Mundo

Cidades históricas do Brasil: 7 principais para você conhecer


É quase impossível falar de Brasil sem pensar automaticamente em sua história. De fato, os pedacinhos mais remotos do país têm algum envolvimento histórico, seja em maior ou menor grau de importância e conhecimento. Assim, pensar em viajar também pode ser, muitas vezes, pensar em conhecer mais a respeito do nosso Estado Maior! Afinal, lazer e cultura podem perfeitamente andar juntos! Hoje, separei 10 cidades históricas do Brasil para você conhecer e colocar no seu roteiro de viagens! Vem comigo?

Viagem por cidades históricas do  Brasil: um passeio imperdível

Como disse acima, viagens que envolvam contextos e visitações de lugares históricos são atrações maravilhosas! Agregar conhecimento nunca é demais e viajar por cidades históricas do Brasil oferece a possibilidade de conhecer ainda mais o nosso país, sua história, sua essência, suas raízes.. enfim, suas origens. Deixo a sugestão de fazer essas viagens tendo como guias nativos do local. Isso proporciona uma experiência mais rica, que possivelmente você não teria viajando por uma grande agência ou por conta própria.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Com tudo isso em mente, vamos ao que interessa?

 

1. Ouro Preto – Minas Gerais

Acredito que quando se fala em cidade histórica, Ouro Preto é uma das primeiras que vêm à cabeça. Isso se deve ao fato de a cidade ter exercido papel essencial na mineração praticada no estado de Minas Gerais, sendo uma das principais exportadoras de ouro e sendo a primeira cidade do caminho velho da Estrada Real. Hoje, a cidade é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Inegavelmente, o que não falta em Ouro Preto são locais históricos. Com ênfase nas igrejas construídas ao longo do barroco mineiro, além de outras construções arquitetônicas, a cidade oferece visitação às antigas minas de ouro, além, é claro, das belezas naturais encontradas por lá. Além do turismo religioso e de museus, um dos principais da cidade, existem as festas de República, que são sempre movimentadas no lado universitário da cidade, especialmente no Carnaval.

Além disso, não deixe de fazer um passeio de Jardineira! E também aproveite as belezas naturais que a cidadezinha tem para oferecer. Dou ênfase ao Parque Estadual do Itacolomi, pois há muito o que fazer por lá: conhecer a represa e o Mirante do Custódio, além de trilhas e visita ao Pico do Itacolomi, que oferece uma visão linda de Ouro Preto.

Para se hospedar, confira o Hotel Solar do Rosário, Hotel Pousada Casa Grande e Hotel Solar de Maria.

 

2. Tiradentes – Minas Gerais

Mais uma cidade mineira para enfatizar a importância do estado de Minas Gerais na história do país. Antiga Vila de São José do Rio das Mortes, Tiradentes fez parte do Caminho do Ouro, sendo relevante no contexto de exportação de minérios. Após o movimento de Inconfidência Mineira, a cidade foi rebatizada em homenagem a uma das mais emblemáticas personalidades da história do país, Joaquim José da Silva Xavier, nosso Tiradentes.

Bem como ocorre com Ouro Preto, Tiradentes possui ênfase na arquitetura e no turismo religioso, abrigando, também, esculturas de Aleijadinho, o Museu Padre Toledo, onde o inconfidente líder morou, além da famosa maria fumaça que leva a São João Del-Rey! Demais, né? Ademais, a culinária mineira também é um patrimônio brasileiro e merece ser apreciado como tal!

Para além do turismo no centro histórico e religioso, Tiradentes também oferece lindas paisagens naturais e fica bastante próxima de outras cidades mineiras, como Mariana, outra cidade com uma bela história.

Hospede-se na Pousada o Amanhecer, no Santíssimo Resort ou no Villa D’Ouro Pousada.

 

3. Olinda – Pernambuco

A cidade de Olinda já foi capital do Brasil Colônia. Bem como Ouro Preto, é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a mais antiga delas, aliás. Infelizmente, ao longo das invasões holandesas ocorridas no século XVIII, ainda existe muito da arquitetura colonial de antigos casarões, conventos e igrejas.

Boa parte do turismo é religioso, mas a cidade também é conhecida pelo seu famoso Carnaval, que agita as ruas no mês de fevereiro.

O Centro Histórico de Olinda é indispensável em sua visita, então já deixe-o em mente. Além dele, subir no Mirante da Caixa D’Água! É um lugar lindo, perfeito para fotos do horizonte da cidade e lindas selfies. Em Olinda também existe muita valorização à arte e à cultura, o que significa que existem muitas exposições, galerias de arte e feiras. Aproveite tudo! Esses passeios são ótimos para uma imersão na cultura e vivência dos locais que visitamos. Vá e aproveite!

Não deixe de verificar estadia no Hotel 7 Colinas, no Hotel Costeiro ou no Hotel Pousada São Francisco.

 

4. Salvador – Bahia

A capital do estado da Bahia foi a primeira sede colonial dos portugueses no Brasil, descoberta em 1510, após o naufrágio de um navio francês. A partir de de 1549 embarcações portuguesas passaram a atracar ali, a fim de fundar a cidade, dando origem a “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”. Permaneceu como capital até após o império, em 1736, quando Rio de Janeiro assumiu o título.

De fato, Salvador é importantíssima para a história do Brasil, visto que a independência do país ocorreu ali. No Centro Histórico de Salvador, é possível visitar muitas igrejas marcadas pela arquitetura colonial. Além disso, a cidade é muito famoso por seu Carnaval, que dura dias, atrai diversos artistas famosos e milhares pessoas de todo o país. Salvador é Patrimônio Mundial da Unesco, uma das mais importantes cidades da América! Que orgulho desse país, né?

O ponto turístico mais comum ali é o Pelourinho, o que não é de menos, já que a caminhada por lá rende muitos frutos interessantes; a Caminhada Salvador Negra, inclusive, é um passeio não muito conhecido, mas que definitivamente é muito bom! Conta a história não contada da maior capital negra do país, indo desde a escravidão aos dias atuais. Vale MUITO a pena conhecer. A famosa Basílica de Nosso Senhor do Bonfim também é parada obrigatória.

Em caso de hospedagem, procure pelo Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions, pelo Intercity Salvador ou pelo Catussaba Resort Hotel.

 

5. Porto Seguro – Bahia

Ainda no estado baiano temos Porto Seguro, a cidade que marcou a chegada portuguesa no Brasil, visto que foi lá onde Pedro Alvares Cabral primeiro viu e atracou, ainda em 1500. Sua “fundação” ocorreu em 1534, quando passaram a ser construídas casas e a chegar portugueses para colonizar o lugar. Assim, o município exerce um papel fundamental na história da colonização brasileira.

Atualmente, a cidade é o destino de viagens de formatura de estudantes de ensino médio, com praias badaladas e muitas festas, mas ainda preserva muito das igrejas e monumentos históricos. Pra fugir da mesmice de praias, bebida e etc, e curtir ainda mais o aspecto histórico, sugiro muito que visite o Memorial da Epopeia do Descobrimento. Custa R$ 30, mas ainda assim vale muito a pena.

Veja, também, a Reserva da Jaqueira. É uma reserva indígena a 10km da cidade e oferece um contato diferente com a comunidade nativa, que ainda preserva muito da cultura original pataxó. É um passeio surreal para nós, amantes de ecoturismo e descobridores de novos mundos.

Para se hospedar, Vitoria Regia Hotel, Hotel Monte Pascoal Smart ou Portobello Praia.

 

6. Petrópolis – Rio de Janeiro

Mais uma das principais cidades históricas do Brasil, Petrópolis apenas foi descoberta quando da criação do caminho novo da já mencionada Estrada Real. Foi fundada pelo imperador Dom Pedro II, filho de Dom Pedro I, que, numa passagem pelo Caminho rumo a Minas Gerais, se encantou com o que viu por ali e decidiu comprar uma propriedade no lugar. O Decreto Imperial nº 155, de 16 de março de 1843, fundou a “Povoação-Palácio Petrópolis”.

De fato, o lugar é absolutamente agradável e lindo. São inúmeras as possibilidades da chamada “Cidade Imperial”, segunda a ser planejada do Brasil, como o Museu e o Palácio Imperial, ou o Palácio Quitandinha, maior do país. Há, por ali, muitos palácios, visto o histórico dos imperadores, mas a natureza bucólica é que chama a atenção.

Não faltam opções de hospedagem, mas sugiro o Hotel Pedra Bonita, Hotel Solar do Império ou o Hotel Casablanca Imperial.

7. Paraty – Rio de Janeiro

Localizada entre dois rios, Paraty chama muito mais atenção pela arquitetura do que pela natureza. Ficou muito famosa em virtude da Estrada Real, quando o governador do país determinou que, para a extração de minério, tudo deveria passar pelo Rio. Além disso, também foi importante protagonista por muitos anos da rota de ciclo do café, um dos principais produtos exportados pelo Brasil Colônia, dando lugar, depois, à ferrovia São Paulo-Rio. Apesar de soar ruim, o esquecimento, na verdade, foi positivo, visto que foi o que permitiu que a arquitetura local fosse preservada. É mais um dos pelos Monumentos Históricos Nacionais.

Essa herança de preservação existe ainda hoje: é proibida a circulação de carros no centro histórico, ou seja, se você quer conhecer, terá de andar! O que é ótimo, pois além de fazer uma atividade física, você consegue ver com mais detalhes as construções.

Para se hospedar, não deixe de analisar a incrível Pousada Literária de Paraty, a Pousada Aconchego ou a Pousada Apple House Party.

Cidades históricas do Brasil: um show de beleza

Essas 7 cidades que apresentei são a nata das cidades históricas existentes no Brasil. De fato, o país apresenta tantas que não cabem em um post só, então optei por trazer as mais badaladas. Se vocês tiverem interesse, trago, depois, o lado B das cidades históricas, com opções mais desconhecidas e menos comentadas! Diz aí o que você acha.

Não se esqueça de dar apoio ao blog, seja pelos links de planejamento de viagem, seja compartilhando nossos posts, gerando engajamento ou seguindo nosso Instagram 🙂

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás