A alta do dólar e do euro tem dificultado viagens internacionais e nos estimulado a buscar destinos nacionais. Pois bem, resolvi falar de alguns destinos no Rio de Janeiro que podem remeter a uma bela cidade europeia e, assim, te aproximar do exterior mesmo aqui pertinho.

Sou suspeita para falar, amo o Rio de Janeiro, e a diversidade e beleza da capital carioca também se estendem pelo interior do estado. São 92 municípios que trazem diferentes belezas naturais, influências e culturas diferentes por conta da imigração europeia. São destinos que trazem na arquitetura, gastronomia, música – e até no sotaque – aspectos muito fortes da colonização.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

8 destinos no Rio de Janeiro para se sentir na Europa


Vassouras

As casinhas no verde vale, ao sul do estado, lembram em muito as paisagens portuguesas do Minho, entre outras regiões de Portugal. Nas noites frias, não faltam opções de boa gastronomia. Ideal para relaxar ao som dos pássaros e da natureza linda da região.

Petrópolis

A Cidade Imperial de colonização alemã e italiana traz em si a arquitetura europeia do século XVII – palácios e jardins projetados que reproduzem o esplendor europeu. Destaque para a gastronomia alemã, que anualmente recebe milhares de visitantes no mês de junho na Bauernfest, a festa do colono alemão, com desfiles, danças, músicas típicas e muita cerveja! Para quem quer curtir o clima de montanha, há hotéis e pousadas encantadores, com o melhor que a serra pode oferecer. Climinha bom de serra!

Itatiaia

Para quem prefere curtir temperatura mais amena e natureza exuberante, desfrutando das pousadas e chalés em estilo nórdico, essa é a pedida. A região é tão conhecida que alguns europeus e americanos a escolheram como lar definitivo, onde estabeleceram restaurantes de fondues, trutas, carpas e massas, para delírio gastronômico. Atenção especial para a Pequena Finlândia, a Casa do Papai Noel de Penedo, que recebe muitos visitantes no período de outubro a dezembro, com mostras culturais e artesanatos .

Paraty

Essa cidade colonial preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Muitos europeus escolheram Paraty como segundo lar, pela natureza exuberante de suas matas, pelo mar azul e pelo clima ameno. Não  se esqueça de conferir as mostras culturais, principalmente a FLIP, que é uma das mais conhecidas, além dos bares e restaurantes que oferecem uma variada oferta de produtos e serviços.

Rio de Janeiro

Muitas pessoas podem se admirar com isso, mas o centro da cidade do Rio de Janeiro é uma verdadeira viagem à Europa do século XVII e XVIII. O Teatro Municipal, o Paço Imperial, o Palácio Pedro Ernesto, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional são exemplos de construções europeias que nos remetem ao luxo das cortes. Nem só de praia vive o Rio!

Penedo

Penedo é a única colônia finlandesa do Brasil, sendo possível ver por todos os lados traços marcantes do país, principalmente na arquitetura de casas e edifícios. Destino certo para quem quer relaxar e aproveitar a natureza, além de sentir um clima frio, que remete à sensação de estar um pouquinho na Europa. Fica localizada no município de Itatiaia, próximo ao Parque Municipal Ecológico.

Visconde Mauá

Essa cidadezinha, distrito de Resende, tem lugares que lembram as paisagens suíças e escandinavas. Não é incomum encontrar por lá poloneses, alemães, austríacos ou franceses que trocaram suas terras por Visconde de Mauá. A menor temperatura já registrada na cidade foi de –13°C!

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, existe ainda hoje uma forte tradição dos colonos alemães, das primeiras expedições dos navios Argus e Caroline, que se estabeleceram em Nova Friburgo, em 1824.  Atenção para o polo gastronômico de Friburgo, no distrito de Mury, especializado em fondues, racletes, entre outras receitas típicas alemãs.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

Fotos cedidas gentilmente pela Hurb.

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás