Mundo

Lugares para viajar sem passaporte: saia do país apenas com identidade


Viagens internacionais costumam ser o sonho da maioria das pessoas, principalmente dos viajantes. No entanto, a burocracia que envolve a retirada do passaporte, e mais ainda do visto, faz com que esse sonho fique para trás. Hoje, no entanto, minha intenção é fazer você aí reviver esse sonho. Como? Listando lugares para viajar sem passaporte, para você conhecer apenas com seu documento de identidade! Fácil, né? Vem comigo que só tem coisa boa!

Lugares para viajar sem passaporte: foco na América Latina

A maior parte dos países em que os brasileiros podem entrar sem passaporte são na América Latina. Isso porque são países do Mercosul, tratado que estabelece livre comércio entre os países e, também, livre trânsito.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
Atenção!

Antes da sua viagem, lembre-se de contratar um seguro viagem, especialmente quando se tratar de destinos internacionais! Faça a sua cotação, pesquise o que melhor se adequa às suas necessidades e viagem sem nenhum medo para onde quer que seja.

1. Argentina

Um destino muito comentado mundialmente, a Argentina é um dos lugares para viajar sem passaporte de nossa lista. Aliás, muitos turistas amam o país, e não é em vão. Os brasileiros, por certo, são frequentadores assíduos, sendo a desnecessidade de passaporte um dos principais motivos para isso. No entanto, existem diversos outros motivos para conhecer a Argentina.

Bariloche

Muitos filmes norte-americanos trouxeram para os brasileiros o american dream, famoso sonho americano que nos faz desejar muito do que é estrangeiro. Figura, entre eles, a neve. Quem nunca viu um filme no inverno americano e quis conhecer toda aquela beleza branca? Pois bem, você não precisa visitar outro hemisfério para isso! Na verdade, bem aqui ao  lado, com uma passagem acessível, você conhece a neve e aproveita toda a diversão que ela pode trazer. Bariloche, na Argentina, é um destino famoso que, dentre outros vários motivos, abriga o maior centro de esportes de neve da América do Sul.

É muito bem estruturado para receber turistas, contando não somente com a neve, mas também com outros pontos fortes: a típica culinária argentina, com suas deliciosas carnes e alfajor. Além disso, passeios de teleférico e, claro, as famosas lojinha de chocolate. Do mesmo modo, os maravilhosos vinhos argentinos não podem ficar de fora dessa viagem maravilhosa!

Buenos Aires

De fato, se você vai pra Argentina, precisa conhecer Buenos Aires. Destino muito popular entre os brasileiros, a capital é incrível, abrange os mais variados tipos de turismo e permite que você se divirta muito! Existem muitos pontos turísticos, como a Casa Rosada, a Plaza de Maio, o El Caminito.. Isso sem contar os restaurantes maravilhosos, as paradas artísticas como museus e teatros, além das danceterias. Para os amantes de futebol, conhecer o grandioso e histórico La Bombonera não pode ficar de fora!

Veja nesse post dicas de como organizar seu roteiro em Buenos Aires.

2. Bolívia

Histórica e maravilhosa, a Bolívia é o destino mais barato da América do Sul, em virtude de sua moeda ser bastante desvalorizada. Infelizmente, muitos não pensam nesse país quando idealizam uma viagem pela América Latina. No entanto, é um país que, além de não exigir passaporte, permite que você gaste pouco mesmo com escolhas confortáveis. A Bolívia é um país riquíssimo em história e cultura, além de ter um povo acolhedor e ser repleto de paisagens de tirar o fôlego! Veja algumas opções do que fazer por lá:

Trem da Morte

Muito famoso entre os turistas, o Trem da Morte ainda está em funcionamento e é uma das formas mais baratas de chegar ao país. A justificativa do nome, no entanto, apresenta diversas versões. Há quem diga que, no período de pico da febre amarela na região de Santa Cruz, no século passado, era ele quem transportava os doentes e mortos. Outros dizem que essa fama vem desde a sua construção, pois muitos trabalhadores morreram durante sua construção, por contrair malária. Há, ainda, outras versões. O fato é que, independentemente do motivo, é um local bastante popular e aqui eu falo se vale a pena conhecer o Trem da Morte!

Deserto de Sal

Mais um destino que já trouxe no blog, o Deserto de Sal também é bastante famoso entre os visitantes por ser a maior planície de sal do mundo! Sua formação vem de uma transformação de vários lagos pré-históricos, durante milhares e milhares de anos. Tem a quantidade impressionante de 12 mil quilômetros quadrados de sal e está situado a mais de 3.600 metros acima do nível do mar. Garanto que vale a pena a visita!

Precisa alugar carro? Lembre-se de usar a RentCars!

3. Colômbia

Falar sobre a Colômbia é, de fato, falar sobre diversidade de cores, sabores, beleza, cultura.. É uma viagem inesquecível. Em primeiro lugar porque é repleta de coisas para conhecer. Em seguida, a diversidade de sabores merece demais a sua atenção! Por último, mas não menos importante, o fato de abrigar centenas de paisagens exuberantes, de tirar o fôlego mesmo. Com o bônus de ser um dos lugares para viajar sem passaporte mais alternativos, né? Aliás, veja o que pode fazer por lá:

Parque Tayrona

Muito próximo da cidade de Taganga, o Parque Tayrona ainda é um destino um tanto desconhecido por parte de alguns turistas, mas que vale muito a pena sua ida! Isso porque ele conta com praias de águas cristalinas, com área de camping bem estruturada (existem, inclusive, barracas para alugar). Além disso, há várias outras comodidades como mercadinhos, banheiros e restaurante. O lugar é enorme e tem até uma praia de nudismo; portanto, se você pratica ou tem curiosidade, esse é o destino! Também relatei minha experiência no Parque Tayrona, dá uma olhadinha.

Restaurantes

Aqui, não falo de um lugar, mas da culinária geral. A cozinha colombiana é riquíssima em cores e sabores. Qualquer amante de práticas culinárias fica enlouquecido com a variedade que o país apresenta. Há, ainda, o adendo de muitas comidas serem parecidas com as brasileiras, como os Frijoles Rancheros, que é uma espécie de feijoada colombiana. No entanto, nem todo mundo tem essa disposição de sair da zona de conforto gastronômica. Por isso, tenho aqui um post sobre restaurantes saudáveis na Colômbia, em que você pode fazer refeições mais “comuns” e ainda se manter na dieta.

4. Peru

Eis, afinal, um destino surreal. Abordar o Peru chega a ser até complexo, tamanha a sua relevância no contexto da América Latina, além de uma riqueza de cultura e história. É, ainda, o terceiro maior país da América do Sul. Tamanha grandiosidade é palco de festas, rituais, tradições e cultos, eventos que exprimem o orgulho peruano de sua origem e de sua história. Vai além das tradicionais visitas a Machu Picchu, que não deixam de ser surreais só porque são famosas! Existem diversas coisas a conhecer, trilhas a fazer, natureza a explorar… Enfim, o que não falta é possibilidade. Vem comigo ver algumas:

Machu Picchu

Associar viagem para o Peru com Machu Picchu é quase automático. Isso porque esse é, de fato, o principal atrativo turístico do país. A sua grandiosidade é de tirar o fôlego — não a toa é uma patrimônio da UNESCO. É um lugar que transmite não somente história, mas respeito por toda a sabedoria que é quase palpável com construções feitas tão milimetricamente calculadas. É surreal pensar que foram quase 100 anos para sua construção completa ainda em 1400, tanto tempo atrás, com escassas possibilidades tecnológicas.. Machu Picchu é, de fato, uma expressão da inteligência humana utilizada para o bem, além de toda a energia e mistério que envolve as civilizações Incas.

Trilha Salkantay

Uma das diversas trilhas que dão acesso à cidade perdida dos Incas, a Trilha Salkantay é, com toda a certeza, a mais famosa entre os turistas. Isso se deve ao fato de ser uma das 25 melhores do mundo, sendo feita na segunda maior montanha nevada do Peru! São aproximadamente 68km de extensão percorridos em alta altitude (pode chegar a mais de 6.700m acima do nível do mar). Num total, são 4 dias de caminhada até a cidade e 1 de visitação ao santuário de Machu Picchu.

Você sabia que sou embaixadora da The North Face? O Leve na Viagem representa uma das maiores marcas outdoor do mundo! E quem ganha é você! Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física! E o melhor, ele é cumulativo, ou seja, é válido também para produtos que já estão com desconto. Aproveite e invista em qualidade!

5. Uruguai

Um dos países mais pensados quando se fala em lugares para viajar sem passaporte, o Uruguai fica bem pertinho do Brasil também e facilita a entrada de brasileiros. Com diversas possibilidades de turismo, abriga paisagens lindas, com muitas praias maravilhosas, e cenários de campo. Não somente a capital, como também cidades menores no interior são muito dignas de sua visita, pois podem te surpreender, como é o caso da cidade que vou citar logo abaixo:

Cabo Polonio

A cidade de Cabo Polonio não tinha muita infraestrutura quando a visitei, e confesso não saber como está hoje. Independentemente disso, a graça dessa visita é justamente visitar um lugar que parece que ficou parado no tempo. Acredito que hoje já deva ter avançado por necessidades globalizadoras, mas não havia internet, luz elétrica ou asfalto. Viviam pouquíssimas famílias, adeptas do estilo hippie de vida. Uma experiência única e bem lado B, para você que, assim como eu, adora conhecer o diferente!

Colônia do Sacramento

Já mais famosa e comentada, a Colônia do Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai. Em virtude disso, já dá pra imaginar o quanto é linda e charmosa, né? Como muito do que forma o país, tem uma história forte, palco de disputa entre Espanha e Portugal pela terra. A maior parte do que conhecer ali é com base em caminhadas. Há o centro histórico, a basílica, o Farol, enfim… São, de fato, lugares lindos, vale muito a pena ver.

Lugares para viajar sem passaporte: prepare-se para um tour sul-americano

Viu como são incríveis os destinos aqui mencionados? De fato, são incomparáveis. A visita a qualquer país que componha a América Latina tende a render bons frutos, especialmente no que diz respeito aos aspectos históricos e culturais, enriquecidos pela bagagem de luta e sofrimento. É surreal visitar qualquer um desses países acima, contando sempre com a facilidade de não precisar de passaporte, apenas de seu RG.

Faça suas malas e aproveite tudo o que há de melhor nesses países! Lembre-se sempre que o Leve na Viagem está a disposição para auxiliar em seu planejamento de viagem e em quaisquer outras questões 🙂

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Veja os comentários

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás