que há de mais belo para ser contemplado.

 Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

Trilha do Rio do Boi: tudo pronto para essa aventura?

Uma das mais incríveis trilhas brasileiras está só esperando por você, amado praticante de ecoturismo. Como sempre falo em todos os posts, ao entrar e sair, agradeça à natureza e, acima de tudo, respeite-a! Não jogue lixo, mantenha tudo devidamente preservado e evite causar danos a um lugar tão belo e que te recebe de braços abertos.

No mais, o Leve na Viagem está a sua disposição para ajudar no que quer que precise, seja planejamento de viagem ou dicas de alimentação. Conte conosco 🙂

Você também pode gostar de:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás