Ecoturismo

Equipamentos para acampar: planeje bem sua aventura!


Acampar, querendo ou não, gera borboletas no estômago, principalmente quando não se tem muito o hábito. Nós sempre queremos que tudo saia como planejado, nunca queremos esquecer nada e, de alguma forma, ter controle de tudo. Nesse post, vou falar sobre equipamentos para acampar que não podem ficar de fora da sua aventura! Se é iniciante, explico tudo com calma, se já tem o hábito de acampar, indico algumas marcas!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Você sabia que sou embaixadora da The North Face? O Leve na Viagem representa uma das maiores marcas outdoor do mundo! E quem ganha é você! Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física! E o melhor, ele é cumulativo, ou seja, é válido também para produtos que já estão com desconto. Aproveite e invista em qualidade!

1. Barraca

Primeira coisa mais importante entre os equipamentos para acampar: a barraca! Esse é o principal item dos acampamentos, pois determinará seu conforto e sua boa noite de sono e claro, será uma “casa”. Existem de vários tipos, tamanhos, até de acordo com o tipo de camping/aventura que você está indo fazer. Desde as mais simples para armação (principalmente se você for iniciante nesse tipo de aventura) até às mais sofisticadas.

As barracas mais comuns são aquelas modelo iglu, que cabem até umas três pessoas (não muito grandes). Elas são indicadas para acampamento que não exige trilha. Por serem mais pesadas, não são compactas nem leves, então são ideais para acampamentos em que o carro está perto da parada. Sugiro algumas delas para seu acampamento:

Se o seu caso for prática de trilha, principalmente trekking, o ideal é uma barraca adequada para essa ocasião, compacta e leve, pois você terá que carregá-la durante todo trajeto. Nem pense em barraca para mais de 2 pessoas, grandes ou pesadas. O ponto chave na escolha é o peso! Algumas sugestões:

COMO ESCOLHER BARRACA DE CAMPING? VEM QUE TE AJUDO NESSA MISSÃO!

 

2. Mochila

Existem mochilas de vários tamanhos, modelos e específicas para determinadas ocasiões. Já escrevi um post com alguns detalhes e modelos, vale dar uma olhadinha.

MOCHILÃO PARA VIAGEM: O QUE PRECISA SABER E COMO ESCOLHER UM

No entanto, nem pense em acampar com mochilas ou bolsas que não são práticas, muito menos mala de rodinha. Lembre-se que além de ser sua “casa móvel”, ela provavelmente precisará dormir dentro da barraca com você. Uma mochila adequada é uma cargueira que tenha sistema Air Confort, para ajudar na transpiração das costas, com alças ajustáveis para adequar a seu tamanho e barrigueira firme e ajustável para distribuir bem o peso. Lembre-se também de verificar se a mesma tem capa de chuva, caso contrário, adquira uma, pois é essencial manter ela o mais seca possível no seu acampamento.

 

3. Sistema de dormir

Dentro da sua barraca tem que ter um local para você passar a noite bem. Por isso, tanto o colchão inflável quanto o saco de dormir são equipamentos para acampar importantíssimos, que vão evitar o contato direto com o chão frio durante o sono. Mas a pergunta é: você está indo acampar de brincadeira ou vai fazer uma trilha com acampamento? Se for a primeira opção, muito mais fácil. No carro você pode levar o colchão, lençol, travesseiro e fazer a farra. No entanto, se irá para trilha, tem que levar tudo da forma mais prática e compacta possível, afinal, você levará tudo nas costas, literalmente. Nesse caso, o ideal é o saco de dormir, e apesar de parecer simples, é um item que merece atenção porque existem diversos deles e para várias temperaturas.

Qual a temperatura média do local que vai? Você é uma pessoa calorenta ou friorenta? Estudar essas condições é primordial para escolher o equipamento certo. Todos os sacos de dormir contêm a temperatura para a qual ele é indicado. Sempre a máxima (que é o extremo do calor) e a mínima (que é para você ficar razoavelmente bem na extremidade do frio), ou seja, o saco deverá ser escolhido pela temperatura ideal (confortável) que ele apresenta. Isso consta nas informações técnicas dele, por isso, olhe com atenção. Indicarei alguns da Deuter, que é uma das melhores marcas do mercado. O investimento vale a pena!

Isolante Térmico

Outro dos equipamentos para acampar indispensáveis, mesmo quando o acampamento é feito em temperaturas altas, é o isolante térmico. O isolante serve para não deixar que o frio do chão passe para o seu saco de dormir, isolando a temperatura do seu corpo do solo. Os infláveis são mais caros, mas também mais eficazes. Da mesma forma que o saco de dormir, têm suas especificações de temperatura ideal e resistência. Avalie bem cada um deles em termos de peso, temperatura e tamanho. Veja alguns modelos:

Se quiser ficar mais confortável, levar um travesseiro inflável também pode ser uma boa. Existem vários modelos, e inclusive baratinhos, que valem a pena para uma noite boa de sono. Veja algumas opções:

4. Anorak

Mesmo verificando a previsão do tempo e achando que não vai cair um temporal ou garoa, é bom se prevenir. O anorak é um corta vento e resistente à água, que te ajuda muito na mudança de clima, à noite e em caso de chuva no caminho. É um dos equipamentos para acampar mais importantes, especialmente os que você já sabe que terão condições de temperatura baixas. Há vários tipos, desde os mais robustos, que vêm em camadas de fleece e capa de chuva, até os mais simples que são leves, compactos, mas muito úteis.

O anorak é utilizado como a última camada do sistema de proteção contra fortes ventos – a ordem costuma ser segunda pele, fleece e anorak. Bem como os itens citados anteriormente, existem peças voltadas para condições climáticas específicas, para todos os bolsos, por isso, avalie bem as especificidades do que você pretende comprar.

No site da The North Face você encontra diversos modelos (feminino e masculino) e todos com 10% de desconto com o cupom levenaviagem:

 O Leve na Viagem representa uma das maiores marcas outdoor do mundo! E quem ganha é você! Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física! E o melhor, ele é cumulativo, ou seja, é válido também para produtos que já estão com desconto. Aproveite e invista em qualidade!

5. Roupas adequadas

Utilizar roupas adequadas muda completamente a sua experiência de acampamento, afinal, em caso de trilha, você não vai querer fazer uma escalaminhada com calça jeans, certo? Por isso, as roupas de prática de esporte são as mais adequadas para as práticas diurnas. Para a noite, é essencial levar roupas mais quente, como já falei. Além disso, dependendo do clima, é bom ter em mãos uma segunda pele, para que, além de dormir mais quentinho, você possa se manter mais seco em caso de chuvas. Leve, também, algumas peças a mais na mochila – mas pouca coisa, hein? Lembre-se, você carregará tudo nas costas. Quanto menos peso, melhor. Roupas não são equipamentos para acampar, mas são peças essenciais para uma boa experiência.

Leggings, tops, biquínis ou maiôs, shorts leves, blusas, cuecas, calções e sungas, são as essenciais para o dia. Em caso de trilhas, é preciso de botas certas. Opte por tecido dry fit, que é de microfibra e, entre outras vantagens, auxilia no controle da temperatura corporal. Além disso, permitem que o suor evapore facilmente e são fáceis de lavar e secar. Para dormir, aconselho verificar a temperatura local e se for o caso, levar uma segunda pele para te manter ainda mais quente a noite. Deixe sempre uma roupa limpa para sua noite e para facilitar, pode levar um pedacinho de sabão de coo em barra e um barbante. Assim pode lavar sua roupa e estender nesse varol portátil que terá em mãos!

QUAL BOTA DE TRILHA COMPRAR PARA SUAS VIAGENS DE ECOTURISMO

6. Itens de higiene pessoal

Papel higiênico, protetores de assento sanitário (caso tenha banheiro onde você vai acampar), absorventes (ou coletores menstruais), sabonete, repelente, álcool em gel, shampoo e condicionador, escova e pasta de dente… todos esses itens são necessários. Ah, e você não pode sair carregando as embalagens enormes originais, né? Separe tudo em potinhos de higiene próprios para viagem, pois são pequenos e portáteis, otimizando o espaço da sua mochila e diminuindo o peso.

Citei esses, mas você adequa de acordo com o tipo de acampamento que você vai, a quantidade de dias que ficará acampando e etc. Lembrando que cuidado ao usar alguns desses itens em rios e nascentes, para não poluí-los. Além disso, lembre também de SEMPRE RECOLHER O PRÓPRIO LIXO, não descartar nada em locais indevidos. Seja um turista consciente e amigo (a) da natureza.

7. Comidas práticas e que não precise de refrigeração

Opte por comidas saudáveis, práticas e que não necessite de refrigeração para conservar. Por exemplo, frutas, frutas secas, castanhas, barras de proteína, comida liofilizada. Novamente, use potinhos pequenos ou saquinhos menores para armazenar os alimentos de forma prática. Se for necessário cozinhar, leia o item seguinte e leve macarrão, calabresa, atum, por exemplo, são comidas rápidas e fáceis de fazer.

8. Sistema de cozinha

Esse item depende muito do tipo de acampamento que você estiver indo e é um dos equipamentos para acampar mais importantes, a depender do caso. Se for precisar cozinhar, é importante levar um fogareiro e um gás para acende-lo. Leve uma panela leve, copos e pratos também leves, assim como talheres e copos reutilizáveis. Lembre-se que o gás não pode ser levado no avião, então, se for pegar um voo, será necessário comprar um gás já no local.

Leve esses itens que citei de materiais não descartáveis. Para higienizá-los, leve sabão, se possível biodegradável. Apesar de chamarem atenção pela praticidade, os descartáveis fazem muito mal ao meio ambiente, demorando tempo considerável para se decomporem. Essa prática vai totalmente contra a nossa ideia de preservação ambiental né? Exclua esses itens do seu camping e faça sua parte pelo planeta! Um copo legal é daqueles dobráveis, que parecem uma sanfoninha. Eles economizam muuuuito espaço!

Veja alguns itens de sistema de cozinha:

9. Eletrônicos

Lanterna não pode faltar. Compre uma de boa qualidade para não ficar na mão e no escuro total. Além das lanternas de mão, também vale a pena colocar uma iluminação na barraca; hoje em dia já existem umas próprias para deixar penduradas. Por último mas não menos importante, as lanternas de cabeça.

Celular, carregador portátil, gopro ou a máquina que mais utilizar com baterias ou se for acampamento rápido, bem carregadas. 

Esses são itens bem básicos, vou fazer um último checklist aqui só pra você conferir o que não pode faltar:

  • Barraca;
  • Mochila
  • Sistema de dormir;
  • Anorak;
  • Roupas apropriadas (esportivas e quentes + botas e meias);
  • Itens de higiene pessoal;
  • Sistema de cozinha, panelas, copos, pratos e talheres (itens para higienizá-los);
  • Eletrônicos.

Anotou tudo? Então agora vou apresentar um pouco os tipos de acampamentos para que você possa escolher aquele que mais combine com você. 

 

Tipos de acampamentos

Antes de sair para uma aventura como essa, é bom ter mente os tipos e características de cada estilo de acampamento. Isso ajudará no planejamento, na escolha de equipamentos para acampar e etc. É claro que para muita gente acampar é botar uma mochila nas costas e sair para aventura, conceito nem de todo errado. No entanto, é óbvio que existem distinções e minha função aqui é falar um pouquinho de cada. Vamos lá?

Existem três tipos mais comuns, que são: camping selvagem; camping livre e camping organizado.

Camping selvagem

O camping selvagem é aquele que a gente só vai, sem nenhuma estrutura e acontece em meio à natureza mesmo. Esse tipo de acampamento é ideal para quem gosta e quer se desligar de tudo, dos problemas, da rotina de trabalho e principalmente da vida urbana. Ou seja, para quem está em busca de conexão plena com a natureza.

Nesse tipo de camping não tem banheiro, muito menos tomada (óbvio); você só contará com aquilo que tem na sua mochila. Ao optar por esse tipo de acampamento, leve o essencial e evite pesos desnecessários. Ah, esqueci de comentar lá no check-list de equipamentos para acampar, mas se quiser, leve um livro. Ler em meio a natureza é maravilhoso!

Camping livre

O camping livre também é caracterizado pela pouca estrutura e possui as mesmas “diretrizes” do anterior, super recomendado para quem se desconectar da cidade grande, do tumulto, do estresse diário e tudo mais. Historicamente, a prática do camping livre era super comum entre os anos 70 e 80 em cidades turísticas, nas praias e parques florestais.

Outra característica desse tipo de acampamento é que geralmente acontece à beira de rios, lagos, nascentes e cachoeiras. Porém, esse tipo de camping requer um cuidado redobrado para não contribuir com a poluição dessas águas, visto que é preciso consciência. Muitos locais que recebem campistas nessas áreas têm pessoas que passam medidas de segurança e conscientização para que as pessoas realmente tenham cuidado com essas áreas.

Muitas vezes encontra-se nesses locais banheiros, supervisões diárias e poderá ocorrer cobranças de taxas para que ajude na limpeza e manutenção do camping. Uma dica é: quando você for acampar, faça uma revisão do local, para não ser pego desprevenido.

Camping organizado

Já o camping organizado é super comum entre as pessoas que querem sair para uma aventura, mas que prezam por mais conforto. Ou seja, por uma galera que está indo para um lugar novo, em busca de recordações, mas que quer manter um certo nível de comodidade. 

Existem lugares especializados nisso, e se você for com crianças, melhor ainda, porque aí fica menos preocupado e já começa a introduzi-las a essa prática, experimentando algo.

Esse tipo de acampamento é caracterizado essencialmente por possuir uma maior infraestrutura, com banheiros, iluminação, piscinas e vários outros atrativos. Eles exigem menos equipamentos para acampar, visto que oferecem naturalmente muitas coisas. Esse tipo de camping não precisa ser necessariamente privado ou particular, ou mesmo com cobranças. Porém, boa parte são, possuindo uma cobrança diárias por pessoa. Então, recomendo que você faça uma pesquisa e entenda direitinho como funciona a logística de cada um.

Esses são apenas alguns modelos mais comuns, cada camping tem suas particularidades, assim como os campistas. Procure o que mais se adequa com sua experiência e perfil.

Muita gente prefere as boas e velhas barracas; já outras, gostam da comodidade de trailers e ainda tem a galera dos motorhomes. Além disso, tem o pessoal que prefere as matas fechadas, ou de fazer trilhas e já ficar acampado no meio do caminho. Tem quem leve todos os equipamentos para acampar possíveis, e outros que vivem do mínimo. Toda aventura é válida, o que importa é estar bem preparado e planejar tudo direitinho!  

Outra opção: glamping

Não posso deixar de citar uma denominação bem recente, mas que tem seu público. O chamado glamping, uma união de glamour e camping. Esse termo surgiu para categorizar os acampamentos de luxo. A palavra apareceu primeiro lá na Inglaterra, em meados do ano de 2005, para designar barracas de alto luxo.

Estou trazendo essa curiosidade aqui, por que vai que te interesse, né? Claro que acampar é uma atividade roots, mas, como em tudo nessa vida, há seus desdobramentos para atender todo tipo de público.

Seus equipamentos para acampar já estão listados! Vamos lá?

E aí, anotou tudo? Aqui nesse post falei dos equipamentos para acampar que não podem faltar e que podem ajudar qualquer tipo de campista. Seja os que vão com os amigos, ou o que vão com o companheiro (a), ou que vão com a família, com a criançada.

Também fiz um apanhado dos tipos de camping. Leia tudo e veja qual se adequa com a experiência que você quer viver no momento! Até porque não adianta radicalizar, tudo tem que ter seu momento certo, pense nisso.

Então é isso gente, espero que vocês tenham curtido esse artigo, faço tudo com base na minha experiência para ajudar vocês!


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás