Ecoturismo

Cidades da Estrada Real: dicas das principais para você conhecer!


Quem é muito ligado em viagem e em história nacional conhece bem a existência da Estrada Real. Em suma, é uma estrada que possui mais de 1.630 quilômetros de extensão total e cujo total percorrido varia de acordo com o tipo de caminho que você escolher realizar. A estrada é ligada à era colonial vivenciada no país, ou seja, é, de fato, uma viagem que reúne atrações turísticas de peso! Por isso, trouxe aqui as principais cidades da Estrada Real que você, viajante, vai conhecer em sua aventura! Vem comigo?

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Estrada Real: pequena história

A Estrada Real é uma rota enorme, de tal forma que é a maior rota turística do Brasil. Significativo, né? Isso porque ela passa pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, podendo varias de 160 a 710km percorridos, de acordo com o caminho que você escolher (falo sobre isso mais pra baixo).

A Coroa Portuguesa, em meados do século XVIII, oficializou a Estrada Real como o caminho de transporte de ouro e diamante extraídos do estado de Minas Gerais para os portos do Rio de Janeiro. Legal, né? A ideia, então é retomar o que uma vez foi tradição no país, bem como apresentar as cidades históricas da região. É sobre as cidades da Estrada Real que falaremos hoje, mas, antes, falemos sobre os caminhos possíveis da Estrada Real.

Caminhos da Estrada Real

Existem quatro caminhos possíveis para percorrer a Estrada Real:

  • Caminho Velho: é o caminho oficial realizado pela Coroa desde o século XVIII, também chamado de Caminho do Ouro. Liga Ouro Preto a Paraty ao longo de mais de 100 municípios e 710km. A média é de tempo é de 8 dias de carro.
  • Caminho Novo: esse surgiu alguns anos depois, prezando pela maior segurança da mercadoria transportada, a fim de evitar saques de piratas na rota marítima Paraty – Rio. Liga Ouro Preto a Petrópolis, passando por 18 cidades e totalizando 515km, numa média de 6 dias de viagem.
  • Caminho dos Diamantes: caminho estabelecido para controlar a rota de diamantes da sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade exploradora de diamantes, Diamantina. Liga Diamantina a Ouro Preto, passa por 19 cidades e totaliza 395km, levando, também, aproximadamente 6 dias de viagem.
  • Caminho Sabarabuçu: esse caminho tem uma origem ligeiramente cômica. É o caminho mais curto, com apenas 160km de extensão, e foi criado depois de exploradores avistarem um brilho no topo de Serra da Piedade, que imaginaram ser ouro. No entanto, quando chegaram lá, viram que o brilho pertencia ao minério de ferro! No fim das contas, restou uma estrada de belas paisagens, que atravessa 7 cidades e leva aproximadamente 2 dias para ser feita.

Viu que legal? Agora, sim, vou falar sobre as principais cidades da Estrada Real de acordo com cada caminho. Vamos nessa?

Cidades da Estrada Real: históricas e belas

Para que fique tudo organizadinho, no post de hoje falarei sobre o Caminho Velho, e vamos separar de acordo com cada estado, em ordem alfabética, ok? 

Dica! Se acaso for percorrer as cidades da Estrada Real de carro e quiser alugar um 4×4, mais adequado para o trajeto, não se esqueça de alugar pela RentCars. É confiável, segura e, além de tudo, parceira do blog 🙂

Minas Gerais

1. Cambuquira

Localizada entre morros do sul de Minas, Cambuquira é um município que faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais e é o berço da melhor água do Brasil. Está a 950m de altitude e, devido às qualidades terapêuticas encontradas nas sete fontes de água da região, Cambuquira detém uma das maiores estâncias hidrominerais do país. Desse modo, além do Parque das Fontes, existem outras práticas de ecoturismo a serem realizadas por ali, como o voo livre na Serra do Piripau.

Você tem como opções de hospedagem majoritariamente pousadas, como a Pousada Realiza, e também o Hotel Fazenda dos Anjos.

2. Campanha
Reprodução: Guia do Turismo Brasil

Mais antiga do sul de Minas Gerais, Campanha não é somente uma das cidades da Estrada Real, como também faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais. É uma cidade que, de fato, tem bastante força em aspectos socioculturais do país, sendo, por exemplo, precursora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, da Fundação Cultural. Existem diversos atrativos naturais, como a Reserva Biológica do Engenho Velho, o Morro do Cruzeiro e a Represa do Chicão. Além disso, há o Museu Casa de Vital Brazil, importante médico brasileiro de renome internacional, criador do soro antiofídico, que é nativo de Campanha.

Para se hospedar, há o clássico Hotel Pousada da Princesa

3. Carrancas

Também na região sul de Minas, Carrancas é famosíssima pelo ecoturismo, em virtude da quantidade de cachoeiras exuberantes em seu território. A 286km da capital Belo Horizonte, são mais de 70 (!!) cachoeiras catalogadas, o que torna as possibilidades enormes. As principais cachoeiras são a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira do Grão Mogol e Cachoeira da Esmeralda. 

Cachoeira da Fumaça

Para se hospedar perto do centro, duas opções ótimas são Vila Carrancas e a Pousada Luz do Sol. Um pouco mais longe tem a Pousada Pontal do Moleque, que apesar de bem mais simples, fica no Rio Capivari, com uma vista linda e muita tranquilidade.

4. Caxambu

Bem como em Cambuquira, também é possível encontrar em Caxambu fontes de água terapêutica. De fato, o local abriga 12 fontes de água mineral, gasosa e medicinal, concentradas no Parque das Águas, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O parque possui mais de 210m² e tem inúmeras atrações além das fontes, como o Balneário de Hidroterapia.

Parque das Águas

Uma excelente opção de hospedagem é o Palace Hotel de Caxambu, histórico e central. Se acaso procurar por algo mais simples, o Hotel Bragança atende ao essencial.

5. Conceição do Rio Verde

De fato, Minas Gerais abriga riquezas incontáveis brasileiras. Em Conceição do Rio Verde, há, novamente, fontes diversas do Circuito das Águas, mas também existe por ali muita beleza natural. Ao propósito de ecoturismo, existe o mirante localizado no Morro do Careca, além de cachoeiras e natureza exuberante! Ademais, em toda a Minas Gerais o contexto histórico é forte, contando com igrejas históricas; em Conceição, há a Basílica Nossa Senhora da Conceição.

Reprodução: Guia do Turismo Brasil
6. Entre Rios de Minas

A aproximadamente 119km de BH, Entre Rios de Minas é mais uma importante das cidades da Estrada Real. Sua importância histórica é inegavelmente interessante, já que é o portão do Circuito da Trilha dos Inconfidentes (lembra da Inconfidência Mineira, organizada por Tiradentes a fim de se separar da Coroa Portuguesa? Pois é, olha só o contexto!!!).

Hospital Cassiano Campolina

Por ali existem muitas construções históricas preservadas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, de influência neogótica, e também o Hospital Cassiano Campolina.

Para se hospedar, procure a Pousada da Esperança, simples, mas bem no centro do município.

7. Itamonte

Você aí, que ama o ecoturismo como eu, saiba que Itamonte é o lugar de se deliciar e se aventurar. O município está na região das Terras Altas da Mantiqueira e oferece muitas opções naturais. De fato, por ali tem a Pedra do Picu, um dos símbolos da cidade que fica a mais de 2 mil metros de altitude. Isso favorece a prática de trekking e escalada, por exemplo. Bem como essas atividades, existem por ali cachoeiras, picos, pedras e morros que oferecem: contato direto com a natureza, prática de esportes radicais e também deliciosos banhos de hidromassagem natural. Ademais, por possuir uma flora e fauna muito diversa, a cidade é voltada para o ecoturismo.

Reprodução: TripAdvisor/Cachoeira do Escorrega

O Rancho Pedra do Picu oferece trilhas pelas proximidades e tem muito contato com a natureza; a Pousada Ribeirão do Ouro também, mas fica mais próxima do centro da cidade.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

8. Lavras
Reprodução: Guia do Turismo Brasil

A cidade de Lavras é conhecida como a terra dos ipês e das escolas, um apelido autoexplicativo. De fato, a Universidade Federal de Lavras possui um relevante destaque no cenário acadêmico do país, em especial devido ao cultivo de café realizado no local. Além disso, existem outras importantes referências culturais, como a Igreja do Rosário e a Casa da Cultura. No tocante à natureza, um dos principais atrativos é o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, com extensa área verde, cachoeiras, tirolesa, caminhadas ecológicas e arvorismo. No Rio Capivari, os mais aventureiros podem praticar o raffting. Além disso, os adeptos do mergulho profissional não podem deixar de conhecer a Comunidade do Funil, que conta com cachoeiras, passeios de barco, caminhadas e área de camping.

Hospede-se no Serema Palace Hotel para ficar bem no centro, ou no Vitória Palace Hotel.

9. Lagoa Dourada
Reprodução: Pinterest

Lagoa Dourada, a 149 km de Belo Horizonte, é cortada pela Estrada Real em seu perímetro urbano. Os destaques da cidade, além de igrejas belíssimas como a Matriz de Santo Antônio, ficam por conta do acervo histórico da cidade. Algumas fazendas compõem o Circuito da Trilha dos Inconfidentes, contando com senzalas e objetos da época. Além disso, também conta com muitas cachoeiras, com destaque para a Cachoeira Bom Retiro, por suas límpidas e gélidas águas que são muito frequentadas por turistas.

10. Ouro Preto

Chegamos à mais importante das cidades da Estrada Real aqui elencadas. Ponto de partida dos principais caminhos, Ouro Preto é tão importante que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O destino conta com ladeiras íngremes, casarões coloniais, arquitetura barroca, religiosidade e muita história. História essa que a gente retoma a partir das antigas minas de ouro. O município nasceu em 1711, com o nome de Vila Rica. Poucos anos depois, em 1720, foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais, passando o título para Belo Horizonte em 1897.

O trajeto em Ouro Preto é como uma viagem no tempo. A cidade possui diversas igrejas e algumas representam o auge do barroco mineiro, com obras como as de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além disso, foi sede de manifestações histórico-culturais na época da descoberta e exploração do ouro no país, com destaque para a Inconfidência Mineira, no século XVIII, em que uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro pela Corte Portuguesa, reivindicando melhores condições de vida para o povo brasileiro. Como o plano foi descoberto antes da execução, Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) foi enforcado em praça pública, tornando-se mártir da libertação do povo aos domínios de Portugal.

Ao mesmo tempo em que dá aula de história, Ouro Preto oferece o melhor da culinária mineira em seus ricos restaurantes, e também festas e diversão. De fato, o Carnaval de lá é um dos destaques do país.

Se acaso procurar uma imersão, hospede-se no casarão colonial do século XIX, Hotel Solar de Maria. Se, no entanto, quiser algo mais moderno, o Hotel Recanto da Serra é uma deliciosa opção.

11. Passa Quatro

O município de Passa Quatro está na região turística da Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 439 km de Belo Horizonte, e conta com um acervo natural, religioso e cultural muito forte. De fato, algumas ruas são tombadas com construções originais do século XIX, além da Maria Fumaça Baldwin, de 1929. Apelidada de Trem da Mantiqueira, ela percorre um trecho de 12 km ao longo da Serra da Mantiqueira e proporciona uma bucólica viagem no tempo.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
Floresta Municipal de Passa Quatro

A cidade também chama atenção por ser um polo de ecoturismo, com picos, travessias e pedras que permitem a prática de trekking e mountain bike em seus territórios.

Para se hospedar, confira o Hotel Recanto das Hortênsias ou no Mira Serra Parque Hotel.

12. Prados
Reprodução: TripAdvisor

A cidade de Prados abriga construções setecentistas que remetem diretamente ao século XVIII e, junto com os casarões como o de Dona Hipólita, primeira mulher a integrar o grupo dos Inconfidentes, remete ao circuito do ouro e da escravidão.

Com uma grande diversidade de flora e fauna, o mais belo cartão postal da cidade de Prados é a imponente Serra São José.  Com 12 km de extensão de cerrado, mata atlântica, campos rupestres e escarpas, a serra se tornou uma Área de Preservação Ambiental (APA).

Para hospedagem, o Apart Hotel Águas Limpas ou a Pousada Cipó Artes são excelentes opções.

13. São João Del-Rei

Arte, cultura, história.. sinônimos de Minas Gerais que descrevem perfeitamente São João Del-Rei. Está em uma região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes, e a 185 km da capital mineira. Maior cidade setecentista do estado de Minas Gerais, oferece uma vasta gama de opções turísticas.

Ponte da Cadeia

Indo do urbano ao natural, o município oferece centenárias igrejas, com o mais belo do barroco mineiro, com destaque para a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pila, construída em 1721. Outro ponto turístico urbano é a Estação Ferroviária que, por meio de uma legítima Maria Fumaça, promove viagens turísticas à vizinha Tiradentes. No aspecto natural, devido a sua diversidade ecológica promovida pela Mata Atlântica e pelo Cerrado, existem por ali belas paisagens, montanhas, cachoeiras e fauna diversa.

Hospede-se no Hotel Trilhos de Minas ou no Terra D’Ouro Apart Hotel.

14. São Thomé das Letras

São Thomé das Letras atrai turistas por ser considerada um dos sete pontos energéticos da Terra. Está localizada sobre uma montanha de pedra ao sul do estado de Minas Gerais e, além do aspecto místico, também tem um centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Para nós, amantes de ecoturismo, existem por ali inúmeras cachoeiras.

A Gruta do Carimbado é uma visita indispensável, pois é rodeadada de crenças, como uma lenda que diz que a Gruta é a porta de entrada para uma civilização intraterrena. Ademais, já que possui uma geografia privilegiada, a cidade oferece opções como trekking, motocross, moutain bike, rapel, escalada e tirolesa. Em suma, se você ama ecoturismo ou misticismo (ou os dois!!!), São Thomé vai te encantar!

Em suas opções de hospedagem, considere o Hotel dos Sonhos e a Pousada Reino Encantado.

15. Tiradentes
Uma das maiores e mais importantes cidades de Minas Gerais, Tiradentes é marcada não somente pela sua relevância histórica, mas por contar com muita cultura. Está no sopé da Serra São José e possui um acervo turístico, recreativo e cultural de fazer qualquer turista se encantar. A cidade costuma atrair muitos casais pelo aspecto bucólico.
A natureza local oferece a possibilidade da prática de trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel, além da já mencionada viagem de Maria Fumaça. Além das atrações turísticas tradicionais, a cidade conta ainda com eventos praticamente mensais, que agradam a gregos e troianos. Entre os mais célebres, estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.
Considere se hospedar no Santíssimo Resort ou na Pousada Mãe D’Água.
16. Três Corações

A 287 km de Belo Horizonte, Três Corações é um dos principais centros urbanos da região sul do estado de Minas Gerais. Terra natal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, oferece ao turista a visitação ao Museu do Futebol, bem como a visita à casa de infância do Rei.

Para aqueles que amam história, o município possui um abrigo da Locomotiva Maria Fumaça, que fica ao lado da antiga Estação Ferroviária da cidade (inaugurada pelo Imperador D. Pedro II, em 1884) e resguarda uma locomotiva Baldwin.

Hospede-se no Calabreza Hotel e Restaurante ou no Italian Palace Hotel Rede Carlton.

Reprodução: Portal do Vestibular

São Paulo

1. Aparecida

A popularmente conhecida Aparecida do Norte é uma das cidades da Estrada Real mais desejada pelos turistas. Ela abriga uma forte tradição católica, atraindo, anualmente, multidões de fiéis para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, consagrada pelo Papa João Paulo II. Muitos peregrinos preferem chegar à cidade a pé, a fim de cumprir promessa ou ter momentos de reflexão e fé ao longo trajeto. A história da cidade de Aparecida se mistura com a história da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Em suma, pescadores, em busca de peixes para a recepção de Dom Pedro de Almeida e Portugal, pescaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida quebrada e, ao reunir os pedaços, surgiram peixes em abundância para os pescadores numa época ruim para a pesca. Assim, primeiro foi construído um pequeno oratório em agradecimento à Santa, que logo ficou pequeno pois muitos devotos por ali passavam. Por volta de 1734, foi construída a Capela do Morro dos Coqueiros, e depois, em 1888, foi a Basílica Menor, em 29 de abril de 1908. Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.

Para hospedagem, confira o Santuário Palace Hotel e o Hotel do Papa.

2. Pindamonhangaba

A cidade de Pindamonhangaba está situada na região metropolitana do Vale do Paraíba e a cerca de 138 km da capital paulista. O destaque da cidade é pelo turismo ecológico, cultural, religioso e gastronômico.

Com paisagens dignas de cartão-postal, o município recebe as mais variadas modalidades de esportes radicais, desde balonismo e paraquedismo até trilhas e trekkings. Além disso, ocorrem por lá diversos eventos tradicionais ao longo do ano com a finalidade de difundir a cultura local. Feiras, saraus, teatro.. muita coisa! Por ali também existe o turismo religioso.

Para se hospedar, veja o Colonial Plaza Hotel e o Domum Hotel.

3. Taubaté
Reprodução: Rentcars

Muito antes de virar meme pela grávida de Taubaté, a cidade já era destaque no país. Terra natal de Monteiro Lobato, Taubaté é conhecida nacionalmente como Capital da Literatura Infantil. Isso já mostra a relevância cultural exercida pela cidade. A revista Veja apontou o lugar como um dos 20 municípios brasileiros de médio porte prontos para virarem metrópoles no futuro. Por ali contrastam construções modernas com igrejas coloniais, uma mistura linda de encher os olhos.

Além disso, existe ali o Mercado Municipal, que oferece produtos típicos da região e a Estrada de Ferro Central do Brasil, importante patrimônio histórico que marca o período do auge do ciclo do café.

Veja como hospedagem o Ibis Styles Taubaté e o OYO Antico Plaza Hotel.

Rio de Janeiro

Paraty

Última das cidades da Estrada Real, a paradisíaca Paraty contém muitas atrações e construções históricas que conduzem o turista a uma intensa viagem diretamente ao século 17, como com a famosa Igreja Nossa Senhora dos Remédios, um dos ícones da cidade, fica na praça da matriz e foi construída em 1873 em estilo neoclássico. Ademais, o centro histórico é surreal e repleto de visitações lindas.

Por ali, acontece de a maré alta adentrar o centro histórico da cidade, os turistas têm o privilégio de obter uma rara beleza, nascida da indescritível mistura das águas do mar com as tortuosas ruas.

Se você ama literatura, a Pousada Literária de Paraty possui um acervo com mais de 1.500 obras à disposição. Além dela, a Selina Paraty é também uma aconchegante opção para você.

E aí, gostou de conhecer as principais cidades da Estrada Real? É muita beleza e história, emocionante de ser vivida, isso eu garanto! Não esqueça que numa viagem longa, mesmo de carro próprio, é sempre importante se respaldar de imprevistos. Por isso, atente-se à contratação do seguro viagem, use o cupom levenaviagem5 para garantir seu desconto e vá com calma e tranquilidade fazer seu roteiro! 🙂


O que é a Estrada Real?

A Estrada Real é um caminho antigamente utilizado para o escoamento de ouro e diamantes retirado de terras mineiras até as cidades de Paraty e Rio de Janeiro.

Quais são as cidades da estrada real?

Originalmente, são muitos os municípios que fazem parte da Estrada Real. O Caminho Velho conta com mais de 100, mas há caminhos menores, como o Caminho Novo, que passa por 18 cidades.

Onde começa e onde termina a Estrada Real?

Depende bastante da escolha de caminho, mas o Caminho Velho, original, começa em Ouro Preto, em Minas Gerais, e termina em Paraty, no Rio de Janeiro.

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Veja os comentários

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás