Mundo

O que fazer em Aruba: dicas importante sobre esse paraíso caribenho


Conhecer praias paradisíacas é o sonho de muita gente, sejam viajantes amadores ou profissionais. Conhecer um pedacinho de terra com areia branca, água cristalina e azulíssima… Quem não quer passar uns dias num lugar lindo assim? Pois bem, uma viagem para Aruba certamente satisfaz a esse desejo, mas será que ela é cara? Será que vale a pena? Será que é muito difícil por lá? Vem tirar essas e outras dúvidas aqui, nesse post, preparado especialmente para você! 🙂

O que fazer Aruba: informações essenciais

Aruba é uma ilha localizada no mar do Caribe, a 24km ao norte do continente sul-americano. É relativamente fácil de chegar, levando aproximadamente 2h de viagem a partir de Bogotá, capital da Colômbia. A ilha em si tem 31,5km de comprimento por 9,6km de largura, com uma extensão total de 112,6km².

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O litoral sul e oeste da ilha são os que mais fazem sucesso, com muitas praias de areias brancas, de água azul tranquila e de encher os olhos. Já o litoral norte e nordeste é mais desértico e árido, um cenário que lembra o interior do nordeste brasileiro devido ao grande número de cactos. Muitos brincam que há duas arubas, a praieira e a desértica, o que, de fato, é real. O mais interessante, no entanto, é ter a possibilidade de variar entre estilos de viagem num mesmo lugar.

O aeroporto internacional Reina Beatriz está a apenas 10km da região dos hotéis, e recebe as principais linhas aéreas do mundo. Os vôos para Aruba partem de Caracas, Bogotá e Panamá, então é necessário se organizar para ir para esses lugares antes de ir diretamente para a ilha.

Quando ir para Aruba?

Em Aruba, no que diz respeito ao clima, qualquer época é boa de ir, porque, como dizem, é verão o ano inteiro! As temperaturas estão sempre entre os 30ºC. Parece demais, mas as brisas frequentes fazem com que seja, na verdade, muito gostoso. O mais importante, no entanto, é que a ilha de Aruba fica fora da rota de furacões, o que proporciona maior segurança na hora de viajar. Aliás, no Caribe em si, as chances de pegar furacões é baixa, mesmo onde há ocorrência.

De janeiro a março, acontece o carnaval, que agita a ilha com desfiles, blocos e festas. Depois disso, a Ilha de Aruba é contemplada com vários festivais anuais de música. É um destino excelente para quem curte tanto badalação quanto quietude, pois há todas essas opções. Além disso, é também um destino famoso para lua de mel, já que é paradisíaco e romântico.

O que fazer em Aruba?

Praias

Bom, Aruba é a mais turística ilha caribenha, sendo desejada por turistas de todo o mundo (e, de fato, você encontra gente de todo o mundo por lá). Sendo assim, as praias são as principais atrações da viagem. No entanto, as praias ocupam a menor parte da ilha, sendo que o restante, como falei, é uma região semidesértica. Muitos cactos, espécies vegetais típicas de solo seco, mas que, ainda assim, formam cenários deslumbrantes, dignos de foto no feed do Instagram.

Sul

Ao sul da ilha está a uma das praias mais conhecidas de Aruba, Baby Beach, que tem as águas mais calmas da região, além de areia branquíssima. Parece uma piscina natural enorme, pois é cercada de areia, formando uma meia-lua. Dá pra flutuar, levar crianças, curtir de casal, sozinho.. É uma praia bastante democrática. Como é muito cheia e famosa, o ideal é que se chege cedo, para pegar bons lugares na faixa de areia.

Vista aérea de Baby Beach. Reprodução: Aruba/Site

Centro

O centro da ilha possui a maior parte dos hotéis, havendo, inclusive, os que têm o melhor preço. Por ali, há de tudo: inúmeros restaurantes, bares, boates.. Aliás, é no centro que está a mais famosa e desejada praia arubana: Palm Beach. Essa é a região ideal para quem curte badalação e agito. É a área mais turística de toda a ilha, onde se percebe toda a influência que os turistas norte-americanos exercem na oferta de serviços locais, já que é perceptível a “americanização” da região, que conta, por exemplo, com cassinos.

É ainda mais cheia do que a parte sul da ilha, um aspecto que pode realmente incomodar aqueles que buscam mais sossego e tranquilidade.

CURIOSIDADE:

Também na parte central da ilha está o maior hotel de Aruba, o Renaissance. É, de fato, extraordinário. Por quê? Bem, por não ter uma orla para chamar de sua, ele ousou e construiu uma ilha exclusiva para seus hóspedes, com direito a flamingos cor de rosa e iguanas. É lindo, mas polêmico, pois usa de exploração dos animais que mencionamos, algo que nós, do Leve na Viagem, somos veementemente contra. Já que é, além de tudo, absurdamente caro, procure uma hospedagem que seja boa e proporcione um turismo sustentável.

Norte

A região norte da ilha é a que tem a mistura bonita de cenários paradisíacos e semi-desértica, formando os pontos mais belos do litoral. Essa é a região perfeita para a prática de snorkel, havendo, inclusive, passeios específicos para esse fim. A água é transparente, então é possível ter um vislumbre perfeito de toda a vida marinha, num lugar mais calmo e sem agitação. Alguns passeios também levam ao mar aberto, que tem uma água mais agitada, mas que é bem límpida. Por ali, há destroços do navio Antilla, remanescente da Segunda Guerra Mundial. Além disso, também há passeios para pesca, bem como a possibilidade de fazer wind e kitesurf, já que há muitos ventos.

Se você quer uma praia para ter sossego, a Tres Trapi é uma opção extraordinária. Mais vazia, menor e de natureza mais rústica, ela tem menos turistas e é perfeita para o snorkel.

Tres Trapi. Reprodução: Arubiana/Site

O que fazer em Aruba além das praias?

Se você quer planejar uma viagem que vá além do pé na areia, Aruba tem também outras opções. O Parque Nacional Arikok preserva 20% de área total da ilha, com terreno rochoso e acidentado, que pode ser explorado de 4×4, havendo também a possibilidade de realizar trilhas por ali. O ideal é estar com guia, pois a sinalização não é muito boa e há trechos de bastante dificuldade.

Em Black Stone Beach, no lugar de areia, você vê pedrinhas pretas. Isso se deve ao fato de que a ilha inteira é um território vulcânico, e ali você tem um visual muito diferente do restante do ambiente. Além disso, o passeio do Parque de Arikok também tem uma visita a uma antiga mina e ouro, além de conhecer piscinas naturais.

Black Stone Beach. Reprodução: Arubiana/Site

Outro passeio bacana para fazer é pela Fazenda das Borboletas. Lá, uma área coberta por telas abriga mais de 500 espécies diferentes de borboletas. É possível vê-las em seus mais diversos ciclos e aprender sobre cada um deles. É incrível e fascinante, valendo a pena para quem ama biologia e esse lindo inseto. A entrada custa 15 dólares, e garanto que não há arrependimento. Há, ainda, três museus na ilha: o Museu Arqueológico, que expõe peças da época pré-histórica da ilha; o Museu Aloe e Fábrica, que produz os famosos produtos de Aloe de Aruba, e o Museu Histórico, que expõe artefatos dos primeiros períodos espanhóis e holandeses.

Cozinha Arubana: autêntica e rica

Existem pratos típicos e comidas mais famosas em Aruba, advindos da fusão cultural da região. Veja alguns dos favoritos:

  • Ayaca: também chamada de Hallaca, é um prato venezuelando, que os arubanos preparam no Natal. É feito à base de milho, como se fosse uma pamonha recheada de carne, envolta em folhas de bananeira.
  • Coeicoie: é um licor vermelho escuro, utilizado em bebidas. É feito de rum, cana de açúcar e sávia das folhas de agave. Muito utilizado em drinks da ilha.
  • Funchi: mingau de farinha de milho, é uma espécie de polenta servida com peixes e pratos coinhos.
  • Pastechi: quitute nacional de aruba, é uma massa ligeiramente doce recheada com ingredientes salgados como queijo holandês, presunto, carne de vaga e frango, que depois é frita.
  • Keri-keri: é um prato feito com peixe desfiado (geralmente baracuda ou tubarão), salteados na manteiga com tomate, pimentão, cebola, manjericão fresco, pimenta do reino e urucum/açafrão.
  • Keshi Yena: significa “quijo recheado”. São utilizados ingredientes como carne com especiarias, azeitonas, uva passa e alcaparra, para rechar a casca de um queijo tipo Edam ou Gouda. Em seguida, o queijo é cozido até ficar quente e borbulhante.
  • Pan Bati: tipo de panqueca feita com farinha de milho e leite.
  • Stoba: é uma espécie de ensopado feita com carne de vaca, carne de cabra e caracóis.
  • Molhos picantes: são tradicionais na ilha, havendo uma enorme variedade de molhos naturais. É principalmente usada a pimenta malagueta chamada Madame Jeanette, junto com outras especiarias.
  • Ponche de ovo: é um ponche feito com gema de ovo, creme de leite, rum e especiarias, como baunilha, leite condensado e afins.
Keshi Yena

Como se locomover na ilha?

Para que busca economizar, Aruba tem um sistema de ônibus que passa pela região hoteleira. Durante o dia, passa a cada 15min, e durante a noite, a cada 40min, até as 23h30. Custa 5 dólares para duas viagens, mas por 10 dólares você tem um day pass de uso ilimitado, que vale muito mais a pena. Você pode ver mais detalhes no site Arubus, próprio do sistema.

Os táxis da ilha não usam taxímetro, pois trabalham com o sistema de tarifas fixas. A corrida mínima custa 6 dólares, e a maioria dos taxistas participa do Programa do Governo de Turismo da Consciência, que preza, como o nome indica, por um turismo consciente e não exploratório.

Agora, se você prefere ter um carro próprio na ilha, qualquer licença de motorista dentro do prazo de validade já serve para transitar por lá. Eu recomendo o aluguel pela RentCars, que é honesta, tem os melhores preços e, além de tudo, é parceira do Leve na Viagem desde o comecinho. Por lá, a direção é do lado direito.

Onde se hospedar em Aruba

A hospedagem em ilhas caribenhas costuma ser bastante onerosa. Pensando em quem busca economizar, as dicas que deixo abaixo são as que apresentam melhor custo beneficío na região:

  1. Talk of the Town Beach Hotel & Beach Club: fica na capital de Aruba, Oranjestad, e está a 2min a pé da praia. Tem muitos bares e restaurantes por perto, muito bem localizada, com café da manhã oferecido, mas servido fora do hotel.
  2. Aruba Blue Village Hotel and Apartments: ofertando tanto quartos quanto apartamentos, fica em Palm Beach, a 5min de carro da praia. Os quartos são amplos, confortáveis, têm banheiro, e oferece café da manhã, com porções generosas de alimentação.
  3. Brickell Bay Beach Clube Boutique Hotel: restrito apenas para adultos, também fica em Palm Beach, a 6min de caminhada da praia. É bom, satisfaz as necessidades importantes, tem um café da manhã simples, mas que atende suficientemente bem os hóspedes. Tem vários serviços e atividades a serem feitos no local, como spa, academia e afins.

Sobre Aruba: dicas finais que são importantes

  1. Para ter internet em Aruba sem depender de wi-fi de hotel, é preciso usar o roaming internacional, que é caro. Por isso, compre o seu chip de viagem da O Meu Chip e garanta internet à vontade.
  2. A corrente elétrica em Aruba é de 110V.
  3. A água em Aruba é potável diretamente da torneira, pois possui o segundo maior sistema de purificação de água salgada do mundo.
  4. A moeda oficial de Aruba é o Florim Arubano. O real é desvalorizado em relação ao florim: 10 florins equivalem a 26 reais.
  5. Não é preciso se preocupar com vestimentas elegantes, a menos que você vá em lugares mais chiques da ilha. No entanto, não é permitido ficar de trajes de banho fora da praia, devendo estar vestido para entrar em restaurantes e andar na rua.
  6. A gorjeta costuma ser inserida na conta, variante entre 10% a 15%.

O que fazer em Aruba? Tudo o que sua vontade permitir

De fato, não faltam opções quando se fala sobre o que fazer em Aruba. Planejar uma viagem para esse destino de forma adequada é simples, se tratando de um destino perfeito para relaxamento, passar férias e curtir com calma e tranquilidade. Vá com a paz que só um seguro viagem pode proporcionar, e lembre-se: cuide da natureza da mesma forma que cuida do seu lar, afinal, ela também é nossa casa.

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás