Mundo

Lugares para passar lua de mel: 7 opções nacionais lindas e baratas


Planejar um casamento tem diversos aspectos a serem considerados: bufê, cerimonial, lista de presentes… Um dos mais sonhados é a lua de mel. Afinal, depois de tanto trabalho para uma festa, e principalmente, após oficializar uma união com a pessoa amada, o que mais queremos é celebrar a dois. Por isso, hoje trago uma lista com 7 lugares para passar lua de mel. Busquei destinos nacionais que sejam mais acessíveis e, mesmo assim, não deixem a desejar no que diz respeito à qualidade.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Lugares para passar a lua de mel sem gastar muito

Ainda que estejamos com pouca grana, é óbvio que queremos uma viagem linda e marcante de lua de mel. O Brasil, como costumo falar, é um país riquíssimo e que guarda maravilhas no que diz respeito a belezas naturais. Sair do usual muitas vezes é sinônimo de economia, e essa é uma das ideias que pretendo trazer aqui. Antes de abordar os destinos, no entanto, quero recomendar o post COMO ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIAJAR, no qual trago dicas de otimização de gastos e custos, tanto antes quanto durante a viagem.

Além de definir a média de gastos que você pretende ter, é importante determinar antes o estilo de viagem. Assim, você consegue se planejar exatamente de acordo com o seu gosto e sua vontade, até porque é a sua lua de mel! Faça-a do jeito que sonha e deseja! Vou deixar dicas de destinos que variam, mas a maioria é serra e praia, pois são os principais atrativos do Brasil. Vou deixar alguns destinos que fui e que acho incríveis para casais também, além de alguns nem tão comuns assim! Vem comigo nessa aventura 🙂

1. Fernando de Noronha — Pernambuco

Você já deve estar pensando “mas como assiiiimmmm, se esse lugar é tão caro?”. Calma! A ideia é que vocês vejam destinos legais para lua de mel e saiba que sim, é possível conhecer esse lugar paradisíaco gastando menos do que se imagina. Aliás, eu já até falei sobre como gastar pouco nessa viagem. Fernando de Noronha é um destino maravilhoso, que enche os olhos e aquece o coração e que tenho certeza que você e seu amor vão amar!

Lembrando que tudo ali se resume à praia. Portanto, suas atrações são essas, mas há também museus e mirantes para conhecer. Os passeios de barco são ótimos para conhecer melhor o local e ter uma vista do que é esse pedaço de paraíso.

Como chegar a Fernando de Noronha

Para chegar a Noronha, primeiro é preciso ir até Recife, capital do estado ou Natal, capital do Rio Grande do Norte. Diariamente saem de 2 a 5 voos de Recife e 2 de Natal. Os voos de Recife são operados pela Gol e pela Azul, enquanto os que saem para Natal são operados apenas pela Azul.

Onde se hospedar em Noronha

Recomendo a pousada que fui e amei, Pousada Ares de Noronha, na Vila do Trinta. Teve um ótimo custo benefício, e digo o porquê: pessoas receptivas e ambiente familiar, quarto amplo, ar condicionado, cama gostosa, café da manhã simples, e comida caseira, a cada dia com algo diferente. No entanto, há também outras opções, como a Pousada Capim Açu e a Pousada Casa de Praia.

2. Petrópolis — Rio de Janeiro

Petrópolis é um destino incrível e que merece bastante ser considerado. Além de lindo, é um lugar em que vocês podem explorar de tudo: desde história e cultura até ecoturismo. Aliás, o município é delimitado pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em que há diversas opções de trekking e trilhas. Mas para os românticos, a cidadezinha é extremamente aconchegante. Conta com Palácios, Catedrais e Museus diversos. Além disso, também tem incríveis restaurantes. Estão bem servidos!

Como chegar a Petrópolis

São aproximadamente 115km de distância que separam Petrópolis da capital carioca. Do Rio, siga pela BR-040 e, ao chegar na serra, são mais 20km até chegar à cidade. De ônibus, a cada 30 minutos partem ônibus (linha 100, 1h30 de viagem) do Terminal Novo Rio. Mas claro, aqueles que querem desfrutar ao máximo de privacidade e aproveitar o tempo a dois, lembrem-se de alugar um carro e ter sua independência garantida.

Onde se hospedar em Petrópolis

Há opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Obviamente que, para seguir a ideia da economia, o ideal é procurar pousadas, como a 14 Bis. Mas para aqueles que preferem não economizar nesse ponto, hospedagem em prédios imperiais, como o Casablanca Imperial, são mais que adequadas.

3. Ilhabela — São Paulo

Também conhecida, inclusive por ser a maior ilha do Brasil, Ilhabela é um destino incrível para alguns casais. Isso porque, além do visual lindo que nem preciso descrever, ela tem apenas 17% de seu território habitado. Isso significa que há MUITA natureza por ali. De fato, são mais de 360 cachoeiras para conhecer e aproveitar! Olha que incrível?? Mas para aqueles que preferem ficar mais tranquilos, as praias são mais que satisfatórias.

Como chegar em Ilhabela

O Aeroporto de São José dos Campos é o mais próximo de Ilhabela. E da Rodoviária saem ônibus que levam em torno de 3 horas para São Sebastião, de frente para Ilhabela. Também é possível ir de carro. É preciso pegar balsa para chegar à ilha. Ela funciona diariamente, 24h. Entre os horários de 5h30 da manhã até 23h30 da noite, a saída ocorre a cada 30 minutos. Fora desse horário, a saída ocorre de hora em hora.

Onde ficar em Ilhabela

Por ali o que não falta é opção linda de hospedagem. No entanto, deixo aqui três principais sugestões: Pousada Lacosta, aconchegante; Pousada Vila das Velas, maior e com vista para o mar, e Pousada Bons Ventos, de bom custo benefício e localização.

Lembre-se sempre de viajar respaldado por seu Seguro Viagem!

4. Morro de São Paulo — Bahia

Um dos mais lindos lugares para passar lua de mel definitivamente é Morro de São Paulo. Isso se deve ao fato de que o lugar é paradisíaco, repleto de opções de passeios, além, claro, das lindas praias. Aliás, as praias são as principais atrações desse lugar, portanto, já escolhe seu biquíni favorito e arrasa! Para aqueles que gostam de turismo histórico, o lugar oferece muito, já que tem um pezinho na história, visto que faz parte da segunda cidade mais antiga do país. Há a fortaleza e o Farol, muito incríveis. O município tem, ainda, restaurantes e barzinhos badalados e ótimos para relaxar, como a Toca do Morcego.

Como chegar em Morro de São Paulo

Primeiramente, você deve ir para Salvador. De lá, para chegar à Ilha, as opções são catamarã ou transfer mar e terra.  No geral, optar pelo catamarã sai mais em conta financeiramente e é menos cansativo, visto que via mar terra você pega lancha, ônibus e barco.

Existe, também, a opção de ir de avião diretamente para a Ilha ou para Valença, que é a cidade mais próxima de Morro de São Paulo. Apesar de atrativa pela praticidade, essa opção é bastante cara e não possui muita flexibilidade quanto aos horários. Se você tem dinheiro para isso, ótimo! Mas se a ideia é economizar, vá de catamarã que é incrível!

Onde se hospedar em Morro de São Paulo

Há dicas detalhadas no post ONDE FICAR EM MORRO DE SÃO PAULO. No entanto, minhas principais recomendações são Passárgada Pousada e Restaurantrepleta de luxo e tranquilidade; a Pérola do Morro, pousada a 50m da praia e bem charmosa, e a Pousada Michelea 30m da Segunda Praia.

5. Serra Gaúcha — Rio Grande do Sul

Para aqueles casais que não são muito chegados aos destinos com praia, a Serra Gaúcha como um todo é uma excelente pedida. Afinal, muito além do friozinho característico, as atrações são incrivelmente aconchegantes e deliciosas! Desfrutar de deliciosos vinhos, queijos, chocolates quentes… Confesso que deu até vontade! Na Serra Gaúcha estão especialmente Gramado, Canela e Bento Gonçalves. O último, inclusive, é meu foco aqui. O lugar é conhecido por conta do Vale dos Vinhedos, sendo oficialmente a capital brasileira do vinho. Por ali, os apaixonados podem fazer visitas guiadas aos vinhedos, conhecer o processo de produção da bebida, fazer piqueniques em meio às plantações… Ah, há também a rota rural Caminhos de Pedra, em que há passeio de Maria Fumaça e tudo o mais!

Como chegar à Serra Gaúcha

Lembrando que Gramado e Bento Gonçalves têm uma distância de 2 horas de carro entre elas. Por isso, decida para qual irá, caso tenha poucos dias de viagem. Se não, visite ambas!

Desembarcando em Porto Alegre, o jeito mais fácil de chegar a ambas as cidades é de carro. Para Bento Gonçalves, são 122km a partir da capital. Siga BR-116 até São Leopoldo, depois pela RS-240 até Portão e em seguida pela RS-122 até São Vendelino. De lá, a RS-446 levará, enfim, a Bento Gonçalves.

Para Gramado, a rota mais fácil e tradicional é a chamada Rota Romântica: é só seguir pela BR-116 por aproximadamente 2h. Não tem erro e é ainda um trajeto lindo, em que o visual da serra se encarrega de fazer a viagem de horas passar num instante.

Onde se hospedar na Serra Gaúcha

Em Gramado, a Pousada Nosso Lar e o Tri Hotel Le Chateau são opções muito bem avaliadas e que oferecem muito conforto e luxo, como spa, sauna e piscina. Já em Bento Gonçalves, a Pousada Casa Barp se encarrega de remeter os hóspedes à era medieval, com sua estrutura de pedras e tudo simples, mas lindíssimo. Já o LOTE20 Hotel Boutique é lindo e chique, oferecendo muito conforto e até massagem.

6. Monte Verde — Minas Gerais

Localizado na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é definitivamente um dos melhores lugares para passar lua de mel dessa lista. O motivo? A mistura gostosa de natureza e aconchego que só a serra mineira é capaz de proporcionar. Por ali, os casais serão muito bem atendidos no que diz respeito a belas paisagens, passeios históricos e, claro, a deliciosa culinária mineira! Andar pela Avenida Monte Verde é um incrível passeio, para conhecer as galerias e vilas que parecem saídas de um distrito europeu. Como falei, há a mistura com natureza, o que significa que há trilhas deliciosas para fazer. Há ainda falcoaria, cervejarias, tirolesa… Enfim, inúmeras opções meeesmo! Garanto que os pombinhos que optarem por lá ficarão mais que maravilhados.

Como chegar a Monte Verde

A vila fica mais perto da capital São Paulo do que da capital Belo Horizonte. São 3h de distância da primeira, enquanto da segunda, 6h. Para ir de carro, é só seguir pela BR-381 até Camanducaia, e então são mais 3omin até Monte Verde. Também é possível ir de ônibus, e aí são precisos 2: um para Camanducaia, depois outro para Monte Verde. Há linhas diretas de SP para Camanducaia, e a viagem dura cerca de 2h30. De Camanducaia a Monte Verde, há sete horários disponíveis durante todo o dia, durando aproximadamente 50min.

Onde se hospedar em Monte Verde

Para aqueles que curtem um chalé, com mais privacidade, o Chalés Fazenda das Samambaias é perfeito! Os casais particularmente amam. O Hotel Ninho do Falcão é um pouco mais rústico e simples, mas com uma vista arrebatadora e piscina aquecida. Para os que preferem ficar no centro, a Pousada Ana Terra é linda e aconchegante, enquanto aqueles que preferem se isolar na natureza e apenas ter momentos a sós vão amar as opções do MD Luar da Montanha.

7. São Francisco Xavier — São Paulo

A 150km da capital paulista, São Francisco Xavier muitas vezes passa batido e é ofuscado pelo clássico Campos do Jordão. O que pouca gente sabe, no entanto, é que ele não deixa nada a desejar e é mais acessível economicamente! É um lugar mega romântico, com chalés lindos, muita natureza e tranquilidade. Também fica na Serra da Mantiqueira, é um distrito de São José dos Campos e é ótimo tanto para os casais que querem relaxar quanto para os que buscam aventuras e trilhas. Há bares rústicos no centro que fazem com que as noites sejam deliciosas, com aquele clima único que só a serra proporciona. Casais que gostam dessa programação vão se apaixonar!

Como chegar em São Francisco Xavier

A distância de São Paulo capital é de 150km, percorridos de carro em 2h pela BR-116 e pela rodovia Monteiro Lobato.

Onde se hospedar em São Francisco Xavier

As opções de serra são sempre pousadas ou chalés. Para aqueles que querem um lugar delicioso até com rio e aconchego, o Recanto das Pedras é o lugar. Quem ama um rústico chique vai se deliciar com a Pousada Serra do Luar, que conta até mesmo com spa. Já a Pousada Murmúrio das Águas é simples, mas não deixa de ser maravilhosamente acolhedora e com um excelente custo benefício!

Lugares para passar lua de mel: faça seu planejamento e vá com tudo!

Viu como existem várias opções lindas no nosso Brasil? Procurando com calma e cuidado, podemos escolher bem um destino incrível sem deixar de economizar! Lembre-se que a lua de mel é o seu momento, por isso, dedique um tempo a buscas, para que tudo saia da melhor forma possível. O planejamento de viagem é essencial para que tudo corra perfeitamente bem, e nós do Leve na Viagem estamos aqui para lhe ajudar com isso!

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás