Dicas de Viagem

Como economizar dinheiro para viajar: torne seu sonho mais fácil!


Viajar é, de fato, um sonho de muita gente. Na verdade, um estudo feito pelo SPC Serasa ainda em 2015 apontou que aproximadamente 15% dos brasileiros sonham em viajar para o exterior, enquanto 12%, dentro do Brasil. Em se tratando de uma população como a brasileira, essa porcentagem é muito grande. Esse mesmo estudo aponta que, apesar de ser um sonho, muitas pessoas não conseguem realizá-lo por motivos financeiros. Hoje, a minha ideia é mostrar para vocês que tem como economizar dinheiro para viajar.

É claro que eu não vou abordar aqui todas as realidades porque, justamente por se tratar do nosso Brasil, infelizmente sabemos que os índices de desigualdade sociais são gritantes e nem todo mundo tem sequer o dinheiro para comer, veja lá para poupar, certo? Nada de ilusão por aqui. Sem mais delongas, vamos ao que interessa?

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Como economizar dinheiro para viajar? Defina prioridades

O primeiro passo para que você consiga economizar dinheiro, independentemente da finalidade, é estabelecer as suas prioridades. Muito provavelmente você tem contas fixas que somam determinada quantia, como por exemplo, aluguel, luz, água… Essas são despesas essenciais, que não podem e nem devem ser cortadas para o luxo de uma viagem. No entanto, a ideia, aqui, é refletir sobre o seguinte: quais dos meus gastos podem ser cortados? Quais não são essenciais?

Quando passamos a analisar o que é dispensável, encontramos formas de economizar. Quer um exemplo? Seu café da manhã. Se você é uma pessoa que toma café da manhã fora de casa, esse é um gasto absolutamente desnecessário. Quer ver?

Vamos supor que você gaste, por dia, 4 reais no seu café da manhã (o que eu acho improvável, acredito que seja mais, mas trabalhemos assim). Se você trabalha de segunda a sexta, 4×5 = 20 reais. Multiplique 20 por 4, pois um mês possui 4 semanas, e olha só: 80 reais. “Ah, Luísa, mas 80 reais é muito pouco!”. Bom, pra quem não tem por onde começar, 80 já é bastante significativo. Existem inúmeras opções de café da manhã saudáveis para você fazer e substituir esse hábito da sua vida.

Existem aí outros gastos, como: TV a cabo, mensalidade de aplicativo de streaming (os 35 reais da Netflix, em 6 meses, são mais de 200 reais), gasolina (não é possível a todos, mas se puder trocar o carro pelo transporte público… não há por que não fazer).

Quite suas dívidas

Dentro das necessidades, como mencionei, existe o pagamento de dívidas. Muitas vezes, dividimos compras a longo prazo para que possamos ter a ilusão de ter dinheiro sobrando por mês. No frigir dos ovos, você passa mais tempo pagando algo que poderia terminar antes. Enfim, alguns parcelamentos trabalham com amortização de juros quando são antecipados, então analise se essa possibilidade não é interessante para você. A partir do momento que você consegue quitar as suas dívidas, é mais fácil você poupar, pois não fica aquela preocupação de cobrança, sem saber como economizar dinheiro para viajar.

Defina metas

Quando trabalhamos com metas, temos a tendência a ser mais assertivos e ter mais foco. Estabeleça uma meta! Escolha um destino, ou defina um valor que quer arrecadar. É muito mais fácil quando trabalhamos com objetivos, pois sabemos exatamente onde queremos chegar e, a partir disso, buscamos soluções para esse problema.

Como economizar dinheiro para viajar? Gaste menos do que você ganha!

Parece óbvio, mas esse é um erro que muuuuita gente comete. Soma aí suas dívidas a longo prazo que eu tenho certeza que muitos de vocês vão ter valores altos pendentes. Isso porque, como falei, a gente cria aquela ilusão de que, porque é parcelado, tá gastando menos. Só ilusão. E para você conseguir gastar menos do que ganha…

Coloque tudo na ponta do lápis

Anote todos os seus gastos. Quando você tem esse controle sobre o que gasta, quanto e com o quê, você passa a perceber muitos detalhes que devem ser mudados, compras que podem ser evitadas e tem uma noção melhor de quando pode gastar. O segredo de fato para conseguir economizar dinheiro é ter controle sobre as suas finanças. Por isso, tenha uma planilha de controle de gastos — existem, ainda, aplicativos que te ajudam a fazer isso. Apenas comece, não importa onde.

Busque uma nova fonte de renda

Como falei, existem diversas realidades e eu sei que essa aqui não irá se adequar a todos. No entanto, se você tem essa possibilidade, não deixe de fazê-la. O que você arrecadar extra pode ser voltado para a sua viagem. O que fazer para arrecadar grana? Aí depende de você. Você tem alguma habilidade? Cozinha, escreve, pinta, desenha, faz artesanato…? Encontre algo que possa ser lucrativo e torne isso uma fonte de renda. Como eu já falei antes, pra quem não tem nada, metade é o dobro.

Pesquise antes de comprar

É muuuito importante que, antes de simplesmente comprar uma coisa, você pesquise os valores. O mesmo item, da mesma marca, pode ter valores muito diferentes em lugares diferentes. A chance de conseguir economizar é maior ainda se você aposta numa variedade de marcas e faz uma técnica de “compensação”: alguns produtos a gente sabe que não dá pra comprar de marcas desconhecidas, mas outros, dá tranquilamente. Busque alternativas mais baratas e veja o seu dinheiro “render” mais.

Como economizar dinheiro para viajar sendo chefe de família?

Nesse caso, é um pouco óbvio que as coisas se complicam. Para quem tem filhos, os gastos são maiores e a probabilidade de imprevistos acaba sendo um pouco maior. Isso não impede, no entanto, que algumas das medidas que já citei sejam tomadas, bem como algumas outras, por exemplo:

  • Vai dar um presente para seu filho? Incentive-o a querer uma viagem em vez de um smartphone. Muitos celulares hoje em dia são mais caros que uma viagem;
  • Venda coisas que não usa mais;
  • Se tem conserto, não tem motivo pra comprar outro;
  • Faça sempre uma lista para as compras de casa;
  • Compre em grandes atacadistas, pois as coisas costumam ser mais baratas;
  • Plante algumas coisinhas em casa, como cheiro verde e alface;

Dica de ouro de como economizar dinheiro para viajar: aprenda a dizer “não”

Isso mesmo! Parece nada a ver, mas quando você aprende a dizer não, você aprende a poupar. Seus amigos se reúnem toda sexta pra tomar umas duas cervejinhas antes de ir para casa? Diga não. Bateu aquela vontade de comer um hamburgão pelo iFood? Diga não. Vai rolar uma arrecadação de fundos para uma festinha que você nem quer ir? Não vá. Muitos de nós têm, dentro de si, uma enorme dificuldade em dizer “não” às pessoas, seja pelo medo de soar chato, seja pelo medo de chatear alguém que goste.

A realidade é que, independentemente de ser para viajar ou não, aprender a dizer “não” é um ato libertador. Você aprende a ter domínio e independência acerca de suas vontades, consegue estabelecer o seu espaço e sabe muito bem o que aceita ou não. Por isso, não apenas para economizar, mas para a sua vida: saiba dizer “não”. Veja como isso vai transformar você.

Como economizar dinheiro para viajar: dicas finais

Existem algumas outras coisas que vão te ajudar (e muito!) a economizar, veja:

  • Compre suas passagens de madrugada, pois costumam haver promoções;
  • Viaje em períodos de baixa temporada, pois tudo é mais barato, desde a passagem à hospedagem e passeios;
  • Planeje sua viagem com antecedência!;
  • Faça um seguro viagem: apesar de parecer, a princípio, um gasto extra, você vai economizar E MUITO se tiver o respaldo de um seguro viagem para qualquer imprevisto;
  • Defina em que prefere gastar mais (hospedagem/alimentação/passeios) e economize no restante;
  • Escolha destinos mais baratos para começar.

Bom, economizar dinheiro para viajar não precisa de forma alguma ser uma tarefa árdua. Precisa de disciplina, é fato, mas, se você tem condições de fazer algumas dessas coisas que mencionei sem ficar no sufoco, comece já! Tenho certeza que, no fim das contas, você terá orgulho de seu esforço e de ter feito, sozinho, o caminho que o levou à sua tão sonhada viagem!

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

5 motivos para escolher a sua jaqueta The North Face feminina

Se você ama uma aventura, deve providenciar sua jaqueta The North Face feminina já! Veja…

% dias atrás

Como escolher a melhor calça feminina e impermeável para trekking?

Descubra a calça feminina e impermeável perfeita para o seu próximo trekking Quando se trata…

% dias atrás