Mundo

Países que falam a língua portuguesa: 6 para você conhecer


Viagens internacionais costumam ser um sonho antigo de muitas pessoas. No entanto, entre diversos possíveis motivos, a insegurança quanto a uma língua estrangeira é vista como um empecilho para muitos na hora de colocar o sonho em prática. Hoje, vim mostrar que isso não precisa ser um problema com uma lista de países que falam a língua portuguesa. Seja como idioma oficial ou como segunda língua, são países em que você conseguirá se fazer ser entendido sem precisar sair da sua zona de conforto. Vamos lá?

Países que falam a língua portuguesa no mundo

O idioma português é um dos mais antigos, de origem latina e que, devido ao Império Lusitano, foi muito espalhado em países colonizados — especialmente no Brasil e nos continentes Africano e Asiático. Isso faz com que esses sejam os lugares em que a língua portuguesa é mais concentrada. Aliás, isso é algo positivo, visto que ambos os continentes possuem uma cultura riquíssima, proporcionando experiências surreais.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aliar o conforto de falar a sua própria língua com uma cultura incrível é, de fato, uma oportunidade maravilhosa. A propósito, não se sinta deslocado: de acordo com a International Travel Survey, 67% dos brasileiros preferem viagens em que possam falar português. É um aspecto inegavelmente confortável.

Resquícios da colonização portuguesa

Para dar uma breve contextualizada, falemos um pouco a respeito do aspecto histórico que implica no uso da língua portuguesa. Como já dito, os países que falam língua portuguesa herdaram tal traço cultural da colonização imposta pelo país suserano Portugal. Ao todo, 53 países do globo foram colonizados pelo país europeu (!); no entanto, apenas 10 desses têm a língua portuguesa como idioma praticado, incluindo o Brasil. A lotação de tais países, no entanto, faz com que a língua seja a 9ª mais falada no mundo!

É inegável a riqueza da língua portuguesa e a diversidade de expressão que ela nos proporciona. Comparada à língua inglesa, por exemplo, podemos nos considerar privilegiados por possuirmos um vocabulário tão completo e extenso. Com a noção da grandeza e importância de nossa língua mãe, vamos ao que interessa?

 

1. Moçambique — sudeste da África

Um dos mais famosos países do continente africano, Moçambique foi por muitos anos uma colônia de Portugal, tornando-se independente apenas em 1975! É um país de muita riqueza cultural, com praias paradisíacas ao longo da costa. Além disso, o ecoturismo presente no local é muito forte, havendo, inclusive, a visitação a safaris, uma experiência absurdamente linda e incrível.

Para além da língua portuguesa, Moçambique tem ainda outros 43 idiomas, advindos de nativos, e também tem outros traços culturais que se assemelham à brasileira em virtude da mistura entre nativos e colonizadores. Um aspecto que lembra a cultura brasileira é a musicalidade: os moçambicanos também apresenta forte ligação à música, sendo um dos primeiros países a registrar em disco suas canções. Ademais, é um país com certo desenvolvimento urbano e que tem opções de visitação entre a natureza e a cidade.

Hotéis para se hospedar em Moçambique:

 

2. Angola

Sétimo maior país africano, a Angola também fala a língua portuguesa e, tal como o exemplo acima, também conquistou sua liberdade tardiamente: apenas em 1970. Isso fez com que o idioma português permanecesse como resquício do colonizador.

A capital de Angola, chamada Luanda, é conhecida mundialmente por suas cores, alegria, boa vibração e costumes. Existem por ali atrativos impressionantes, como é o caso do Miradouro da Lua.

Miradouro da Lua – Angola

Além da língua portuguesa, Angola herdou outros traços do colonizador, como é o caso da culinária (que também é influenciada por Moçambique). A comida local conta com bastantes especiarias, temperos e bacalhau, além da mandioca, que é muito popular por todo o continente africano.

Dica! Se acaso quiser se deslocar em qualquer um dos países dessa lista de carro e autonomamente, não se esqueça de alugar pela RentCars. É confiável, segura e, além de tudo, parceira do blog 🙂

Hotéis para se hospedar na Angola

3. Portugal

País europeu responsável por disseminar a língua portuguesa ao longo do mundo, Portugal é um dos países mais visitados pelos brasileiros em todo o globo. Ele faz fronteira com a Espanha e tem aproximadamente 10 milhões de habitantes.

Além da já mencionada culinária, Portugal conta também com um acervo cultural riquíssimo. Para complementar, o país também é conhecido por sua deliciosa produção de vinhos, apreciada e famosa ao longo do mundo. De fato, não é um país cuja visitação perpassa inúmeros aspectos, como a dança, a religião, que, por sinal, exerce um poder grande pelo território, fornecendo características conservadoras aos seus habitantes. Outro aspecto em comum com o Brasil é o amor por café que, inclusive, foi adquirido aqui.

Hoteis para se hospedar em Portugal

 

4. Guiné-Bissau

Localizada na costa Oeste da África, a Guiné-Bissau conta com diversas praias paradisíacas para chamar de suas. Outra colônia de Portugal, o país conquistou a sua independência no ano de 1974, sendo a primeira colônia africana a conseguir tal feito.

Apesar do aspecto histórico de independência, Guiné Bissau é um país ainda bastante subdesenvolvido, com mais de 80% de sua economia sendo movimentada pela agricultura — o cultivo de castanha de caju, inclusive, é o 6º maior do mundo por ali. Muito pobre, o país está entre os 6 menos desenvolvidos no IDH de todo o planeta! Infelizmente, é uma realidade muito difícil de ser digerida.

Mesmo com tais problemas, tal como o restante dos países africanos, Guiné Bissau tem uma cultura rica e um povo que busca ao máximo lidar com suas adversidades e problemas.

As principais atrações do país são as praias, que apresentam águas azuis cristalinas e areias branquinhas. Os atrativos que se destacam não se encontram na capital, mas sim nos arredores; no sul de Guiné-Bissau, por exemplo, há o Parque de Catanhez, além do Saltinho. Em Bissau, capital do país, o principal são o Centro Histórico e a pracinha que fica no centro da cidade.

Hotéis para se hospedar em Guiné-Bissau

 

5. Timor-Leste

Um dos mais novos países de todo o mundo, Timor-Leste apenas conquistou sua independência no ano de 2002! Com tal dado, é possível ter ideia de como a realidade por ali foi difícil. Entretanto, além da colonização portuguesa, entre os anos de 1995 e 1999, a Indonésia invadiu e dominou o país. Isso fez com que a infraestrutura do país fosse abalada e continuasse a sofrer com as consequências até hoje – o país ainda depende de ajuda internacional para se manter.

Mesmo com tais problemas, o país possui pontos belíssimos para visitação, como o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, ou os lagos salinos de Tasitolu.

Como se pode ver na imagem acima, de vez em quando os lagos adquirem uma coloração avermelhada em virtude das algas vermelhas presentes no território. É uma vista muito bonita, e além disso é ótima para mergulho! Considere o local em suas opções de viagem!

Hotéis para se hospedar em Timor-Leste

6. Cabo Verde

Localizado na região central do Oceano Atlântico, Cabo Verde é um país que, apesar de não estar localizado no território, pertence ao continente africano. Em verdade, o país é um arquipélago localizado a apenas 570km da costa africana. É um lugar belíssimo e muito diferente, visto que conta com formações de ilhas vulcânicas e, aliás, um vulcão em atividade. Conta com cerca de 530 mil habitantes e muita beleza natural.

Por se tratar de uma localização territorial pouco produtiva e distante, cerca de 80% de sua subsistência precisa ser importada. Apesar disso, o país não apresenta um IDH ruim como alguns dos mencionados acima.

Cabo Verde é bastante conhecido por seu carnaval, famoso por sua agitação e alegria, chegando até mesmo a ser comparado com o carnaval do Brasil. As músicas são contagiantes e possui muitos ritmos próprios, disseminados apenas no país. É, de fato, um destino incrível e bastante legal para quem quer conhecer países que falam a língua portuguesa.

Hotéis para se hospedar em Cabo Verde

 

Países que falam a língua portuguesa: diversidade e belezas acessíveis

Existem, como visto, países que falam a língua portuguesa que são acessíveis, apresentam culturas diferentes e incontáveis atrações para uma bela viagem. Ir para fora do país não significa sofrer ao tentar se comunicar 🙂 os destinos acima adequa-se a vários tipos de viajantes. E, lembrem-se: conte com o Leve na Viagem para o que quer que você precisar, até mesmo quanto ao planejamento de viagem.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás