Mundo

O que fazer em João Pessoa, capital da Paraíba? Vamos descobrir!


João Pessoa é, sem dúvida alguma, um dos destinos mais comentados no território brasileiro. Além das belíssimas e populares praias, o município também é famoso por ser um dos mais baratos da região Nordeste. Com tantos atrativos, fica até difícil não querer sair correndo pra lá, né? Por isso, vem comigo que hoje eu vou falar um pouco sobre o que fazer em João Pessoa, contando com dicas para se hospedar e muito mais!

João Pessoa: como chegar?

Além de capital da Paraíba, João Pessoa é também o destino mais famoso do estado. Isso faz com que o acesso até lá seja mais fácil, seja de avião, carro ou ônibus. Para ir de avião é bem simples, basta escolher um voo para João Pessoa. Todas as principais companhias aéreas operam voos para lá, mas é importante saber que o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto recebe poucos voos por dia. Por isso, é necessário organizar com cuidado a ida para a cidade.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

De ônibus, depende de onde você sai, mas o mais recomendado é ir a partir de cidades vizinhas. Já a ida de carro é interessante para aqueles que quiserem dar um pulo nos municípios que cercam João Pessoa, e até para conhecer com mais liberdade os litorais norte e sul, dois extremos opostos. O acesso à cidade se dá pela BR-101. A cidade fica a 185km de Natal, enquanto, de Recife, são 120km. Se quiser alugar um carro, a RentCars é a aposta certa para viajar com confiança, segurança e tranquilidade.

O que fazer em João Pessoa: foco nas praias

Como vocês já sabem, João Pessoa é famosíssima pelas praias que, de fato, são incrivelmente maravilhosas. Aliás, você sabia que são mais de 17km de litoral? Não é pouca coisa! Aqui no blog tem o post sobre as 10 melhores praias de João Pessoa, mas vou mencionar algumas aqui também!

1. Coqueirinho

A praia de Coqueirinho é uma das mais famosas da capital, e isso tem um porquê: sua beleza natural é única! A estrutura de quiosque é, de fato, extraordinária, mas o melhor é aproveitar o visual, que parece de filme, e as águas limpas e calmas numa areia gostosa. O único fator a se observar é a movimentação: por ser bastante famosa, a praia fica cheia. Por isso, se quiser um bom lugar, ou apenas aproveitar com mais tranquilidade, a recomendação é de ir cedo.

2. Tambaba

Ir para Tambaba é se deliciar com a piscina natural que a maré forma quando recua. É um lugar sensacional de estar, ainda que não possua a melhor das infraestruturas no tocante a quiosques e espreguiçadeiras. A praia é bem famosa pelo lado de naturismo, que é totalmente dividido da praia livre a todos os banhistas, sem nenhum vislumbre da parte em que a nudez é autorizada. Outro marco do lugar é o coqueiro único que fica numa rocha, mais pro meio do mar. Rende belíssimas fotos! O plus dessa praia é a água quentinha, parecendo até piscina aquecida de tão gostosa.

3. Praia do Amor

A praia do Amor é outra muito famosa em Jampa devido à pedra natural que tem um buraco no meio, chamada de Pedra Furada. Reza a lenda que quem toca a pedra ou passa por baixo dela tem a sorte no amor garantida! A praia é linda, mas não é muito recomendada para banho, porque é uma área em que há bastante pesca, além de muitas pedras, o que torna o ato perigoso. O mar é lindo, de um azul estonteante e conta, ainda, com o encanto de estar localizada entre dois paredões rochosos.

Reprodução: TripAdvisor

4. Praia do Jacaré

Ir a João Pessoa e não ir à Praia do Jacaré é inaceitável! O ponto é conhecido pelo pôr do sol incrível que proporciona. É arrebatador! Uma curiosidade é que não se trata de mar, mas, sim, de rio! Isso mesmo, é no Rio Paraíba que o show acontece. Além desse atrativo natural, há passeios de catamarã com Jurandir do Sax, que toca seu instrumento aos turistas enquanto o sol se põe no horizonte. É um dos passeios mais lindos quando se fala sobre o que fazer em João Pessoa.

Reprodução: TripAdvisor

5. Tambaú/Cabo Branco

As praias de Tambáu e Cabo Branco são vizinhas, com acesso direto a pé. Por isso, elas são quase indissociáveis. Elas estão bem ao centro de João Pessoa, sendo o que podemos chamar de praias urbanas: tem incontáveis quiosques, atravessando a rua existem hotéis e mais hotéis, além de comércios. Não há a tranquilidade das praias que mencionei antes, justamente por ficar bem no coração da cidade. Apesar disso, são ótimas para ir ao chegar, ou para se despedir. Há também diversos esportes praticados por ali.

PARA LER MAIS SOBRE AS PRAIAS DE JOÃO PESSOA, LEIA ESSE POST

O que fazer em João Pessoa: cidade histórica com passeios históricos

Fundada em 1585, João Pessoa é uma das mais antigas cidades de todo o país. Sua relevância é tamanha que o centro histórico da cidade é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Uma visita a esse pedaço importante do Brasil é indispensável! Algumas opções do que fazer por lá:

  • Forte de Cabedelo: criado um ano após o nascimento de Jampa, o forte é protagonista na luta contra a invasão holandesa no território nordestino. Há um guia que conta a história local;
  • Praça Presidente João Pessoa: também chamada de Praça dos Três Poderes, conta com uma arquitetura belíssima misturada a um projeto de arborização urbano;
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo: outra construção absurdamente linda, a Igreja é uma das mais famosas do Brasil e vale a pena ser vista.
Reprodução: HPIP/Site

Farol do Cabo Branco

Outro lugar histórico muito legal é o Farol do Cabo Branco. Isso porque é o lugar mais oriental de todo o território americano! Ou seja, sua ponta está mais perto do oriente do mundo do que qualquer outro extremo do nosso continente. Legal, né? Além disso, o farol tem uma área de artesanato por perto que é bem bacana. Infelizmente, a terra do lugar cedeu e, por isso, o acesso só se dá a pé; não é mais permitida a subida de carro devido ao risco de desabamento, afinal, estamos falando de uma falésia! Mas a caminhada é tranquila e a vista compensa.

Mercado de Artesanato

O Mercado de Artesanato é uma ótima opção de o que fazer em João Pessoa. Com as mais variadas opções de itens, visitar e comprar ali é dar apoio e incentivar a produção e o comércio local. Existe uma gama de diferentes tipos de trabalhos, dos mais diversos preços e vendedores. Vale a pena a ida!

Quando ir para João Pessoa?

O período ideal é entre Setembro e Janeiro, que é quando há menos chuvas e a chance de aproveitar as praias é maior. No entanto, atente-se, também, à maré: alguns passeios somente podem ser feitos com a maré baixa, período que corresponde a apenas 20 dias de cada mês. Programe-se direitinho para não deixar de realizar algum passeio desse, caso seja a sua vontade!

João Pessoa: destino incrível no Brasil

João Pessoa é, de fato, um lugar indispensável de se conhecer. Com tantos atrativos e lugares para conhecer, é indispensável realizar um bom planejamento de viagem e otimizar ao máximo o seu tempo! Não deixe de comentar com a gente a sua experiência pelo lugar 🙂

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás