Dicas de Viagem

Organizando sua trilha: Saiba o que levar na mochila de trekking


Trilhas e travessias têm uma coisa que nos gera sempre dúvida: o que levar na mochila de trekking? Quando o caminho a ser percorrido é de um dia, ou bate e volta, como uma trilha de cachoeira, por exemplo, é muito mais fácil. Agora, quando é uma travessia de dias, com noite adentro, a história é outra. Depois de uns bons anos fazendo trilha e já com algumas travessias (como Patagônia e Serra dos ÓrgãosMonte Roraima e Pico Paraná, por exemplo), resolvi fazer esse post para ajudar você a organizar seu mochilão da melhor forma possível.

Não viaje sem o seu Seguro Viagem e corra riscos. Garanta desconto em qualquer um das melhores empresas, pelo link do maior buscador de seguro viagem: Seguros Promo. Cupom: levenaviagem5.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O que levar na mochila de trekking :: Pontos importantes

Antes de mais nada é preciso ter uma mochila de qualidade, assim como os demais equipamentos para fazer seu trilha ou trekking com qualidade. Se não sabe a diferença entre os dois, recomendo a leitura do post: AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRILHA E TREKKING? 

Recomendo também entender um pouco mais sobre mochilões, dê uma olhada no post: MOCHILÃO PARA VIAGEM: O QUE PRECISA SABER E COMO ESCOLHER UM

⇒ Primeiro: lembre-se que tudo o que você for levar na mochila de trekking significa um peso a mais nas suas costas.
⇒ Segundo: em travessias, levamos apenas o necessário; na verdade, o que é estritamente necessário. Nada é obsoleto.
⇒ Terceiro: tudo precisa ser pensado e organizado com cautela antes de arrumá-la. Você saberá exatamente tudo o que tem na sua mochila, a roupa de cada situação e os itens de uso pessoal e coletivo.
⇒ Quarto: Não tenho como ser precisa em termos que quantidade de comida, roupa e utensílios, uma vez que tudo depende da quantidade de dias da sua travessia. Meu intuito aqui é ajudar você a organizar o que é necessário para garantir que nada de importante falte.

Vamos ao que interessa: o que levar na mochila de trekking?

O que levar na mochila de trekking para caminhada

🔹 Mochila

Para travessias longas, uma mochila de no mínimo 60L é importante. Considere também levar uma mochila de ataque para garantir menos peso e objetividade quando for fazer trajetos curtos ao longo do trekking. Encontre uma que seja confortável e modele bem no seu corpo para evitar desconforto. Lembre-se que ela será sua companheira durante todo o trajeto.

🔹 Roupas
Na hora de preparar o que levar na mochila de trekking, considere levar no máximo um peça de roupa para cada dia. No entanto, se sua trilha for mais de 5 dias, reduza a quantidade de roupas e lave-as ao longo da caminhada. Levar uma peça para 10 dias, por exemplo, certamente irá causar um sobrepeso desnecessário.

É importante levar camisetas variadas, com e sem manga e de preferência modelos dry-fit, que ajudam na transpiração e são de secagem rápida. Bermudas e calças para diferentes climas e, para mulheres, um top também é bem vindo. Evite algodão e tecidos mais firmes que dificultam o movimento. Para fazer uma trilha, é necessário estar confortável!

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Um anorak é sempre bem vindo em trilhas, afinal, estamos lidando com a natureza e ela, apesar de linda, é imprevisível. Em lugares frios, é importante também um fleece para usar embaixo do anorak ou ainda para te ajudar na hora de dormir mais aquecido, e claro, uma segunda pele.

🔹 Boné, óculos escuros e protetor solar
Mesmo que o dia esteja nublado, não esqueça de passar protetor e usar seu boné. Ficar ardido ou com insolação não é algo interessante durante sua trilha.
🔹 Calçado
Um dos itens mais importantes para se ter uma travessia tranquila. Se arriscar uma bota nova ou não tão confortável, sua trilha pode virar um pesadelo. Opte por botas de marcas reconhecidas, como a The North Face, parceira do Leve na Viagem. O recomendado é que a bota seja 1 número acima do seu e que já tenha sido utilizada algumas vezes anteriormente, para garantir a maciez e a adaptação ao seu pé. Opte também por uma que tenha boa aderência e proteção para calcanhar e tornozelo. Leve meias sem costura e de cano alto para evitar bolhas e proteger da bota, respectivamente. Ah, não esqueça de levar também um chinelo. Tirar seu tênis e deixar o pé respirar é importante. Recomendo ainda a leitura do post exclusivo: QUAL BOTA DE TRILHA COMPRAR PARA SUAS VIAGENS

⇒ Curso de Preparação para trekking, da teoria à prática!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

🔹 Água
Você pode levar em cantil ou camelbak, sabendo que ao longo da trilha precisa reabastecê-los. Para isso, considere levar o Clorin, comprimido de cloro para purificar a água que você pegar da chuva, rio ou córrego, por exemplo. Outra opção é o filtro LifeStraw, que é tipo um canudo que você puxa a água e já bebe ela filtrada imediatamente!

🔹 Comida
Uma boa pedida para travessias são as comidas liofilizadas, práticas e leves. Elas são congeladas abaixo de -30ºC e submetidas a alta pressão (vácuo), ficando, assim, sem umidade; conserva os nutrientes e, para comer, basta inserir água quente. Saiba exatamente o que pretende comer em cada hora do dia para não levar comida a mais nem a menos. Farei em breve um post só sobre isso!

🔹 Luvas e gorro

Se for para lugar frio, leve esses dois itens para garantir que suas extremidades fiquem aquecidas. No caso, uma meia de boa qualidade e grossa também é bem vinda.

🔹 Lanterna e pilhas extras
Item obrigatório, tanto por questão de segurança quanto de sobrevivência à noite. Se tiver uma lanterna de cabeça, melhor ainda. Facilita a movimentação e iluminação no camping e na sua barraca.
🔹 Papel higiênico e lenços umedecidos
Caso não tenha onde tomar banho ou o frio seja intenso, lenços umedecidos são ótimos para ajudar na sua higiene.
🔹 Sacos de lixo
Item importante para garantir que todo o seu lixo será trazido de volta e nada ficará na natureza. Bom também para proteger roupas, caso a capa de chuva da sua barraca não seja muito resistente.
🔹 Carregador portátil para celular e máquina
No caminho você provavelmente não encontrará tomada, certo? Tenha em mãos esses itens!
🔹 Kit básico de primeiros socorros
Essencial para seu bem estar e segurança. Considere levar remédio para dor, relaxante muscular, vaselina (para evitar bolhas), anti histamínico, bandaid, antisséptico, e o que mais achar necessário.

⇒ Curso de Preparação para trekking, da teoria à prática!

O que levar na mochila de trekking para Camping

🔹 Barraca
Item obrigatório para quem vai realizar travessia. É importante saber o modelo adequado para cada situação, e, principalmente, levar em consideração o quanto ela aguenta de temperatura, para casos de frio, além do quanto ela pesa. Veja algumas boas opções e escolha a que melhor se adeque a você.

🔹 Saco de Dormir
Um item que vale uma pesquisada antes, para que você leve o saco ideal para sua trilha. Cada um tem sua especificidade de temperatura, peso, tamanho e ocasião. Não esqueça de levar também um isolante térmico, caso o destino seja de baixa temperatura. Ele é um item imprescindível para te manter aquecido à noite.

🔹 Fogareiro
Importantíssimo para você fazer sua comida e esquentar uma bebida. Lembre-se de levar ainda o gás para utilizar com o fogareiro. Esse item não pode ser levado no avião, nem em mala despachada, por isso, se a sua travessia incluir viagem aérea, considere alugar ou comprar já no local do início da trilha o gás para seu fogareiro.

Dica extra sobre o que levar na mochila de trekking

Como distribuir o peso
Se o trekking for leve e por terreno plano, o ideal é colocar os itens mais pesados na parte superior da mochila. Em trajetos mais difíceis, coloque os itens mais pesados no meio da mochila cargueira (região central), para que você possa se movimentar com mais tranquilidade. Os trekking complicados e bem avançados, o interessante é concentrar as coisas mais pesadas no fundo, região inferior da mochila. Isso ajuda a aliviar a tensão na região dos ombros.

Não esqueça de deixar em locais de fácil acesso o que você vai mais utilizar ao longo da trilha, como água, comida, boné, mapa, filtro solar. Isso evita que você perca tempo retirando e arrumando a mala a cada item que precisar retirar da sua mochila de trekking.

Lembre-se do Seguro Viagem!!!!

No mais, faça um bom trekking e lembre-se de cuidar da natureza. 🙂

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Já quero imprimir e montar uma apostila hahahahah cara, arrasouuu nas dicas, mais completo impossivel! Sempre fiquei na dúvida do que levar e principalmente em como arrumar na mochila pra nao sentir dor na coluna, já tirei todas as duvidas nesse post! Parabenss mesmo!

  • Oi, Luisa, nunca fiz longas trilhas, por limitações físicas, mas sempre me arrisco em pequenas caminhadas durante as viagens e suas dicas são excelentes para saber o que e como levar os itens indispensáveis na mochila. O peso nas costas é um dos maiores problemas de quem não planeja bem o que levar. Agora, com esse post "manual" de uma especialista, tudo fica mais fácil. :)

    • Oh Suzy, brigada pelas palavras, mas estou longe de ser especialista...rsrs mas que bom que te ajudou, mesmo em trilha pequena dá um norte, né?

  • Que post de utilidade pública! Sempre tive muitas dúvidas sobre o que levar e como organizar a mochila. Adorei a parte da forma como devem ser distribuídos os objetos! Muito obrigada por compartilhar. Bjs

  • Excelente post. Adoramos fazer trilhas, embora não costumemos dormir ao longo delas. Uma das melhores dicas (embora super simples!) foi a dos lenços umedecidos como alternativa para o papel higiênico. Adorei!

  • Eu precisava desse post!! Sou super exagerada pra fazer malas (até pra bolsa do dia a dia haha). Mas para trilhas devemos carregar o mínimo de peso e ter o máximo de praticidade, então adorei este guia! Parabéns pelo post de utilidade pública :))

  • Luiza, nunca fiz uma trilha de mais de um dia, e acho que o meu maior problema é a mochila mesmo. Eu levo muita coisa. Câmera, várias lentes, drone, comida. OK, eu uso tudo, mas sinto que o peso me derruba haha queria tanto ter disposição para ficar dias caminhando... Mas, por enquanto, meu condicionamento físico simplesmente não dá. Excelentes as dicas! Vai botar em prática bem no Monte Roraima, né?

    • Igooor! Olha, eu achava a mesma coisa, que também não teria condicionamento para carregar mochila. Mas quando ela é adequada, ajeitada da forma correta, conseguimos. É menos pior do que imaginamos, juro pra vc! E sim! Vou colocar em prática no Monte Roraima, já estou ansiosa!

  • Menina que post absurdamente importante!!! utilidade publica, vou mandar para todos os meus amigos viajantes!!! adorei o filtro que ja filtra a agua na hora, que ideia brilhante alguem inventar isso!!! amei o post, de verdade

  • Não costumo fazer trilhas tão longas. Sempre fiz as mais curtas, de modo que não precisei levar e organizar tantas coisas. Mas se um dia resolver fazer, é para este post que vou retornar para rever as dicas! Excelentes!

  • Lu, adoro acompanhar as suas aventuras. Sempre aprendo coisas novas cada vez que vc sai para um novo destino. Eu não sou muito adepta a camping, mas adoro trilhar, então, informação nunca é demais.
    Lembro quando você ensinou aos seus seguidores de que é importante furar os pacotinhos de salgadinhos para ocupar menos espaço na mochila. :-)

  • Comecei a fazer pequenas trilhas ano passado, mas um problema no pé me levou a fazer uma cirurgia :(
    Mas já é meta fazer trilhas bem bacanas depois que eu estiver 100% e esse post é daqueles para deixar guardadinho e consultar sempre que for me aventurar

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás