Trekking

Como fazer necessidades fisiológicas em trilha: saiba mais aqui


Dentre os preparativos e organização para fazer uma trilha ou um trekking, devemos sempre pensar em como e onde fazer nossas necessidades fisiológicas. Além disso, é preciso pensar no mais importante: como fazê-las sem agredir o meio ambiente e sem deixar vestígios no caminho (porque outros trilheiros irão precisar de um caminho limpo). Pensando nisso, neste artigo trouxe dicas de alternativas simples de como fazer necessidades fisiológicas em trilha (ou acampamento), bem como as melhores maneiras de não descartar dejetos que agridam a natureza de forma errada. Ademais, também tem umas dicas e equipamentos necessários (e leves). Bateu a curiosidade? Então vem comigo! 🙂

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Confira algumas dicas básicas

É primordial que, ao sentir vontade de fazer o número 2, você procure locais distantes da água. Por exemplo: o ideal é que o faça a uns 50 metros de distância de córregos, cachoeiras e nascentes – ou qualquer outro tipo de reservatório de água da localidade. 

Essa é a dica número #1 e a mais básica de todas quando o assunto é como fazer necessidades fisiológicas em trilha, e que você não pode esquecer nunca, por maior que seja a vontade que esteja passando. Por isso, é interessante que se prepare para isso. Então, antes de começar o trekking, já procure saber se tem água por perto, quais os locais mais distantes e etc.

A minha dica número #2 é que, em hipótese alguma, você deixe o papel higiênico ou o lenço umedecido usado pelo chão. Nunca faça isso! Afinal, você está usufruindo dos benefícios da natureza na trilha e termina por agredi-la dessa forma? Jamais! Para evitar isso, tenha na mochila uma bolsa ou espaço para levar com você o lixo, inclusive o papel higiênico usado.

Nosso dever é tornar esses espaços limpos e o menos agredidos possível. Descartar nossas fezes lá já é uma agressão, mas aceitável, visto que a terra consegue fazer a decomposição. No entanto, o mesmo não acontece com o papel higiênico. Ademais, não há nada mais horrível do que encontrar papel higiênico usado enquanto estamos fazendo trilha. Vamos ter consciência!

⇒ Curso de Preparação para trekking, da teoria à prática!

Como não deixar as necessidades fisiológicas expostas na trilha e na natureza

Essas últimas dicas que dei, na verdade, são REGRAS! Se queremos um espaço limpo, natural e sem agressão humana, o mínimo que podemos fazer é deixá-los como encontramos. Sentir vontade de fazer cocô é normal, mas é nosso dever não deixar que isso impacte negativamente o meio ambiente e o bem-estar das próximas pessoas que irão percorrer a mesma trilha.

Abaixo, deixo algumas alternativas para não deixar nossos dejetos pelo caminho. Anote tudo e veja qual se encaixa com sua realidade, como, por exemplo, tempo de trilha ou acampamento, tamanho do percurso e etc.

1. Instalações sanitárias

O mais comum e rápido sobre como fazer necessidades fisiológicas em trilha é fazer instalações sanitárias, como buracos.

É importante que você leve uma pazinha. Cave um buraco (com uma profundidade adequada) e reserve a terra que tirou de dentro para enterrá-lo depois. Você irá fazer sua necessidade fisiológica dentro deste buraco. Após finalizar, enterre e depois coloque uma pedra em cima, para os animais não desenterrarem. 

Lembre-se: o papel higiênico que você utilizou não deve ser descartado lá, mas, sim, colocado num saco plástico, ser carregado por você até o final da trilha, e ser colocado no lixo correto.

Sobre essa técnica, faça essa instalação sanitária com mais ou menos 15 centímetros de profundidade e sempre longe de cursos d ‘água!

2. Poop Tube ou shit tube

Você já ouviu falar em Poop Tube? Ou shit tube? Se não, vou explicar aqui e exemplificar algumas de suas funcionalidades e benefícios.

No nosso país, entre os adeptos das aventuras em meio à mata fechada, esse tipo de objeto é pouco difundido. No entanto, fora do Brasil ele é um “queridinho”, principalmente se você for passar mais de um dia trilhando.

Ele é um tubo, feito de PVC, fechado nas extremidades e serve para que nós possamos carregar nossos desejos, sem que descartemos inadequadamente na natureza. Você pode pensar: carregar comigo? E o odor? Calma, existem alternativas para bloquear esse tipo de incômodo.

Antes de falar sobre isso, o poop tube é ideal para locais em que há um trânsito intenso de pessoas e que é quase impossível que façamos o bom e velho buraquinho, como expliquei anteriormente. 

Como utilizá-lo: você irá precisar de jornais e cal (lembra do odor, o cal irá ajudar nessa parte). Você fará apenas o número dois (lembre-se que o poop tube é apenas para isso). Coloque o jornal, depois um pouco de cal e faça o cocô, após terminar, coloque cal por cima, embrulhe no jornal e insira dentro do seu tubo – ah, coloque o papel higiênico utilizado junto, antes de fazer o embrulho no jornal. E pronto! Faça isso todas as vezes que sentir a necessidade.


3. Banheiro retrátil

Parece uma alternativa mais sofisticada, mas é ideal para quem vai fazer trilhas longas, com acampamentos, por exemplo. É tipo uma barraca, com a parte superior mais alongada, é dobrável e possui sacos plásticos para armazenar as fezes. Além disso, tem também um assento e devemos revesti-lo com plástico.

Assim como o poop tube, também utiliza-se cal. Por isso, quando fizer esse revestimento do assento, coloque uma camada de cal no fundo do saco. Ah, só o número dois, ein?!

Os papéis higiênicos e/ou lenços umedecidos podem ser descartados juntos, no mesmo saco plástico. Após terminar, coloque mais uma camada de cal por cima. Posteriormente, amarre o saco e coloque do lado da barraca retrátil, para serem transportados.

Com relação ao xixi, a orientação em todos os casos é que se faça no chão, mas longe de correntes de água. Entendeu? Essa é uma regra básica, para não poluirmos a água do local onde estamos. Do mesmo jeito, se for tomar banho em cachoeiras, piscinas naturais, etc, não fazer xixi dentro d’água. 

Como fazer necessidades fisiológicas em trilha: consciência é fundamental!

Galera, espero que tenha dado para vocês pegarem as dicas e se preparem adequadamente para a situação. Seguindo as regras básicas de como fazer necessidades fisiológicas em trilha e tendo consciência ambiental você tornará o percurso mais agradável a todos e sem prejudicar a natureza, o que é algo essencial. Para outras dicas sobre trilhas, confira os demais conteúdos do blog, aqui.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

 



Booking.com

 


Além disso, não esqueça de utilizar os links aqui do site, como o seguro viagem, por exemplo, na hora de planejar sua próxima aventura por aí! 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

 


 

Luisa Galiza

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás