O que fazer em BH: dicas e sugestões para uma viagem sensacional!


A capital mineira Belo Horizonte é uma das mais comentadas no Brasil. Isso, é claro, tem incontáveis motivos. Primeiramente, a cidade é moderna. Você anda por lá e já sente o clima de cidade grande. No entanto, há uma observação interessante a ser feita: ainda que seja moderna, a gente consegue sentir um clima ameno e receptivo típico de cidades interioranas. Legal, né? Além disso, a capital sedia grandes times de futebol, conta com inúmeros bares, restaurantes e construções históricas. De quebra, é um excelente destino para quem quer passar um fim de semana em outro lugar. Encontrar o que fazer em BH não é de fato nada difícil, já que a cidade é recheada de incríveis opções! Se você se interessou, vem comigo que eu tenho muito para contar.

 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O que fazer em BH: muitas opções de fácil acesso

Primeiramente, antes de trazer dicas de fato, a informação primordial faz a alegria dos turistas: encontrar o que fazer em BH não é nada difícil! Isso porque as atrações são bastante próximas, e, quando não são, costumam ter um “aglomerado” de opções em regiões específicas. Olha que coisa maravilhosa! Otimização de tempo é tudo o que a gente mais quer na hora de conhecer novos lugares, né?

Acho legal lembrar sempre que Belo Horizonte é uma capital moderna com ruas e pontos históricos. Isso significa que a maior parte das atrações são, logicamente, urbanas. Praças, museus, restaurantes, botecos.. Por isso, tenha isso em mente na hora de viajar para esse lugar.

1. Mercado Central

Quem tem costume de acompanhar o Leve na Viagem sabe como amo falar sobre mercados e feiras. Não seria diferente em Belo Horizonte. Apesar de ser uma cidade grande e bastante desenvolvida, BH preserva seu Mercado Central, que conta com mais de 90 anos de história de existência. Todo mundo entende da importância mineira no cenário de culinária brasileira. Lá, isso fica ainda mais nítido. É uma mistura deliciosa de cheiros e sabores, com inúmeras opções do que conhecer.

A terra mineira é expert em condimentos, queijos e, claro, cachaças. Não deixe de experimentar o que puder de produções artesanais, tentando ao máximo prezar pelo turismo sustentável e pelo apoio ao comércio local.

Em 2016, o Mercado Central foi considerado pela revista de bordo TAM nas Nuvens como um dos dez melhores mercados do mundo, figurando em nada menos do que o terceiro lugar da lista. A coluna deu destaque à qualidade incomparável dos queijos da Serra da Canastra, à variedade de temperos e condimentos, além de mencionar o artesanato local e os já mencionados bares.

Aliás, fica a dica: tirar um dia para almoçar no Mercado Central é uma recomendação fortíssima que os próprios moradores da região sugerem. Passar a manhã por ali e finalizar o passeio com um almoço vai ser realizar uma tradicional vivência mineira!

2. Museu das Minas e do Metal

O famoso “prédio rosa” da capital mineira costumava abrigar a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Desde 2010, no entanto, é um museu de ciência e tecnologia que tem como finalidade principal abordar a história da mineração e metalurgia, alicerce do passado constituinte de Minas. Atualmente, é Patrimônio Histórico e Artístico, tamanha sua importância.

O edifício conta com o andar térreo e dois pisos superiores. No térreo estão lojinhas e a Druza de Quartzo, a mais pesada amostra do acervo mineral. No primeiro andar, o tema são as principais minas do Estado, com inúmeras amostras e o Chão de Estrelas, que mostra pedras e riquezas do subsolo. Por último, no segundo andar, é o metal que domina os corredores, tratando de suas importâncias e usos.

Todo o acervo disponível no lugar é encantador, especialmente àqueles que têm predileção por geologia. As amostras minerais chegam a somar quase 6 mil exemplares, alternando entre heranças de um antigo museu e a coleção particular de dois falecidos colecionadores. Hoje, devido a toda a sua amplitude, importância e relevância no cenário, é considerado um dos mais importantes museus de ciência e tecnologia de todo o país, sendo reconhecido, inclusive, internacionalmente.

No site do Museu, é verificar informações interessantes como a programação completa dos próximos dias, podendo se organizar para algo específico, conhecer mais acerca da história do local, além de conferir as visitas virtuais, novidade que a pandemia trouxe para o Museu.

3. Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é, definitivamente, uma das principais atrações turísticas de Belo Horizonte. Seu caráter arquitetônico riquíssimo torna o passeio cada vez mais atrativo. O que não falta é o que fazer lá. Aliás, é por ali que está o Museu do tópico anterior.

Além de contar com marcas da arquitetura belorizontina, a Praça possui uma das maiores concentrações culturais do país! Por ali, espaços como CCBB, Memorial Minas Gerais, Casa FIAT de Cultura e Centro de Arte Popular, há também o Palácio da Liberdade, o Edifício Niemeyer e o Palácio das Artes. É, definitivamente, a opção pra quem busca o que fazer em BH numa pegada mais cultural e artística. Assim que você chega ali não sente vontade de ir embora antes de conhecer tudo!

4. Mineirão

Difícil falar sobre o que fazer em BH sem mencionar o imponente Mineirão. Estádio histórico de Minas Gerais, já foi palco de grandes jogos futebolísticos. É a sede de jogos do Cruzeiro e do Atlético Mineiro, recebendo times de todo o país e até mesmo jogos internacionais — lá na Copa de 2014, recebeu seleções de todo o globo (e, infelizmente, palco do emblemático 7×1 de nossa seleção). É uma atração muito legal, que eu tenho certeza que até quem não é fã de futebol vai gostar. Isso porque, além do estádio em si, a Esplanada do Mineirão frequentemente conta com eventos, shows gratuitos, piqueniques, encontros, enfim… Quando não há jogos, é possível fazer uma visita guiada por esse verdadeiro templo do futebol brasileiro, para conhecer a estrutura, túneis, vestiários e muito mais!

5. Lagoa da Pampulha

Eis aqui uma visita indispensável. Independentemente da sua preferência de estilo de viagem, a Lagoa da Pampulha vai te agradar. É nessa região em que está, por exemplo, o Mineirão, além do mirante que oferece a vista do pôr do sol acompanhado da Igreja de São Francisco (aliás, em toda a cidade de BH existem mirantes incríveis para assistir ao entardecer).

A volta completa da Pampulha é de 18km, um tamanho bastante considerável, o que demanda certo planejamento para encaixar os horários certinhos. A sugestão que sempre deixo é a de curtir o lugar a pé: ainda que você não percorra toda a extensão, o mais bonito, ali, é apreciar a vista. Por isso, programe-se e não hesite em caminhar nesse lindo lugar.

6. Savassi

Quem adora a vida noturna, bares e botecos, definitivamente tem que ir na Savassi. A Praça Diogo de Vasconcelos ficou conhecida como Praça da Savassi devido a uma padaria tradicionalíssima, de uma importante família da cidade que existia. Em meados da década de 40, era conhecida como um local em que a alta sociedade e políticos se encontrava. Essa fama permaneceu e, hoje, é uma das regiões sofisticadas de BH, marcada por restaurantes e bares incríveis, com muita gente nova, bonita e disposta a curtir.

7. Parque de Diversões Guanabara

Lugar legal, especialmente para famílias com crianças. Tem uma excelente infraestrutura, brinquedos divertidos e que com certeza agradam tanto o público adulto quanto o infantil. A vista que se tem da Roda Gigante é incomparável e, sem sombra de dúvidas, vai fazer todo o passeio valer a pena. Pode parecer bobo, mas mesmo andar por ali e se divertir com brinquedos simples permite a vivência de um dia mais leve e mais tranquilo. Invista nessa opção e tenho certeza que irá amar!

 

Como chegar em Belo Horizonte

Por ser a capital de um grande e importante Estado brasileiro, chegar em Belo Horizonte é muito fácil. Existem aviões partindo de qualquer parte do Brasil. Aliás, para quem quer economizar, existem as sempre acessíveis viagens de ônibus. É, de fato, bastante simples encontrar transporte para lá.

Onde se hospedar em BH

O que fazer em BH: prepare as malas e divirta-se

Após ler tudo isso, tenho certeza que dúvida não resta sobre a gama de opções sobre o que fazer em BH, né? Isso porque a cidade não deixa nada a desejar nas atrações e, de fato, é uma viagem linda e marcante. Com um planejamento de viagem adequado, tenho certeza que você vai ser uma experiência inesquecível em sua vida 🙂

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás

Como escolher o modelo ideal calça trekking feminina

Descubra a calça de trekking feminina perfeita para a sua próxima aventura. Explorar a natureza,…

% dias atrás