Maracajaú

O que fazer em Maracajaú? Desbrave um caribe no Rio Grande do Norte


Nosso país tem vários “caribes” espalhados pelas regiões e um mais lindo que o outro. Temos Arraial do Cabo, Maragogi, Perobas e tantos outros. Hoje vim falar de um deles, o de Maracajaú.
Pertinho de Natal, apenas 51 km ao norte a capital, esse pequeno município é um refúgio de mergulhadores e amantes de águas cristalinas . Com um astral praiano, dunas e lagoas formadas pela água da chuva, é uma cidadezinha que merece sua visita quando for ao Rio Grande do Norte. Sobre o que fazer em Maracajaú, deixa comigo que vou te mostrar!

Minha passada por lá foi em uma roadtrip que fiz sozinha pelo litoral do estado. Saindo de Natal, meu destino foi São Miguel do Gostoso (outro paraíso!) pela BR translitorânea 101. Ao longo do trajeto várias praias lindas para você conhecer. A minha escolhida foi Maracajaú.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Entrar na cidadezinha já é um charme. Saindo à direita da BR 101, você pega uma estradinha em meio à dunas de areia branca, lagoas e jegues.

Em poucos minutos você chega à cidade e encontra aquele ar pacato… Nativos nas portas de casa observando o movimento, algumas agências de mergulho, o vento vindo da praia. Foi assim e por ali que encontrei Rodrigo, dono do Enseada do Mergulho, restaurante e agência que faz passeios de quadriciclo e de barco para os parrachos. Soube mais sobre a cidade e o que ela podia me oferecer, marquei meus passeios e pronto. Foi só aproveitar.

O que fazer em Maracajaú:

Seu roteiro dependerá da hora da maré, pois você precisará se adequar à ela. O passeio de barco depende do intervalo de tempo da maré baixa e cada dia é em um horário diferente.
De qualquer forma, os dois passeios imperdíveis de lá são:

Quadriciclo

Alugar um desses é diversão na certa. Como disse na post de São Miguel do Gostoso, é um belo brinquedo de adulto. Acompanhada de guia você conhece a praia em quase toda sua extensão, as falésias e as dunas lindas de lá.


O passeio de barco é tão famoso por lá, que muitos nem sabem da existência de falésias na região e da bela vista que as dunas proporcionam. Então é com o maior prazer que apresento a vocês essas paisagens incríveis de Maracajaú que só um passeio de quadriculo te proporciona! Rodrigo me acompanhou nesse trajeto e me mostrou o que tinha de mais bonito por lá, dá uma olhada:

O passeio dura cerca de 1h , 1h30 e você termina conhecendo de fato o munício e as belezas naturais para além das piscinas de corais. E pelas fotos vocês devem ter visto que vale mesmo a pena encaixar esse passeio na sua passada por lá.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

Parrachos de Maracajaú

Os parrachos de Maracajú são os mais famosos do estado do Rio Grande do Norte. Perobas também tem sua fama, mas o mergulho de lá geralmente é feito em piscina naturais mais rasas, bom para crianças e para quem não sabe nadar.

Para conhecer os de Maracajaú você tem 2 opções: uma de catamarã, que é a mais comum, outra de lancha. A primeira opção demora cerca de 25 minutos para chegar até os parrachos e a segunda 10 minutos. Há uma diferença de preço entre uma e outra, mas a principal diferença é que quando se vai de lancha, você pode ir até a plataforma fixa do parrachos. Qual o benefício disso? Lá o número de pessoas é bem menor, então há mais vida marinha e mais privacidade para o seu mergulho.
Os catamarãs ficam perto um do outro e em alta temporada o movimento é bem grande.

Como fui na baixa, não peguei o local abarrotado de gente, mesmo indo de catamarã. Veja que lugar incrível!

No INSTAGRAM falei a respeito desses nossos paraísos pelo Brasil. Muitos ficam chateados por não conseguirem ir para o exterior e conhecer lugares de águas cristalinas, mas esquecem que nosso país tem muitas opções tão ou mais lindas do que as de fora. Basta valorizarmos mais nossas belezas naturais e o turismo local.  😉

Chegando novamente à Enseada do Mergulho, podemos almoçar um peixe fresco delicioso na beira da praia e ainda curtir uma piscina! A equipe é muito cuidadosa e conhece bastante a região, com dicas e informações que nos deixam seguros e mais bem informados.

Quanto tempo em Maracajaú

Não há uma gama de coisas para fazer em Maracajaú, por isso, para todos esses passeios 1 dia é suficiente. Como fui em baixa temporada, a cidade estava vazia e não me pareceu tão atraente ao ponto de passar uma noite por lá. Minha base foi São Miguel do Gostoso e tudo o que vi sobre o que fazer em Maracajaú foi feito em uma manhã e início de tarde. Minha sugestão é que entre em contato com Rodrigo da Enseada do Mergulho pelo menos 2 dias antes da sua ida até lá. Veja o horário da maré para saber que horas será o passeio dos parrachos e reserve seu quadriciclo.

Se preferir dormi uma noite por lá, veja onde se hospedar no melhor site de buscas:



Booking.com


⇒ Informações para agendar seus passeios:

Endereço: R. Sen. Dinarte Mariz, 126, Maxaranguape – RN, 59580-000
Telefone: (84) 3261-6256
Direto com Rodrigo – (84) 99288105 / 999273004

Não deixe também de conhecer as praias de Natal, uma vez que você provavelmente passará por lá!

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Luu, chocada que vc viajou sozinha pelo litoral!!! Não consigo nem ir ao shopping sozinha hahahahaha.... Que paraíso escondido você descobriu, já quero ir conhecer!

  • Rio Grande do Norte tem lugares lindíssimos, não conheço todos mas gostei de saber dessa paraíso escondido. Amei suas dicas e fotos. Me vi mergulhando como você no vídeo, muito lindo mesmo. Beijos

  • Lindas as fotos... quando eu estive no rio Grande do Norte reservei um dia para ir a Maracajaú e São Miguel do Gostoso, mas quando cheguei lá o tempo estava nublado e feio, com a maré alta... não deu nem para ver o mar com águas claras... acabei passando por Touros e São Miguel e indo até o final da BR-101 para não perder o dia, mas com certeza não tive essa experiência ótima que vc apresentou... deu vontade de voltar!

    • Ah que legal Tiago! Mas aí vc conseguiu aproveitar de qualquer jeito né? São Miguel e Touros são lindos!!!

  • Ameiiii esse post, me deu uma nostalgia gostosa de quando estive ai, há muuuitos anos. Mas pelo que vi no seu post, tudo continua bem preservado, o que é maravilhoso! O RN é muito lindo, ne? Gostoso também é demais, mas ainda prefiro as praias menores! Beijão

  • É isso ai, muitos querem sair do Brasil pra conhecer águas lindas assim, mas temos de monte aqui :D Eu jamais imaginei que teria em Maracajú, aliás, pra mim Maracaju ficava no interior do MS...Eu sou de lá kkkkkk não sabia que tinha no Rio Grande do Norte , adorei todas as dicas e conhecer um lugar diferente :D

  • O Brasil realmente tem lugares belíssimos e pouco conhecidos ainda!!! Nesse tempo de crise é uma boa oportunidade para conhecermos melhor o nosso país. Adorei o post e as dicas.

  • EU estou com muita vontade de ir ao nordeste e seu post atiçou ainda mais isso. Também fico muito chateada de pequenos paraísos brasileiros não serem tão lembrados por aqui, mas aos pouquinhos isso vai mudar.
    São Miguel do Gostoso parece uma delícia e saber que um mar tão clarinho está há passeio de um dia anima muito! Ótima dica!

    • Ah que bom que te animei!! vai mesmo, temos muito que aproveitar esses presentes brasileiros... Qualquer dúvida tô por aqui!

  • Que lugar incrível. To chocada que moro perto desse paraíso chamado Maracajaú e nunca tinha ouvido falar. Já preciso me programar pra conhecer, por que meus olhinhos brilharam só de olhas essas fotos e o vídeo. Amei o post

  • Luisa ameii esse lugar, o Paulinho é doido pra conhecer o norte esse post caiu como uma luva. Eu ainda não conhecia e fiquei encantada com as belezas, gosto de ir em fora de temporada e pegar os dias assim, suas fotos ficaram lindas. Vou salvar aqui adorei as dicas beijos

  • É verdade, nos somos privilegiados e temos vários "caribes brasileiros" haha, mas esse em Maracaju eu não conhecia e estou impressionada com a beleza desse lugar :O, já vou planejar uma viagem pra lá rs

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás