Dicas de Viagem

Onde se hospedar em Ibicoara: dicas maravilhosas para você aproveitar!


Ibicoara é um município baiano, localizado no extremo sul da Chapada Diamantina. Os dois pontos turísticos mais famosos da região estão nesse município: a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha. Com apenas aproximadamente 850m², é um lugarzinho delicioso para conhecer e que, de fato, deixa os amantes de ecoturismo encantados com toda a sua beleza. Hoje, venho deixar algumas dicas de onde se hospedar em Ibicoara, a fim de que você possa aproveitar plenamente tudo o que esse cantinho tem para oferecer.

Um pouco sobre Ibicoara

Primeiramente chamado de São Bento, esse município foi, por muito tempo, tido como o local de descanso de garimpeiros que iam para outras cidades em busca de ouro. A criação de café surgiu no local que fica a 1.100m de altitude, e até hoje é presente. Passou por mais uma troca de nome, Igarassu, antes de, enfim, receber o nome de Ibicoara. Esse nome significa “buraco na terra” em tupi. É um lugar cercado por serras e cachoeiras e que ainda está crescendo no tocante ao turismo. No entanto, continua sendo um atrativo e tanto, com tudo o que tem a oferecer!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Como chegar a Ibicoara

Para chegar à região, é preciso primeiro ir para Salvador. O município fica a aproximadamente 460km de distância. Portanto, de lá, existe a possibilidade de ir tanto de carro quanto de ônibus. Indo de carro (alugue o seu com a RentCars, nossa parceira), é necessário sair pela BR-324, depois pegar a BR-242 até chegar à BA-142, quando, enfim, chegará ao destino. São aproximadamente 7 horas de viagem.

Também é possível ir de ônibus. A única linha direta é realizada pela empresa Cidade Sol, numa viagem de aproximadamente 9h de duração. Também é possível pegar ônibus que vai para Barra da Estiva e, de lá, pegar outro para Ibicoara, mas esse trajeto é ainda mais demorado.

Onde se hospedar em Ibicoara, paraíso do ecoturismo

Bom, escolher onde se hospedar em Ibicoara é uma tarefa até fácil. Visto que ainda é um município “iniciante” no mundo turístico, as opções não são tão numerosas, mas não tenha receio: isso não quer dizer que não há opções incríveis. Pelo contrário, por ali existem vários cantinhos aconchegantes só esperando por você. Aqui, vou mostrar opções das mais simples às mais requintadas, já que vocês, leitores, certamente têm preferências distintas. Mas não se esqueçam: se não gostarem das que mostro aqui, consultem o Booking.com e procurem a que se encaixa melhor às suas necessidades e gostos.

1. Pousada Capão do Mel

Numa pegada rústico chique, a Pousada Capão do Mel é, sem dúvida, uma das melhores opções de onde se hospedar em Ibicoara. Fica logo no começo do município, da placa de “Bem vindo a Ibicoara”, estando a 10km da Cachoeira do Buracão.

Oferece café da manhã gratuito e adota o sistema de quartos, não de chalés. Tem uma área de lazer compartilhada, uma espécie de laguinho artificial bem lindo, mas encanta mesmo é pela vista linda que tem da serra.

Reprodução: Booking.com

2. Hotel Raio do Sol

Essa opção aqui tem como prioridade o custo benefício. De acomodações simples, oferece café da manhã estilo buffet e americano, com serviços de limpeza de quarto e wi-fi gratuito. Os hóspedes elogiam bastante o conforto das camas e a presteza da dona do Hotel Raio do Sol.

Os quartos abrigam entre duas a seis pessoas, podendo ser utilizado ar condicionado, com custo extra. O hotel está localizado a cerca de 30km da Cachoeira da Fumacinha.

Reprodução: Booking.com

3. Encanto dos Mognos

A Pousada Encanto dos Mognos é outra que presenteia os hóspedes com uma vista encantadora das montanhas. Localizada a cerca de 5km do centro da cidade, tem uma apresentação visual mais clean, muito aconchegante e acolhedora. Conta com um pomar do qual os hóspedes podem colher frutos para consumo, caso esses estejam disponíveis.

O café da manhã é gratuito e já está incluso na hospedagem. Além disso, os hóspedes elogiam bastante os funcionários mas, principalmente, a tranquilidade do lugar.

4. Chalé Andorinha

Bastante arrumado e requintado, o Chalé Andorinha figura entre as mais confortáveis escolhas de onde se hospedar em Ibicoara, pois, além de confortável, é completa. É apenas um chalé com capacidade para quatro pessoas, mas ele é todo mobiliado, pronto para só chegar. As roupas de cama também estão inclusas.

A diferença principal entre essa opção das outras é que nela não há café da manhã gratuito. O hóspede é quem prepara o que for consumir. Apesar disso, eu acredito que vale muito a pena a experiência. Também está a 5km do centro de Ibicoara.

5. Pousada Serra Aquarela – Mini Casas

O nome já diz: a proposta da Pousada Serra Aquarela é de mini casas. São duas, completamente equipadas e prontas para os hóspedes. Sua decoração faz com que seja, de fato, um lugar bastante acolhedor e tranquila. Por estar localizada na serra, o clima é friozinho e bem gostoso, mas não se engane: quando desce da serra, o calor volta!

Os hóspedes sempre mencionam o anfitrião Alexandre como um ponto alto da hospedagem, e citam a pizza que ele faz. Igualmente elogiada é a calmaria e a vista que se tem dos chalés. A decoração é linda, portanto, creio que é uma escolha mais que incrível!

6. Pousada Raposa

Para fechar esse post com chave de ouro, escolhi a Pousada Raposa porque só por foto ela já é mega acolhedora. Com a típica vista maravilhosa que se tem em Ibitioca, a área externa da acomodação é o que mais deixa os visitantes encantados, além, é claro, da hospitalidade dos anfitriões. O mais bacana é que pertinho da propriedade, além de dois laguinhos, há um rio e cachoeira. Demais, né?

Os quartos abrigam entre 2 a 4 pessoas, há piscina infantil e wi-fi gratuito. Toda a alimentação pode ser feita ali, e é tudo preparado pelos anfitriões. Inclusive, a alimentação também é um ponto destacado pelos hóspedes!

Onde se hospedar em Ibicoara: aproveite o passeio

Viu como essas opções são, de fato, maravilhosas? Lembrando que há sempre a opção de procurar por outras no Booking.com, nosso parceiro há anos e, além disso, é uma mão na roda quando vamos realizar nosso planejamento de viagem.

 

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás