Brasil

Conheça as 10 maiores montanhas do Brasil


O Brasil é um país repleto de diversidade ecológica. Isso, claro, é bastante positivo para nós, amantes do ecoturismo, já que somos agraciados com lugares lindos e acessíveis bem pertinho. Hoje, depois de falar sobre as maiores cachoeiras do país, resolvemos mostrar a você, leitor, as 10 maiores montanhas do Brasil. Vem comigo que tem muita coisa linda pra conhecer!

Maiores montanhas do Brasil: picos extraordinários

A altura exata de montanhas sempre foi um assunto controverso, porque, por muito tempo, houve bastante imprecisão nas medições. Atualmente, no entanto, a tecnologia permite que tenhamos maior exatidão nessas medidas. As estatísticas usadas nesse post foi emitida pelo IBGE em 2016!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

10. Pico dos Três Estados – Serra da Mantiqueira/MG-RJ-SP

Com 2.665m de altura, o Pico dos Três Estados é o 10º maior pico oficial do país. Localizado na Serra da Mantiqueira, o pico faz divisa com 3 estados, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e tem trilha de acesso. No entanto, a trilha é considerada uma das mais difíceis do país. Sai de Itamonte, em Minas Gerais, e dura 3 dias, ou é preciso fazer a Travessia da Serra Fina completa. Só pode ser acessada de abril até agosto, por questões de segurança, e é obrigatória a ida com um guia especializado.

9. Pedra do Sino de Itatiaia – Serra da Mantiqueira/MG

Bem pertinho do Pico das Agulhas Negras, que é o 5º maior do país, o cume da Pedra do Sino de Itatiaia tem 2.670m de altitude. O nome se deve ao fato de as formas arredondadas lembrarem um sino sobre o platô. Existem trilhas por lá, mas, devido ao alto grau de dificuldade de realização, há poucas marcações por lá. Além disso, é uma área muito pouco explorada da Serra, e há mais riscos do que normalmente costuma existir. Por isso, é necessária a ida com um guia experiente. São 23km de trilha, que dura um dia, se eleva por quase 300 metros e é considerada difícil. É recomedável ir no inverno, por questões de segurança.

A entrada no Parque Nacional de Itatiaia é paga, custa em média 20 reais, e funciona a partir das 7h.

8. Morro do Couto – Serra das Prateleiras/RJ

Com 2.680 metros de altitude, o Morro do Couto também está no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. É a primeira montanha possível de ser alcançada a partir da portaria do parque, e, por incrível que pareça, não possui uma trilha difícil. Ainda que seja acidentada, não é de difícil enfrentamento, com 6km por trecho e parte sendo feita na base das Prateleiras. Aliás, para ir pelo Circuito Couto Prateleiras, que é uma trilha mais recente, é preciso ter autorização para acesso. Novamente, o inverno é o melhor período para visitar o local.

7. Monte Roraima – Serra de Pacaraima/RR

O Monte Roraima tem sido o ponto alto do Leve na Viagem nos últimos anos. Estamos indo rumo à terceira expedição, que acontece em novembro de 2022, e uma coisa é certa: cada ida é uma experiência, uma energia e uma aventura diferente. Dicas rápidas sobre o Monte Roraima podem ser lidas aqui.

Com 2.734 metros de altitude, o Monte Roraima é um lugar lendário, repleto de misticismo, crenças, energias e, claro, fama. Fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Os trekkings feitos para lá duram entre 9 e 11 dias, e eu sempre vou com a Explora Tepuy, parceira do Leve na Viagem desde a primeira ida que fui. Não é de forma alguma uma aventura fácil, mas também não é obrigatório ter experiência prévia com trilhas, ainda que isso seja desejado. O indispensável é ter um condicionamento físico que suporte as caminhadas, subidas e adversidades de tempo.

Leia mais sobre o trekking do Monte Roraima

6. Pico do Cristal – Serra do Caparaó/MG

Com 2.769m de altitude, o Pico do Cristal também fica em Minas Gerais e é muito interessante. Dentro do Parque Nacional do Caparaó, o Pico do Cristal é a maior do estado mineiro, já que todos os outros fazem divisa com outros estados. A trilha desse pico é considerada difícil e tem 8km totais de duração. Aqui também existe a questão da pouca sinalização e menor exploração, sendo que o acesso ao Pico pode ser feito de diversos lugares. Devido a isso, é muito importante ter consigo um guia, ou pelo menos um mapa offline, para não correr o risco de se perder.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

5. Pico das Agulhas Negras – Serra do Itatiaia/MG-RJ

Com seus magníficos 2.790m de altitude, o Pico das Agulhas Negras é o terceiro maior pico do estado de Minas. Faz divisa com o Rio de Janeiro e surpreende chegando a temperaturas negativas no inverno. Por ser tão alto, é um dos destaques do Parque Nacional de Itatiaia, podendo ser visto de longe a partir de vários outros cumes. A trilha é bem sinalizada na maior parte do caminho, então não há riscos de se perder. De qualquer forma, é sempre bom estar acompanhado de alguém experiente, pela fase seguinte.

Para chegar à base do Pico, são aproximadamente 1,3km, percorridos em uns 45 minutos. Para subir, no entanto, há muito mais dificuldade. Há muita escalaminhada, terreno íngreme, agravado pela pouca sinalização, e o adendo de um paredão de 5 metros que precisa ser escalado para alcançar o cume. Eis a importância do guia: se você não tem prática, será preciso usar uma corda de apoio para subir. Toda a dificuldade é recompensada com a vista maravilhosa que se tem ao chegar lá em cima!

4. Pedra da Mina – Serra da Mantiqueira/MG-SP

Os extraordinários 2.798m de altitude da Pedra da Mina fazem com que ela seja a 4ª maior montanha do país. Subi-la leva dois dias, cada trecho com 8km, mas a trilha é bastante árdua, com um caminho acidentado e um desnível que chega a 1.400m, com o adendo de ser MUITO frio.

Parte dela fica em Minas, outra parte em São Paulo. É preciso, também, ter acompanhamento de guias, pois existem muitas dificuldades técnicas e pontos que mesmo os mais experientes trekkers têm bastante dificuldade.

3. Pico da Bandeira – Serra do Caparaó/ES-MG

Alcançando uma altitude de 2.892 metros de altitude, o Pico da Bandeira fica em Minas e no Espírito Santo, sendo o mais alto de toda a região sudeste. Surpreendentemente, mesmo sendo tão alto, é a montanha mais fácil de subir. Isso porque existem várias trilhas, independentemente de sair de terra mineira ou capixaba, e todos os trajetos são muito bem sinalizados.

Fica na região mais fria do sudeste do Brasil, podendo atingir até -10ºC. A média de distância, saindo do Espírito Santo, é de 5km, com 650m de desnível, enquanto, saindo de Minas, são 6,3km variando de nível em 900m. Dá pra fazer em um dia, se houver bastante disposição e condicionamento físico, mas o recomendado é o pernoite na área de acampamento do lugar.

2 e 1. Pico 31 de Março  e Pico da Neblina – Serra do Imeri/AM

O segundo maior cume do país fica imediatamente ao lado do primeiro maior pico do país! Legal, né? Com 2.974m de altitude, o Pico 31 de Março é “filho” do Pico da Neblina, com 2.995m de altitude. Eles figuram entre os maiores do território brasileiro e fazem divisa com a Venezuela. A trilha é muito difícil, é feita em meio à mata, e precisa de autorização prévia da FUNAI, pois, além de ser território indígena, é protegido por leis brasileiras de preservação.  É tanto que quase não conseguimos encontrar detalhes sobre expedições, apenas um, que pode ser lido detalhadamente por aqui.

 

Maiores montanhas do Brasil: escolha a sua próxima aventura

De fato, nem todas as 10 maiores montanhas do Brasil serão facilmente acessíveis ou terão trilhas fáceis. No entanto, as que podem ser subidas DEVEM ser aproveitadas por nós, amantes de aventura, esportes radicais e trekkings. É claro que sempre com muito cuidado (o seguro viagem, inclusive, é indispensável para um bom planejamento de viagem). Escolha um pico para chamar de seu e vá com tudo! 🙂

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

5 motivos para escolher a sua jaqueta The North Face feminina

Se você ama uma aventura, deve providenciar sua jaqueta The North Face feminina já! Veja…

% dias atrás

Como escolher a melhor calça feminina e impermeável para trekking?

Descubra a calça feminina e impermeável perfeita para o seu próximo trekking Quando se trata…

% dias atrás