Bolívia

Deserto de Sal – A indescritível viagem do Atacama até Salar de Uyuni


Muitas pessoas conhecem, pelo menos por foto, o Deserto de Sal na Bolívia. Não é à toa, porque o Salar de Uyuni é de fato uma das grandes maravilhas do mundo.

Minha aventura nesse lugar inóspito fez parte do meu primeiro mochilão internacional. Durante um pouco mais de 1 mês, percorri por terra Bolívia, Peru e parte do Chile.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Nova, e ainda cheia de coisas pra descobrir nesse mundo, me deslumbrava com cada flor diferente, esquina, pôr do sol e estilos de vida.
Por esses e  outro motivos, tenho certeza que essa viagem foi o estopim da minha vida de viajante. Depois dela eu nunca mais fui a mesma.

Parece que cresceu em mim uma borboleta no estômago que voa toda vez que viajo e conheço outra cultura. Um frio na barriga que passa a ser um vício, uma necessidade, porque é tão bom, mas tão bom, que não dá para viver sem voar.

Enfim, devaneios a parte, todo o meu trajeto aparece nesse sobre o Trem da Morte.

Bom, quando fechei os destinos da viagem, é claro que não podia excluir o Deserto de Sal – a maior planície de sal do mundo.

Ela foi formada pela transformação de vários lagos pré-históricos, durante milhares e milhares de anos, tem simplesmente 12 mil quilômetros quadrados de sal (oi?!!!) e está situado a mais de 3.600 metros acima do nível do mar. Além de um dos principais pontos turísticos da Bolívia, o Salar funciona também como mina de extração de sal e é considerada a maior reserva de lítio do mundo. O lugar é tão grande, que é possível vê-lo em fotos de satélite!

Antes de começar a falar sobre o Deserto de Sal, quero falar sobre uma coisa muito importante: seguro viagem! Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro, pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança. Minha seguradora é a Seguros Promoque oferece um atendimento excelente, com preços igualmente ótimos. Os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha 5% de desconto em sua compra. E precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. 

Como chegar no Deserto de Sal:

Há 2 maneiras de você ir até o Salar – Uma pela BOLÍVIA ou pelo DESERTO DE ATACAMA (CHILE).

  1. Você estará na Bolívia e fará o passeio pelo Deserto de Sal a partir da cidade de Uyuni.

Se você escolher ir até o Deserto por terras bolivianas, a melhor maneira é ir até La Paz e de lá até a cidade Uyuni.
Os voos para La Paz não são muitos caros e você pode encontrar trechos saindo de São Paulo, que geralmente fazem uma parada em Santa Cruz de la Sierra, já na Bolívia.

As companhias mais comuns são:
Latam
Avianca
Boliviana de Aviacion

Minha sugestão é: fique uns dias em La Paz. Primeiro porque vale a pena conhecer a capital da Bolívia. Tem passeios incríveis que você pode ver aqui e segundo será um ótimo lugar para fazer sua aclimatação com a altitude. O Deserto de Sal chega a mais de 4.900 metros de altitude!!!

De La Paz para Uyuni

Ônibus
Essa viagem não é das mais confortáveis. É feita de ônibus por estradas complicadas e muitas vezes bloqueadas por conta das frequentes manifestações bolivianas. Eu mesma peguei várias quando viajei pela Bolívia. A viagem dura cerca de 11 horas e de fato é bem cansativa. Se escolher essa opção, sugiro ir pela cia Todo Turismo.

Avião
Certamente é a melhor opção.  Há voos pela cia Amaszonas saindo de La Paz. Dura apenas 45 minutos e são operados por pequenos jatinhos.

   2. Você está no Chile e fará o passeio a partir do Deserto do Atacama

Foi esse último que fiz.

Na Calle Caracoles, em San Pedro do Atacama, você encontrará centenas de agências de turismo que fazem esse passeio de 3 ou 4 dias. Este último te deixará na cidade de Uyuni, na Bolívia.

Poderia sugerir várias, mas deixo aqui a dica da Cordillera Traveller.
Mas é importante ressaltar que os passeios incluem hospedagem em lugares simples, afinal, você estará no meio do Deserto e não há cidades ou civilização por lá, apenas pequenas vilas e aquelas que recebem turistas ao longo de todo ano.

  • O trajeto, ordem e alojamento varia de acordo com a agência de viagem. Na compra, você terá tudo detalhado com o mapa de todo o roteiro e o que estará incluso. Veja se a sua escolha inclui Termas (piscinas termais), se sim, não deixe de levar roupa de banho. Aconselho levar snacks por via das dúvidas, caso não se adapte a comida ou tenha alguma restrição alimentar.

No meu mochilão eu percorri quase toda a Bolívia, passei pelo Peru, fui até o Pacífico no Chile e cheguei no Atacama. Lá fechei o pacote de 4 dias que me levaria até a cidade de Uyuni, na Bolívia. Honestamente? Acho que foi a melhor escolha!!

A dúvida:  em que época ir?

Eis a grande questão. Na realidade o Deserto de Sal é lindo de qualquer jeito. Mas você pode optar pela época da seca ou pela época da “chuva”.
Na seca você encontra o deserto puramente de sal,  vê o céu limpo e terá uma estadia em outros destinos mais agradáveis sem a chuva.
Aí é questão de preferência.

Deserto de Sal saindo do Atacama, Chile:

Empresa de turismo em San Pedro de Atacama é o que não falta. Mesmo.
Você pode tranquilamente fechar seu passeio para o dia seguinte. São tantas opções na Calle Caracoles que fica difícil escolher. Eu aconselho que você converse com alguém da empresa, veja as fotos, vídeos, o tipo de automóvel e o que está incluso. Compare os preços! Eu confio e recomendo os passeios da Civitatis. Há um pacote de 3 dias pelo Salar de Uyuni que vale a pena conferir.

Quando eu fui, há quase 10 anos atrás, certamente tinha uma estrutura mais simples do que se tem hoje. Portanto, as experiências e fotos que mostrarei aqui, foram baseadas no que vi naquela época. O trajeto incluia o transporte em carro 4×4, guia, alojamento no deserto por 3 noites e alimentação (café da manhã, almoço e jantar).

Alojamento da primeira noite
Em frente ao alojamento

O trajeto inteiro só tem paisagens deslumbrantes! Um arrepio a cada olhar.
Eu juro que a cada 15 minutos pedia pra parar o carro. Não me aguentava diante de tanta beleza. Descia, respirava, sentia e tirava fotos…

Não consigo transmitir em palavras tamanha beleza desses lugares.

Como lidar com esse pôr do sol?

Dica: eu conheci o lado do Deserto da Bolívia e do Chile. São diferentes, lindos de qualquer jeito e sempre de surpreender. Se puder, vale muito a pena conhecer os desertos de ambos os países. É tanta beleza que não esgota os arrepios e brilho nos olhos… Portanto, minha dica é que você conheça o Deserto de Atacama e inclua o passeio pelo Salar de Uyuni. Assim você conhece tudo ao redor!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Imigração Chile – Bolívia

Leve seu passaporte e pronto. A imigração é tão simples e rápida que nem parece que você está saindo de um país e entrando em outro.

De repente você chega no meio do deserto, em duas casinhas simples, sem banheiro e com uma bandeira da Bolívia meio gasta. Você entra com seu grupo de travessia ali, fala meia dúzia de palavras e sai feliz da vida com mais um carimbo no passaporte!

Já em terras bolivianas, logo logo você se depara com paisagens SURREAIS. O trajeto inclui diversas paradas e sempre uma mais escandalosamente bonita do que a outra. JURO!

Você podem me achar exagerada…rs eu sei. Mas eu juroooo. Não tem como não ficar boquiaberto! 😉

Como a minha viagem foi há quase 10 anos atrás, imagino que outros lugares foram acrescentados ao passeio e que os alojamentos devem ter dado uma melhorada (tomara!).

Não optei por escrever na ordem cronológica de cada passeio pelo Deserto de Sal, e sim apresentar as paisagens que considerei mais incríveis e que fazem parte de qualquer passeio por lá!

DESERTO DE DALÍ

Só por ter esse nome e já ser uma das primeiras atrações, me conquistou! O trajeto estava só começando…

ARBOL DE PIEDRA

Formação rochosa esculpida pelo vento e areia do deserto.

GEISERES E ÁGUAS TERMALES

Demais andar por um lugar onde tem atividade vulcânica e ver a energia da Terra literalmente pulsando!
O cheiro é estranho e o frio é de rachar!

LAGUNA VERDE

Uma das primeiras que você passa saindo do Atacama. Já é um tapa na cara meu amigo. É INCRÍVEL!!!

Deserto de Sal: LAGUNA BLANCA

Praticamente toda congelada, forma um visual de outro planeta…
A maioria das lagunas estão congeladas.

Deserto de Sal: LAGUNA COLORADA

Quando você acha que já viu coisas incríveis ao longo do caminho… Você vê isso:
Lagunas com a água vermelha que forma uma paisagem ma-ra-vi-lho-sa.

Deserto de Sal: ISLA INCAHUASI  (ILHA DOS CACTOS)

Lindíssima! De lá você tem uma visão de 360 graus do Deserto de Sal

Quando chega-se de fato do Deserto de Sal, você pode aproveitar para tirar mais zilhões de fotos… Que na seca fica assim:

A Civitatis também oferece um passeio pela Lagoa Cejar, em que você não afunda!

Não esqueça de fazer o seu seguro viagem!

Deserto de Sal: HOTEL DE SAL

Alguns passeios incluem uma pernoite nele. E de fato ele é TODO de sal!

Deserto de Sal: CEMITÉRIO DE TRENS

O cemitério ferroviário no Altiplano Boliviano foi o ponto final de um surto de progresso que tomou a Bolívia entre o final do século XIX e início do século XX.
Marcante a frase em um dos vagões: “Asi es la vida”

O que levar para a travessia do Deserto de Sal:

  • Filtro solar – O chão branco, a altitude e o sol de rachar, te queimam meeeesmo;
  • Água – Mesmo sendo óbvio, lembre-se que você está em um deserto;
  • Boné, chapéu e casaco;
  • Biquini e sunga para as águas termais;
  • Máquina fotográfica sempre com a bateria cheia (ou ainda uma extra). São tantas paisagens lindas que tirar foto vira quase um transtorno compulsivo obsessivo (TOC); rsrs
  • Tênis bom para caminhar em pedras, terra e sal;
  • Óculos escuros – o reflexo pode prejudicar seus olhos;
  • Dramin, chá ou folha de coca. Algo que te ajude com os sintomas da altitude. Não é mole não. Fiz um post falando sobre isso;
  • Umidificantes seus olhos e nariz. A secura e o frio as podem trazer alguns incômodos;
  • Espírito aventureiro e coração aberto!

Vale dizer que muito do que eu tenho eu compro pela internet, acho mais prático e rápido. O site que recomendo pelos produtos de qualidade, seriedade e prazo de entrega é a Alta Motanha. Tem tudo o que você precisa para organizar suas viagens de camping, trilhas e travessias.

Preparado? Bom, então.. Depois de tantos arrepios e delírios visuais….. Chegamos na cidadezinha Boliviana Uyuni.

Por 4 dias atravessamos países, fronteiras, desertos, barreiras da imaginação.

Palavras e imagens, mesmo que lindas e intensas, não conseguem transmitir a sensação de andar por lugares como esse na Terra. Plenitude e gratidão foram os sentimentos que transbordaram em mim ao longo desses dias.

Reserve uma viagem a esses lugares. Sua alma e mente agradecem!

Boa Viagem!

Onde fica o Deserto de Sal?

O Salar de Uyuni, nome do Deserto de Sal, fica no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes.

Qual a melhor época para visitar o Deserto de Sal?

O ideal é ir no período de seca, entre abril e outubro.

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Uau, Luiza, que viagem dos sonhos. O deserto do Atacama e Salar de Uyuni estão na listinha de lugares que mais tenho vontade de conhecer na América do Sul (tem outros também haha, Machu Picchu e Patagônia). Agora você mencionou que pediu para o motorista parar toda hora haha, acho que faria o mesmo, afinal, com uma vista dessas, não tem como não tirar uma foto. E esse cemitério de trem, que fantástico, super diferente. Bom, deixa eu parar por aqui com meu comentário, pois sou meio exagerada. Só queria dizer que adorei o seu relato, ficou super completo e detalhado o post (espero usá-lo como referência quando fizer essa viagem), e as fotos, estou encantada <3

    Abraços

    • Ah Josi, que bom receber seu feedback!! Fico muito feliz por ter gostado!
      E olha, coloque mesmo na sua lista de viagens, porque esse trajeto é de encher a alma sabe? Aquela viagem que te marca?
      Gratidão e espero que o post te ajude mesmo!
      Beijos

  • Meu deus, que incrível!
    Fotos lindíssimas, relato inspirador. Preciso conhecer!
    Compartilhe sempre suas experiências! Beijos <3

  • Luisa,
    Duas dúvidas:
    1. Indo pela Bolívia, vale a pena deixar pra comprar o pacote do passeio pelo Salar em Uyuni?
    2. E qual melhor opção? Comprar moeda local no Brasil ou lá mesmo?

    • Vinícius,
      Como eu fiz o passeio do Deserto de Sal partindo do Chile, eu não posso te dar a certeza de que conseguirá fechar o pacote em Uyuni. Lá é uma cidade de passagem e bem pequena. Eu aconselharia a sair do Brasil com esse passeio já acertado, para não ter imprevistos.
      Quanto à moeda, eu troquei real por pesos bolivianos em La Paz, e foi a melhor escolha, pelo menos na época. Minha sugestão é que troque na Bolívia pois além de fácil é mais valorizado.
      Espero ter ajudado e volte sempre!
      :)

  • Luisa,

    Amei de mais o seu post e é exatamente o roteiro de que eu precisava!!
    Você teria valores para compartilhar?
    +- qnto foi sua estadia no Deserto do Atacama + passeios+ transporte, etc.

    Obrigada!!

    Anna

    • Olá Anna, tudo bem?! Que bom que gostou, muito obrigada!
      Olha, eu fui há muitos anos, então não consigo te precisar valores. Mas lembro que paguei cerca de 120 dólares por esse passeio de travessia entre Atacama e Deserto de Sal. hoje deve estar mais caro. Mas já é tudo incluso! A estadia no Deserto tem de TODOS os tipos. Dos mais simples até os mais chiques. Minha sugestão é que procure aqui pra ter uma ideia:
      https://www.booking.com/index.html?aid=1167275&spbanner_300x250=1&spbanner_all=1
      Estou por aqui, beijo!

  • Oi Luisa!
    Vi seu post no blog da Lala Rebelo :)
    Queria uma ajudinha... Eu queria comprar o tour já no Brasil, como você fez?
    E queria de 2 ou 3 dias... Mas todos que vejo ou são de um dia só, ou são até o Atacama.
    E não achei nenhum privado, desse que escolhemos hotel e etc...

  • Luisa, tudo bem? Que roteiro incrível! Quero fazer o mesmo, partindo do Atacama e fazendo a travessia pelo deserto por 4 dias. Pelo que entendi, o passeio termina na cidade de Uyuni. Considerando que inicialmente meus voos internacionais seriam SP - Santiago e Santiago -SP, como faço para voltar para o Chile a partir de Uyuni? Seria melhor ou mais fácil programa a volta por La Paz? Desde já agradeço sua atenção! bjss

    • Olá Cyntia, tudo bem? Esse passeio é absolutamente indescritível! Se você precisa voltar por Santiago, talvez a melhor maneira seja de fato ir para La Paz pra pegar um voo de volta pra Santiago.Outra alternativa é fazer o passeio de 3 dias que você retorna pra San pedro, aí pode voltar por Calama até Santiago. Fica a seu critério.... Qlq coisa estou por aqui, bjo!

  • Oi Luisa!
    Adorei seu post, fiquei encantada com os lugares e super me inspirou fazer esse roteiro do Atacama até uyuni. Estava pensando nos custos para organizar uma possível viagem e gostaria de informação do valor aproximado para fazer o roteiro de 3 dias saindo do Atacama até Uyuni. Minha ideia seria seguir de uyuni para la Paz e depois Cusco, logo precisaria apenas do custo do trajeto de ida.

    Abraços

    • Oi Bruna, td bem? Que bom, fico feliz que tenha te inspirado!!! :)
      Essa viagem é inesquecível, super apoio esse roteiro! Essa travessia do atacama até Uyuni varia entre $150 e $200 dólares... Aí tem o traslado, alimentação e hospedagem incluida durante os dias. Vc pode ir de Uyuni pra La Paz de ônibus para economizar, se for o caso, e de La Paz pra Cusco, eu sugeriria que parasse antes em Copacabana, no Lago Titicaco, que vale a pena. Subindo de ônibus até lá e depois pra Cusco. É cansativo, mas sai bem mais barato e tenho certeza que voltará cheia de histórias e paisagens lindíssimas! Se precisar, monto seu roteiro :)

  • eu tive o prazer de conhecer estes lugares de moto , foi a melhor coisa q fiz na minha vida conhecer o deserto de atacama : um verdadeiro sonho cada canto que conheci ficamos tres dias em San Pedro do Atacama conhecendo os pontos turisticos alguns fomos de bicicleta planos pra voltar em seguida

    • Olha.. fazer a travessia de 4 dias eu acho um pouco puxado. Além de não ter tanto conforto, tem o frio e as condições da altitude. Depende também da idade!

  • Ola Luísa! Obrigada por compartilhar sua aventura e paixão pela viagem! Gostaria de saber qual foi o mês da sua viagem. Obrigada.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás