Pará

Roteiro de 2 dias em Belém: praia, ilha, mercado tradicional e cervejas artesanais


Belém sempre foi uma cidade que quis conhecer. Fui primeiro para o Oeste do Pará conhecer Alter do Chão, antes mesmo da capital do estado. Alguns anos depois, dessa vez convidada pela Secretaria de Turismo do Pará, finalmente fui até Belém e ainda conheci a lindíssima Ilha do Marajó. Na matéria de hoje eu compartilho com vocês um roteiro de 2 dias em Belém que vai te levar a conhecer as belezas naturais da capital do Pará.

Roteiro de 2 dias em Belém

Vou indicar nesse post o que você pode fazer em um roteiro de 2 dias em Belém, incluindo praia de rio, mercado tradicional e uma boa cerveja artesanal, que tal?!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Roteiro de 2 dias em Belém: Mercado Ver o Peso

O Mercado Ver O Peso é super antigo na cidade e tem uma história interessante. Recebeu esse nome pelo fato do local ter servido, no século 18, como posto de fiscalização da coroa portuguesa dos produtos comercializados na região, onde funcionava a Casa de Haver o Peso. O mercado em si só surgiu em 1847, com a construção de um mercado de carnes e peixes.

Chegar de manhã cedinho para ver o movimento e sentir o cheiro é antropológico. Amo feiras e mercados de rua! São lugares nos quais podemos, de fato, sentir a cultura local. Ele é dividido por setores e vale a pena conhecer todos eles: os das frutas e polpas naturais, do artesanato, das plantas e verduras, do camarão, das castanhas e farelos, das ervas medicinais e óleos afrodisíacos. Não deixe de passar na barraca da Beth Cheirosinha, com ervas medicinais e na barraca da Dona Carmelita, de frutas regionais.
De manhã, a partir das 7h, o movimento é mais intenso e o calor mais ameno, mas ele funciona até 19h.

Roteiro de 2 dias em Belém: Ilha do Mosqueiro

Conheça uma praia de rio linda e que nem todos conhecem: Maraú. Perto de Belém, a cerca de 60 km, está a Ilha do Mosqueiro, mais ou menos a 1h20 de carro. De fato, o ideal é que esteja com um alugado, assim fica mais livre para se locomover em cidade grande. Para ir até lá, pode pegar as rodovias BR-316 e PA-391.
Se não estiver de carro, também pode ir de ônibus, do terminal da Avenida Almirante Barroso, pela linha 970 Mosqueiro – São Bras, que a cada 20 e 30 minutos saem para lá.

A praia de Maraú e Paraíso são bem tranquilas e ficam menos muvucadas do que as outras, como as São Francisco, Farol e Murubira. Tem um ar rústico e você pode comer um peixinho frito na beira da praia. É um passeio super diferente pra quem vai à capital paraense. Eu amei conhecer Maraú.

Não deixe de comprar os camarões secos dos vendedores que ficam na pista logo que você está chegando em Mosqueiro. São típicos, baratos e deliciosos!

Roteiro de 2 dias em Belém: Ilha do Combu

A ilha mais próxima de Belém é bastante conhecida pela produção de açaí e cacau. Para chegar até é a ilha, basta pegar um barco na Praça Princesa Isabel, no bairro do Condor. A passagem custa R$5 e a viagem dura cerca de 15 minutos. É impressionante como em poucos minutos saímos da capital do estado e nos vemos imersos na selva amazônica!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Há vários lugares onde você pode desembarcar na ilha, mas os mais conhecidos são a fábrica de chocolate da Dona Nena, a Filha do Combu, que faz um trabalho super bacana de resgate ambiental do local. É possível ainda fazer passeios de barco, de degustação de chocolates e também tomar um café da manhã por ali. Vale agendar com antecedência pelo e-mail: combuorganico@gmail.com.

Atrás da casa de Dona Nena tem diversos pés de cacau e açaí que crescem naturalmente, sem serem plantados. Ali está também uma árvore super conhecida na Amazônia, a Samaúma, de uma grandeza sem igual. Maravilhosa e com mais de 300 anos, ela era usada pelos povos da floresta para comunicação. Quando batemos nos gigantes caules dela, emite um som que se propaga a metros de distância. É de uma energia única….

Aproveite para almoçar no restaurante Saldosa Maloca, com comida tradicional e cerveja gelada, pois tem uma vista linda da cidade de Belém. Também tem um chuveiro com água do rio para os mais agoniados com o calor. A umidade e a temperatura ali são altas, prepare-se!

]

Cerveja Artesanal na Estação das Docas

Ao final da tarde, vá até a Estação das Docas, um complexo cultural e gastro-econômico ótimo para comer um bom prato local e experimentar as cervejas artesanais da Amazon Beer. A cervejaria foi fundada em 2000 e está instalada ali mesmo, na estação!


São várias opções de restaurantes, ambiente climatizado e geralmente música ao vivo. É lá que está a famosa sorveteria Cairu, que já teve o sorvete eleito como o melhor do Brasil! Aproveite para se refrescar do calor da cidade, que é intenso!

Se quiser trocar alguma das atrações ou se ainda tiver tempo, sugiro uma passada no Mangal das Garças. É incrível para ver o por do sol é ótimo para passear com crianças. E para comer um tradicional e delicioso peixe frito com açaí, indico tanto o Mercado Ver O Peso quanto o Point do Açaí.

Dica de hospedagem

Princesa Louça, a 15 minutos a pé da Estação das Docas e do Mercado Ver o Peso! Além de um barzinho na frente, literalmente, super bacana, com boa música e bons drinks! 🙂
Ou se preferir, veja outros com até 50% de desconto.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

Se você quiser mais dicas de Belém, dá uma olhadinha no Blog Viagens e Caminhos que tem dicas bem bacanas por lá!


A fotos dessa viagem são do meu amigo e querido fotógrafo Tiago Machado (@tmcfotografia)

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Roteiro anotado... Belém tem, de facto, muitos encantos. Na lista de desejos para quando voltar ao Brasil...

  • Adorei teu post! Tenho uma relação de amor com o Norte do Brasil. Meu coração gaúcho bate mais forte por Manaus e Belém. Na primeira escolhi viver por muitos anos e na segunda, visitava sempre que tinha um tempinho! Na capital paraense me esbaldei apreciando sua boa comida e a receptividade do povo. Até carimbó dancei! Que bom que gostou de andar por lá. Beijos

    • Oi Márcia, ah que legal esse seu comentário.. poxa, fico muito agradecida.... E eu não dancei acredita? Preciso tirar essa vergonha, voltar e dançar!!!

  • Ai, como eu amo Belém! Vendo seu vídeo fiquei com uma vontade de voltar com meu drone!! Ehehehehe! Ainda não conheço a Ilha do Mosqueiro, mas pelas suas fotos pareceu incrível! Será que é hora de marcar uma nova viagem para o Pará?! ;)

  • Nossa, show de lugar! Que fotos incríveis! Belém já está na minha lista de desejos há um bom tempo e seu post aguçou a minha vontade de ir até lá. Ainda mais tendo cerveja artesanal pra conferir... hehehe! Abração!

Posts recentes

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás

Como escolher o modelo ideal calça trekking feminina

Descubra a calça de trekking feminina perfeita para a sua próxima aventura. Explorar a natureza,…

% dias atrás