Chile

8 dicas de como economizar na Ilha de Páscoa


Páscoa é, de fato, um lugar caro. Viajar para o Chile já é sinônimo de gastos um pouco maiores, comparado a outros países da América do Sul. Pois bem, sei que conhecer a Ilha é sonho de muita gente e que um dos fatores limitadores são os gastos inerentes à essa viagem. Depois da minha experiência viajando por 4 dias sozinha, sem poder dividir custos e economizando ao máximo, escrevo esse post com o intuito de compartilhar dicas de como economizar na Ilha de Páscoa.

Como economizar na Ilha de Páscoa

  1. Pesquise com bastante antecedência as passagens aéreas. Diferente de outros voos internacionais que podemos achar bons preços com 3 meses de antecedência, por exemplo, para a Ilha de Páscoa não é assim. Por ser muito distante de tudo, não são muitas empresas aéreas que fazem esse trajeto e, quando fazem, são apenas algumas vezes na semana. Eu diria que o ideal para conseguir comprar a passagem por um preço minimamente razoável (cerca de R$2300 ida e volta) é entre 4 e 6 meses de antecedência. Como fazer? Vá no site do Skyscanner, coloque as datas que deseja ir e crie o alerta para receber notificação quando o valor do voo abaixar. Fica a dica para acompanhamento de preço, não só desses voos, mas de qualquer outro.
  2. Veja outras opções de passagens, como por exemplo: São Paulo para Santiago e depois de Santiago para Ilha de Páscoa. Às vezes, pode sair mais barato do que SP para Páscoa direto. Não tenho como te afirmar isso, mas é sempre válido fazer a pesquisa saindo de outros lugares do Brasil e até da América do Sul, comparando os trechos e comprando-os separados.
  3. Não gaste dinheiro com hospedagem. Sim, é possível se hospedar de graça em qualquer destino no mundo. Inclusive já falei sobre isso nesse post: 4 DICAS PARA VOCÊ VIAJAR DE GRAÇA COM HOSPEDAGEM E PASSAGEM AÉREA!. Como minha viagem era low cost, assim fiz. Experimentei pela primeira vez o couchsurfing, que é uma rede de viajantes que, cadastrados na plataforma de mesmo nome, oferece um cantinho da sua casa pra receber outro viajante sem cobrar nada por isso. Não é fantástico? Pois é… Além de economizar consideravelmente, é uma experiência e oportunidade muito interessante para conhecer pessoas do mundo inteiro, aprender outra língua e explorar mais da cultura local.
  4. Cozinhe. Fazer sua própria comida é fundamental, pois tudo de comer na Ilha é muito caro.  Se puder, leve também seu snack do Brasil. Ficando em couchsurfing é possível conversar com o anfitrião antes e verificar a possibilidade de utilizar a cozinha. Se ficar em albergue, tome um café reforçado, passe o dia com alguns snacks que levar do Brasil e faça o famoso almojanta. Economiza-se muito assim.
  5. Beba menos. Ingerir álcool é caro em qualquer lugar; lá é mais ainda. Escolha um dia ou outro para se dar esse prazer, pegue um bom vinho chileno e deguste com moderação, literalmente.
  6. Faça um seguro viagem antes de embarcar e evite qualquer gasto na ilha por conta de extravio de bagagem ou consulta médica de emergência, por exemplo. No site da Seguros Promo você encontra preços super acessíveis e usando o codigo leneviagem5 você ainda tem 5% de desconto.
  7. Não compre souvenir. Parece bobeira, mas isso faz toda a diferença. É um dinheiro que vai embora de pouquinho em pouquinho e quando você vê, poderia ter saído para jantar em um bom restaurante. Para quem quer economizar, a ilha não é lugar para comprar lembranças.
  8. Alugar carro é caro e só pode ser 4×4, pois muitos dos trajetos são em estrada de terra e lama. Se não tiver saída, alugue o mais barato, que fica em torno de 80 dólares a diária. Mas a maneira mais econômica de conhecer o lugar é alugando uma bicicleta. Alguns lugares são mais distantes, e se você já pratica exercícios e gosta de desafios, é uma ótima alternativa. Se acha que seria demais para você, tente alternar. Alugue o carro por dois dias, por exemplo, e fique um de bicicleta. Eu vi muitas pessoas explorando a ilha de bike. Outra maneira é fechar os passeios com agências de turismo que fazem em grupo. Confesso que foi o que menos vi, mas é bom dizer que há também essa possibilidade.

Curtiu as nossas dicas sobre como economizar na Ilha de Páscoa? No mais, divirta-se, pense que a sua viagem até lá foi fruto do seu trabalho e organização. Por mais que seja cara, não é nada exorbitante ao ponto de não encontrar opções mais baratas. E com certeza, o lugar tem uma magia tão única e especial que vale o preço, literalmente, de estar ali!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Quanto as passagens para Ilha de Páscoa, tenho pesquisado muito e sai muito mais barato você comprar a passagem para Santiago, ficar uns dias por lá de comprar a passagem de Santiago para a Ilha. Cheguei a encontrar passagens em Agosto e Setembro por 977 reais, 1107 reais, e passagens para Santiago por 664 reais, ou seja por menos de 2000 reais você tem sua passagem para conhecer Santiago e Ilha de Páscoa. Ontem eu havia visto preços de 977 e 1107 reais até na primeira semana de outubro, hoje elas não estão mais disponíveis, ou seja, se quer ir, decida e compre assim que achar um preço bom.

    • ssa, preços EXCELENTES!!! Quando acha isso, não pode titubear não, tem que comprar e adaptar a vida depois...rs

  • Ola, boa noite.
    Estou querendo começar a viajar para fora do país, sempre foi um sonhos e agora consegui juntar um dinheirinho.

    Tentei entrar no site couchsurfing porém estão cobrando uma mensalidade para usar, você sabe indicar algum outro similar para eu tentar essa ideia para ir a Ilha de Pascoa?

    Amo seu blog, parabéns pelo trabalho.

    • Oi Rhuan! Tudo bem? Vc pode utilizar o couchsurfing sem pagar. Esse valor é referente à verificação e você não precisa, necessariamente estar verificado. Mande msg pras pessoas da Ilha de Pascoa e vá vendo quem te responde, é gratuito, não precisa pagar ta bem? :)

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás