Turismo sustentável: aprenda a ser um viajante consciente


A ideia de turismo sustentável é muito interessante e, de fato, precisa ser debatida. Quem acompanha o Leve na Viagem, seja aqui ou seja no Instagram, sabe muito bem o quanto eu prezo pela preservação da natureza. Aliás, mais do que isso, acredito fortemente que devemos saber valorizar, respeitar e saber estar em contato com o mundo que nos cerca. Pensando nisso, e também visto que nos encontramos cada vez mais ameaçados pelo aquecimento global, hoje trago a vocês a abordagem do turismo sustentável. Vou falar um pouquinho do conceito e sobre como podemos aplicá-lo na prática.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Turismo sustentável: do que se trata?

O turismo sustentável é o termo que se dá às práticas responsáveis de viagem. Isso vai desde a hospedagem às formas de alimentação. Muitos devem se perguntar “nossa, mas tão radical assim?”. Bom, claro que não. Primeiramente, é importante lembrar que qualquer gesto de preservação e cuidado já é mais que bem vindo. A ideia, aqui, é apresentar os meios que temos para fazer ainda mais pela nossa mãe natureza. Vamos conhecer mais um pouco?

Princípios básicos do turismo sustentável

Primeiramente, não se trata apenas de questão de poluição e afins. Quando falamos de turismo sustentável, falamos de práticas que envolve toda a organização social, desde a economia à cultura. É claro que, quando pensamos assim, parece muito difícil de realizar o necessário; no entanto, com um pouco de atenção, percebemos que podemos agir muito mais do que imaginamos.

Existem alguns aspectos que norteiam esse estilo de viagem, que são:

  • Redução de Impactos Socioeconômicos;
  • Redução de Impactos Ambientais;
  • Investimento em Administração Responsável;
  • Redução de Impactos Culturais.

Isso significa que, além da preservação do meio ambiente, com o básico que já sabemos, precisamos, também, entender o funcionamento das empresas que contratamos para que, assim, possamos de fato exercer um estilo de vida. Por isso, vou deixar aqui algumas coisinhas nas quais podemos prestar atenção para mudar e melhorar o nosso comportamento.

O quadro abaixo, apesar de estar em Inglês, menciona 17 boas práticas de turismo sustentável. Delas, selecionei as 6 que considero mais pertinentes e fáceis de adotar num primeiro momento.

Tradução (livre):
  1. Sem pobreza
  2. Fome zero
  3. Boa saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água limpa e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução de desigualdades
  11. Comunidades e cidades sustentáveis
  12. Produção e consumo responsável
  13. Ação climática
  14. Vida sob a água/marítima
  15. Vida na Terra
  16. Paz e Justiça
  17. Parcerias para os objetivos

1. Priorize os serviços locais

É normal que, por diversos e inegáveis fatores, tendamos a contratar empresas de maior renome e já seguras no mercado. No entanto, quando contratamos/compramos de serviços locais, estamos não somente valorizando o trabalho daqueles que ali vivem, como também movimentando a economia e incentivando a independência. Multinacionais, ou até mesmo grandes empresas brasileiras, praticamente não movimentam a economia de pequenos municípios. Isso porque a maior parte do dinheiro vai pra matriz. O que os funcionários recebem é basicamente só o salário.

Procure contratar empresas de turismo pequenas, do lugar onde vocês estão conhecendo, que já estarão dando um grande passo para o crescimento turístico local. Da mesma forma, procure hospedagens pequenas, como pousadas. O Booking.com é uma plataforma que oferece diversas opções.

2. Viaje para destinos menos populares

Pode parecer que não, mas viajar para destinos que não são famosos é, sim, uma forma de sustentabilidade. Mas por que? Bem, quando paramos para analisar, existem diversos lugares no Brasil que têm infraestrutura para receber turistas mas, infelizmente, não são muito conhecidos e nem são muitos procurados. É o caso, por exemplo, de Carrancas, em Minas Gerais. O raciocínio de sustentabilidade aqui vai de acordo com o do tópico anterior. Quando incentivamos lugares menores, que talvez nem tenham grandes empresas instaladas por lá, incentivamos e fazemos com que, gradualmente, ele cresça. Assim, quando for planejar a sua próxima viagem, já pensa num lugarzinho menos famoso, mas que muito provavelmente te surpreenderá e deixará feliz 🙂

3. Preste atenção nas atrações turísticas

Como assim? Bem, existem diversos lugares mundo afora que têm práticas que vão diretamente contra a ideia de turismo sustentável. Seja com exploração de animais, com degradação do meio ambiente ou com sistema de trabalho que ameace a economia local, algumas atrações (e até mesmo hotéis) não devem receber nem um tipo de reconhecimento e público.

4. Economize recursos naturais

Aliás, não somente recursos naturais, mas energia também. Isso porque todo o nosso consumo tem um impacto ambiental. Assim, se você evita pedir troca diária de toalhas e lençóis, se não deixa o ar condicionado ligado o tempo inteiro, se toma banho mais curtos, já consegue economizar gastos desnecessários de recursos hídricos e elétricos. Não é porque estamos na rua que devemos fazer o que não faríamos em nossa própria casa. A natureza é nossa casa e, por isso, devemos sempre prezar por ela.

5. Conheça a cultura local

Conhecer a cultura local é um ato sustentável também. Tendo em vista que somos seres culturais, conhecer um novo lugar implica diretamente em conhecer hábitos, costumes e valores. Existem lugares, como é o caso das Ilhas Maldivas, em que determinadas coisas não são permitidas; no caso das Ilhas, não é permitida a venda e consumo de bebida alcoólica. Por isso, é de suma importância que pesquise a respeito do seu destino antes de chegar lá. Precisamos, acima de tudo, respeitar as pessoas e os lugares nos quais vamos.

Ah, e mais uma coisa: apesar de ser normal o costume de negociar valores, lembre-se também que muitas vezes os moradores que vendem produtos ou serviços dependem exclusivamente dessa renda; por isso, seja razoável e pese até que ponto você precisa mesmo pedir descontos.

6. Cuidado com seu lixo

Esse é um ponto no qual eu sempre bato na tecla: não adianta você fazer nenhuma das coisas acima se não cuida do lixo que produz. Quando vamos fazer ecoturismo, precisamos nos atentar detalhadamente a toda a emissão que fazemos, e isso vai diretamente de encontro com a ideia de sustentabilidade e reciclagem. Ande sempre com um saquinho para armazenamento de lixo na mochila de trekking. Se possível, cate também os que encontrar ao longo do caminho. Infelizmente, a falta de consciência de muitas pessoas torna destinos turísticos belíssimos degradados, afetando até mesmo a vida animal da região. Pense não só na natureza e em você mesmo, mas também nos outros que visitarão o local depois de você.

Tradução: “por favor, não deixe nada além de suas pegadas”

Pratique o turismo sustentável e cuide da natureza!

O turismo sustentável tem sido cada vez mais incentivado e tende a ser muito implementado mundo afora, especialmente por parte dos setores hoteleiros e agências de passeios. Pensar em sustentabilidade no âmbito de viagem significa cuidar de aspectos não tão óbvios, como alguns dos que mencionei acima, mas que definitivamente farão toda a diferença para o planeta que nos oferece tanto e só nos pede o cuidado em troca. <3

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás