Categorias: BahiaBrasil

Praias de Itacaré Bahia: as melhores para você conhecer!


As praias de Itacaré, na Bahia, são muito diversas e encantam pela beleza maravilhosa que apresentam. Ao mesmo tempo que algumas têm uma infraestrutura maravilhosa, existem outras absolutamente desertas e de natureza selvagem que, com toda a certeza, vão te encantar! A fim de apresentar algumas opções para vocês, preparei esse post com as melhores praias de Itacaré Bahia para você colocar no seu roteiro!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Como chegar em Itacaré

O município de Itacaré fica entre Salvador e Ilhéus, e tem um acesso muito fácil. Você pode, facilmente, ir por qualquer um desses destinos de origem, alcançando-os a partir de um voo. Já o trajeto até Itacaré pode ser feito de ônibus ou de carro. De carro, a partir de Salvador, é necessário pegar o ferry boat para a cidade de Bom Despacho e ir pela BA-001. Aliás, se preciso for, lembre-se de alugar seu carro pela RentCars!

Praias de Itacaré Bahia: diversidade e beleza

As praias de Itacaré Bahia dividem-se em duas “modalidades”: as praias urbanas e as praias rurais. As praias urbanas são aquelas em que o acesso se dá pela cidade; já as praias rurais têm o acesso feito a partir da BA-001. Ambos os estilos de praia, de fato, apresentam muita beleza e exuberância, mesmo com estilos distintos. Minha recomendação é que você separe tempo para visitar praias das duas regiões.

Em geral, o acesso às praias é gratuito, talvez sendo necessário gastar um dinheirinho apenas com estacionamentos privados.

Praias urbanas de Itacaré

1. Praia do Costa

Comecei por essa por ser bem o meu estilo: natureza selvagem linda e com pouquíssimas intervenções humanas. A Praia do Costa fica a aproximadamente 1km do Centro de Itacaré e, apesar do local facilmente acessível, é uma das mais desertas e menores da região. Ela não conta com nenhuma infraestrutura, e esse é um dos seus charmes principais. A água verdinho proporciona uma beleza única e é possível ver bem o fundo. É muito gostosa para aproveitar em paz, sem aglomeração.

Reprodução: Site de Itacaré

2. Praia da Concha

A Praia da Concha é uma das que apresentam melhor infraestrutura, tanto no que diz respeito a bares e restaurantes bem como no quesito hospedagem. Existem praias mais belas, que essa, mas ela não fica muito para trás. A enseada é bastante tranquila, ideal para famílias com crianças. Contemplar o pôr do sol nessa praia é uma das atividades mais belas, sendo possível fazê-lo no Mirante da Ponta do Xaréu, que fica na costa esquerda da praia.

Como mencionei, por ali não faltam opções de hospedagem. No entanto, deixo como sugestão a Aldeia do Mar Hotel, que fica, literalmente, na areia da Praia da Concha, e também a Pousada Pedra Torta.

3. Praia da Ribeira

Essa também é uma praia central, e é a mais popular das quatro principais, visto que conta com uma excelente infraestrutura de bares. Por ali, há uma tirolesa que faz parte do Circuito de Aventuras de Ribeira, que mencionarei mais pra baixo. É, inegavelmente, a escolha certa para quem gosta de praticar arvorismo e mergulho. Por lá também há piscinas naturais de água doce (!), uma delícia. As águas são calmas e a praia tranquila. Não há opções de hospedagem muito próximas, visto que a praia fica numa reserva natural.

Reprodução: Site de Itacaré

4. Praia do Resende

Essa é a típica praia que atende a qualquer tipo de viajante. O surfista, o que goste de deitar e relaxar, o que gosta de beber à beira mar… A menos que você faça MUITA questão de um restaurante, o local vai te atender perfeitamente, pois não há estabelecimentos por ali, nem mesmo de hospedagem. Isso porque a praia fica numa área de proteção ambiental cujas normas são inflexíveis, havendo por ali apenas barracas móveis de bebidas e comidas. Apesar disso, A Casa de Gabriella fica a pouquíssimos metros da praia e é maravilhosa!

Reprodução: Site de Itacaré

É a primeira praia do Caminho das Praias, que conduz a quatro praias diferentes, sendo próximas e podendo ser feitas a pé. A água é de um verde lindíssimo, tem um visual sensacional que tenho certeza que vai te encantar!

5. Praia do Rio de Contas

Esse é o berço de Itacaré. Existe tanta coisa linda por ali que fica difícil de enumerar, mas os passeios de rafting e tirolesa são os principais atrativos para a maior parte dos turistas. Assistir ao pôr do sol dentro do rio também é uma das maravilhas da que Itacaré proporciona. Por ali existe o manguezal, que é uma parte da natureza praticamente selvagem, dentro da cidade! Vale muito a pena o passeio. Além disso, existe uma ótima infraestrutura de bares e restaurantes na região.

Várias agências realizam as aventuras, com propostas distintas em seus pacotes. Pesquise a que melhor lhe agrada!

Bônus: Praia do Siriaco

Essa prainha aqui é um tesouro de natureza selvagem! A apenas 15 minutos de caminhada a partir da Praia da Ribeira você acessa a beleza maravilhosa da Mata Atlântica que existe por ali. É uma prainha mais escondida, secreta, e, por não ter muita infraestrutura, são poucas as pessoas que se interessam por ali. Isso significa que, muito provavelmente, você terá a praia só para si! Não é demais? É pouca areia, muita pedra e absoluta paz!

Reproduçã: Guia Waves/Site

Praias de Itacaré Bahia: o lado selvagem

Como mencionei anteriormente, existem as praias urbanas, que citei acima, e as selvagens, que mencionarei abaixo. Primeiramente, é importante saber que são assim classificadas por não serem de acesso tão fácil, geralmente sendo alcançadas por desvios a partir da BA-001. Minha recomendação é que tire, pelo menos, um dia inteiro para ver as principais praias!

1. Praia de Jeribucaçu

Já começo por uma das mais belas das praias selvagens! A Praia de Jeribucaçu proporciona a realização de trilhas e, além disso, um contato com uma belíssima natureza, mistura de mata com praia! Por ali existem quiosques que permitem conforto e menor preocupação quanto ao consumo a ser realizado. A trilha de acesso, na chegada, é uma descida facinha, mas a subida pode ser puxada! Por isso, vá ciente.

2. Praia da Engenhoca

Essa praia é mais isolada e cercada por Mata Atlântica. Acho, inclusive, que um dos diferenciais das praias de Itacaré Bahia é, justamente, essa mistura de mata e praia que deixa o visual absolutamente incrível. As águas da Praia da Engenhoca são mais agitadas, com ondas longas, o que é ótimo para quem curte esportes aquáticos. Ela não é extensa e não é tão visitada, então se você busca fugir de aglomeração, esse é o lugar! Também só é possível chegar nela a pé, por meio de uma trilha que começa no km 12 da BA-001.

3. Praia do Itacarézinho

Esplêndida praia com aproximadamente 4km de extensão, a Praia do Itacarézinho é uma das que tem melhor infraestrutura dentre as selvagens, contando até com spa e resort! É muito bela e excelente pra quem só quer ficar tranquilo, apreciando a beleza da praia e os quiosques próximos.

Você pode, ali, praticar esportes aquáticos, como surf, ou ainda, mergulho. À esquerda, têm cascatas naturais de água doce. Anualmente, a praia é berço de depósito de ovos de tartarugas marinhas, que são muito protegidas por leis ambientais.

4. Prainha

Essa aqui é imperdível! É um cartão postal de Itacaré e consta entre as mais belas de todo o litoral Bahiano! Cercada de morros de Mata Atlântica, com um coqueiral ao longo da faixa de areia branquinha, o cenário parece de filme, de tão maravilhoso que é! Ela fica escondidinha num terreno particular, e também tem uma trilha confusa, de difícil acesso. Por isso, recomendo fortemente a contratação de um guia, a fim de não correr riscos ao longo da trilha, que dura aproximadamente 50 minutos.

Reprodução: Site de Itacaré

Onde se hospedar em Itacaré

Minha indicação, sem dúvida alguma, é a Pousada Ilha Verde. Com quartos que comportam de 2 a 6 hóspedes, a estadia é surreal de maravilhosa, e isso se deve a dois motivos muito especiais. O primeiro deles é o fato de estar a apenas 10 minutinhos de caminhada da praia. Isso faz toda a diferença, já que ajuda a economizar em transporte e traz muita comodidade. O segundo aspecto que conquista é que a pousada é ecológica!

Pertencente ao projeto Turismo CO2 Legal, a hospedaria é uma das empresas que fazem sua parte na compensação da emissão de CO2 no meio ambiente. De forma resumida, as empresas assumem iniciativas de contrapartida, comprando produtos orgânicos de produtores locais, incentivando a renda rural e fornecendo alimentação saudável aos clientes. Essa, pra mim, foi a parte mais importante! Aliás, a comida servida na Pousada é assim: fresca, orgânica e saudável, sempre feita na hora e deliciosa! Ah, e se você avisar, eles preparam cardápios para dietas especiais, viu?

É uma opção excelente, fica no centrinho da cidade e te oferece tudo o que há de melhor no conceito de hospedagem alternativa, que foge dos padrões de hotéis. A decoração é meio rústica, bem a cara do Leve na Viagem. Para completar, oferece aulas de yoga, capoeira, dança, culinária, e ainda tem piscina e serviço adicional de massagem! Juro que vale muito a pena se hospedar na Pousada Ilha Verde!

Praias de Itacaré Bahia: um paraíso brasileiro indispensável

De fato, Itacaré é um dos destinos mais belos da Bahia, indiscutivelmente vasto e lindo! Ali pertinho também está localizado outro paraíso baiano, a Península de Maraú, que vale a sua visita caso consiga estender a viagem! Está entre os destinos mais cobiçados no estado.
Espero que as dicas auxiliem vocês a realizar o planejamento de viagem que buscam, mesclando badalação com quietude e paz! O indispensável é você fazer de sua viagem uma extensão de si, adequada aos seus gostos e personalidade!

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás