Brasil

O que fazer no centro do Rio de Janeiro: 15 passeios imperdíveis


O Rio de Janeiro é uma cidade que desperta muito interesse logo de cara, por conta de suas inúmeras belezas naturais e das diversas atrações que proporciona. No post de hoje vou citar 15 locais para você conhecer por lá, apresentando, em específico, o que fazer no centro do Rio de Janeiro.

Antes, não deixe de ver o melhor custo benefício para ficar no Rio de Janeiro!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Esse “guia turístico” servirá tanto para quem já foi visitar o RJ quanto para quem está indo pela primeira vez. A seguir, você poderá conhecer vários pontos centrais do RJ, com endereço, valores de entradas e etc. Prepare-se para saber o que fazer no centro do Rio de Janeiro!

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

1. Museu do Amanhã

Vou começar falando desse projeto arquitetônico incrível. O museu em si é uma obra de arte e foi construído na região portuária do Rio de Janeiro, exatamente na Praça Mauá, 1 – Centro. Dependendo de onde você estiver no Rio, pode chegar lá através de diversos transportes, como carro, trem, VLT, bicicleta, ônibus, barca, metrô, a pé. É só adequar o seu endereço até o do Museu.

Essa atração não possui um estacionamento próprio, mas existem estacionamentos particulares na região, próximos ao Museu. Para chegar, se estiver de carro, coloque no seu GPS o endereço completo: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ.

Museu do Amanhã, Porto Maravilha, Rio de Janeiro

Esse é um museu de ciências aplicadas que foca nas oportunidades e desafios que a humanidade poderá enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade.

O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015, ou seja, é super jovem e cheio de surpresas envolvendo a temática, nos fazendo pensar sobre tudo que pode permear o nosso futuro – ou o das próximas gerações. Voltando a sua inauguração, que foi feita pela Prefeitura do Rio, o Museu do Amanhã é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

O valor do ingresso gira em torno de R$ 26,00 + encargos (R$ 3,25), sendo essa quantia para ingressos inteiros. Alguns perfis como estudantes, e outros, podem pagar meia entrada. Há também os que têm gratuidade total na entrada, como estudantes da rede pública, maiores de 60 anos e etc. Todos devem possuir e apresentar documentação que comprove o seu perfil.

Caso você queira um passeio mais completo, que inclua também um tour por todo o Boulevard Olímpico, clique aqui.

Aproveita e pega 10% off tem qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

2. Escadaria Selarón

Quase todo mundo quer uma fontinha nessa escadaria, não é mesmo? E realmente não tem como resistir, é chegar lá e querer fazer aquela foto típica! Essa é uma obra arquitetônica que foi decorada pelo artista chileno, Jorge Selarón – daí o nome, radicado no Brasil. A escadaria fica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. Se quiser, o passeio guiado é super interessante para ser feito!

Esse ícone do Rio de Janeiro já foi palco de vários acontecimentos como eventos de moda, cenário de clipes, filmes e etc. E não é à toa: são 250 degraus totalmente decorados entre a rua Joaquim Silva e o Convento de Santa Teresa. É pura criatividade e cor, e o melhor: é gratuito, é só chegar e apreciar o local e toda a sua beleza.

Já escolheu o melhor custo benefício para ficar no Rio de Janeiro?!

3. Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Geralmente, os turistas se encantam com os belos templos religiosos de algumas cidades. E não é diferente com as do Rio de Janeiro, como é o caso da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro – também chamada de metropolitana. O estilo arquitetônico é moderno, tendo sido inaugurada em 1979, bem no centro do RJ, na Av. Chile, 245, sendo uma substituição da antiga catedral Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Fica aberta todos os dias, possui uma bela história e é linda tanto por dentro, quanto por fora. E não precisa nem ser religioso (a) para se encantar com toda a parte histórica que permeia a arquitetura dessa igreja.

4. CCBB

Essa é a sigla para se referir ao Centro Cultural Banco do Brasil, que foi inaugurado no Rio de Janeiro em 1989, no centro da cidade. Porém, existem pólos da organização CCBB em BH, SP e Brasília também. A localização exata fica na R. Primeiro de Março, 66, Centro. O lugar possui uma ampla biblioteca, com mostras culturais e diversas outras atrações.

A criação do Centro Cultural do Brasil – CCBB tem sua origem no resgate da importância histórica e arquitetônica do edifício em que está instalado, além de ter sido, na época, uma iniciativa inédita de uma instituição financeira brasileira. Com aspectos multidisciplinares, abarcando várias manifestações artísticas, o CCBB é, sem dúvidas, fundamental no seu roteiro de o que fazer no centro do Rio de Janeiro.

Aproveita e pega 10% off tem qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

5. Biblioteca Nacional

A Fundação Biblioteca Nacional fica na Av. Rio Branco, 219, centro do Rio de Janeiro. Possui várias opções de visitações, como a parte de leituras e manuscritos, arquivos musicais, espaço cultural com mostras e apresentações, auditório para eventos, shows, celebrações e palestras, além da loja do livro e outros espaços que podem ficar localizados em sedes diferentes.

Para visitações deve-se consultar horários e dias de atendimento aqui.

A Biblioteca Nacional é depositária de boa parte do patrimônio bibliográfico e documental do nosso país, sendo considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, sendo também, a maior da América Latina.

6. Bar Amarelinho

Conhecido também como o Bar Amarelinho da Cinelândia, possui muitos anos de existência e sua história se confunde com a boêmia tão falada e apreciada do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1921 e, por ser localizado numa área de muitos teatros e cinemas, recebia boa parte da elite carioca da época.

Depois de muitas mudanças no local (inclusive de nome), de fluxo de pessoas e etc, o bar voltou a ser falado por grandes nomes da história, que reafirmam a importância desse bar para a história local.

Reprodução: Site Centro do Rio

Conhecer o Bar Amarelinho é ter um pouco de contato com todas as coisas que aconteceram historicamente na cidade, vale muito o passeio. Por isso, inclua essa paradinha no bar quando estiver pensando o que fazer no centro do Rio de Janeiro.

30 opções de onde ficar no Rio de Janeiro!

7. Real Gabinete Português de Leitura

Esse passeio possui um toque lusíada, com muitas histórias de convergência entre o povo brasileiro e português. Há beleza tanto no edifício, que abriga um acervo intelectual importantíssimo, quanto nas atividades que o Real Gabinete Português de Leitura (RGPL) desenvolve. Possui esse nome ‘Gabinete de Leitura’, por seguir uma matriz portuguesa de organização e costumes.

O Real Gabinete Português de Leitura fica na R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro, sendo dividido entre a biblioteca e o centro de estudos. Tudo amplo e arejado, encanta qualquer amante do mundo dos livros e bibliotecas.

No site do RGPL pode-se ter acesso a agenda, a revista e toda história que conta da implantação aos dias atuais do local.

8. Igreja de São Francisco da Penitência

Uma boa opção para incluir no roteiro de viagens de quem está indo passear pelo Rio de Janeiro, sem sair muito do seu centro, a Igreja de São Francisco da Penitência fica no Largo da Carioca – Centro do RJ. Por fora é simples, mas por dentro é impressionante!

ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO

A Igreja de São Francisco da Penitência foi concluída em 1772, possui incontáveis detalhes barrocos, e boa parte foi entalhada em cedro por Francisco Xavier de Brito e revestida com folhas de ouro. Tudo é perfeito e parece que estamos em outro mundo.

Dentre outros detalhes estão as pinturas ilusionistas, altares dourados, piso e teto impressionantemente detalhados. Cada visita dura cerca de 30 minutos e as fotos podem ser feitas sem flash.

9. Teatro Rival

Também está localizado pela região da Cinelândia, especificamente na Rua Álvaro Alvim – 33-37, centro do RJ. Foi inaugurado em 1934, juntamente com uma peça estrelada por alguns nomes de peso. Desde então não parou mais e é movido por esse amor às artes. E, impressionantemente, nós podemos sentir esse amor ao entrarmos no Rival.

No Teatro Rival podemos apreciar shows, peças de teatro e festas que têm como objetivo celebrar a diversidade. Além dessas atrações, o espaço continua sendo uma opção histórica de locação para eventos, possui infraestrutura completa de palco, salão e cozinha para atender qualquer demanda.

Reprodução: Site Agenda Carioca

10. Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A arquitetura é linda, enche os olhos e rende excelentes fotos para ficarem guardadas na lembrança. O teatro fica localizado na Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ. É considerado uma das principais instituições culturais do país. Os trabalhos de construção e decoração do Theatro Municipal se estenderam por quatro anos e meio, e a gente entende porque ‘demorou’ logo que entramos.

Tudo foi pensado minuciosamente e o teatro passou a contar com corpos artísticos próprios, como a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, o Coro e o Ballet do Theatro Municipal.

Aproveita e pega 10% off tem qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

11. Rio Scenarium

Só para aguçar a sua vontade de conhecer esse local surpreendente, o Rio Scenarium foi eleito pelo The Guardian um dos 10 melhores bares do mundo, e essa belezinha fica bem no coração do Rio, num casarão que data o século XIX, com a mesma decoração e móveis da época. São sete ambientes, distribuídos entre três andares. Imagina só?!!

Serve drinks customizados e a culinária e a música são essencialmente brasileiras. Se você curte uma feijoadinha aos sábados, samba raiz, gafieira e chorinho, esse é o local!

Porém, se você quiser curtir um pop, pode se direcionar ao Salão Anexo. Enfim, o lugar agrada todos os públicos!

Reprodução: TripAdvisor

12. Paço Imperial

Uma curiosidade sobre essa atração é que ela foi usada primeiramente como Casa dos Vice-Reis do Brasil. O Paço Imperial foi construído em 1743, fica localizado na Praça XV de Novembro, 48 – Centro do RJ.

O Centro Cultural Paço Imperial está vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, e oferece exposições incríveis durante todo ano, com entrada gratuita.

Além das exposições, mostras e arquitetura que têm muito a dizer, a área do Paço Imperial também possui Bistrô e o Restaurante Arlequim, em que podemos fazer boas refeições. Ademais, o centro histórico do Rio de Janeiro é uma ótima pedida para quem ama esse tipo de turismo.

13. Rua do Ouvidor

Assim como outros pontos que citei aqui, a Rua do Ouvidor também está intrinsecamente ligada à história do Rio de Janeiro. Desde 1880 essa rua era o local de encontro da sociedade carioca da época. Era onde se encontrava a maior concentração de comerciantes, modistas, perfumistas e cabeleireiros da época.

Por sua importância, essa rua aparece em diversos escritos, crônicas e etc., justamente por fazer parte da história do Rio. Atualmente resguarda um pouco dessas características, com um ar histórico e curiosidades que valem a pena ouvir, apesar de ter passado por transformações ao longo do tempo.

14. Cinelândia

Fica no centro do Rio, é um nome popular dado para essa região do entorno da Praça Floriano, sendo um local chave para quem visita a cidade, pois está rodeado pelo Teatro Municipal, o cinema Odeon e a Biblioteca Nacional e, por isso, não poderia faltar nessa lista de o que fazer no centro do Rio de Janeiro.

Antes, não deixe de ver o melhor custo benefício para ficar no Rio de Janeiro!

É um local que, atualmente, transmite um misto de passado e presente – passado porque ainda mantém os monumentos do século passado e seus valores culturais e futuro porque passou por reformas, dando uma cara mais atual para a região também.
Aqui há algumas opções de tours que passam pela Cinelândia.

15. AquaRio

Viajar para o Rio de Janeiro e não conhecer o maior Aquário Marinho da América do Sul é praticamente inaceitável! São 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água, 5.350 espécies do Brasil e do mundo, divididos em 28 recintos – ou lares, como os funcionários gostam de se referir aos locais que cada animalzinho fica. É tudo muito encantador.

Fica localizado na Praça Muhammad Ali – Via Binário do Porto, s/n – Gamboa, e os ingressos custam a partir de R$ 100. Tudo depende da programação que você quer conhecer e também existem combos promocionais.

Não deixe de ver o melhor custo benefício para ficar no Rio de Janeiro!

O que fazer no centro do Rio de Janeiro: aproveite a cidade maravilhosa!

Desde praias a museus e muita natureza, o centro do Rio de Janeiro tem muitas atrações a oferecer para você que quer aproveitar a cidade maravilhosa. Faça seu roteiro com as dicas que apresentei aqui, boa viagem e não esqueça de usar os links e outras dicas do Leve na Viagem para que sua visita ao Rio seja ainda mais organizada e incrível!

Aproveita e pega 10% off tem qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Veja também:

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás