Belém sempre foi uma cidade que quis conhecer. Fui primeiro para o Oeste do Pará conhecer Alter do Chão, antes mesmo da capital do estado. Alguns anos depois, dessa vez convidada pela Secretaria de Turismo do Pará, finalmente fui até Belém e ainda conheci a lindíssima Ilha do Marajó. Na matéria de hoje eu compartilho com vocês um roteiro de 2 dias em Belém que vai te levar a conhecer as belezas naturais da capital do Pará.
Roteiro de 2 dias em Belém
Vou indicar nesse post o que você pode fazer em um roteiro de 2 dias em Belém, incluindo praia de rio, mercado tradicional e uma boa cerveja artesanal, que tal?!
Roteiro de 2 dias em Belém: Mercado Ver o Peso
O Mercado Ver O Peso é super antigo na cidade e tem uma história interessante. Recebeu esse nome pelo fato do local ter servido, no século 18, como posto de fiscalização da coroa portuguesa dos produtos comercializados na região, onde funcionava a Casa de Haver o Peso. O mercado em si só surgiu em 1847, com a construção de um mercado de carnes e peixes.
Chegar de manhã cedinho para ver o movimento e sentir o cheiro é antropológico. Amo feiras e mercados de rua! São lugares nos quais podemos, de fato, sentir a cultura local. Ele é dividido por setores e vale a pena conhecer todos eles: os das frutas e polpas naturais, do artesanato, das plantas e verduras, do camarão, das castanhas e farelos, das ervas medicinais e óleos afrodisíacos. Não deixe de passar na barraca da Beth Cheirosinha, com ervas medicinais e na barraca da Dona Carmelita, de frutas regionais.
De manhã, a partir das 7h, o movimento é mais intenso e o calor mais ameno, mas ele funciona até 19h.
Roteiro de 2 dias em Belém: Ilha do Mosqueiro
Conheça uma praia de rio linda e que nem todos conhecem: Maraú. Perto de Belém, a cerca de 60 km, está a Ilha do Mosqueiro, mais ou menos a 1h20 de carro. De fato, o ideal é que esteja com um alugado, assim fica mais livre para se locomover em cidade grande. Para ir até lá, pode pegar as rodovias BR-316 e PA-391.
Se não estiver de carro, também pode ir de ônibus, do terminal da Avenida Almirante Barroso, pela linha 970 Mosqueiro – São Bras, que a cada 20 e 30 minutos saem para lá.
A praia de Maraú e Paraíso são bem tranquilas e ficam menos muvucadas do que as outras, como as São Francisco, Farol e Murubira. Tem um ar rústico e você pode comer um peixinho frito na beira da praia. É um passeio super diferente pra quem vai à capital paraense. Eu amei conhecer Maraú.
Não deixe de comprar os camarões secos dos vendedores que ficam na pista logo que você está chegando em Mosqueiro. São típicos, baratos e deliciosos!
Roteiro de 2 dias em Belém: Ilha do Combu
A ilha mais próxima de Belém é bastante conhecida pela produção de açaí e cacau. Para chegar até é a ilha, basta pegar um barco na Praça Princesa Isabel, no bairro do Condor. A passagem custa R$5 e a viagem dura cerca de 15 minutos. É impressionante como em poucos minutos saímos da capital do estado e nos vemos imersos na selva amazônica!
Há vários lugares onde você pode desembarcar na ilha, mas os mais conhecidos são a fábrica de chocolate da Dona Nena, a Filha do Combu, que faz um trabalho super bacana de resgate ambiental do local. É possível ainda fazer passeios de barco, de degustação de chocolates e também tomar um café da manhã por ali. Vale agendar com antecedência pelo e-mail: [email protected].
Atrás da casa de Dona Nena tem diversos pés de cacau e açaí que crescem naturalmente, sem serem plantados. Ali está também uma árvore super conhecida na Amazônia, a Samaúma, de uma grandeza sem igual. Maravilhosa e com mais de 300 anos, ela era usada pelos povos da floresta para comunicação. Quando batemos nos gigantes caules dela, emite um som que se propaga a metros de distância. É de uma energia única….
Aproveite para almoçar no restaurante Saldosa Maloca, com comida tradicional e cerveja gelada, pois tem uma vista linda da cidade de Belém. Também tem um chuveiro com água do rio para os mais agoniados com o calor. A umidade e a temperatura ali são altas, prepare-se!
]
Cerveja Artesanal na Estação das Docas
Ao final da tarde, vá até a Estação das Docas, um complexo cultural e gastro-econômico ótimo para comer um bom prato local e experimentar as cervejas artesanais da Amazon Beer. A cervejaria foi fundada em 2000 e está instalada ali mesmo, na estação!
São várias opções de restaurantes, ambiente climatizado e geralmente música ao vivo. É lá que está a famosa sorveteria Cairu, que já teve o sorvete eleito como o melhor do Brasil! Aproveite para se refrescar do calor da cidade, que é intenso!
Se quiser trocar alguma das atrações ou se ainda tiver tempo, sugiro uma passada no Mangal das Garças. É incrível para ver o por do sol é ótimo para passear com crianças. E para comer um tradicional e delicioso peixe frito com açaí, indico tanto o Mercado Ver O Peso quanto o Point do Açaí.
Dica de hospedagem
Princesa Louça, a 15 minutos a pé da Estação das Docas e do Mercado Ver o Peso! Além de um barzinho na frente, literalmente, super bacana, com boa música e bons drinks! 🙂
Ou se preferir, veja outros com até 50% de desconto.
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Se você quiser mais dicas de Belém, dá uma olhadinha no Blog Viagens e Caminhos que tem dicas bem bacanas por lá!
Comentários
8 ComentáriosMichelle
dez 17, 2018Tenho muita vontade de conhecer Belem, e cada vez que vejo posts como esse fico com mais vontade.
Rui Barbosa Batista
dez 17, 2018Roteiro anotado… Belém tem, de facto, muitos encantos. Na lista de desejos para quando voltar ao Brasil…
Márcia Silveira Pessoa
dez 18, 2018Adorei teu post! Tenho uma relação de amor com o Norte do Brasil. Meu coração gaúcho bate mais forte por Manaus e Belém. Na primeira escolhi viver por muitos anos e na segunda, visitava sempre que tinha um tempinho! Na capital paraense me esbaldei apreciando sua boa comida e a receptividade do povo. Até carimbó dancei! Que bom que gostou de andar por lá. Beijos
Luisa Galiza
dez 18, 2018Oi Márcia, ah que legal esse seu comentário.. poxa, fico muito agradecida…. E eu não dancei acredita? Preciso tirar essa vergonha, voltar e dançar!!!
Alessandra Fratus
dez 18, 2018Ai, como eu amo Belém! Vendo seu vídeo fiquei com uma vontade de voltar com meu drone!! Ehehehehe! Ainda não conheço a Ilha do Mosqueiro, mas pelas suas fotos pareceu incrível! Será que é hora de marcar uma nova viagem para o Pará?! 😉
Luisa Galiza
dez 18, 2018Com certeza Alessandra! 🙂
Regina Oki
dez 18, 2018Nossa, show de lugar! Que fotos incríveis! Belém já está na minha lista de desejos há um bom tempo e seu post aguçou a minha vontade de ir até lá. Ainda mais tendo cerveja artesanal pra conferir… hehehe! Abração!
Luisa Galiza
dez 19, 2018hahaha você é das minhas Regina! 🙂