Mundo

Parques para crianças em SP: 8 lugares para curtir com os pequenos


Sair com crianças às vezes pode ser um desafio para nós, adultos. Isso porque buscamos levá-los a lugares em que possam se distrair e se divertir. Para que as saídas se tornem mais interessantes e proveitosas, muitos pais e responsáveis pensam em aliar o passeio com educação — mas como? Pensando nessa questão, hoje, na continuação da série Parques em São Paulo, apresento a vocês 8 parques para crianças em SP. São lugares em que vocês podem praticar diversas atividades com os pequenos sem que eles caiam no tédio! Vem comigo?

Parques para crianças em SP: diversas atividades possíveis

A lista que apresento abaixo é bem distinta e pode ser aproveitada para muitas atividades possíveis: educacionais, esportivas, histórias… De fato, muitas coisas. Isso fica a cargo de vocês!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

1. Parque do Ibirapuera

Esse talvez seja o parque mais conhecido de SP, pelo nome. E por isso mesmo acho válido mencioná-lo, citando todas as possibilidades que ele tem. Para a prática de esporte, existe a ciclovia e as quadras poliesportivas. Em relação à educação e cultura, existem 3 museus: O Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Afro Brasil. Além disso, existem diversas atividades organizadas pelo local, como oficinas educacionais e culturais, artísticas, observação de aves, caminhada monitorada… Enfim, muita coisa mesmo. No site do parque existe toda a relação de programação disponível.

2. Parque de Trampolim

Um tipo MUITO diferente de parque, mas que pode ser um refúgio e alívio para pais e responsáveis. Pensa só que incrível um parque somente para pular? Pois é, essa é a proposta dos parques de trampolim. Eles são excelentes para gastar as energias dos pequenos, pois consistem em um amplo espaço com várias camas elásticas! De fato, até mesmo adultos podem se aventurar nessa. Acredito que seja um passeio mais adequado para crianças acima de 7 anos, que têm mais consciência e controle corporal.

Reprodução: Gazeta do Povo/Site

Reprodução: Gazeta do Povo/Site

Existem muitos desse em SP, mas recomendo o Impulso Park, que tem muuuitas atrações legais além das próprias camas elásticas, como parkour, piscina de espuma, escalada, slackline e batalha de cotonete! Além de várias outras. Muito divertido e o preço é muito em conta pelo que oferece: a partir de R$ 43,00 de terça a quinta e R$48,00 de sexta a domingo!

3. Parque do Povo

O Parque do Povo é um patrimônio em SP. São muitas as possibilidades ali, havendo até mesmo marcas especiais para a prática de esportes paraolímpicos! Demais, né? E, ademais, é uma ótima opção para a criançada. Isso porque existem por ali brinquedos educativos e até um Jardim Sensitivo, onde crianças e pessoas com deficiência podem experimentar texturas e aromas de plantas.

Reprodução: Brincando na Rua/Site

Por ali, há também um parquinho excelente para as crianças, com balanços disputados. Além disso, sempre há a possibilidade de piqueniques e prática de atividades leves. Por ser um parque menor e menos conhecido, costuma ser mais vazio, ideal para quem quer fugir de aglomerações.

4. Parque Apiário Cidade das Abelhas

A Cidade das Abelhas é uma espécie de parques para crianças em SP. Isso porque ela reúne diversas atividades possíveis a céu aberto, aliando educação, conhecimento e diversão! Nada mais legal para os meninos, não é mesmo? As atrações dali são para crianças de até 11 anos e são muito distintas.

Existe um playground, onde as crianças podem conhecer o famoso Abelhão, que mostra a anatomia das abelhas; visitas o Museu de Apicultura e Mel, que explica todo o processo de produção desse insumo, e ainda tem a Abelha Mecatrônica Gigante, que emite sons, se movimenta e interage com as crianças. É muito legal porque é uma oportunidade excelente de ensinar aos pequenos a importância que esses insetos têm no mundo.

Movimente-se por São Paulo com autonomia mesmo sem carro próprio: alugue com a RentCars e aproveite tudo o que a cidade pode oferecer por conta própria 🙂

Reprodução: TripAdvisor/Site

5. Parque Burle Marx

Um parque maravilhoso para quem quer aproveitar muito do verde da natureza e das belezas naturais de São Paulo. O Parque Burle Marx é uma área de preservação ambiental e por isso apresenta um dos mais lindos visuais de parques da cidade. Com uma fiscalização rígida em virtude dessa preservação, as atividades permitidas são apenas a bicicleta, patins e patinete, e apenas em áreas pavimentadas, sendo proibido o uso de skate.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Além disso, também é possível fazer piqueniques no Gramado Central, com um limite de 10 pessoas por grupo. Caso os grupos sejam maiores, é necessário que reúnam-se em outro local, no Food Park. Diferentemente do Parque do Povo, esse é mais cheio, por isso, recomendo que chegue cedo para pegar um bom lugar.

Reprodução: São Paulo Bairros/Site

6. Parque Estadual do Jaraguá

Que tal levar as crianças para conhecer o mais alto ponto de São Paulo? O Parque Estadual do Jaraguá está localizado especificamente lá, e, além disso, é considerado um dos últimos a contar com Mata Atlântica na região de São Paulo. São muitas coisas únicas num lugar só. É de fato muito legal levar as crianças para ter um primeiro contato com trilhas, tendo em vista que elas são leves, bem estruturadas e proporcionam um contato único não só com a mata, como também com espécies exóticas da fauna, a exemplo do pica-pau branco, do jabuti e do tucano de bico verde.

Reprodução: Projeto São Paulo City/Site

Por certo é muito mais legal que o zoológico porque, além de promover a prática de atividade física e de um esporte tão gostoso quanto as trilhas, ensina as crianças a respeitar o espaço que, de fato, pertence aos bichinhos. Sugiro a Trilha do Silêncio, que é feita numa mata tão densa que abafa a maior parte do barulho da cidade. Para crianças que crescem numa cidade grande assim, a experiência é surreal!

7. Sitiolândia Eco Park

Um parque ecológico digno do nome que carrega. São diversas as opções de atração para as crianças aproveitarem: são mais 35 opções, entre elas trilhas, tirolesa, arvorismo e fazendinha. Existem programações mensais que são sempre relacionadas à natureza e possuem teor educativo. Em Agosto de 2021, aliás, a programação prevê o tema de Folclore, abordando a importância da valorização da cultura brasileira e até mesmo plantas medicinais. Muito  legal mesmo!

Reprodução: Sympla/Site

É enriquecedor levar crianças a esses lugares que, além de serem uma mega distração, oferecem a possibilidade de aprender e respeitar a importância da natureza, criando uma consciência de preservação desde a tenra idade. Para quem quiser saber mais detalhes a respeito, o site é bastante completo e fornece todas as informações.

Veja aqui onde se hospedar em São Paulo

8. Parque Della Vitória

O último parque para crianças em SP dessa lista é repleto de aventuras e esportes radicais para deixarem os pimpolhos a todo vapor. Passar um dia ao ar livre, na natureza, fazendo várias atividades… aliás, que criança não gosta disso, né? No Parque Della Vitória, eles terão a oportunidade de brincar de tiro ao alvo, tirolesa, oficina de massinha, banho de lama, caiaque, construção de casa de pau a pique.. É de fato tanta coisa que garanto que no fim do dia só terá alegria e as memórias do lugar serão maravilhosas.

O parque conta com recreadores, então não é necessária a vigilância constante em cima dos pequenos, como em outros que foram mencionados aqui. São aproximadamente 300.000m² de diversão, mais voltado para crianças entre 3 e 11 anos de idade. Vá sem medo!

Reprodução: Passeios Kids/Site

Parques para crianças em SP: tire-os do apartamento e divirtam-se!

É de fato muito legal e gostoso levar crianças para se distrair ao ar livre, especialmente quando elas não têm muito contato: qualquer coisinha as deixa impressionada. Mencionei ao longo do texto, mas além de toda a diversão, muitos dos lugares mencionados trabalham uma consciência e um crescimento positivo nas crianças, deixando marcas e aprendizados que, muito provavelmente, eles carregarão pela vida toda. Tenho a mais absoluta certeza que não se arrependerá de ir a nenhum desses lugares.

Lembre-se sempre que o Leve na Viagem está aqui para tudo, desde o planejamento às dicas de recreação com a criançada!

 

Você também pode gostar de:

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás