Brasil

Viagem de carro no Brasil: 8 opções maravilhosas


Muitos são os motivos que levam pessoas a procurar formas de viajar diferentes do avião. Em primeiro lugar vem a economia. Em segundo lugar, costuma ser a preferência por transportes terrestres. Após o advento da pandemia do Coronavírus, muitas pessoas pensam ser mais salubre viajar de meios próprios. O fato é que, independentemente do motivo, existem outras opções escolhidas. Dentre elas está a viagem de carro. Existem múltiplos benefícios numa viagem de carro, seja ele alugado ou próprio. Podemos citar, inicialmente, a autonomia de viagem, com uma grande liberdade de roteiro a fazer. Como resultado, existe muita praticidade na viagem. Por esses e outros motivos, hoje trago para vocês roteiros de viagem de carro no Brasil pra ninguém botar defeito! Vem comigo?

Viagem de carro no Brasil: múltiplos benefícios

De fato, como mencionei, viajar de carro tem várias vantagens. Para que você consiga ter efetivamente uma jornada positiva, hoje trouxe dicas de lugares para conhecer pela estrada. Selecionei por todo o país, visto que a viagem depende MUITO de onde você sai, e por aqui temos leitores de todo o país.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Lembrando que, se acaso você quer ir de avião para outro lugar e de lá rodar de carro, o aluguel de veículos é ideal. Recomendo sempre a Rentcars, que, além de ser de confiança, tem preços maravilhosos. Vá sem medo. Sem mais delongas, vamos às estradas para fazer uma deliciosa viagem de carro no Brasil:

1. Estrada Real — Minas Gerais e Rio de Janeiro

Eu já falei inúmeras vezes a respeito da Estrada Real, mas é que é muito incrível para não mencionar sempre que possível. É uma rota que, além de muito bela, remete à história do nosso país, passando por cidadezinhas interioranas que fizeram parte da Rota do Ouro. É uma viagem que, além do panorama histórico, é feita em uma estrada aberta ainda no século XVII, com um cenário natural belíssimo e maravilhoso.

No total, são aproximadamente 1.600km de Estrada, mas dentro deles existem 4 caminhos possíveis de serem seguidos. O principal, conhecido como Caminho Velho, leva aproximadamente 8 dias para ser percorrido com tranquilidade, visitando as cidades rapidamente e conhecendo os principais pontos do trajeto. O trajeto original sai de Belo Horizonte e segue até depois de Paraty, no Rio de Janeiro, mas você também pode fazer o caminho inverso, se desejar (ou precisar).

2. Estrada Rio-Santos — Rio de Janeiro e São Paulo

Ainda na Região Sudeste,  a Estrada Rio-Santos é bastante conhecida e comentado. Aliás, a Estrada de Santos é até inspiração musical, né? Isso não é à toa. O visual que se tem ao percorrer esse caminho é maravilhoso, definitivamente indispensável aos amantes de viagem de carro. São aproximadamente 250km percorridos em média em 5h, permeado de rios, cachoeiras, ilhas, baías.. É indescritível tudo o que se vê ao longo do percurso. O interessante é que, por não ser uma viagem de vários dias, você pode fazer num bate e volta de fim de semana.

A dica que dou é que vá de carro para Paraty, conheça um pouco da cidadezinha histórica e, de lá, faça o restante do roteiro. Tire momentos para conhecer lugares preciosos do trajeto, como a Praia do Cedro em Ubatuba e a Praia de Maresias em São Sebastião, onde você pode acampar.

3. Rota do Pantanal — Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Às vezes, quando falamos sobre viagem nacional, esquecemos de alguns estados que são riquíssimos. De fato, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul integram com orgulho a lista de lugares maravilhosos no país. A Rota do Pantanal, também conhecida como Transpantaneira. Como todo amante de ecoturismo já deve saber, o Pantanal é uma das maiores concentrações de diversidade biológico. É palco de centenas de estudos, pesquisas e, claro, de turistas.

 

A Rota é uma antiga estrada de terra batida, ou seja, desde já você tem uma imersão natural, deixando rodovias pavimentadas para trás. São 120 pontes de madeira sobre os pântanos, ou seja, mais imersão ainda. Além disso, toda a sua viagem será acompanhada pelos integrantes da fauna local: garças, capivara, pássaros diversos… É uma beleza indescritível, só vivendo para entender. A estrada conta com menos de 160km de extensão, então é bem tranquilo de percorrer. O ideal é sair de Cuiabá pela BR-070 e depois pegar a MT-060 até Poconé, onde começa, de fato, a aventura. O caminho em si pode ser percorrido em umas três horas, mas o ideal é dispensar um final de semana pra curtir bem o lugar. É recomendado ir de 4×4.

4. Rota do Sol — Rio Grande do Norte

 

A Rota do Sol é um presente que o nordeste do país nos dá, mais especificamente no Rio Grande do Norte. Indo da Praia de Ponta Negra, ao Sul de Natal, até a Praia da Pipa, são aproximadamente 53km de estrada pela RN-063, que passam por praticamente todas as principais praias do Sul do estado. É, de fato, uma rota rica e curta, que pode ser feita em um dia, a depender da sua intenção. Fazer uma viagem de carro no Brasil, aliás, sempre vai depender de quanto tempo você tem disponível e pretende dispensar a cada atração que visita. Por isso, sempre faça seu planejamento de viagem com bastante cuidado.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

No meio do trajeto está a Praia de Pirangi, que abriga o maior cajueiro do mundo todo! Além disso, a base de lançamento de foguetes Barreira do Inferno e as falésias da Praia de Tabatinga. São muitos cenários cinematográficos para você se apaixonar e babar em cada parte dessa road trip sensacional. Como nem sempre a sinalização é das melhores e pode entrar em trechos ruins, também recomenda-se a realização do trajeto num 4×4.

5. Estrada da Graciosa — Paraná

Essa é tida por muitos como a estrada mais bonita do Brasil, e esse título não é à toa. Os 40km ao longo da PR-410 que compõem a viagem no Paraná são, de fato, inesquecíveis e dignos de muita admiração e, claro, registros também. Atravessa a Serra do Mar, passando por um trecho de reserva de Mata Atlântica bastante preservado no país. Além disso, conta também com a possibilidade de passeios de trem, cachoeiras, conhecer o caminho dos jesuítas, que era utilizado por indígenas e seus colonizadores. O Portal da Graciosa também é um ponto alto, logo no início da aventura, pois é uma construção histórica que é cartão postal do trajeto, ou seja: pausa pra foto!

A Estrada da Graciosa foi por muito tempo uma das mais importantes do país, visto que foi a primeira do Paraná a servir exclusivamente para o trânsito, iniciada em 1854 mas inaugurada apenas em 1873.

6. Serra do Rio do Rastro — Santa Catarina

Mais uma famosa viagem de carro no Brasil, a Serra do Rio do Rastro fica no município de Lauro Müller, em Santa Catarina. Sua fama se dá em virtude da impressionante composição da estrada: ela faz curvas que, de fato, lembram um rio; subidas íngremes, saídas e entradas em penhascos e montanhas, enfim.. É uma road trip impressionante, para ninguém botar defeito! O trecho fica na SC-390 e, apesar de ser curto (12km), é indispensável.

O mais interessante desse trajeto é que, por ser no meio de uma mata majoritariamente atlântica, a fauna e a flora local são bastante fortes. Desse modo, é possível ver bichinhos típicos da região, como macacos e felinos. É claro que tudo depende de vários fatores, mas viajar sabendo dessa possibilidade é surreal! Ao longo do trajeto, existem pontos estratégicos em que você pode parar para fotografar. É o caso do Mirante, que fica a 1.460m de altitude, evidenciado os 1.200m de desnível da estrada. Existem, também, cânions e uma pequena cachoeira, a 7,6km do Mirante e às margens da rodovia SC-438.

7. Rota 174 — Amazonas e Roraima

Novamente uma opção longa na lista! A Rota 174, que liga os municípios de Manaus (AM) e Pacaraima (RR), possui aproximadamente 1.100km e deve ser percorrida em vários dias, porque o que não falta é o que conhecer. É uma viagem que proporciona uma imersão absurda na natureza, com tudo o que eu gosto: trilha, cachoeira, cavernas, grutas, e até mesmo vislumbres de aldeias indígenas. Passa-se pelo marco geográfico da Linha do Equador no país, a divisão dos hemisférios Sul e Norte do mundo.

Reprodução: Rota de Férias/Site

Algumas coisas lindas do trajeto são o Parque Nacional do Viruá, que fica um pouco antes da capital de Roraima, no município de Caracaraí, que tem até espaço aberto para acampamento na floresta. Além disso, há trilhas e também a visita à Comunidade Indígena de Paraitepuy. Ainda que seja possível realizar o trajeto por conta própria, recomendo a contratação de um guia, pois não é uma rota conhecida e pode te confundir e gerar erros.

8. Rota das Emoções — Ceará, Piauí e Maranhão

Deixei por último a mais cinematográfica viagem de carro no Brasil. Essa é incrivelmente linda! Seus 650km de extensão atravessam 14 cidades e 3 estados, se provando uma viagem pra ninguém botar defeito! Como vocês sabem, o nordeste do Brasil abriga as principais praias paradisíacas do país, e essa rota visita muitas delas. São também dunas, lagoas, fauna e flora únicas, enfim… Um visual inesquecível enquanto você roda no automóvel a Rota das Emoções.

As principais paradas são o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará; a Área de Proteção Ambiental do Delta da Parnaíbe (PI) e, por último, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Ah, e você pode começar a viagem por qualquer lugar, mas eu recomendo que faça nessa ordem que mencionei, pois, depois de ver os Lençóis, nada vai se comparar! É fechar com chave de ouro!

Viagem de carro no Brasil: opções paradisíacas

Viu só como temos opções incríveis? O fator diversidade faz com que existam diversos tipos diferentes de viagem e de cenários, sem que nenhum deles deixe de ser igualmente incrível e paradisíaco. Faça a sua viagem de carro e aproveite tudo o que puder! Essas viagens são gostosas pela liberdade de roteiro e trajeto. Ah, mas para ficar seguro mesmo, lembra de fazer o Seguro Viagem, pois indo de carro, acabamos ficando um pouco mais sujeitos a imprevistos.

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás