Brasil

O que fazer em Monte Verde – MG? Vem comigo saber tudo o que precisa!


Monte Verde é um dos destinos em alta esse ano. Isso tem vários motivos: primeiro porque é muito lindo, uma ótima opção de ecoturismo e turismo histórico. Segundo porque a sua localização próxima a São Paulo atrai muitos moradores e viajantes para um bate e volta. Além disso, por se tratar de Minas Gerais, podemos esperar as delícias clássicas de sempre: comida gostosa, cultura, beleza e povo receptivo. De quebra, as baixas temperaturas serranas vêm como a cereja do bolo coroar esse pacote. Quer saber mais sobre o que fazer em Monte Verde? Então vem comigo descobrir mais sobre essa aventura!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Onde fica Monte Verde?

O distrito de Monte Verde está localizado na Serra da Mantiqueira, próximo à divisa do Estado de São Paulo e praticamente ao lado de Campos do Jordão. De Belo Horizonte, a distância é de 484km, enquanto, de São Paulo, 163km.

Para chegar até lá, depende de onde você vai sair. Independentemente de onde for, se a sua opção é ir de carro a partir do aeroporto, mas não quer usar o seu, lembre-se da RentCars, parceira do blog em que confio de olhos fechados. Partindo de BH, siga pela Fernão Dias até chegar em Camanducaia. De lá, é preciso entrar na saída 918 até Monte Verde. Já de São Paulo, é necessário pegar a BR-116 sentido Guarulhos, entrar na saída 227 para a Fernão Dias e realizar o mesmo trajeto que expliquei anteriormente. De ônibus, só tem como ir a partir de Camanducaia ou de Cambuí, por isso, é necessário se organizar para chegar até lá primeiro.

O que fazer em Monte Verde?

Monte Verde é um distrito famosíssimo pelas baixas temperaturas características da serra. É muito comum que casais organizem-se para ir até lá, curtir um friozinho juntos, afinal, a cidade propicia bastante o romantismo. No entanto, muitas famílias e grupos de amigos têm ido para esse lugar, inegavelmente lindo. Para curtir bem esse destino, portanto, é importante que você tenha em mente o que abrange essa viagem, para se preparar na questão das roupas, passeios e tudo o mais. Sem mais delongas, vamos ao que interessa: o que fazer em Monte Verde?

1. Avenida Monte Verde

O Centro do distrito é onde tudo acontece. Num clima de vilarejo europeu, Monte Verde entrega diversão, entretenimento e aconchego por suas ruas. O mais legal de se fazer por ali é andar e conhecer os arredores a pé, apreciando a vista, as construções e aproveitando o comércio. Há diversas galerias em que você pode comprar souveniers. O Shopping Center Celeiro é conhecido pelo espaço voltado à observação de esquilos, que vão ao local para comer nozes. Outra galeria bastante famomsa é a Vila Europa. Nessas galerias, você encontra pizzarias, cachaçarias, chocolaterias, além de lojas de roupas e os já mencionados souveniers.

2. Trilhas

A cidade, por ser serrana, é rodeada de pontos de trilha. Quem vai lá tem a excelente opção de praticar o ecoturismo e, depois, curtir o que a cidade tem a oferecer. Uma das trilhas mais famosas por ser fácil e ótima para crianças é a Trilha do Pinheiro Velho. São apenas 2km de caminhada plana, excelente para qualquer tipo de público.

Quando se fala sobre o que fazer em Monte Verde, temos uma imperdível, por ser ponto turístico: a Trilha da Pedra Redonda. Como a outra, é tranquila, bem sinalizada, apropriada para ir em família e dispensa a contratação de guias. Dura mais ou menos 1h30 e, no fim, tem uma vista encantadora. Agora, para aqueles que querem um trekking de respeito, há duas opções incríveis na região: a Trilha da Pedra da Onça e a Trilha do Caçador. Na verdade, a segunda é uma extensão da primeira. A primeira leva à Pedra da Onça, encontrando com a segunda trilha faltando uns 700m para terminá-la. Você tem a opção de continuar até a pedra ou seguir para São Francisco Xavier pela Trilha do Caçador. Independentemente do que escolher, é uma aventura incrível que, apesar de não ter tantos empecilhos físicos, tem uma variação considerável de altitude ao longo do trajeto.

Trilha da Pedra Redonda

Trilhas Avançadas

Trilha da Pedra da Onça tem 2.000m de altitude e pode ser percorrida, em média, em 2h30, dependendo, claro, do ritmo adotado e do nível de prática com trilhas. Ao longo da trilha você vai se deparar com riachos, pinguelas, trechos íngremes e escorregadios. Por isso, é bom ir equipado com itens de trekking, por uma questão de segurança e garantias. Aliás, é bom lembrar que é sempre interessante aderir a um Seguro Viagem em qualquer aventura que for fazer.

Já a Trilha do Caçador é bem mais longa e, definitivamente, exige mais preparo físico. Alguns aventureiros optam por realizá-la em dois dias, acampando no meio do caminho. São entre 5 e 7 horas de caminhada, dependendo, como falei, do ritmo com que você realiza a trilha, que tem em média 14km de extensão. Essa trilha é uma continuação da Trilha da Pedra da Onça, então o diferencial vai se encontrar após a bifurcação na qual, em vez de virar, você seguirá reto. Há um riacho de água potável no meio do trajeto, em que você pode beber água e reabastecer seu reservatório. Mais uma vez, recomenda-se o uso de equipamentos de trekking, em especial os cajados, pois há muitos pontos de descida íngreme, com bastante impacto nos joelhos.

3. Fábricas de chocolate

Existem, em Monte Verde, diversas fábricas de chocolate. É indispensável visitar pelo menos uma! A mais famosa é a Gressoney, visto que foi a primeira fundada em MV, inaugurada em 1978. São inúmeras opções de doces para levar, e o melhor é que os preços são acessíveis! Há, também, as fábricas Sabor Chocolate e Chocolateria Monte Verde. O diferencial da segunda é que ela serve drinks com chocolate quente, enquanto a primeira é famosa por ser bem grande, afinal, é uma franquia.

Reprodução: TripAdvisor

4. Fazenda Radical

Uma opção que reúne diversas experiências de aventura em meio à natureza para os amantes de adrenalina. Além de contar com duas grandes tirolesas, há atividades como arco e flecha, passeio de quadriciclo, escalada, arvorismo… São várias opções. A entrada na Fazenda Radical é gratuita, mas as atividades são pagas separadamente. É bom ir de carro, pois as atividades, tendo em vista que são de aventura, são longe uma da outra. De qualquer forma, é uma opção muito legal pra quem quer fazer algumas atividades diferentes que não encontra tão facilmente por aí 🙂

 

5. Mirante do Aeroporto

Pode parecer estranho, mas o “aeroporto” de Monte Verde é um ponto turístico muito conhecido. Isso porque a vista de lá é INCRÍVEL, especialmente para aqueles que querem admirar o pôr do sol. O interessante da história é que: não se trata daquele tipo de aeroporto ao qual estamos acostumados. É só uma pista de terra, voltada para o pouso de aviões de pequeno porte, mas o diferencial consiste em ser a mais alta do país: 1.560m de altitude.

6. Cervejaria e bares

Outra coisa legal quando se fala sobre o que fazer em Monte Verde são as cervejas. O pequeno distrito produz a sua própria cerveja artesanal, marco trazido pela Cervejaria Fritz, que é, definitivamente, um excelente ponto turístico da região. Mensalmente, são mais ou menos 40 mil litros produzidos!! Imagina a relevância? E o mais legal é que existe uma visita guiada por lá, com uma duração média de 50 minutos, com direito a degustação de chopp! É incrível e definitivamente vale a pena para quem ama a bebida.

Além da cervejaria, há também bares que você pode aproveitar, se gosta de beber. O destaque fica pro IceBar, que é, literalmente, um bar de gelo. Ao entrar, você paga uma taxa que te dá direito a: permanecer 40 minutos, escolher um drink do cardápio e degustar um open bar de cachaças mineiras. Além disso, você recebe toda uma proteção de roupas de frio para conseguir ficar no local.

Onde se hospedar em Monte Verde

Mais um aspecto a se atentar na hora da programação da viagem é a hospedagem. Abaixo, listo algumas opções muito interessantes:

  • Pousada Carícia do Vento: com opções de chalés e quartos, a pousada oferece spa, massagem, conta com piscina e banheiras, além de sauna e quarto de jogos;
  • Kuriuwa Hotel: essa opção tem academia, spa, piscina ao ar livre, sauna, e só recebe hóspedes acima de 14 anos;
  • Pousada Ahanavoah: também com piscina, sauna e tudo o mais, tem o diferencial de ser pet friendly;
  • Chalés Fazenda da Samambaia: com um ar mais rústico, seu diferencial consiste justamente na simplicidade: os chalés são relativamente simples, mas têm banheira;
  • Roots – Resort: com uma proposta mais clean, essa hospedagem se destaca pela elegância que oferece, com quartos bem equipados, um ótimo café da manhã

O que fazer em Monte Verde: viu como não faltam opções?

Monte Verde é sinônimo de descanso, calma, relaxamento e alegria. Não tem como ir pra um lugar tão lindo e não se sentir em paz, relaxado e voltar com as energias renovadas. Variando do romantismo à adrenalina, há uma Monte Verde perfeita para cada um de vocês! É só fazer o seu planejamento de viagem direitinho que tudo vai dar certo!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás