Mundo

O que fazer em Tulum: seu guia completo nesse destino paradisíaco!


Pensar em viajar para o México traz em nossa mente duas principais opções: praias paradisíacas ou ruínas maias e astecas. De fato, passeios imperdíveis. E, para um bom viajante, nada melhor que um destino que abrigue ambos tipos de atrações. Sabe qual? Tulum! E é sobre isso que falaremos hoje: o que fazer em Tulum, desde as visitas a ruínas até as praias de tirar o fôlego. Despertei seu interesse, né? Então vem comigo que tem muito o que ler por aqui 🙂

Por que visitar Tulum?

Bom, antes de mais nada, acredito que seja importante mencionar a diferença de Tulum para a maioria dos outros paraísos de Riviera Maya. Diferentemente de Cancún, por exemplo, Tulum é muito mais simples, não conta com tanto glamour e riqueza que agrada muita gente e, talvez por isso, seja muito mais legal de conhecer. Seus poucos mais de 20mil habitantes compõem uma cidade linda, que vale a pena receber a sua hospedagem, especialmente se você gosta de conhecer lugares diferentes do usual.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Apesar de estar sendo muito visada ultimamente, Tulum é uma cidade original, que conta com características próprias, uma história única e distinta, não sendo somente um destino pronto para receber turistas, como é Cancún. Ter o que fazer em Tulum tem a ver com história, raízes, cultura e tradição, que são infinitamente mais fortes ali do que no paraíso turístico mexicano.

Tulum é mais simples, menos rica, e esse é o seu charme: ter contato com uma cultura de fato mexicana e não com a glamourização e “norte-americanização” de Cancún. Não estou, de forma alguma, desvalorizando ou negligenciando as maravilhas existentes em Cancún. No entanto, quem acompanha o Leve na Viagem sabe que somos muito mais compatíveis com rotas alternativas, com o lado B do turismo e, principalmente, com a simplicidade e com as raízes dos lugares. Com a extração da natureza e da cultura. Por isso, e pelos motivos que você verá abaixo, é que vale a pena visitar Tulum.

Como chegar em Tulum

Tulum, como mencionei, é uma cidade mexicana. Está a aproximadamente 130km de Cancún, ou seja, de carro dá pra chegar em cerca de 2h. Muitos turistas optam por um bate e volta, mas passar uns dias nesse paraíso é uma boa pedida, ainda mais se você pretende conhecer bem os atrativos dali, visto que não são poucos.

Para chegar em Tulum, o método mais fácil é desembarcando em Cancún. Conforme falei acima, é possível chegar de carro — você pode alugar o seu pela RentCars, que confio e indico de olhos fechados — ou de ônibus. As passagens de ônibus custam cerca de 8 dólares e a viagem dura em média duas horas. Como se trata de uma cidade turística, o acesso é fácil mesmo sozinho. De ônibus, a empresa ADO faz esse trajeto em diversos horários do dia a passagem custa cerca de R$ 80. São só 2 horas de viagem. Maneira rápida e barata.

O que fazer em Tulum de acordo com o seu estilo de viagem

É importante saber que, ao viajar para Tulum, existem dois estilos diferentes que você encontra no mesmo lugar. Primeiramente, há a cidadezinha histórica, repleta de ruínas maias e desenvolvida às margens da estrada 307 (conhecida também como Avenida Tulum), conhecida como pueblo. Em segundo lugar, há a cidade hoteleira, a Tulum praiana que atrai turistas do mundo inteiro com as suas águas cristalinas e visuais cinematográficos, com atrações de bares e restaurantes de perder as contas.

De fato, qualquer um dos estilos de viagem é maravilhoso e vai te fazer ter uma viagem sensacional. No entanto, acredito que o ideal é aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, mesclando os dois estilos e tornando a viagem o mais completa e atrativa possível! Por isso, nas dicas desse post, há sugestões para todos os gostos 🙂

É importante frisar que, dentro desses dois estilos existe um impacto direto na hospedagem, que falarei a seguir.

Hospedagem em Tulum: é possível economizar?

A resposta é linda: sim, é possível economizar com hospedagem em Tulum. Isso porque, conforme dito, existem dois lugares diferentes por ali, que é a parte praiana, onde está a principal zona hoteleira, e o pueblo, lugar onde ficam mais nativos. Caso o foco seja economizar em hospedagem, procure lugares no pueblo, pois os valores são cerca de 70% a menos do que na região hoteleira. No entanto, faça essa escolha sabendo que essa é a única vantagem, pois, em termos de conforto e qualidade, é claro que a região voltada para o turismo será mais estruturada e completa.

Hotel Bardo. Reprodução: Booking.com/site

Lembre-se de buscar por sua hospedagem no Booking.com, que é parceiro do blog e uma plataforma de confiança e responsável. Abaixo, algumas acomodações, desde luxuosas a mais simples:

  • La Tulumeña Boutique Hotel: opção mediana se comparada às mais chiques do lugar, é bem avaliada na plataforma. Tem chuveiro ao ar livre, que é muito mencionado pelos turistas. Oferece mais tranquilidade por não ser tão colado na região hoteleira.
La Tulumeña/Booking.com
  • Hotel Bardo: hotel 5 estrelas, definitivamente uma das mais caras e incríveis opções de Tulum. A comida é extremamente elogiada, bem como o requinte do lugar.
Hotel Bardo/Booking.com
  • Luna Maya: uma das mais simples opções dessa lista, não deixa de ser aconchegante e deliciosa, além de bem localizado. Camas grandes e café da manhã simples.
Luna Maya/Booking.com
  • Hotelito Azul: hotel 4 estrelas, está na faixa de areia da praia South Tulum. O café da manhã diversificado, sendo destaques a hospitalidade e a qualidade do atendimento.
Hotelito Azul/Booking.com
  • Aldea Tzunum: de estilo rústico, é exclusivo para adultos. Há quartos coletivos e individuais.
Aldea Tzunun/Booking.com

O que fazer em Tulum: um guia completo

Agora, sem mais delongas, vamos ao que, de fato, interessa? Abaixo, opções lindas de o que fazer em Tulum e aproveitar ao máximo esse destino paradisíaco e enérgico.

Ruínas Maias

Em conjunto com as praias paradisíacas, as ruínas maias são muito visadas pelos turistas. Isso porque, como você já deve saber, existe toda uma mística em torno desse povo. Ninguém sabe precisar ao certo como surgiram ou mesmo quem foram os Maias, mas é inegável que seus feitos foram históricos e marcantes para a evolução da espécie humana. Dentre os conhecimentos desenvolvidos, podemos citar as habilidades matemáticas, as construções de templos e as divisões e organizações sociais. De fato, foi uma sociedade muito à frente de seu tempo.

Enfim, retornando ao turismo, as ruínas maias da cidade de Tulum são as únicas que ficam à beira mar, o que confere um visual surreal a quem visita a região. Construída em cima de uma falésia, a pequena cidade era fortificada e foi construída ali por servir como uma espécie de porto. A visita ao sítio arqueológico de Tulum permite conhecer melhor a cultura, o estilo de vida e as particularidades do povo maia. Por isso, aliás, recomendo fazer esse passeio com um guia, que será capaz de explicar e contar detalhes dessa civilização.

Na imagem acima está o El Castillo, o que acredito ser o ponto alto da visita arqueológica. Era ali que os maias realizavam seus rituais de sacrifício aos seus Deuses e receber bênçãos em retorno. É interessante observar as diferenças culturais e, sem dúvida alguma, respeitá-las acima de tudo. Acima de tudo, é um lugar sagrado, por isso, sem profanar essa terra, ok?

A Civitatis tem passeios a partir de R$ 399 em Tulum. Aproveite!

Ah, e outra coisa: o calor e o sol de Tulum são absurdos. Leve garrafa de água, passe e leve protetor solar, chapéu e óculos de sol, porque é forte e o passeio nas ruínas quase não tem sombras.

Cenotes

Os cenotes são, sem dúvida alguma, os pontos mais ansiados pelos turistas que vão conhecer Tulum. E por quê? Bem, são espécies de piscinas naturais de água doce, formadas a partir de processos geomorfológicos e acúmulos de água de chuva. São meio que grutas, de um verde cristalino SURREAL! É uma coisa de filme, paradisíaco mesmo. Algumas lendas fazem crer que eles são passagens para outro mundo. Só sei que é um ponto turístico imperdível, de fato! Só na Península de Yucatán existem mais de 7 mil! E em Tulum existem vários, lindíssimos e prontos para te receber, se liga:

Gran Cenote

Esse é o principal, o mais queridinho e amado pelos turistas. O Gran Cenote está a apenas 5km do Centro da cidade e é super fácil de chegar. Se acaso não estiver de carro próprio, há taxis que te deixam lá rapidinho. A entrada custa em média 180 pesos (aproximadamente 45 reais). Quando entrar, se prepare: os raios solares brincam com as cores da água e você vê desde o azul até o verde cristalino. É de tirar o fôlego mesmo! Além disso, existem por ali peixinhos inofensivos e, se prestar atenção, consegue ver tartarugas nadando! É a natureza em seu estado mais belo.

Ele conta com duas aberturas e uma gruta que forma um túnel, o que permite que você nade de uma abertura à outra por baixo do túnel. É lindo demais! Lá, é possível alugar equipamento para snorkel, se acaso tiver interesse. A única ressalva desse cenote em específico é que, por ser no centro da cidade e de muito fácil acesso, não é um lugar vazio.

Cenote Dos Ojos

Aqui são dois cenotes numa mesma propriedade. O mais incrível aqui é que eles ficam dentro de uma caverna! Surreal, né? O visual é maravilhoso, impossível não sair impressionado. A vantagem desse em relação ao outro é que ele é mais privado e mais tranquilo do que o anterior. Como é um cenote num espaço fechado, você pode aproveitar mesmo sem muito sol. É possível fazer snorkel e mergulho.

Cenotes Casa Tortuga

Aqui, são 4 opções de cenotes para conhecer. Para conhecê-los, é preciso contratar um guia especializado, que conheça o local e possa te levar até lá. Existem cenotes ao ar livre, parcialmente fechados e outros totalmente dentro de cavernas. O passeio em cenotes é ótimo para quem quer nadar, ou só curtir e relaxar nas águas maravilhosas. O local também fornece máscaras de snorkel para praticantes. Além disso, há a opção de hospedagem na propriedade. A visitação é mais que recomendada! A entrada custa 600 pesos mexicanos, cerca de R$ 150 reais, e crianças menores de 5 anos não pagam entrada.

Resumindo:

Cenote: Casa Tortuga
Localização: rodovia 307 que liga Cancun à Tulum, a 15min de carro/moto.
Valor: 400 pesos mexicanos, cerca de R$115.
Como ir: de carro é a maneira mais fácil e rápida. Mas você pode ir também de carona, bicicleta, scooter, van ou agências de turismo; se acaso for com guia (incluso na entrada), você pode visitar os 4 cenotes do local, sendo 2 deles com cavernas. Se optar sem guia, apenas 2 são permitidos.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O segredo pra encontrar os cenotes mais vazios é chegar na hora que abrem (geralmente às 9h).

Parques

Na área de Cancún existem 3 principais parques, sendo um deles, de fato, muito próximo a Tulum: o Xel-Há. Além dele, há também o parque Ik-Kil, que também abriga cenotes e é um dos melhores estruturados de Tulum.

Lembre-se sempre de fazer seu Seguro Viagem para qualquer viagem, especialmente as internacionais!

Ik-Kil

Bem como mencionei acima, o parque Ik-Kil abriga um dos mais famosos cenotes da região. Isso em virtude da proximidade com as ruínas de Chichén Iza, a apenas 3km da propriedade. O ingresso para visitar o parque custa 70 pesos mexicanos, aproximadamente 15 reais. Chamam o lugar de parque devido à impressionante infraestrutura do lugar, que possui vestiários com chave, chuveiros, banheiro, restaurante, hotel.. É um passeio bastante completo. É perfeito para relaxar após a caminhada pelas ruínas, por isso sugiro que ambos sejam feitos no mesmo dia. O cenote em si fica 26m abaixo da superfície, cujo acesso se dá por meio de uma longa escadaria esculpida. Ele é MUITO profundo, com 40m de profundidade, por isso, cuidado. Algumas pessoas levam equipamento de snorkel, mas a visibilidade não é das melhores, visto que é um local fechado.

Xel-Há

Um parque aquático belíssimo, Xel-Há abriga uma combinação maravilhosa de mar com água doce. Ele é muito atrativo para os turistas, especialmente porque é perto do centro de Tulum. Por ali, o principal para fazer é o mergulho de snorkel, que permite ver muito da vida marítima do lugar. Como vocês já perceberam, as águas em Tulum são cristalinas, o que não é diferente em Xel-Há.

Além disso, por lá é possível nadar nas águas cristalinas, além de tomar sol e aproveitar a prainha ao redor do parque. O legal desse passeio é que, como é uma reserva natural, existem muitos bichinhos, tanto marítimos quanto terrestres e aéreos para você aproveitar! Dá até para nadar de golfinho por lá! A entrada custa 99 dólares, o que definitivamente não é barato, mas que com certeza compensa. Pense que é um passeio que dura o dia inteiro, com muitas opções de atração e que, além de tudo, está com almoço e lanche incluídos, bem como equipamento de snorkel. São muitas coisas inclusas! E outra, crianças de 5 a 11 anos não pagam. Como é all-inclusive, vá bem cedo, tome café por lá e aproveite tudo 🙂

Laguna Kaan Luum

UM PARAÍSO ESCONDIDO EM TULUM! Uma lagoa de água verde incrível com um cenote de 82m de profundidade no meio. É mole ou quer mais?! É absolutamente lindo, de tirar o fôlego… Está a apenas 20min de carro de Tulum e, por não ser muito procurado por turistas, é mais tranquilo de visitar. Surreal a beleza!

》A lagoa é cercada de mata e mangue, uma natureza rústica e imponente.
》A entrada custa R$85
》Ela tem uma cor inacreditável e é rasa, cerca de 1,5m de profundidade.
》No meio há um cenote de mais de 80 metros e que por conta da profundidade, faz um contraste de cor surreal. E mais, visto de cima lembra a bandeira do Brasil.
É ou não é de arrepiar?

A Civitatis tem passeios a partir de R$ 399 em Tulum. Aproveite!

O que fazer em Tulum além de tudo isso? Aproveitar as praias!

As praias públicas de Tulum são maravilhosas! Ah, e por que falei de praias públicas? Porque lá uma grande parte da praia é tomada por hotéis e propriedades privadas, o que torna a parte “pública” bem restrita. Aliás, há, por ali, os beach clubs, que são clubes de praia, cuja proposta é trazer conforto e lazer com o pé na areia e a vista pro mar. É uma infraestrutura interessante e maravilhosa para aqueles que querem apenas relaxar, pois há espreguiçadeiras, bares e restaurantes que levam tudo na sua cadeira, sem que você precise fazer muito esforço. Abaixo, os principais beach clubs para você aproveitar em Tulum:

Ana y Jose Hotel & Spa Tulum

Com decoração mexicana típica, serviço de spa, bicicletas gratuitas para os hóspedes e até piscina na beira da praia, Ana y Jose Hotel & Spa Tulum está bem no centrinho de Tulum, a apenas 5 minutos de carro das ruínas Maias. O hotel é muito bem avaliado pelos hóspedes, com destaques para a comida, para o serviço prestado e para o aconchego que ele proporciona! Tudo isso com o adendo maravilhoso de estar na beira do mar… Querer mais o quê, né, gente?

Papaya Playa Project

Também aberto a não hóspedes (é preciso consumir pelo menos 32 dólares), o Papaya Playa Project é um hotel maravilhoso, que também fica a beira mar e oferece muitas atividades legais! Além de música ao vivo na praia, oferece mergulho com snorkel, capela, sauna, um bar maravilhoso e muito mais (tem até piscina com borda infinita de frente pro mar)! O atendimento é destaque por quem conhece o lugar.

Playa Esperanza Hotel

Mais uma maravilha de beach club, o Playa Esperanza Hotel fica na praia homônima, e tem opções maravilhosas para hóspedes e não hóspedes. Para quem opta por hospedagem, existem bangalôs e quartos que ficam, literalmente, na areia da praia. É abrir a porta e pisar no macio, com a vista perfeita do mar cristalino. Para não hóspedes, o serviço de bar e de espreguiçadeiras também é elogiado.

Mais alguma coisa para fazer em Tulum? Mas é claro!

Visite a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an

Uma área de preservação belíssima, Sian Ka’an é patrimônio da UNESCO e oferece ao visitante passeios lindos por meio de praias desertas, contemplando as ricas flora e fauna da região. Além disso, é possível fazer passeio de Jeep, de barco, flutuação em lagoas, snorkel e pesca, bem como observação de animaizinhos em seu habitat natural – imagina você conseguir ver um golfinho ou um crocodilo, livremente em seu cantinho? Sensacional! Por não ser muito conhecida, é uma atração meio lado B, com mais de 500 hectares perfeitos para serem visitados!

Reprodução: Travel+Leisure/Site

Aproveite os barzinhos locais!

Tulum, apesar de não ser a mais visada cidade de Riviera Maya, ainda assim é uma cidade turística. Toda cidade turística praiana que se preze tem um bom investimento em bares, né? E lá não é diferente. Existem muitos para conhecer, com decoração, comida e bebidas típicas da região.

Reprodução: Sarah Vercoe Images/Site

Precisa trabalhar em home office? Aproveite!

Tulum hoje em dia é um polo de pessoas que trabalham remotamente. É muita gente jovem reunida trabalhando de vários paraísos e as opções na praia são muitas! É, de fato, maravilhoso poder trabalhar no meio de tanta beleza natural.

Se estiver indo, mesmo que de férias e não precise trabalhar, anote esses locais charmosos que merecem ser conhecidos:

@ikal_tulum_hotel
@hotelpanamera
@gitano.beach
@kanantulum
@mezzaninetulum

Mais algumas dicas:

Além de praia, a cidade tem muito o que oferecer e, por isso, selecionei algumas alternativas pra incluir no seu roteiro e/ou ainda, em dias de chuva.

  • Temazcal: um ritual maia que consiste em na limpeza do corpo e do espírito, através do fogo e da água, em um banho a vapor. Há várias rituais desse em Tulum e sem dúvida, pode ser uma experiência e tanto.
  • Praticar variados tipos de yoga: a vida alternativa e saudável aqui tem aos montes. Diversos locais oferecem aulas de Yoga de todos os tipos, seja na praia, em espaços de atividade física, hotéis.
  • Atividades holísticas: Tulum, como eu já disse, virou um antro de gente jovem, bonita e mística. Há muita oferta de espaços holístico com várias atividades como sound therapy, massagens, terapias alternativas, cerimônia de rapé, de cacau…
  • Museu imersivo Espherik e Mystika

Dicas e informações extra sobre Tulum

  • Você não precisa de visto para entrar em Tulum, mas seu passaporte precisa estar com validade de, pelo menos, 6 meses;
  • Qualquer momento é bom para visitar Tulum, mas entre junho e novembro há risco de furacões. São situações raras em Tulum, mas podem acontecer;
  • Não há obrigatoriedade de vacinas para entrar lá, nem mesmo contra COVID-19;
  • Para entrar no México não está sendo exigido comprovação de vacina nem teste negativo de PCR. Porém, na volta para o Brasil, é obrigatório apresentar PCR negativo antes de embarcar;;
  • Para se locomover, se não estiver de carro, pode usar táxi, alugar bike ou scooter.
  • Tenha sempre dinheiro em espécie;
  • Tulum é mais caro do que outros destinos, por isso, saiba otimizar seus gastos em viagem e economizar antes de ir. Por isso, recomendo hospedagem na região Pueblo;
  • Hospedagem não é barata, muito menos na zona hoteleira, que fica na beira da praia. A cidade tem bairros mais afastados com opções bem interessantes;
  • Tem muitas opções de bares e restaurantes. Ficar na zona hoteleira significa gastar mais em locais mais arrumados. No centro e no bairro La Veleta por exemplo, tem opções mais alternativas e em conta do que a zona exclusivamente turística.
  • Por conta da dica acima, tente pagar o máximo de coisas em peso mexicano. Mesmo aceitando dólar, frequentemente eles dão o troco em pesos e nem sempre o troco vai ser certo;
  • Tulum é MUITO quente. Por isso, saiba otimizar os horários em que vai visitar espaços abertos, como as ruínas Maia;
Qual a melhor época para viajar para Tulum?

A melhor temporada é entre dezembro e junho, pois é um período em que o risco de furacão é quase inexistente. No entanto, há riscos de leves chuvas.

Onde é melhor: Tulum ou Cancún?

A resposta mais adequada é depende. Isso porque Tulum é o destino mais rústico, com opções mais simples e naturais, com menos infraestrutura, enquanto Cancún já é bastante preparada para receber hóspedes, com muitas opções de lojas, restaurantes e passeios mais sofisticados.

Como se locomover em Tulum?

A melhor forma é de carro alugado ou de bicicleta, já que há ciclovias e diversos locais para aluguel de bike.

Tulum: um destino imperdível no México

Viu como há muitas opções do que fazer em Tulum? De fato, são muitas as opções maravilhosas, de encher os olhos. Comenta aqui com a gente o que você mais amou e se pretende visitar o lugar! Conte com o Leve na Viagem para tudo, lembrando sempre do seu planejamento de viagem! 🙂

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás