Uruguai

O que fazer em Punta del Este – Faça seu Roteiro


O que fazer em Punta del Este?! Bom, primeiro é preciso saber que existem duas Punta del Leste: a do inverno e a do verão.

Eu já fui nas duas e digo que são cidades completamente diferentes. No inverno a cidade fica muito vazia, faz um frio acentuado por conta dos ventos que surgem de todos os lados. Alguns restaurantes e lugares mais badalados ficam fechados, o que acaba dificultando matar o desejo de alguma indicação imperdível.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

No verão a cidade fica cheia, repleta de turistas do mundo inteiro e claro, muitos brasileiros, o preço de tudo sobe consideravelmente, as praias lotam e a badalação é grande em vários pubs e boates da cidade.

Algumas pessoas me perguntam se vale a pena ir no inverno. E eu digo que depende do que elas buscam.

Mas honestamente? A melhor época para ir é no início do verão (início a meados de dezembro). A cidade não está tão cheia nem tão cara e você pode aproveitar bons restaurantes e pegar uma praia. 

E aí, já escolheu em que época vai? Então vamos lá!

Localizada no departamento de Maldonado, Punta del Este foi fundada em 1829 e seu primeiro nome foi Villa Ituzaingó. Atualmente tem o nome de Ponta do Leste porque é justamente a pontinha da península que marca a divisão entre o Oceano Atlântico e o Rio de la Plata.

Punta del Este é top 10 entre os balneários de luxo mais famosos do mundo. Ao mesmo tempo, é uma cidade que atende diversos públicos e que pode ser feita sem gastar rios de dinheiro, pelo contrário, você se diverte em qualquer ocasião.

 

Como chegar?

Geralmente os brasileiros chegam a Punta de duas maneiras, ou descendo pelo litoral brasileiro e atravessando a fronteira de carro por Chuí, ou de carro vindo de Montevidéu.

Foi o que fiz.

Aluguei um carro na Dollar rent a car (localizada já no caminho para Punta, saída da capital) e fui pela estrada agradável de 130 km de distância.

No caminho passa-se por diversas praias e cidadezinhas, se você tiver tempo e interesse, não deixe de entrar em algumas para sentir o clima da cidades mais do interior uruguaio. Eu resolvi conhecer rapidamente Pan Açucar e La Paloma. São uma graça, cidades que parecem não ser o ponto de turistas, o que geralmente agrada aquele público que viaja e busca menos badalação e movimento. São pequenas vilas mas que em meia hora consegue dar uma voltinha e ver o que ela te apresenta.

Bom, voltando pra estrada, você chega em Punta pela avenida principal e já sente a ventania da cidade que vem de todos os lados, o friozinho que mesmo no início de verão bate e avista as praias lindas e extensas ao longo da cidade.

Onde fiquei:

Hotel Salto Grande – Avda Italia Parada 3, Capitan Corbeta 20100. Gostei da localização do hotel, mas é bem simples. O café é honesto mas atende as necessidades.

Faça sua reserva pelo Booking e veja as infinitas opções!



Booking.com

Independente de o fazer em Punta del Leste, é necessário carro. Não vale pena ficar pegando táxi pra lá e pra cá e muito menos transporte público. Os locais são distantes um do outro e as praias são extensas. E a noite a cidade não fica tão movimentada para andar a pé, apesar da segurança. Se foi de ônibus até lá, reserve uma grana pra aluguel do carro e um GPS

Para entender a cidade e saber o que fazer em Punta del Este:

O centro fica literalmente na ponta da cidade. A rua principal do comércio, a Gorlero, vai pelo interior da península, paralela às duas margens. Ali tem muitos restaurantes, lojas e comércio.
As praias, como já disse, são bem extensas. As maiores delas são a
Playa Mansa (voltada para oeste), de águas calmas e que é banhada pelo rio da Prata. O point mais badalado lá é o bar do Hotel Serena. A Playa Brava tem ondas e mar aberto. O mais animado de lá é a Parada 30 (lembrando que isso vale para o verão)!


Para quem vai de bate e volta:

Segue uma dica de passeio ideal para aproveitar ao máximo seu dia:

Chegando no centrinho você logo se depara com a praia Brava, onde está a famosa praia com a escultura dos 5 dedos do artista Mario Irarrázabal.

Quando fui no inverno

Dali você pode dar uma volta e ir em direção ao porto, seguindo pelo calçadão. O porto é bacana pois tem uma vista bonita dos barcos e vários leões marinhos a metros de distância de você. Não tem quem não se encante!

Oi, me chamou?


No caminho você passará pelo iate clube e chegará na praia Mansa. Ao redor dela existem muitos restaurantes, um belo calçadão e muita gente andando para lá e para cá.
Nesse trajeto você dá de cara com o famoso
Conrad Cassino, prédio imponente da cidade. Dê mais uma caminhada pelas ruas arborizadas e  e volte para a praia para aproveitar o restante do dia de sol.

Se você foi de ônibus e precisar deixar sua bagagem no terminal rodoviário, existem lockers por poucos pesos. Não se esqueça de comprar a passagem de volta assim que chegar na cidade, ela é muito concorrida e você pode acabar ficando sem ter como voltar.

É claro que se você tiver mais tempo, não precisa fazer esse passeio em um dia só. Aproveite a praia, a noite passe no porto e veja os restaurantes ali perto, e não perca a oportunidade de fazer um exercício na orla da cidade apreciando um lindo pôr do sol!

Casapueblo

Falando em pôr do sol quando se pensa em o que fazer em Punta del Este, você não pode deixar de ir até Punta Ballena na Casapluebo. Casapueblo é onde o artista plástico uruguaio Carlos Vilaró, premiado no mundo inteiro, morava. Seu ateliê fica na parte mais alta da casa, que tem ainda um restaurante e um dos mais belos hotéis da região de Punta del Leste.

A Casapueblo está há 15 km do centro de Punta. Começou a ser construída em 1958, pelo próprio artista, a partir de um cômodo feito de latas. Tempos depois Vilaró, com cimento e cal, pintou sua casa de branco. A intenção foi dar contraste com o céu e o mar. A construção lembra muito as clássicas da Grécia pelas cores e formato. É realmente um lugar incrível. Mistura arquitetura, arte e beleza natural.

Todos os dias, religiosamente, minutos antes de o sol se pôr, um poema feito e lido por Vilaró ecoa pela casa. No poema o artista se despede do astro rei como mostra o pequeno trecho:

“Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, al pensar que iluminaste también la vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura. Adiós Sol…! Mañana te espero otra vez. Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol”.

É de arrepiar qualquer um! Passeio obrigatório para quem visita Punta. Lembrando que o local é de difícil acesso para deficientes físicos e idosos. Possui uma grande quantidade de escadas, sem corrimão.

Falando em pôr do sol de novo,  uma ótima pedida é assisti-lo na Praia Mansa. Vale a pena se programar!

Eu e o Céu


O que fazer em Punta del Este pelas redondezas:

La Barra

Passeando de carro pelas redondezas de Punta e seguindo pela praia Brava, você chega ao Rio Maldonado. Passa-se por cima de uma ponte ondulada  para chegar até o outro lado – La Barra. No verão, este é o lugar da garotada.

Você pode ir até a Playa de la Posta e ou se preferir as mais movimentadas vá até Montoya e Bikini. Em La barra você encontra mais infraestrutura na praia do que em Punta.

Em um dia de praia até tarde em La Barra, não tive facilidade de encontrar lugares abertos para almoçar. Tudo isso porque ainda estava no início do verão. Cruzei com a La Mama Panaderia, e encontrei um almoço pronto super gostoso. Você pode comprar uma espécie de marmita e levar pra comer fora dali, a um preço bem humilde. Além de vários biscoitinhos sem lactose deliciosos, ótimos para ter como snack ao longo da viagem.

La Barra é uma opção também para sair a noite e dançar, comer ou tomar uma cerveja. Na rua principal você encontra diversas opções para todos os gostos. Vá um dia conhecer a noite, vale a pena.

Jose Ignacio

Se você continuar seguindo de carro para depois de La Barra você chega em José Ignacio, a 40km de distância. Para quem conhece Trancoso, é uma boa comparação, mas em um nível muito menor! É praticamente uma vila, repleta de galerias, artistas, com uma praia linda e tudo com o ar zen. É uma delicia passear entrando nas ruelas. Você pode ver o mar de quase todos os lados da vila. Pode ainda subir no farol e se encantar com a vista do lugar. Ver os leões marinhos nas pedras, apreciar uma feirinha ao lado do farol e visitar as belíssimas galerias de artes.

Se você tiver lá no verão, curta muito a praia de José Ignácio (a que fica a esquerda). Ela é extensa e deliciosa. Aproveite para dar uma passada na La Huella Lounge. Com um clima agradabilíssimo, você ouve um boa música, toma boas cervejas e experimenta comidas interessantes. Ele é simplesmente um dos 50 melhores restaurantes da América Latina e considerado o melhor do Uruguai! Pelo menos foi o que me disseram por lá… Mas lembre-se que você está em uma vila de artistas e elite, nada vai ser barato.  

Duração: O passeio em José Ignacio pode ser feito em um dia, ida e volta. Mas anota aí: Não deixe de ir! Essa vila faz a sua ida à Punta mais charmosa e agradável!

E para comer em Punta? Aqui tenho dicas de lugares mais naturais, caso tenha alguma restrição alimentar ou esteja buscando alternativas saudáveis.

 

Agora que já viu o que fazer em Punta del Este, faça seu roteiro!

 

 

E não deixe de fazer o seu seguro viagem pelo melhor preço!!

 


*Confira outros posts sobre o Uruguai*


*Fique por Dentro!*

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Que delícia de viagem, amei as fotos :) Fui para Punta Del Este no inverno, e apesar do frio de doer as orelhas, adorei conhecer a cidade. E a Casapueblo é um luxo de lugar, mas uma pena que quando fui estava chovendo :( 4 dias no Uruguai só com chuva não foi nada legal kkk.

    Abraços

    • Oi Josi! Eu também já fui no inverno e lá venta muuuuito, então o vento fica pesado.rs Mas é lindíssimo de qualquer jeito né? Mas chuva em todos os dias é dureza.... Vai ter que fazer o esforço de voltar no verão!! rsrs

  • Uaal que lugar lindo! Lembra um pouco a Grécia, não? A Casapueblo foi construída com barro? Achei tão interessante! Quero muito conhecer Punta Del Este

    Beijos

    • É demais né Ana? Eu achei o Uruguai um país incrível El, e ir até a Casapueblo fez minha viagem ainda mais linda! Vá e aproveite o pôr do sol que só lá tem!

Posts recentes

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

5 motivos para escolher a sua jaqueta The North Face feminina

Se você ama uma aventura, deve providenciar sua jaqueta The North Face feminina já! Veja…

% dias atrás

Como escolher a melhor calça feminina e impermeável para trekking?

Descubra a calça feminina e impermeável perfeita para o seu próximo trekking Quando se trata…

% dias atrás