Brasil

O que fazer em Floripa com chuva? Venha ver algumas lindas opções!


Que Florianópolis é um destino muito popular e desejado pelos viajantes não é nenhuma novidade. O que muita gente acaba não sabendo é que a cidade não se resume só às belíssimas praias e que sim, é famosa pela quantidade de chuva anual! Ou seja, vá preparado(a)!

Aliás, já reservou sua hospedagem por lá? Aqui dou várias sugestões de onde se hospedar na ilha.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Mas antes,  você já conhece um Aronak? Para quem não sabe, é um casaco corta vento que é impermeável e é uma super mão na roda para trilhas e chuva na cidade. Um investimento que parece bobo, mas que faz toda diferença e se bem investido, dura anos e anos! Eu indico os da The North Face com alta tecnologia e durabilidade. Com CUPOM LEVENAVIAGEM você consegue 10% off em tudo da marca!

O que fazer em Floripa com chuva: dicas incríveis para curtir muito

O Leve na Viagem é um blog que preza sempre por buscar coisas diversas das usuais pra vocês. É claro que Florianópolis é um destino bastante comum. As dicas que trago, no entanto, são um pouquinho diferentes, e espero que sejam úteis a todos vocês. Sem mais delongas, vamos nessa?

1. Mercado Público

Um passeio que eu amo fazer é em mercados e feiras regionais. Isso porque a gente sempre se depara com bastante coisa legal nesses ambientes: cor, expressões de cultura… Por ali, de fato, não é diferente. O Mercado Público de Floripa é um ponto histórico, pois conta-se que foi construído com a visita do Imperador Dom Pedro I ainda no século XIX. Por lá, além de uma variedade gigantesca de peixes, carnes, frutas e afins, há também diversos bares e restaurantes. Imagina que legal pegar um diazinho nublado para almoçar num ponto bastante regional como esse? Certeza que vai amar!

Que tal se hospedar na minha casa em Floripa? Você fica confortável e ainda cuida do meu cantinho enquanto viajo!

O charmoso lugar fica na Rua Jeronimo Coelho, 60 – Centro. Funciona de segunda a sexta das 7 às 22h, enquanto no sábado, das 7 às 17h. É preciso ter atenção, pois há diferença de horário para as lojas, restaurantes e peixarias. Veja mais detalhes no site do Mercado Público.

Veja as melhores opções de hospedagem em Floripa!

2. Palácio Cruz e Sousa

Bastante famoso, o Palácio Cruz e Sousa também fica no centro, próximo do Mercado. Uma ideia bem legal é tirar o dia para visitar todas as atrações dali. Atualmente sede do Museu Histórico, costumava ser a sede do governo do Estado de Santa Catarina. Além disso, também foi palco de eventos que receberam figuras importantes de nossa história, como Dom Pedro II. Tamanha é a importância que o Palácio foi tombado patrimônio cultural estadual, com um belíssimo jardim. Dentro, o Palácio é como uma volta no tempo: tudo parece intocado, com móveis de época, decoração e pinturas antiquadas. Tamanha é a preciosidade histórica que, para andar, é necessário usar pantufas que não agridam o piso.

O ingresso de entrada custa R$ 5,00 e, mesmo não sendo um lugar grande, vale a pena pela imponência arquitetônica!

3. Casa da Alfândega

Seguindo a rota de centro, visitar a Casa da Alfândega é uma ótima opção quando se quer saber o que fazer em Floripa com chuva. Ali é onde se concentram os artesãos da cidade — são mais de 120 artesãos que se reúnem para expor e vender a sua arte. De fato, são muitas as coisas que podemos encontrar ali. Ainda que você não seja fã desse estilo de arte, ainda assim vale a pena. Isso porque o prédio também é histórico, uma construção antiga e que pode surpreender. A variedade de produtos é enorme e, além disso, o que os artesãos vendem ali é bem diferente, não sendo encontrado com facilidade em outros lugares.

Unicode

O que se comenta, no entanto, é que os preços não são dos melhores. Por isso, se não pretende gastar muito, vá só para conhecer. Se acaso não tiver problemas com isso, bom… Aí você aproveita mesmo tudo o que o lugar tem 😛

4. Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Para aqueles que adoram o contexto histórico, mais um atrativo incrível. A Ilha de Santa Catarina possuía três fortes ativos para defesa e proteção territorial. Apesar de duas delas apenas poderem ser acessadas com barcos, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser visitada com carro. Fica na Praia do Forte, à esquerda do Jurerê Internacional. Aliás, precisando de aluguel de carro, lembra que a RentCars é a melhor opção para quem quer liberdade ao viajar!

Por ali, além da própria construção imponente da Fortaleza, há também os canhões do século XVIII e a Casa da Tropa, local que abrigava os soldados. Há, ainda, a Casa do Comandante, um sobrado que expõe a rotina da época de funcionamento da fortaleza, bem como peças originais encontradas no local. O Paiol de Pólvora está dentro da Casa do Comandante e tem uma galeria que conta a história da restauração da fortaleza. Enfim, tem também uma capela, de São José, que até hoje é utilizada pelos residentes.

Veja várias sugestões de onde se hospedar na ilha.

5. Ribeirão da Ilha

Bairro de Santa Catarina anteriormente conhecido pela manutenção de um aspecto açoriano, Ribeirão da Ilha, hoje, é famoso pela seu êxito no cultivo de ostras. Além de ser lindíssimo, é uma ótima opção para dias nublados e chuvosos. Por que? Bem, só a arquitetura da região é lindíssima. De fato, parece que estamos voltando no tempo quando andamos nas ruas desse bairro. O Centro Colonial possui construções intocadas, apenas preservadas ao longo dos séculos. De quebra, você ainda pode comprar souvenires e tomar um café numa das lojinhas da região.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Reprodução: Viajali/Site

O que definitivamente não pode deixar de ser feito é aproveitar a gastronomia do lugar. Ribeirão da Ilha tem a fama de ter restaurantes maravilhosos, tantos que a dúvida reina na hora de escolher! Os restaurantes mais famosos e melhores avaliados são Ostradamus e Muqueca da Ilha.

Ademais, há também o Ecomuseu, além dos inúmeros bares aconchegantes espalhados pela região. É um lugar em que você se sente extremamente acolhido e confortável, onde quer que escolha visitar!

Veja aqui excursões por Florianópolis

6. Centro Integrado de Cultura

Se ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Floripa com chuva, o complexo cultural da cidade é, definitivamente, uma excelente alternativa para os amantes de cultura.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Muitos amantes de viagens costumam ter amor também por questões e aspectos culturais. O Centro Integrado de Cultura (CIC) foi inaugurado em 1982, com o intuito de abrigar e incentivar as formas de expressão cultural de Santa Catarina. Ali, existem salões de exposição, bibliotecas, cinema, teatro, museu de arte, de imagem e som, escolinha de arte… Enfim, são muitas as possibilidades. Você pode conferir a programação e tirar um dia para visitá-lo. Tenho certeza que será uma ótima forma de passar o tempo!

Que tal se hospedar na minha casa em Floripa? Você fica confortável e ainda cuida do meu cantinho enquanto viajo!

7. Yoga

Existem, na área do Campeche, diversas opções para aqueles que querem praticar Yoga. A prática, da qual já dei dicas aqui no blog, é bastante saudável, estimula o autoconhecimento e de quebra a paciência e renovação espiritual. O bairro do Campeche, inclusive, é bastante conhecido por ser propício à prática de esportes, desde trilhas ao surf. Um dos mais conhecidos espaços de Yoga é o Yoga Solar, mas também há outros, como o Espaço Prime Fitness, que, a propósito, tem outras opções legais, como o mix funcional e alongamento.

Veja várias sugestões de onde se hospedar na ilha.

8. Biblioteca Livre — Bilica

Criada por moradores do Campeche com a intenção de não somente difundir como também promover eventos ligados à leitura, a Biblioteca Livre surgiu em 2007 e fica na Avenida Campeche, número 2157. O mais interessante dali é que, além de ser estruturado com base em doações, todos os trabalhos feitos ali são voluntários, ou seja, não há remuneração envolvida.

Os viajantes leitores e amantes de cultura vão se beneficiar bastante da visita ao local, visto que, agora além de biblioteca, rola muita coisa legal: saraus, sessões comunitárias de cinema, aula de yoga e teatro, contação de histórias.. Enfim, é uma proposta muito incrível que deu super certo, um projeto bonito e bastante interessante. É uma excelente alternativa e que valoriza muito o trabalho feito ali.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Dica extra: fazer um passeio de ônibus turístico ao anoitecer também é super legal, pois é uma forma diferente de conhecer a cidade.

O que fazer em Floripa com chuva: planeje e vá!

Viu como não é difícil aproveitar uma viagem mesmo com chuva? Na verdade, Florianópolis tem muito a oferecer a todos os que a visitam, independentemente de praia. Aliás, sugiro que, mesmo em dias ensolarados, saia um pouco da vida praiana e se permita conhecer um pouquinho mais sobre a cidade. É muito bacana quando a gente mergulha de verdade no nosso destino! <3

O que fazer em Florianópolis além das praias?

Há diversos passeios como o Centro Histórico, o Mirante do Morro da Lagoa, a Lagoa da Conceição, passeio de escuna, Ponte Hercílio Luz.. opção é o que não falta!

O que fazer com criança em Florianópolis?

Conhecer as tartarugas do Projeto Tamar e ir aos Parques Cobertos são ótimas pedidas para dias de chuva com crianças.

Veja várias sugestões de onde se hospedar na ilha.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás