Dicas de Alimentação

Chocolate sem lactose: dicas práticas para se deliciar em qualquer lugar do mundo


Quem acompanha o Leve na Viagem sabe que tenho uma restrição complicada para qualquer alimento que contenha leite. Viajar e comer fora já foi bem difícil para mim, mas hoje em dia, depois de aprender a me adaptar e, principalmente, a ter sempre comigo algo que posso comer, passo muito menos aperto do que já passei. Como sempre trago dicas de alimentação saudável e qualidade de vida, resolvi compartilhar algumas dicas de chocolate sem lactose que podemos fazer ou comprar e assim, consumir no dia a dia ou levar em qualquer viagem. Claro que a ideia é que sejam gostosos, práticos e de preferência, sem açúcar! A ideia também é que sejam energéticos para levar na bolsa e consumir em viagens pelas cidade e também em viagens pela natureza, fazendo uma trilha, por exemplo. Sempre aliando viagem e estilo de vida saudável para vocês, hein?

Vem comigo!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

5 dicas de chocolate sem lactose e sem açúcar refinado

1 – Cremosidade, textura, sabor surreal e compra com um clique

A primeira dica vai logo para um que sou apaixonada e que não precisa ir para cozinha! Basta entrar no site, pedir e esperar para ser feliz! Conheci a marca Goldko há uns meses e me apaixonei pela variedade de chocolates sem lactose que eles oferecem. E o melhor: também são sem açúcar. São vários plant based, ou seja, sem ingredientes de origem animal, 100% veganos. É difícil encontrar uma marca que produz chocolates ao leite te tanta variedade de chocolate sem lactose. Achei genuína essa preocupação e investimento da marca em uma variedade tão ampla, e o melhor, deliciosa! Por isso comparitlho aqui.

Como eu conheço várias marcas que oferecem chocolate sem lactose, digo com propriedade que a Goldko tem cremosidade. Eu sentia falta disso nos produtos de mercado, pois eram muito fortes pela grande quantidade de cacau, ou tinham muito açúcar ou não tinham gosto de chocolate, #verdadesejadita! Pois bem, nessa marca eu encontrei sabor real de chocolate, textura incr[ivel, cremosidade e zero adição de açúcar. Essa dica vale ser compartilhada, pois eu sei o tanto que sofremos para encontrar um saudável, sem leite e gostoso ao mesmo tempo.

Vale ressaltar que ele apenas contém traços de lactose, o que significa que são feitos em maquinário que pode ter entrado em contato com produtos de leite, mas que não há nada lácteo nos ingredientes! Aproveito para indicar os que mais gosto: o de avelã (de virar o olho), o de leite de coco e o Musa, que é simplesmente delicioso! Para completar, esse último é proteico, uma vez que tem albumina nos ingredientes. Isso mesmo, o marshmallow deles contém proteína e fibra, o que ajuda na saciedade e a não ter um pico glicêmico tão alto. Sério, gente…. É demais para mim!
Dica extra 1: comer 1 ou 2 Musas de pré treino é ótimo, pois além de ter proteína, vai te ajudar no gás e também a virar o olho! 😉
Dica extra 2: corte rodelas de banana e faça um sanduíche com pasta de amendoim no meio. Derreta uma barra de chocolate da Goldko em banho maria, derrame em cima do sanduíche e coloque no congelador. Fica dos deeeuses!

 

2 – Chocolate vegan, sem lactose e caseiro

Que tal você produzir o seu chocolate na sua casa? Essa receitinha aqui é vegan,  ou seja, não conta com nada de origem animal e é fácil de você fazer e utilizar como ingrediente de outras receitas, como nas que virão abaixo. Vamos ao que interessa?

Ingredientes

  • 40 grs manteiga de cacau
  • 40 grs manteiga de caju

Modo de Preparo

  1. Num tacho em banho maria derreta a manteiga de cacau.
  2. Adicione o xarope de tâmara, extrato e manteiga de caju. Mexer bem até estar homogêneo.
  3. Peneire o cacau (peneirar ajuda a que não fique com grumos no chocolate) para a mistura anterior e envolva.
  4. Coloque a mistura em formas e leve ao frio por 2 h ou até solidificar completamente.
  5. Está pronto o seu chocolate! <3

 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

3 – Muffins de Chocolate sem Lactose

Os muffins já são, inegavelmente, muito conhecidos nesse meio saudável, visto que apresentam variações deliciosas. Essa receita de Muffin que deixarei aqui em baixo é deliciosa, sem lactose, sem glúten e sem ovos. Eles são ótimos para fazer e levar por aí em potinhos, já que são bolinhos pequenos, e, acima de tudo, fornecem uma índice nutricional muito bom. Sem mais enrolação, sigamos com a receita!

Secos
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1/4 de xícara de farinha de amêndoas
  • 1/4 de xícara de açúcar mascavo ou demerara
  • 1 colher de sopa de fécula de batata (ou amido de milho)
  • 1/4 xícara de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1/2 colher de sopa de fermento
  • Gotas de chocolate a gosto ou Nibs de cacau a gosto
Úmidos
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou arroz
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1/2 xícara de água
Instruções
  • Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque 6 forminhas para muffin em uma assadeira.
  • Em uma tigela, misture todos os secos, menos o fermento.
  • Adicione os úmidos e misture bem, até formar uma massa homogênea.
  • Coloque o fermento e misture novamente. Ele começará a reagir com o vinagre.
  • Preencha as forminhas quase até a borda.
  • Coloque as gotas de chocolate por cima da massa e afunde-as um pouco e salpique o nibs de cacau.
  • Asse por 15 min ou até inserir um palito e ele sair seco.
Receita por Pati Bianco

É valido alertar que, caso não queira adicionar as gotas de chocolate, recomendo adicionar um pouco mais de açúcar, pois pode ficar muito sem doce.

4 – Fudge chocolate sem lactose e amêndoas

As sobremesas pós almoço são, de fato, muito adoradas entre a maioria das pessoas. Os que têm intolerância à lactose ou alguma outra restrição alimentar, sabe que se deliciar assim pode ser um pouco mais difícil. Apesar disso, alegre-se, pois trarei a receita de um delicioso fudge de chocolate sem lactose e amêndoas, que você pode carregar pela bolsa para beliscar ao longo das viagens, a menos que você prefira coisinhas salgadas:

INGREDIENTES

Para o Fudge:
  • ¾ xícara de manteiga de amêndoa sem sal
  • ¾ xícara de chocolate 70% (sempre confira se não há leite na composição)
  • ⅛ colher (chá) de sal (opcional)
  • ¾ xícara de amêndoas torradas, sem sal, picadas grosseiramente
Para decorar:
  • Amêndoas torradas, sem sal, picadas em tamanho menor

MODO DE PREPARO

  1. Em um tabuleiro de muffin, forre os 12 espaços com forminhas de silicone, de papel manteiga ou de cupcake.
  2. Misture as gotas de chocolate e a manteiga de amêndoa para derreter. Você pode optar por fazer isso usando um de dois métodos. Ou em banho maria ou no microondas. Se acaso for fazer no microondas, faça de 20 em 20 segundos, mexendo entre cada aquecimento, até que o chocolate esteja completamente derretido e homogêneo com a manteiga de amêndoa.
  3. Em seguida, adicione as amêndoas que foram picadas grosseiramente e misture bem.
  4. Coloque por volta de 2 colheres de sopa desta mistura nas forminhas até encher todas.
  5. Bata levemente o tabuleiro na mesa ou na bancada, para que o chocolate todo se assente e fique tudo bem lisinho e uniforme.
  6. Agora cubra com as amêndoas que foram picadas.
  7. Leve ao congelador por cerca de 15 minutos.
  8. Desenforme cada um e PRONTO!
INFORMAÇÕES EXTRAS
Guarde coberto na geladeira por 1-2 semanas OU no congelador congelador por 1-2 meses. (certifique-se que o seu recipiente pode ir ao congelador).

5 – Creme de avelã no lac

Nós que gostamos de uma vida mais saudável, sabemos que um dos lanches preferidos envolve torrada com patês, cremes e afins. Para cremes doces, no entanto, esse aspecto pode ser um pouco mais difícil, visto que, infelizmente, a maioria dos produtos comercializados contém leite. Mas, para que você não desanime, trouxe uma receia de creme de avelã deliciosaaaaa, que vai te encher de amor e saciar o prazer com ingredientes saudáveis!

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Coloque as avelãs torradas em um recipiente de borda alta ou no copo do liquidificador e bata-as até que fiquem bem moídas. Se utilizar uma batedeira levará mais tempo. Reserve-as.
  2. Misture o leite com o açúcar em uma panela e leve ao fogo até que este último ingrediente se dissolva. Retire do fogo quando se dissolver.
  3. Se acaso o recipiente que você usar para triturar as avelãs tiver uma capacidade suficiente, acrescente aqui o cacau em pó, caso não tenha, use outro maior. Continue batendo até que ambos os ingredientes se integrem.
  4. Acrescente aos poucos a mistura de leite e açúcar e continue batendo, sendo aí que começa a consistência de creme. Se você decidiu utilizar o óleo de coco, coloque-o também. O óleo de coco é opcional: você pode utilizar para fazer um creme mais suave e intensificar o sabor. Desta forma, se desejar colocá-lo, pode reduzir a quantidade de cacau em pó ou aumentá-la, em função do seu gosto.
  5. Caso não disponha de cacau em pó, utilize um tablet de chocolate amargo, derreta-o em banho Maria e acrescente às avelãs pouco a pouco.
  6. Incorpore a essência de baunilha, se desejar, e acabe de bater os ingredientes até obter um creme liso e homogêneo.
  7. Quando o creme de avelã estiver pronto, passe-o para um pote de vidro, tampe-o e reserve-o no frigorífico durante 2 horas para que acabe de adquirir a consistência adequada.

Viu como é fácil e, de fato, pode ser muito mais saudável quando feito em casa, com a substituição adequada de ingredientes? 🙂

E aí, gostaram dessas dicas de deixar água na boca? Confesso que, no momento, escrevo como minha barra da Goldko com leite de coco…. Se gostou, compartilha! Tem muita gente com intolerância a lactose que sem dúvida alguma merece ler esse post! 🙂

Você pode gostar também:

 


 

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás