Nordeste

Conheça as praias em Trancoso e aproveite esse paraíso baiano!


Se você pretende conhecer Trancoso, ou até mesmo retornar para mais uma visita, é essencial saber aonde ir, onde comer e onde se hospedar. Esse destino apresenta lindas pousadas e restaurantes à beira mar, com um clima bem descontraído e que tem ficado cada vez mais sofisticado. Cada uma das praias em Trancoso tem as suas características próprias, que se encaixam com o perfil de cada turista. 

Abaixo listei as principais praias em Trancoso com tudo o que você precisa saber para visitar.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

1. Praia dos Nativos

Uma das praias mais movimentadas e famosas de Trancoso é a Praia dos Nativos. Por lá você vai encontrar uma mistura de luxo com popular, apresentando opções de pousadas, restaurantes e passeios para todos os gostos e bolsos. Por exemplo, lá você encontra desde restaurantes luxuosos como também as famosas barraquinhas de comida típica. 

A Praia dos Nativos fica localizada próxima a várias outras praias principais de Trancoso, sendo apenas quinze minutos de caminhada a partir do Quadrado ou da Praia dos Coqueiros. Se você não quiser andar, também é fácil ir de táxi ou de carro próprio, já que tem estacionamento público disponível.

Apesar de ser uma das praias mais agitadas, o clima da Praia dos Nativos ainda pode ser considerado bem tranquilo. Com sua longa faixa de areia e mar sossegado, esse local é conhecido pela piscina de água doce que surge do encontro do mar com o rio, fazendo a alegria dos turistas que procuram águas calmas para se banhar.

No que se refere à hospedagem, quem deseja ficar na Praia dos Nativos irá encontrar opções para todos os gostos, possuindo mais pousadas em comparação às praias vizinhas, porém poucas dão acesso direto à areia. Algumas opções: Pousada Estrela D’Água; Vila dos Nativos Boutique Hotel; Pousada Cajueiro Trancoso

Reprodução: TripAdvisor

2. Praia dos Coqueiros

Outra praia que pertence ao itinerário principal de Trancoso é a Praia dos Coqueiros. Uma das praias em Trancoso mais populares entre os turistas, essa com certeza não pode ficar de fora do seu roteiro. A Praia dos Coqueiros é de fácil acesso e está localizada a apenas dez minutos a pé do Quadrado de Trancoso. 

Se você não quiser andar, saiba que Trancoso possui táxis e mototáxis que fazem o deslocamento. Se preferir, você também pode ir de carro, mas fique atento, apesar de ter vários estacionamentos públicos localizados próximo às principais praias, o preço pago pode ser um pouco alto, principalmente em época de alta temporada.

Perfeita para quem procura sombra e descanso, a praia dos Coqueiros não tem esse nome à toa, já que a praia é cercada por árvores desse tipo, que além de deixarem o ambiente muito mais ameno e convidativo, também acrescentam à praia uma linda paisagem. Se você procura um lugar que seja a cara de Trancoso, seja para conhecer ou para tirar várias fotos de recordação, a Praia dos Coqueiros é a opção perfeita. 

Além disso, essa praia consegue agradar desde o turista que quer agitação até aquele que está em busca de paz e tranquilidade. Na faixa de areia é possível encontrar vários lugares sossegados para descansar e também outros com muita movimentação, sendo uma opção de praia bastante versátil. 

O que também não falta nessa praia são opções para fazer uma refeição. Os restaurantes por lá oferecem comida típica baiana e cardápios cheios de delícias e o ambiente costuma ser de relaxamento, com várias opções de restaurantes pé na areia. Porém, se você quiser aproveitar os restaurantes locais, saiba que o preço pode ser bem alto. Por isso, uma boa opção são os vendedores locais que também oferecem comida baiana. 

Já referente à hospedagem, apesar da Praia dos Coqueiros ser considerada próxima ao centro de Trancoso, ela não oferece muitas opções de pousadas e hotéis, fazendo com que as poucas hospedagens disponíveis apresentem tarifas mais altas. Algumas opções nessa praia são: Casa DaVista Trancoso; Casa Beijinho; Pousada Le Refuge.

3. Praia do Rio Da Barra

Se você quer incluir uma praia mais tranquila, quase com clima deserto, com belezas intocadas, a Praia do Rio Da Barra é uma ótima opção. Essa praia é vizinha à Praia dos Nativos e pode ser alcançada com uma curta e deliciosa caminhada pela areia, que já vale a pena para conhecer as belezas de Trancoso. 

Mas, se você prefere ir de carro, o seu acesso só é possível por dentro de restaurantes, pousadas e condomínios, sendo que a melhor opção é pelo Restaurante Rio da Barra, com cobrança de R$ 30 pelo estacionamento. A Praia do Rio da Barra também pode ser acessada de quadriciclo ou mototáxi.

E com certeza vale a visita! Por ser mais isolada que as anteriores, a Praia do Rio Da Barra tem sua beleza quase intocada, e pode ser um oásis para aqueles que procuram tranquilidade em Trancoso, principalmente em alta temporada, quando as outras praias costumam ficar muito agitadas. 

Além dessa paz, a Praia do Rio da Barra apresenta uma paisagem única, a fim de deixar qualquer visitante extasiado. Ela é cercada por lindas falésias em tons de bege, rosa, vermelho e ocre. A faixa de areia é longa, bem clarinha e fina, sendo agradável para caminhar. Já o mar é calmo, e costuma formar deliciosas piscinas naturais, que agradam o turista. Além disso, a praia ainda conta com a foz do Rio da Barra, que oferece água doce.

Uma desvantagem da Praia do Rio Da Barra é que, comparada às outras, ela apresenta pouca estrutura para receber visitantes, o que pode desagradar quem quer conforto em seu passeio. Mas mesmo assim é possível encontrar alguns restaurantes locais. Um ponto positivo é que existem muitos hotéis e pousadas por lá, com opções luxuosas ou mais em conta.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Opções de hospedagem: Rio da Barra Villa Hotel; Casa Rio da Barra; Pousada Calypso.  

Reprodução: Viagem e Turismo Abril/Site

4. Praia de Itapororoca

Umas das mais lindas e tranquilas praias de Trancoso, a Praia de Itapororoca vai agradar quem quer contato direto com a natureza. Nessa praia não existem muitos restaurantes ou até mesmo vendedores locais. Cercada por casas luxuosas, a Praia de Itapororoca é quase isolada, perfeita para quem procura tranquilidade. 

Esse destino fica localizado entre a Praia do Rio Verde e a Praia de Patimirim. O acesso pode ser limitado pelos condóminos presentes no local, fazendo com que o acesso de carro seja um pouco difícil, mas é sim possível, apenas é necessária muita atenção para encontrar o caminho que leva a praia. A melhor opção é caminhar a partir da Praia de Rio Verde, já aproveitando a maravilhosa paisagem.

Não deixe de incluir a Praia de Itapororoca no seu roteiro por causa da dificuldade de acesso, pois é exatamente isso que faz com que essa praia seja incrível. Ultrapassada essa leve dificuldade, você vai ver como a visita vale a pena! Por lá você vai encontrar areia branquinha e fininha, com mar calmo, corais, piscinas naturais, coqueiros e amendoeiras para se proteger do sol. 

Como se as belezas naturais não fossem suficientes, foi instalado um balanço posicionado de frente para o mar que rendem maravilhosas fotos que são a cara de Trancoso.

Dicas de hospedagem: Bangalô em Itapororoca; Soleluna Casa Pousada; Pousada Villa Bahia

5. Praia do Espelho

Famosa na região, a Praia do Espelho já foi considerada várias vezes a praia mais bonita da Bahia, e com toda razão. Esse destino é incrivelmente lindo e de fácil acesso, o que atrai muitos turistas. É possível ir à Praia do Espelho de carro, ônibus, van, táxi e barco. 

Muitos optam pelo passeio de lancha, que proporciona uma vista panorâmica da Praia do Espelho e de algumas outras ao seu redor. A vantagem de utilizar o carro é que ele permite liberdade de horário e você poderá conhecer de perto outras praias na região.

Com localização privilegiada, a Praia do Espelho oferece ao visitante piscinas naturais, falésias e coqueiros a perder de vista, que fazem a paisagem do lugar única e inesquecível. Fique atenta à tábua da maré, isso te ajudará a ver as piscinas naturais do local.Por lá também ficam concentrados a maioria dos hotéis, pousadas e restaurantes da região.

Para fazer sua refeição, você irá encontrar diversas opções, que contam com cardápio variado e as deliciosas comidas típicas da Bahia. A maioria também oferece um ambiente confortável, que permite ao turista descansar e repor as energias, com som ambiente, espreguiçadeiras, mesas à beira-mar e muito mais.

A Praia do Espelho se destaca mesmo é nas belezas naturais. Principalmente em dias de maré baixa, quando o mar fica tranquilo, sem muitas ondas, proporcionando vista cristalina dos corais esverdeados e de toda a vida marinha. Se quiser ter uma vista panorâmica e ótimas fotos, você pode ir até o Mirante do Outeiro, no topo de uma das falésias que contornam a praia.

Além das belezas naturais de impressionar qualquer pessoa, Trancoso também oferece muitas atrações de passeios, como mergulho, passeios de barco, feira de artesanato local, culinária típica, noite agitada e até mesmo uma volta pelo Quadrado, que fica localizado no centro histórico já vão fazer a sua viagem inesquecível.

Hospedagem: Maion Hotel e Boutique; Pousada Recanto do Espelho; Pousada Curuípe.

Reprodução: Viagem e Turismo Abril/Site

Praias em Trancoso: prepare sua viagem!

Trancoso é um dos paraísos brasileiros, com suas belas praias, paisagens incríveis, habitantes acolhedores e clima tranquilo e despojado. Por isso, esse destino se tornou um dos mais queridos entre os turistas, e não é à toa, já que esse local realmente é capaz de despertar uma verdadeira paixão em quem o visita.

Então, comece a planejar sua viagem para desfrutar desse paraíso baiano usando os links aqui do site. Quanto maior a antecedência no planejamento mais incrível será sua viagem! 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás