Trekking

Mochilão para viagem: o que precisa saber e como escolher um


Quem ama viajar e viaja com frequência, como eu, sabe da importância de escolher uma boa mochila. A mochila é a nossa companheira de viagem: ela que vai acomodar todas as coisas que vamos precisar durante a jornada e talvez algo que a gente compre por lá.

Sua mochila deve ter o tamanho ideal para acomodar seus pertences com segurança, além de ser confortável. Afinal, ter feito um esforço tremendo pra carregar a mochila por quilômetros é uma história de viagem que ninguém quer ter, não é?

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

E aqui vai a minha primeira dica: não vá com a mochila cheia a ponto de não caber mais nada. A gente não incentiva o consumismo nem em viagens voltadas exclusivamente para compras. Mas, às vezes, queremos levar um presentinho para alguém especial, ou, alguma lembrança da viagem que nos encantou. Por que não? Reserve um pequeno espaço para essa finalidade.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Mochilão para viagem: muito além de apenas carregar seus pertences

A mochila é tão importante que até já virou verbo. Você já ouviu alguém falar que vai “mochilar” por aí? Pois é. E também já virou sinônimo de uma grande jornada por um lugar muito bacana.

Geralmente quando falamos “mochilão”, nos referimos a uma viagem muito especial, realizada de maneira mais despojada. Muitas vezes, de custo mais baixo: geralmente quem faz mochilão se hospeda em hostels, faz camping ou CouchSurfing. Também não frequenta os lugares mais luxuosos, no caso de destinos mais urbanos. Fazer mochilão frequentemente envolve também turismo de aventura e/ou um passeio com bastante proximidade com a natureza.

Não, o mochilão não tem nada a ver com aquelas viagens que possuem um cronograma super estrito, no formato de excursão. Três dias em um lugar, depois uma tarde para conhecer alguma atração turística que seja parada obrigatória… “Mochilar” é um outro estilo de viagem, mais descontraído. Na verdade….. Fazer um mochilão é uma experiência que eu acredito que todo mundo deveria ter.

Mas então, já que ela é tão importante, como escolher a melhor para a minha viagem? Com tantas opções no mercado, a gente pode mesmo ficar perdido. Mas calma: nesse artigo vou falar tudo sobre como escolher a melhor mochila para a sua aventura.

Mochila para viagem internacional

Ir ou não de mochilão para fora do Brasil? Se a ideia é fazer uma viagem para fora do país, a melhor opção pode ser uma mochila. É uma ótima escolha, pois deixa você com as mãos livres e otimiza seu tempo. Se você tiver uma pegada minimalista e conseguir viajar apenas com ela, melhor ainda. Proporciona mais praticidade e liberdade pra se preocupar com o que importa de verdade: curtir ao máximo sua experiência.

Caso você vá se hospedar em locais com infraestrutura, como hotéis ou hostels, obviamente não precisará se preocupar com itens de camping, como barracas e sacos de dormir. Assim sendo, você também não precisará se preocupar com equipamentos, comida, proteção e outros detalhes caso fosse fazer longas trilhas, trekking ou qualquer outro esporte de aventura. É provável que você também conte com toda a estrutura das cidades que for visitar. Nesse caso, a mochila pode ser mais simples, você não precisa se preocupar tanto com o desempenho dela. Afinal, você vai carregar apenas roupas (atenção, leve apenas o básico e necessário!), celular, os itens de saúde e higiene que costuma usar, etc.

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

Melhor mochilão para viagem

Isso depende de uma série de fatores… Fique super atento ao escolher o modelo que vai te acompanhar durante a sua viagem. Afinal, dá pra fazer mochilão do outro lado do mundo, ou a apenas 200 quilômetros da sua cidade. Também é possível fazer mochilão de uma semana ou de um ano! Tudo isso tem que ser levado em conta na hora de escolher sua mochila.

Se você é um viajante frequente ou pretende ser um em breve, pode estar se perguntando: ah, eu viajo tanto para conhecer cidades com toda infraestrutura como para lugares inexplorados para fazer turismo de aventura, que exigem que eu leve barraca, saco de dormir e todos os outros equipamentos necessários. Posso usar a mesma mochila?

Olha, até pode, mas não tem a menor necessidade. Acho que você pode carregar uma bem mais simples e confortável para transitar na cidade. As mochilas de camping costumam ser bem grandes, e podem não ser a melhor opção para visitar lugares como monumentos históricos, museus e demais atrações turísticas de uma cidade. Minha sugestão é que vale a pena investir em mais de uma mochila para viagens diferentes.

Para as viagens urbanas pode ser uma mochila menor e mais simples. Mas se você irá fazer turismo de aventura, acampando, inclusive, uma mochila cargueira é indispensável.

Alguns modelos que valem a pena, lembrando que você onsegue 10% de desconto com cupom levenaviagem:

Com sistema de respiração:

  • MOCHILA CARGUEIRA GRIFFIN 75 CINZA
  • MOCHILA CHIMERA CINZA

Qual mochilão comprar

Como já disse, depende do tipo de viagem, mas alguns detalhes você deve observar. A primeira coisa que você deve levar em conta é o tamanho e capacidade da mochila. A capacidade é medida em litros, variando geralmente entre 30 e 80. Como eu disse antes, você precisa levar em conta o tipo e a duração da sua viagem.

É importante escolher uma mochila que você possa carregar com conforto, e sem prejudicar sua saúde. O cálculo a ser feito é que a mochila em sua capacidade máxima não pode ultrapassar ⅓ do seu peso. Fique atento ao tamanho também: se você tem baixa estatura, uma mochila muito grande pode não ser a melhor opção para você. Ela certamente não irá encaixar devidamente e pode causar muito desconforto.

Outra coisa a se atentar: há mochilas femininas e masculinas. A diferença não é apenas por estética, mas pela adaptação à anatomia de cada um. Além da questão do peso, no caso das mulheres há que se considerar também o conforto dos seios, no caso das mochilas que possuem alça para prender no peitoral, assim como nas barrigueiras, que devem segurar o peso da mochila para que não sobrecarregue seus ombros.

No site e nas lojas da The North Face, uma das maiores marcas do mundo outdoor, você consegue informações detalhadas da tecnologia, estilo, tamanho e ainda consegue desconto com o cupom levenaviagem.

Como escolher um mochilão de viagem

Agora vou passar todas as dicas para que você faça a melhor aquisição. Nesse momento, lembre-se que buscar pelo produto mais barato pode não ser uma boa ideia. Veja a aquisição de uma ótima mochila como investimento. As mochilas de melhor qualidade não são baratas, mas em compensação, poderão acompanhar você em muitas e muitas aventuras.

Além do que já falei antes, aqui vai tudo que você precisa levar em conta na hora de escolher a sua:

  • Bolsos e compartimentos internos: na hora de arrumar sua mochila, você precisa, além de sabedoria na hora de escolher o que vai levar, de muita organização. E não tem como uma mochila ser realmente organizada sem muitas divisões internas. Considere que você vai levar itens de diferentes tamanhos, eventualmente vai precisa separar toalhas úmidas e roupas sujas etc. Nesse aspecto, vale a regra de quanto mais, melhor. Escolha uma mochila com muitos bolsos.
  • Conforto para as costas: pense que você vai manter sua mochila nas costas por longas e longas horas. Vale a pena escolher uma que seja bem acolchoada (inclusive nas alças), que ofereça ótimo suporte e seja de um tecido agradável ao contato e que não demore demais a secar (considere não só a possibilidade de pegar chuva, mas também o suor, sobretudo em altas temperaturas).
  • Capa: falando em chuva, verifique se a mochila possui capa para impermeabilizá-la e proteger seus pertences. Caso não tenha, vale a pena investir em uma, comprando separadamente.
  • Abertura frontal: detalhe super importante, mas que passa despercebido, muitas vezes. Se a sua mochila só possui uma abertura na parte superior, se precisar de algo que está mais ao fundo, vai precisar tirar tudo de dentro dela, olha o inconveniente! O melhor é que sua mochila possua pelo menos duas aberturas, sendo uma frontal.
  • Saída para hidratação: se você vai encarar uma viagem de aventura, principalmente se ela tiver trekking e longas trilhas (adoro e recomendo!), você vai precisar se preocupar com o consumo de água. Nesse caso é indispensável que sua mochila possua saída para hidratação para você usar tranquilamente sua camelbak.
  • Segurança: não custa nada repetir, sua mochila deve levar seus pertences com toda a segurança. Mais ainda porque muitos viajantes levam dinheiro e outros itens de valor como notebooks e câmeras profissionais na mochila. Opte sempre por mochilas que você possa trancar. Aqui vale uma observação: caso você vá viajar para os Estados Unidos, verifique se o cadeado que irá usar possui selo da TSA, o departamento de transporte do país. Assim, em caso de necessidade, os agentes do aeroporto poderão abrir sua mala com a chave mestra, evitando que sua mochila seja danificada ou seu cadeado arrombado.
  • Correias de compressão: caso a mochila esteja mais vazia, você poderá ajustá-la: assim você carrega um volume menor e seus pertences não ficam soltos dentro da mochila. Quanta mais tiver para ajustar sua mochila, melhor.
  • Mochila de ataque: outro item que vale a pena verificar. A mochila de ataque nada mais é do que uma mochilinha para pequenas saídas e passeios. É muito útil para colocar celular, documentos e outros pequenos itens, caso você tenha que despachar sua bagagem ou queira deixar a maior parte dos seus objetos no hostel, por exemplo.

Mochila escolhida, é hora de planejar o restante da viagem. Nesse momento lembre-se de usar os links do blog Leve na Viagem, você retribui de alguma forma todo conteúdo que produzo aqui com carinho pra você 🙂

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

E não esqueça de fazer seu seguro viagem para garantir que nada e nenhum imprevisto prejudique seu bem estar fora de casa! Lembrando que você garante desconto em qualquer um que escolher com o cupom LEVENAVIAGEM5!


Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás