Florianópolis

Onde ficar em Florianopolis: um guia pelo Centro, Norte e Sul


Reprodução: DepositPhotos

Quem viaja bastante já sabe que uma experiência de viagem completa passa por muitos fatores, sendo a hospedagem uma das principais. Ao realizar o planejamento de viagem, pesquisar pelo hotel ou pousada que seja mais compatível com seus interesses vai mudar todo o aspecto da sua viagem. Em Florianópolis, isso é ainda mais acentuado. Isso porque a Ilha da Magia é composta basicamente por três principais bairros: Centro, Norte e Sul. Eles são, de fato, muito diferentes entre si, independentes e, por isso, valem uma observação especial. Pensando nisso, trouxe hoje dicas de onde ficar em Florianópolis, com sugestões que espero agradar a todo tipo de viajante!

LEIA TAMBÉM: HOSTEL EM FLORIANOPOLIS: 10 MELHORES OPÇÕES NA ILHA DA MAGIA

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Onde ficar em Florianopolis: entendendo cada região

Centro – Região Leste

O Centro de Floripa, como de costume em todas as cidades, concentra a maior parte do comércio da cidade. Em se tratando do bairro mais antigo da ilha, é onde encontramos o principal turismo não natural, com museus, casarões,igrejas, praças e prédios históricos. É lá, por exemplo, que está a famosa Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis. Funciona como a porta de entrada, por ter mais via terrestre. Como fica, literalmente, no meio, é uma boa opção para quem pensa em alugar um carro e circular tanto pelo Norte quanto pelo Sul.

No centro de Floripa estão algumas praias e regiões conhecidas, como a Praia da Joaquina, Praia da Galheta, Gravatá e Barra da Lagoa.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Sul

Das três regiões, a Sul é, de fato, a mais barata entre as de onde ficar em Florianopolis. Isso porque ela conta com praias menos badaladas que as anteriores, sendo a Praia do Campeche e a Praia da Armação as mais conhecidas entre elas. Isso não significa, no entanto, que são praias feias ou que não valham tanto a pena assim. Pelo contrário! É uma boa opção para quem busca economizar e tem uma preferência natural por lugares menos agitados. Excelente, ainda, para os amantes de ecoturismo, pois ali há áreas de proteção ambiental com trilhas, diversas opções de trekking e mergulhos.

Temos como praias destaque as Praias do Campeche, Pântano do Sul, Praia da Armação, Matadeiro, Morro das Pedras e Solidão. Existem, ainda, diversas outras esperando por você.

Norte

A parte Norte de Florianópolis é, de fato, a mais badalada. É lá que estão, por exemplo, a famosíssima Praia dos Ingleses e o mega desejado Jurerê Internacional. Isso implica, logicamente, em bairros mais nobres e, consequentemente, mais caros. É uma opção boa para aqueles que buscam conforto, opções mais luxuosas e completas e não se importam com o agito e movimentação — em alta temporada, aliás, a concorrência nos hotéis é gigante! Tudo isso significa que a infraestrutura da região é bem melhor desenvolvida que as demais, aspecto a se considerar quando optar por alguma hospedagem.

As principais praias que estão no Norte são Jurerê Internacional, Ingleses, Canasvieiras, Praia da Lagoinha, Santinho e Praia Brava, mas também outras igualmente ótimas.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Onde ficar em Florianópolis: principais bairros do Centro

1. Lagoa da Conceição

Localizada no Centro de Florianópolis, a Lagoa da Conceição é opção bastante completa de onde ficar em Florianópolis, indo desde bons cafés a excelentes casas noturnas. Outro ponto positivo é que, diferentemente da Beira-Mar, as opções da Lagoa são mais acessíveis.

Aqueles que amam pets e sossego vão amar a Pousada Lembrança. Isso porque lá existem cachorros e gatinhos resgatados prontinhos para receber seu carinho e atenção. Está situada numa rua movimentada, mas o silêncio é destaque devido ao recuo que faz em relação à movimentação geral. Não há oferta de café da manhã, mas há uma cozinha com utensílios à disposição dos hóspedes.

Já para quem busca uma estrutura mais completa com direito a piscina e a SPA, o Hotel Quinta das Videiras é recomendadíssimo. Além dos benefícios já citados, oferece aos hóspedes opções de passeio como mergulho com snorkel, trilhas e windsurf. Tem até biblioteca! O Girassóis da Lagoa já não tem biblioteca, mas conta com as ofertas anteriores e, além disso, tem também ioga e sauna. O ponto chave do Girassóis é a vista: fica exatamente de frente para a orla da Lagoa. Belíssimo.

Se você ainda quer conferir outras opções, veja aqui uma lista com mais hotéis e pousadas na Lagoa da Conceição.

2. Beira-Mar

Estar à Beira-Mar é sinônimo de duas coisas: hotéis mais luxuosos e valores mais altos. Tenha isso em mente caso opte por esta localização. As vantagens são muitas, como a vista privilegiada e o alcance rápido e fácil da areia branquinha da praia. No entanto, considere se vale mesmo a pena de acordo com sua pretensão.

Quem quer investir em conforto e luxo com certeza vai amar o WK Design Florianópolis. Um dos mais novos da região, conta com uma decoração moderna, luxuosa, uma piscina incrível que dá de frente para o mar e, claro, benefícios como academia, restaurante e bar — um típico hotel. Outro que segue a linha, mas não fica diretamente de frente para o mar, é o Blue Tree Premium, que tem o diferencial de ser pet friendly.

Mas se você não faz questão de tanto luxo sem abrir mão da localidade, alugar um apartamento pode ser uma ótima opção, especialmente para viagens em grupo. O Apto. EAG916 fica a apenas 700m da praia e acomoda até 5 hóspedes. Já se a ideia é acomodar muitas pessoas, o apartamento Florianópolis Beiramar acomoda até 11 pessoas, com 3 quartos, 3 banheiros e uma linda vista para o mar.

Para verificar outras opções, é só clicar aqui.

Onde ficar em Florianopolis: principais bairros do Norte

1. Jurerê

Bairro que dá nome à mais badalada praia de Floripa, o Jurerê é dividido em duas partes: o Jurerê Velho e o Jurerê Internacional. Já adianto que o Internacional é bastante específico: opções caras, luxuosas e de muito agito. Não é em vão que esse pedaço recebe o apelido de Miami Brasileira. Quem se hospeda no Jurerê Internacional tem por vantagem hospedagens all inclusive, lindas e bem estruturadas. Um dos melhores hotéis da região é o Jurerê Beach Village, que conta com tudo o que você pode imaginar: várias piscinas diferentes, sauna, salão de jogos, academia… E tem como cereja do bolo a praia de Jurerê, a apenas 150m de distância, ou seja, na porta. Mas o Il Campanario Villagio Resort sem dúvidas ganha a disputa. É a melhor das infraestruturas, com SPA, sauna, restaurante e bar chiquérrimos.. Enfim, é surreal de lindo na decoração e arquitetura, também.

O Jurerê Internacional, por si só, não é um ambiente muito familiar. Mas isso não significa que a região deva ser descartada por quem quer uma coisa mais amena. O Jurerê Velho é, como o nome entrega, a parte mais antiga do bairro, existente desde antes da construção dos hotéis luxuosos, e traz interessantes opções, inclusive mais baratas e menos agitadas. O Loft Container, por exemplo, oferece muito mais privacidade e sossego para casais. Já a Flor de Jurerê é uma opção muito família, mais simples, mas que não deixa de ser linda e aconchegante, além de contar com um lindo jardim.

Nesse link você confere outras hospedagens no bairro de Jurerê.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

2. Ingleses e Santinho

Também bastante famosa, a Praia dos Ingleses é um destino muito almejado pelos turistas. Por contar com águas calmas ao sul e praias de surfe ao norte, tem um centro com bastante comércio turístico e restaurantes muito bons. É uma região em que, ainda que tenha um valor mais alto, não se compara ao Jurerê. É óbvio que, quanto mais perto da costa do mar, mais caras serão as opções.

Quem não quer perder a vista da praia pode apostar no Slaviero Essentials Ingleses Convention. É um hotel pé na areia, com academia e sauna, com uma infraestrutura muito boa e com um ótimo café da manhã. O estilo é clean e muito estiloso. Já o Parada Beach Apart Hotel ofereces apartamentos completos que abrigam de 5 a 13 pessoas, sendo todos equipados com ar-condicionado e cozinhas completas.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Para quem só quer o privilégio da localização, sem ligar muito pra vista, a Casa Rústica é uma opção sensacional. É extremamente aconchegante, decorada no estilo rústico, como o próprio nome já entrega, além de ser pet friendly. Existe a opção de alugar só os quartos ou a casa completa. O Gaivotas Praia Hotel já apresenta um ótimo custo benefício a apenas 150m da praia.

Para outras opções na Praia dos Ingleses, é só clicar aqui.

Costão do Santinho

Um bônus aqui é o resort mais famoso de Floripa: Costão do Santinho. Esse lugar tem tudo o que a gente é capaz de pensar e um pouco mais. E nada de clichê: se você espera só sauna, piscina e academia, tem muuuito mais. Além das diversas massagens, até salão tem por ali. São 8 piscinas (!!), além, claro, da vista pro Santinho, que fica a apenas 350m. Quer mais? Tem também quadra de tênis, cassino e cinema.

3. Canasvieiras

Esse é o bairro com melhor custo-benefício da região Norte de floripa. Sofreu há pouco um alargamento na faixa de areia, que antes era bem estreita, mas não é tão atrativa quanto as outras. De qualquer modo, é vizinha de Jurerê, por isso o investimento compensa. Além disso, também tem uma boa infraestrutura e é seguro, sendo muito boa opção para famílias.

Pra quem curte hospedagem em hostels, em Canasvieiras temos o World Hostel, que conta com dormitórios femininos, masculinos e mistos. É bem equipado, tem espaço compartilhado e tem um alto astral contagiante. Quem quer apostar em custo benefício com mais privacidade, a Pousada Canasvieiras ABVO é uma excelente opção, contando, inclusive, com piscina.

Àqueles que amam hospedagens pé na areia, o Village Paraíso é o lugar. Com academia e piscina, conta com um restaurante muito bom e elogiado! O Palace Praia Hotel segue a linha, com uma estrutura melhor e mais moderna, além de ter ambientes mais claros e cleans, com o extra da sauna.

Se você prefere escolher sozinho, veja aqui outras opções em Canasvieiras.

Onde ficar em Florianopolis: principais bairros do Sul

1. Campeche

Conhecida por dar acesso à Ilha do Campeche, a praia homônima é uma região bem interessante para definir onde ficar em Florianopolis. Isso porque são opções mais em conta que as anteriores, ainda que mais escassas. Além disso, é lá que está a melhor estrutura urbana da região Sul, que é naturalmente menos procurada. A maioria das hospedagens do Campeche são pousadas.

O Residencial Vila Campeche é um lugarzinho especial. Com uma mistura de aconchego e vida, proporciona aos hóspedes descanso, tranquilidade e integração à natureza. Tem um bom espaço para aproveitar, com churrasqueira e jacuzzis, tornando tudo de uma paz única. Já a pousada Lagoa da Chica conta com mais simplicidade e um baita diferencial: é à beira-mar. Isso mesmo, é só sair e colocar os pés na areia. Incrível, né? E com um ótimo custo benefício.

Quem quer opções um pouco mais sofisticadas, a Casa Mar com toda a certeza é de encher os olhos. Além de piscina e jardim, a oferta de café da manhã é riquíssima e agrada a todos os gostos, localizada a apenas 150m da Praia do Campeche.

Para os que não abrem mão da sensação de estar num hotel, o Morro das Pedras é um dos únicos dali vem com diversos benefícios, como piscina, solário, salão de jogos e SPA. É, também, à beira-mar, contando com uma praia privativa. Já quem quer uma experiência diferente, a Caiowa Floripa Guesthouse, que é uma casa transformada em acomodação. Fica numa área residencial, a apenas 300m da Praia do Campeche, e tem quartos com banheiras, acomodando até 12 hóspedes.

Quem quiser outras opções no Campeche, clique aqui.

2. Praia da Armação

Ainda mais ao Sul da Ilha, a Praia da Armação também é bastante conhecida, procurada e é, de fato, uma excelente região para hospedagem. A Pousada Pénareia é uma opção bem bacana para quem busca conforto, aconchego num ambiente que remete ao lar, sem abrir mão da comodidade de estar, como o nome já diz, com o pé na areia da praia, que fica a 10m. Outra que segue o estilo é a Pousada Frente Mar, que é um pouco mais simples em oferta, mas é, sem dúvida, um excelente custo benefício.

Já a Pousada Portal Sul é um pouco mais sofisticada no que diz respeito à decoração, num estilo rústico, de extremo aconchego e, ainda que não seja à beira mar, é suuuper próxima da praia, a apenas 50m da Praia da Armação e 150m da Praia do Matadeiro. Ainda que não tenha opções de lazer na propriedade, é excelente para quem quer conforto. Agora, quem quer uma acomodação completa, a Casa de Praia é, sem dúvida, uma alternativa maravilhosa, pois é bonita, confortável, bem equipada e completa, a apenas 300m da Praia da Armação.

Bônus

Você pode se hospedar, também, na minha casa! Isso mesmo. Estou deixando a casa disponível para alugar nos dias em que estou viajando. Assim, tenho contato com vocês, leitores, e vocês cuidam do meu cantinho enquanto estou desbravando minhas viagens! Pensa com carinho, garanto que é um ambiente charmoso que vale muito a pena.

Onde ficar em Florianópolis: infinitas opções

Floripa tem, de fato, opções para todos os gostos, viajantes e bolsos. Sempre é importante fazer a pesquisa direitinho pra não se atrapalhar, e foi isso que esse post quis fazer! Depois conta aqui o que achou, se as dicas foram úteis e deixe suas próprias sugestões <3

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás