Dicas de Viagem

Equipamentos básicos para trekking: 10 itens para seu checklist


Como já expliquei por aqui e você, aventureiro experiente, já deve saber, há uma diferença entre trilha e trekking. De forma bem resumida, trekking são trilhas de longa duração, onde há pernoite no meio da natureza para completar o trajeto percorrido. Se quiser saber mais, vale ler o post sobre qual a diferença entre trilha e trekking. Ter equipamento adequado é essencial para ter segurança e não passar nenhum perrengue. Para começar, o ideal é contar com alguns equipamentos básicos que vão te auxiliar durante o processo. Caso você ainda não saiba por onde começar suas compras, eu preparei um guia rápido e prático com todos os equipamentos básicos para trekking. É só conferir a seguir!

10 equipamentos básicos para trekking

Se preparando para iniciar no trekking? É melhor ter bons equipamentos para evitar problemas durante o percurso e te conferir mais segurança. Preparei uma lista com os equipamentos básicos para trekking ideais para você iniciar e também aqueles para quem pode investir um pouco mais.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

1. Mochila cargueira

Sua mochila cargueira, provavelmente, será um dos investimentos de melhor custo-benefício dessa lista. Isso acontece porque, dependendo da marca e qualidade escolhidas por você, elas podem durar até 15 anos! E além disso, ela é a sua casinha móvel ao longo do percurso.

Na hora de escolher, tenha em mente que ela será como sua pequena casa enquanto estiver fora, então, ela precisa ser confortável e espaçosa o suficiente, mas não pode ser pesada para não dificultar seu trajeto, principalmente, se você não tiver costume de enfrentar longas caminhadas.

Sendo assim, escolha uma mochila entre 45 e 70 litros. O tamanho você escolhe a depender de quão longa será a viagem. Busque por aquelas que possuem sistema de respiração nas costas, alças ajustáveis e barrigueira firme. Essas vão te dar uma maior distribuição de peso. Lembre também da capa impermeável, pois nunca se sabe quando será preciso enfrentar chuva pelo caminho!

Atente-se também para o tamanho da mochila e gênero. Sim, há uma diferença em mochilões femininos e masculinos, assim como tamanho ideal para determinadas alturas. Pesquise, leia, entenda sobre o equipamento que irá investir.

Para mim, as melhores marcas são da The North Face. Aliás, você consegue 10% de desconto em qualquer produto com o cupom LEVENAVIAGEM!

2. Bastão de caminhada

Os bastões de caminhada são ótimos, mas precisam de habilidade para serem usados, do contrário, eles irão te atrapalhar muito mais que ajudar. Sendo assim, comece apenas com um e, se achar que já está pronto, inicie com outro.

Eles são ótimos para diminuir a dor nas articulações e a pressão nos joelhos, ocasionada pela caminhada por terrenos íngremes e desnivelados, principalmente nas descidas, que é quando você coloca mais peso nos membros inferiores.

3. Bota de trekking

Outro equipamento básico para trekking é a bota. Sem uma boa bota é praticamente impossível finalizar seu percurso, afinal, ninguém merece um calçado que machuque seus pés. Outro ponto importante é a segurança que as botas vão te proporcionar. Elas são capazes de evitar lesões nos tornozelos, como torções chamadas de entorses, por exemplo. Por isso, escolha modelos com o cano mais alto, que cheguem até o osso do tornozelo.

É importante que a bota de trekking seja impermeável, o sistema Goretex por exemplo é muito bom. É interessante também que possua um solado com mais tração, ou seja, possua maior aderência, evitando deslizes e te conferindo mais segurança durante os passos, mesmo em terrenos irregulares e escorregadios. Uma tecnologia que gosto muito é Vibram.

Além disso, invista num modelo com boa respiração e, preferivelmente, de um número maior. Assim, com o passar do tempo, é possível ir amaciando o calçado, o tornando muito melhor para sua pisada durante o trekking.

Veja mais em: QUAL BOTA DE TRILHA COMPRAR PARA SUAS VIAGENS DE ECOTURISMO

Desconto cupom LEVENAVIAGEM

4. Roupa dry-fit

As roupas dry-fit (cupom levenaviagem) são excelentes parceiras na execução da maioria dos esportes. Isso porque sua microfibra é desenvolvida com tecnologia especial que faz o suor e outros líquidos evaporarem de forma rápida. Sendo assim, elas se tornam grandes aliadas durante o trekking, mas também em momentos de pausa, quando é possível lavar as roupas.

O tecido dry-fit também possui a vantagem de controlar a temperatura corporal, auxiliando nos dias mais frios ou quentes e, em alguns casos, é possível encontrar roupas que possuam proteção contra os raios solares UV.

Quando for escolher o look esportivo, opte por calças com algum nível de compressão, elas podem te ajudar, e muito, a melhorar a circulação sanguínea, que fique um tanto defasada durante longas caminhadas.

Além de todas essas funcionalidades, as roupas feitas com esse tecido são ecologicamente corretas, pois seus insumos provêm de matéria-prima natural e na sua confecção são utilizadas cerca de 4 vezes menos água que em peças de algodão. Tudo de bom!

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

5. Reservatório de água

Além dos já citados, para quem quer e pode investir um pouco mais, um equipamento importante é o reservatório de água, por motivos bem óbvios! Durante longas caminhadas entre a mata, dificilmente você vai encontrar água potável. Sendo assim, é importante ter um reservatório que garanta o máximo de água possível, ocupando pouco espaço.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Por isso, os reservatórios são excelentes opções em relação às garrafas d’água. Eles podem ser acoplados nas mochilas e até mesmo no seu corpo e, geralmente, comportam cerca de 2 litros.

Os reservatórios estilo camelbak são ótimos para a execução do trekking. Sua diferença em relação às garrafas se dá pelo seu material, que é maleável, no geral, em tecido plástico, que oferece maior mobilidade e facilidade para seu transporte.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

6. Kit primeiros socorros

Item importante para qualquer prática esportiva de longa duração, o kit de primeiros socorros pode ser sua salvação! Nele, tenha sempre curativos adesivos, gaze, esparadrapos, antissépticos etc. Também não esqueça de medicamentos básicos como relaxantes musculares, analgésicos, anti-histamínicos, e o que mais achar necessário.

Uma dica interessante é levar vaselina, ela é ótima para evitar bolhas nos pés, o que pode acabar totalmente com sua experiência. Além de todos esses itens, é sempre interessante conversar com seu médico e considerar quais medicamentos são indicados para a prática de trekking, a depender da rota e duração escolhidas.

7. Saco estanque

Investir em saco estanque pode garantir um trajeto muito mais tranquilo, afinal, o que fazer se suas coisas molharem? Esse tipo de equipamento é muito usado em esportes que possuam contato direto com a água, como canoagem e rafting, entretanto, o trekking pode reservar algumas surpresas.

Se deparar com chuva ou ter que atravessar um rio é sempre algo possível durante a prática do trekking e, caso você não tenha uma mochila cargueira à prova d’água, o melhor a se fazer é investir em um saco estanque.

8. Isolante térmico

O isolante térmico, apesar de não ser um item indispensável, é muito importante em determinados casos. Se você escolher um destino de baixas temperaturas e altitude mais elevada, o isolante térmico pode, literalmente, salvar sua vida.

Ele tem o poder de afastar o frio e te manter aquecido durante toda a noite, garantindo mais conforto na hora do seu descanso e mais proteção também. Afinal, em um local isolado, ser atingido por baixas temperaturas pode ser um enorme perigo. Sendo assim, se tiver como investir nesse item, ele sempre será bem-vindo em qualquer atividade feita ao ar livre e que exija o pernoite.

9. Saco de dormir

Ponto muito importante entre os equipamentos básicos para trekking é escolher adequadamente seu saco de dormir. Eu adoro os da Deuter, é um investimento que vale a pena. Saiba exatamente quais são as temperaturas do saco, que variam entre mínima e máxima confortável e o meio termo, que é a temperatura ideal para cada um deles. Nunca escolha pela mínima e máxima, pois o grau indicado ali são em casos extremos. Saibam, cada local tem seu clima e sua peculiaridade, portanto, um saco de dormir para um camping na praia não será o mesmo para um camping na montanha.

10. Barraca de trekking

As barracas escolhidas para o trekking devem ser pensadas a partir das condições que você vai encontrar durante o caminho. Sendo assim, dê prioridade para as barracas menores de 1 ou 2 pessoas e com o menor peso possível.

Saiba também que se optar pelas barracas 3 estações que são mais versáteis e, no geral, possuem mais opções de ventilação e materiais, elas não são as mais indicadas para climas extremos, pois, apesar de suportarem bem a chuva, não são compatíveis com ventos fortes.

Já as 4 estações são excelentes para serem usadas em montanhas, pois tem alto poder de cortar o vento, o que é excelente, principalmente, se você escolheu fazer a trilha por lugares mais elevados. Por terem uma estrutura mais firme e robusta, elas costumam ser maiores e mais pesadas.

Eu indico muito as da marca Azteq, que tem uma variação interessante para prática do trekking.

Preparado para a aventura com seus equipamentos básicos para trekking?

O checklist de equipamentos básicos para trekking que preparei é ideal para quem deseja começar e ainda não sabe como. Conforme você for ganhando experiência, pode considerar o que é mais importante para você e ir incrementando para ficar perfeito ao seu estilo.

Agora que você já sabe o que é necessário para iniciar, é hora de se aventurar e conhecer as belezas das trilhas e paisagens escondidas por esse Brasilzão e no mundo! Para saber dicas de lugares e conferir as minhas experiências, é só clicar aqui.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás