Delta do Parnaíba

Uma das paisagens mais belas e únicas do Brasil: Delta do Parnaíba


O Delta do Parnaíba concentra belezas naturais ainda pouco exploradas e pode superar as expectativas dos turistas. Está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí e é considerada uma das paisagens mais belas do mundo. Delta é quando um rio se abre em vários canais formando diversas ilhas e braços do rio que deságuam no mar. Esse fenômeno ocorre de forma semelhante no Rio Nilo, na África, por exemplo. O Rio Parnaíba surge na chapada das Mangabeiras e seu curso percorre 1485 km, estendendo em cinco braços entre Maranhão e Piauí, num emaranhado de rios, igarapés e quase 80 ilhas!

Como chegar ao Delta do Parnaíba

O acesso ao Delta do Parnaíba pode ser feito via terrestre, pelo mar ou de avião. As cidades que são porta de entrada para o Delta são: Parnaíba, Teresina e Fortaleza.  Parnaíba tem aeroporto, mas recebe voo apenas da cia aérea Azul, que não são tão frequentes. Minha ida foi de Brasília até Teresina, e em seguida de carro até o Delta, percorrendo parte das Rotas das Emoções. Essa rota comporta o Delta do Parnaíba, os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, no Ceará.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Onde se hospedar

Minha hospedagem no Delta foi na Pousada Vila Parnaíba, um cantinho lindo e rústico no meio da cidade. Super bem localizada, está a 5 minutos do centro de Parnaíba e com equipe super bem preparada pra nos atender. Além disso, são parceiros da empresa Clip Ecoturismo que atende passeios incríveis na região.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

Quando ir

A melhor época é entre maio e agosto, quando as chuvas diminuem, as lagoas estão cheias e límpidas e o calor é um pouco mais ameno. Eu fui em março e peguei chuva, mas também peguei céu aberto e dias lindos. O calor por ali é constante, mas, de fato, a temperatura estava melhor do que eu imaginava.

O que você não pode deixar de conhecer no Delta do Parnaíba

Praia de Macapá

Uma praia diferente do que estamos acostumadas a ver. A Praia de Macapá, a 27 km do centro do município de Luís Correia, é linda, deserta e rodeada pela calmaria do interior do Piauí. As árvores secas ao longo da areia formam uma paisagem incrível que foge do visual comum de praias.

Barra Grande

Essa maravilha do Piauí está no município de Cajueiro da Praia,  a 70 km de Luís Correia e a 400 km de Teresina. Transborda charme, calmaria e leveza. Lembra um pouco a Caraíva, na Bahia, com suas ruelas de areia, música ao vivo, galera jovem e atmosfera alternativa.

O turismo é baseado nas atrações da praia, na prática de kitesurf, por conta dos fortes ventos, e no passeio da trilha do cavalo-marinho. Sentar na praia de água morninha e assistir ao sol se pôr é uma boa pedida. Mesmo em dias nublados, a paisagem é linda.

Sente em algum barzinho ou restaurante rústico, pé na areia e com música que você sentirá o clima único do lugar. Minha indicação é o Manga Rosa, com uma comida deliciosa e cerveja bem gelada. Se tivesse tido mais tempo, teria me hospedado por ali e curtido uns 2 dias na vila. As hospedagens vão desde chalés simples à resort. Se tiver tempo e oportunidade, vale a pena!

Pôr do Sol na Pedra do Sal

Situada na Ilha Grande de Santa Isabel, a 15 km do centro de Parnaíba, está um pequeno morro de pedra que divide a praia em dois lados: a parte mais brava, frequentada por surfistas, e a parte mais mansa, de onde se vê o pôr do sol. Para chegar até lá, é só pegar a rodovia PI-116 que em 20 minutinhos você chega. Há uma infraestrutura de quiosques à beira mar e um entardecer daqueles para ninguém botar defeito. O visual é lindíssimo, o lugar é calmo e o momento é único.

A civitatis oferece um tour privado de 4×4 pela região do Delta, dá uma olhada!

Passeio Feijão Bravo

Passeio lado B do Delta do Parnaíba, é para quem quer se deslumbrar com as belezas do Piauí.
Em um passeio de barco pelos igarapés piauienses, você passa por uma natureza intocável e muito rica. Pode ver como pegam caranguejo nos mangues; pode comer ostra fresca na casa de Seu Paulo, um nativo que transborda energia boa; ver o encontro do rio Parnaíba com o mar; caminhar por dunas; encontrar lagoas escondidas e tomar banho em uma praia deserta. Acredita? Nem eu! Pois só acreditei mesmo vendo e me arrepiando inteira com tanta coisa linda em um só passeio! Fiquei chocada com a beleza estonteante e juro que não consigo descrever as sensações desse dia!

Ao final do passeio, aconselho almoçar no restaurante Casa de Caboclo, na Ilha das Canárias. Ele fica no município de Araioses, já no estado do Maranhão, uma vez que quando atravessamos o rio, saímos do Piauí. O lugar é uma delicia e tem uma vista privilegiada do rio.

Caso queriam almoçar com seu Paulo e família, é possível comer um peixe fresquinho. Basta entrar em contato pelo telefone 86 995566000 e agendar o almoço na noite anterior! A energia boa e boa comida são garantidas!

O passeio é feito sempre de acordo com a maré. Eu fiz com a empresa Clip Turismo, super reconhecida pelo trabalho do turismo local.
Eu fiz todo o trajeto de carro próprio, mas quem quiser fazer com alguma Agência de Turismo, tenho indicação de duas:
EcoAdventure NaturTurismo!

E digo, sem sombra de dúvidas: foi um dos passeios mais completos que já fiz em termos de paisagens diferentes e belezas naturais. Lindo, lindo, lindoooooooooooooo!

Qual é a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba?

A melhor época é entre maio a agosto, pois é quando há menos chuva, o calor é mais ameno e as lagoas estão cheias e cristalinas. Além desses, entre dezembro a janeiro também é bom, pois as chuvas são mais amenas.

O que quer dizer “Delta do Parnaíba”?

O local é um arquipélago no encontro das águas do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, entre o litoral do Piauí e do Maranhão. São cinco braços de água doce que desembocam no mar. O Delta é uma letra grega em forma de triângulo, que é exatamente o formato do lugar.

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Estou indo para Lençois agora em junho e adorei a ideia de esticar um pouco a viagem para Delta do Parnaiba....que lugar mais lindo!!! adorei as fotos.

  • Fiz alguns desses passeios, mas não tivemos sucesso no passeio de Catamarã. Foi tão chato, tão chatoooo, que preferi até esquecer o que aconteceu. Nosso Brasil é lindo é o Piauí tem belezas naturais de nos fazer perder o fôlego!

  • Que delícia de passeio!!! Estou programando minha ida para o Maranhão e achei legal ideia de encaixar o Delta do Parnaíba no roteiro !!!
    2 dias seriam suficientes??

  • Que lugaar lindo! Não conhecia e já vou agendar. Adorei as praias e a pousada parece ser muito aconchegante!

  • Toda vez que ouço falar desse lugar, eu me apaixono e dá a vontade de fazer as malas e ir correndo! Suas fotos ficaram lindas, adorei as dicas. Às vezes, em destinos com muito contato com a natureza, mais isolados, faltam informações pra nos ajudar e vc reuniu várias dicas preciosas =)

  • Acredita que não conhecia, fiquei surpreendida com a beleza de Delta de Parnaíba, vou incluir no roteiro para o Maranhão.. EEE brasilzão bonito né? Anoite as dicas dos passeios. parabéns pelas fotos, estão arrasadoras. bjs

  • Que lugar maravilhoso esse delta, estou apaixonada!! Quantos dias você recomenda para conseguir aproveitar bem?

  • Ainda só conheço os Lençóis Maranhenses da Rota das Emoções! O Delta tem a sua exuberância particular que remete a beleza de Lencois.
    Adorei o seu relato e guardei os contatos dos parceiros para uma futura oportunidade. Parabéns pelo relato.

  • Que delícia esse passeio.. juro que não sabia o motivo pelo qual era nomeado o delta e adorei aprender um pouco.
    Aqui em casa temos uma plaquinha do "hospício" kkk

  • Recomendo tbm a rota entre Pedro II (PI), Parque Nacional da Sete Cidades e Delta do Parnaíba. O município de Pedro II abriga a linda pedra opala (a segunda maior reserva de opala do mundo), sendo conhecido como "terra da opala". Vale a pena!

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás