Dicas de Viagem

Como tirar boas fotos quando você está viajando sozinha?


Umas das perguntas que mais recebo no Instagram: como tirar boas fotos quando você viaja sozinha?

Depois de muito penar com fotos ruins tiradas por mim e pelos outros, hoje tenho alguns truques, que podem ser chamados de manias (rsrs), que me ajudam muito. Algumas dessas dicas funcionam tanto para quando estou só quanto para quando estou acompanhada. Mas vale ressaltar que algumas das minhas viagens são feitas com fotógrafo e aí é outra história, claro.
Mas salve esse post para sua próxima viagem e tente seguir as dicas, que eu tenho certeza que você terá um bom resultado!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

E se você quer dicas de como viajar sozinha, esse post pode te ajudar: 7 DICAS DE MULHERES QUE VIAJAM SOZINHAS!

Antes de tudo, é importante ter um equipamento no mínimo razoável. Por incrível que pareça, não tenho máquina profissional e todas as minhas fotos são tiradas do celular e com a Gopro. Celular hoje em dia tem câmera muito boa. As da Samsung, para mim, são incríveis. No momento, tenho um S8 que também é à prova d’água e tem uma resolução fantástica. Minha Gopro não é a mais moderna; hoje a que tenho é a Hero 4 Black e uso um cartão de memória ultra, que melhora a qualidade das fotografias.

 

O que tenho de equipamento e recomendo:

  • Dome, aquele que acopla a Gopro e tira foto metade dentro da água e a outra metade fora;
  • Pau de selfie da Sandmarc
  • Tripé flexível da Gekkopod
  • Pau de selfie pequeno da Gopro
  • Pau de selfie flutuante

O que eu também considero bacana e que ajuda a tirarmos boas fotos: mini lentes que acoplam no celular, como a grande angular (aumenta o campo de visão), a fisheye (olho de peixe), a macro (usada para fotos de detalhes) e a teleobjetiva (aproxima o objeto). Outro acessório que pode ser uma mão na roda é o flash selfie, que você encaixa no telefone e faz toda a diferença na iluminação da foto!

Vamos ao que interessa!

10 dicas de como tirar boas fotos nas suas viagens

1. Pratique seu olhar. Não adianta você ter os melhores equipamentos se você não consegue montar uma boa foto. Imagine como você quer que ela fique, posicione mentalmente as imagens, pense no quadro final. É interessante, também, que você tenha fotos como referência. Aquela foto que você achou maravilhosa, estude o ângulo, o estilo, a posição da pessoa.

2. Grave isto: a linha do horizonte precisa SEMPRE estar reta; o que está em segundo plano não pode estar torto. Então posicione bem a máquina para que não precise fazer muitos ajustes depois.

3. Não tenha vergonha de pedir pra tirar foto sua. Na maioria das vezes, haverá alguém no mesmo lugar que você. Eu SEMPRE oriento a pessoa como eu quero que a foto seja tirada. Posiciono a máquina, explico o que eu quero que apareça e como, falo pra tirar várias fotos enquanto eu ainda estou me posicionando e me movimento naturalmente na frente da câmera. Eu falo pra ter o dedo nervoso mesmo, pra tirar várias seguidas, só assim garanto que pelo menos uma estará ok.

4. Use o modo Timelapse ou Burst da sua GoPro. Assim, várias fotos são tiradas em pouco tempo e você escolhe a melhor entre muitas. O modo Timelapse varia de 0,5 a 60 segundos (uma foto a cada 0,5 segundos ou uma a cada 60 segundos) e o Burst tira até 32 fotos a cada segundo. Essa dica é excelente, e eu uso sempre que tiro selfie, também debaixo da água e quando estou usando o Dome.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

5. Use a ferramenta de Temporizador ou Timer do seu telefone. Geralmente, os telefones apresentam as variações de 2, 5 e 10 segundos. Significa que, a cada intervalo desse, ele baterá uma foto. Eu gosto de colocar o intervalo de 10 segundos, ajusto o celular (na maioria das vezes com o tripé), me posiciono e espero ele tirar as fotos.

6. Use o modo de disparo contínuo do seu celular. A maioria deles funciona quando você aperta o botão de tirar foto e fica pressionando. Repare que ele irá tirar diversas fotos de uma vez. Essa dica é excelente para tirar fotos pulando, jogando água, dançando ou qualquer uma que tenha movimento rápidos. Ele vai pegar do início ao fim do movimento, e aí é só escolher a que mais lhe agrada.

7. Avalie o lugar. Olhe coisas que você acha mais interessante, mais peculiar, mais bonito. Se movimente e estude o ambiente antes de sair tirando foto de qualquer coisa e de qualquer ângulo. Você gasta tempo e memória da sua máquina a toa.

8. Tire um momento pra avaliar como as fotos ficaram. Se você não olhar e analisar, pode chegar lá na frente e ver que nenhuma ficou boa. Seja pela luz, foco, ângulo ou qualquer outra coisa. Então, gaste um tempo pra isso, analise! Não tenha pressa. Você precisará de tempo pra tirar boas fotos, não tem outro jeito. Paciência é um dom.

9. Abuse das selfies, mude os ângulos e seja você mesma. Fazer mil poses e caras e bocas não deixa a foto natural. A espontaneidade é a chave de uma boa foto (pelo menos para mim!).

10. Trabalhe um pouco a foto que você tirou em algum APP de edição. Uns toques finais fazem toda a diferença e deixam a foto mais profissional.

Extra!

5 aplicativos gratuitos para editar fotos e vídeos:

🔹Snapseed – Muito fácil de usar e com boas edições.

🔹Lightroom – Um pouquinho mais detalhado e com ótimos presets (edições já pré definidas).

🔹Retouch – Excelente pra remover objetos, pessoas e linhas da foto.

🔹PicsArt – Também fácil de usar, mas o que menos uso.

🔹InShot – Ótimo pra fazer edições básicas em vídeos e inserir trilha sonora.

 


 

Luisa Galiza

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás