Nordeste

Praias do nordeste brasileiro: 10 escolhidas a dedo para tirar o fôlego!


Falar de viagem para praia aqui no Brasil é sinônimo de pensarmos, quase automaticamente, nas praias do nordeste brasileiro. De fato, esta região abriga incontáveis belezas, que tiram o fôlego e nos fazem ter a certeza da grandiosidade do nosso país! Por isso, se você é um dos admiradores, ou pretende planejar uma viagem relaxante e detox para as praias do nordeste brasileiro, vem comigo! 🙂

Por que visitar as praias do nordeste do Brasil?

Além de possuir inúmeras belezas naturais, como já citamos, o nordeste brasileiro possui uma cultura riquíssima. E vai além: sem dúvida é o povo mais receptivo e feliz do país! Essa característica, inclusive, é comprovada por pesquisas! Como se não bastasse, os preços também são muito convidativos em boa parte da região. Ainda tem dúvidas quanto à viagem? Tem mais motivos excelentes por aqui!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

A culinária nordestina é, inquestionavelmente, deliciosa! Da moqueca ao acarajé, são tantas delícias a serem desfrutadas à beira mar que é difícil controlar a boca, viu?  E pra fechar com chave de ouro, você pode fazer passeios e hospedagens que melhor te agradem, independentemente do seu estilo pessoal. Demais, não é? Então, continue lendo para saber mais informações importantes!

Foto Zé Carlos Barretta

 

Melhor época para viajar para o nordeste

É claro que, se você quer ir pra praia, o ideal é que não haja chuvas, certo? Por isso, o melhor período para viajar para as praias do nordeste brasileiro é no segundo semestre do ano. Isso porque entre janeiro e julho é o período de chuvas da região, e, apesar de serem espaçadas, é melhor não correr riscos. Os meses de setembro a novembro, em especial, são os mais favoráveis.

Além do fator climático, existe também a relação com os preços. Em baixa temporada, que vai de março a junho e de agosto a novembro, os preços podem cair em até 40%. Não é bem melhor? Por isso, aconselho que as viagens para o nordeste sejam feitas nesses meses.

10 paradisíacas praias do nordeste brasileiro

Baía do Sancho/PE

A praia que encabeça a lista, é claro, não poderia ser outra. Eleita duas vezes consecutivas a praia mais bonita do mundo, essa é a principal de Fernando de Noronha. Para acessar a ilha, há duas opções: a descida de dois lances de escada a partir da vista do mirante, ou o passeio de barco que visita todas as praias da região.

Independentemente da escolha, vale a pena! E mais: apesar de soar caro, é possível viajar para Fernando de Noronha gastando menos do que você imagina. Quer saber como? Leia o post ROTEIRO FERNANDO DE NORONHA: COMO GASTAR POUCO NESSE PARAÍSO.

Dicas de hospedagem para visitar a Baía do Sancho

Praia de Tambaba/PB

Conhecida como a primeira praia oficial de naturismo brasileira, a Praia de Tambaba está no município de Conde, no litoral sul da Paraíba. A 35km de João Pessoa, o local conta com um mar quentinho e cor de esmeralda de tirar o fôlego, além do coqueiro nascido sobre uma rocha que é parada obrigatória para fotos. Possui boa infraestrutura, com uma piscina natural entre rochas onde você passa a tarde inteira sem sequer perceber.

Mas não se assuste! A praia é dividida em duas partes: a reservada para a prática de naturismo, e a área comum para qualquer banhista. A área de naturismo é reservada e não é possível vê-la da área comum.

Para chegar até lá, o ideal é alugar um carro e ir por conta própria. Saiba mais sobre aluguel de carros no post RENTCARS É CONFIÁVEL? TUDO SOBRE ESSA PLATAFORMA DE ALUGUEL DE CARROS. Se já quiser ir direto para o site da Rentcars, lembre-se que alugando pelo link do blog você paga o mesmo, mas contribui para manutenção dele! Também é possível ir de ônibus, pegando um que faça o trajeto João Pessoa/Conde-Jacumã.

Dicas de hospedagem em Tambaba (município de Conde):

Praias de Maragogi/AL

Um dos lugares da lista popularmente conhecido como “caribe brasileiro”, a Maragogi está localizado no litoral norte de Alagoas. Com águas cristalinas em sua costa, o lugar forma um enorme piscinão, com a costa repleta de coqueiros. As principais atrações são as piscinas naturais que se formam na região. É, sem dúvidas, um destino e tanto.

No entanto, atenção com os preços. Por se tratar de um destino famoso, as coisas por ali são mais caras do que outros destinos menos conhecidos, mas igualmente incríveis.

Dicas de hospedagem em Maragogi:

Praia do Saco/SE

A Praia do Saco está localizada no litoral sul de Sergipe, próximo ao estado da Bahia. Com areia fina de aproximadamente 5km de extensão, complementada por um lindíssimo mar verde, a praia conta com uma excelente infraestrutura para recepcionar os turistas.

Está localizada a cerca de 76km da capital Aracaju. É possível ir de carro alugado – já dei pra vocês a dica do Rentcars. No entanto, caso não queira dirigir, há sempre a opção de contratar uma agência de viagens que realiza o passeio. O preço médio é de R$ 65 por pessoa (a depender da época).

Dicas de hospedagem em Praia do Saco:

Praia do Caburé/MA

Essa incrível praia é um passeio alternativo pra quem se propõe a conhecer os Lençóis Maranhenses – que por si só já é sensacional. O lugar conta com deliciosas, calmas e cristalinas águas, além de conter também uma excelente infraestrutura para turistas. Ali também é possível praticar alguns esportes náuticos.

A praia é localizada entre o Oceano Atlântico e o Rio Preguiças, com faixas de areias muito branquinhas e águas calmas, ideais para um banho refrescante! É mais fácil chegar até lá por meio de passeios com agências de viagens, mas você também pode fazer isso de forma independente, precisando apenas contatar motoristas de lanchas nos cais.

Dicas de hospedagem em Praia do Caburé:

Taipu de Fora/BA

Essa é ideal para aqueles que, assim como eu, são apaixonados pela vida marinha. A praia de Taipu de Fora é repleta de peixinhos coloridos e corais, ideal para a prática de snorkel! Além disso, apreciar o pôr do sol nesse belo local é uma maravilha imperdível! De fato, a mais bela praia da Península de Maraú.

A melhor forma de chegar até lá é por meio de barco. Saindo de Camamu, a 194km de Salvador, saem barcos do porto o dia todo, que levam à Barra Grande. De lá, é necessário pegar as chamadas jardineiras, que são carros 4×4 apropriados para o percurso, visto que são vários quilômetros de estrada de terra.

Dicas de hospedagem em Taipu de Fora:

 

Praia de Calhetas/PE

Localizada em Santo Agostinho, a Praia de Calhetas é uma das mais lindas do Brasil. Também é ótima para a prática de snorkel, já que possui águas calmas e cristalinas. O lugar possui pouca intervenção humana, o que significa que ainda há muita vegetação e pedras, que passam um ar rústico.

Para chegar até lá, você pode ir de carro ou de ônibus intermunicipal. Por estar localizado a cerca de 37km de Recife, existem diversos ônibus saindo de horários distintos. Caso vá de carro, siga pela PE-28 rumo às praias, vendo com atenção as placas. Lembre-se de olhar tudo no GPS antes, para ir seguro.

Dicas de hospedagem em Praia de Calhetas:

Praia de Moreré /BA

De fato, a vila de Moreré ainda é um pouco desconhecida pela maior parte dos turistas. Localizada na Ilha de Boipeba, a praia que carrega o nome da vila é ideal pra quem quer descansar com tranquilidade. Conta com estrutura rústica, sombra, piscinas naturais e riachos de água doce!

Além disso, também é possível, na maré baixa, fazer caminhadas à beira mar pelos bancos de areia que se formam com o recuo da água, ao longo da costa.

Para chegar até lá, é necessário ir para a Ilha de Boipeba. Você pode ir de voo por taxi aéreo a partir de Salvador. É a opção mais rápida, mas não a mais barata. Há também o traslado de carro marítimo, e ainda o catamarã via Morro de São Paulo!

Dicas de hospedagem em Moreré:

Praia de Jericoacoara/CE

Destino famoso até mesmo internacionalmente, Jericoacoara é, sem dúvida, uma das mais badaladas praias do nordeste brasileiro. Os destaques do lugar são as dunas e as lagoas, nas quais estão as famosas redes que vemos no Instagram. Além disso, a região possui muitos ventos, o que a torna ideal para windsurfkitesurf. Não é nem preciso dizer que a infraestrutura por ali é excelente, né? Pois é.

Ir para Jericoacoara demanda viajar ou para o Aeroporto Regional de Jericoacoara, a 30km das praias, ou para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De lá, são 300km de distância para Jeri.

No aeroporto de Jericoacoara, apesar de mais cômodo, os preços são mais elevados, visto que a oferta de voos é menor. Já para Fortaleza, por ser longe, é necessário que o trajeto seja complementado. Você pode ir de ônibus, de carro alugado ou em um veículo 4×4. Analise a opção que melhor se adequa às suas necessidades e condições!

Dicas de hospedagem em Jericoacoara:

 

Maracajaú/RN

A 51km de Natal, o pequeno município de Maracajaú é considerado um refúgio para os amantes de águas cristalinas. Esse é um dos caribes menos famosos do país, mas que, apesar disso, não deixa de ser maravilhoso. É importante salientar que, por ali, os roteiros dependem muito da alta da maré, que será determinante para quais passeios serão possíveis. Você pode ir lá de carro ou comprar um passeio por meio de agência de viagens. É um lugar maravilhoso, onde a natureza pulsa beleza e energia!

Dicas de hospedagem em Maracajaú:

 

E aí, o que achou das dicas de praias do nordeste brasileiro? Não foi fácil selecionar apenas 10! Para você, qual é a melhor praia de lá? Compartilhe com a gente! Sua opinião é sempre bem vinda.

E não se esqueça: usando os links que disponibilizo nos posts, você ajuda na manutenção do Leve na Viagem sem pagar nada a mais por isso 🙂


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Veja os comentários

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás