Dicas de Viagem

Roupa de trilha feminina: o que você precisa saber e levar


Saber escolher a roupa certa é essencial para realizar uma aventura de trilha ou trekking, visto que ela interfere na mobilidade. Por isso, hoje trago pra vocês uma lista de roupa de trilha feminina para você que ainda tem dúvida do que levar e usar!

Você sabia que sou embaixadora da The North Face, uma das maiores marcas outdoor do mundo? Isso traz benefícios pra vocês, leitores e seguidores. Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Se quiser saber como é fácil utilizar o cupom para garantir 10% off na The North Face, veja esse post explicativo.

Roupa de trilha feminina: observações essenciais

Nesse post você encontrará informações sobre camisetas dry fit e com proteção UV, corta vento, anorak, segunda pele, meia, bonés, parcas e fleece!

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

1. Camiseta

As camisetas são essenciais para a mulherada trilheira. Isso porque elas são confortáveis e oferecem proteção aos ombros, que tendem a tomar bastante sol ao longo do trajeto. As de manga comprida são excelentes no fator proteção solar. Aliás, optar por camisetas com proteção solar é ainda mais legal, porque, mesmo que você gaste um pouco a mais, terá a certeza de proteção e segurança para sua pele.

Quer um gás a mais para as trilhas? Pegue 10% off no Supercoffee com cupom levenaviagem!

Se a sua trilha for com mais mata fechada, a opção das regatas é ótima e até um pouco mais fresca, se você for meio calorenta. No mais, pensar sempre em camisetas ou regatas leves, que sequem fácil em caso de ser necessário lavar (trilhas longas) e não causem suor. Quando for procurar, verifique se o tecido é dry fit — esse é o melhor para a prática de atividades.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

2. Calças ou bermudas

Se as camisetas precisam ser boas para mobilidade, imagina as calças e bermudas, né? É essencial que você sempre opte por materiais leves e maleáveis, como leggings, compridas ou curtas, a seu critério. Seguindo o tópico acima, é importante que sejam de materiais que não esquentem e, na verdade, ajudem o corpo e manter a temperatura amena. No caso de trilhas em ambientes mais frios, leve consigo calças. O ideal, nesse caso, é que sejam quentinhas.

Não pense em fazer trilha com short ou calça jeans — além de prejudicarem a mobilidade, é muito possível que o tecido cause assadura na parte interna das coxas, além de que calças jeans costumam propiciar o inchaço nas pernas, a depender do modelo.

3. Fleece

O fleece é um item indispensável para a prática de trilha/trekking no inverno. Isso porque trata-se de uma roupa que tem como finalidade manter a temperatura corporal estável. Quando falamos sobre ecoturismo no inverno, é, de fato, muito importante lembrar da importância das camadas de roupa para manter o corpo aquecido.

Quando falamos em fleece, estamos nos referindo, na verdade, ao tecido que forma a roupa que você irá usar. Ele é comercializado geralmente como vestimenta superior e utilizado como camada intermediária, com a função, como falei, de aquecer o corpo.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Reprodução: Broderie Et Cie

4. Segunda Pele

Seja para camisetas ou calças, a segunda pele tem uma função importante, como a dos fleeces: aquecer o corpo. Ela recebe esse nome por, justamente, precisar estar em contato direto com a pele a fim de exercer sua função de aquecimento. São roupas leves, que garantem uma proteção contra situações de frio. Em caso de temperaturas extremas, ela é utilizada por baixo de outras camadas de roupa, como o fleece. Já no caso de temperaturas moderadas, só a segunda pele já dá conta do recado.

Independentemente de camisetas segunda pele ou calças segunda pele, eles são muito importantes em trekkings ou trilhas em que haja mais umidade, baixas temperaturas e chuva.

Garanta seus 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

5. Corta vento ou anorak

Similarmente ao tópico anterior, o corta vento tem uma função relacionada à preservação da temperatura corporal, uma vez que ajuda a diminuir o impacto do vento no seu corpo. Adequado não somente para ambientes frios, como também para urbanos, o corta vento é uma opção para quem quer enfrentar ventos e temperaturas baixas sem carregar uma roupa pesada.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

É uma alternativa super útil para não sobrecarregar o peso da mochila e também compor as camadas de aquecimento, sendo o item a ser utilizado por último, ou seja, a camada mais externa de todas. Vale ressaltar que muito corta vento é impermeável, e nesse caso, ele passa a ser chamado de ANORAK, por isso, vale ler sobre a tecnologia de cada modelo. Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

6. Parca

As parcas são itens muito específicos. Apesar de terem se tornado um item de moda, as parcas originais e voltadas à prática de esporte são muito pesadas, grossas e quentes, sendo ideais para destinos em condições rigorosas de frio, como em ambientes de neve. Não considero um item essencial se você está começando agora no mundo do trekking e não pretende sair do Brasil tão cedo.

7. Tênis ou Botas

Apesar de não serem roupas no sentido literal, elas compõem as vestimentas. Em geral, é importante verificar o seu uso. Trilha básica de final de semana? Um tênis antiderrapante já é suficiente. Vai usar mochila cargueira, é um trekking ou uma trilha que duras horas e é num terreno montanhoso? Tenha botas! Aliás, é preciso analisar e escolher muito bem, com cuidado, as botas de esportes de aventura — a propósito, falo sobre isso no post de como escolher sua bota de trilha. O conforto dos seus pés é essencial, visto que ele irá determinar o seu sucesso na aventura que fará. Por isso, nada de chinelo, tênis velho, sapatilha ou coisa do tipo.

Prefira botas com solado Vibram, que auxiliam na aderência do solo, proteção na biqueira para evitar perda de unhas e material impermeável para manter seus pés secos! As botas  da The North Face tem alta tecnologia e durabilidade. Vá sem medo, pois é um investimento que durará anos e anos! Lembre-se do cupom levenaviagem!

Lembre-se de ver direitinho o tamanho do seu pé, de seus tornozelos e observar cuidadosamente o material que compõe a bota!

8. Meias

Não apenas as botas, como também as meias são muito importantes na hora de uma trilha. É ela quem vai determinar o seu conforto! Tudo vai depender de aspectos como o uso, o tipo de solo, tempo de caminhada, clima, o próprio sapato… Por exemplo, caminhando em terrenos planos, não precisamos de tanta preocupação, priorizando exclusivamente o conforto. Já quando nos encontramos em terreno montanhoso, é importante evitar ao máximo o surgimento de bolhas. Nesse caso, o interessante é usar meias mais grossas, especialmente algumas que têm o conceito de “dupla pele” também, focando num tecido especial na parte do calcanhar e dos dedos.

Reprodução: Revista Blog de Escalada/Site

No caso de trilhas com mais de três horas, o interessante é que sejam meias mais ventiladas. Enfim, analise de acordo com a sua realidade, mas não esqueça das orientações gerais!

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

9. Bonés ou viseiras

Nem todo mundo acha necessário, mas eu considero essencial! Proteger o rosto dos raios solares é essencial para a manutenção da saúde da pele, pois evita manchas de sol e queimaduras. Além disso, evitam que a cabeça esquente demais — literalmente, rsrs. Sejam bonés, viseiras ou até mesmo chapéus, acho muito importante utilizar itens que protejam da incidência solar direta na cabeça e no rosto!

10. Jaquetas sintéticas ou de Pluma de Ganso

Elas são essenciais para trilhas em locais ou épocas mais frias. Se pensarmos em uma temperatura abaixo de quinze graus Celsius, pode-se considerar um item super interessante para sua caminhada. As de pluma de ganso são mais caras, mas a proteção e aquecimento são excelentes. As jaquetas de materiais sintéticos também são bons, e você pode encontrar preços mais em conta. Essas jaquetas são ótimas também para ocasiões urbanas, pois caem bem em qualquer situação do dia a dia. Você tem 10% off em qualquer produto com cupom levenaviagem!

E aí, o que achou das dicas de roupa feminina para trilha? De fato, não é uma atividade difícil de ser feita. Você só precisa observar com cuidado o seu destino para selecionar de forma adequada o que vai usar! Acho importante salientar isso, especialmente se você está começando agora e só pretende fazer trilhas simples: foque nem camisetas, bermudas, meias, mochila e tênis. Mas se for para ambientes frios, não deixe de ter um anorak, pois ele ajuda demais em situações de frio e chuva! 

Ademais, não esqueça, aqui a intenção é ajudar! Por isso, desde roupas a planejamento de viagens, sempre terá algo pra tentar auxiliar vocês. Se acaso não encontrar aqui o que procura, mande sua dúvida! Será um prazer ajudar!

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

O que levar em trilha de cachoeira?

Além dos itens básicos como tênis, leggings, camisas e bonés, não esqueça da roupa de banho! Molhar a roupa de trilha pode deixá-la pesada e desconfortável para dar continuidade à aventura.

Que tipo de roupa é ideal para trilhas?

Roupas leves, de preferência adequadas para esporte e cujo atrito não faça mal à pele nem cause desconforto.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás