São Paulo

Praias perto de São Paulo para evitar aglomeração: 12 lindas opções!


No post de hoje, resolvi ajudar você, que está em busca de viajar para algum lugar um tanto quanto isolado, longe de aglomerações, mas com aquele toque de encantamento e beleza, por exemplo: as praias do litoral de São Paulo. No post de hoje vou fazer uma listinha de praias perto de São Paulo para fugir da aglomeração e sentir a paz de lugares mais reservados. 

O litoral de Sampa tem pontos conhecidos por suas belezas, com praias de areia grossa e águas cristalinas, rodeadas de montanhas e ainda com a mata atlântica podendo ser apreciada a olho nu. Sem dúvida alguma é um convite para fazer as malas, se for de malas, ou colocar a mochila nas costas e partir para esse destino tão atraente.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Praias perto de São Paulo em Bertioga, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela

Vamos começar pelas praias de Bertioga? Se você já conhece alguma, com certeza irá gostar de se aprofundar nas características, pontos que podem ser explorados e pegar as dicas de ótimas praias para visitar na região. 

Praias de Bertioga (SP)

Vamos iniciar pelo cálculo da distância de São Paulo até o município de Bertioga. Se você for de carro, a distância entre as duas cidades é de 110 km e o tempo estimado do percurso da viagem é de aproximadamente 1 hora e 31 minutos. Já em linha reta a distância entre São Paulo e Bertioga é de 62 km.

Dentre as praias de Bertioga, temos:  

1. Praia de Vista Linda

Ela fica a 6 km (seis quilômetros) do centro da cidade, no bairro do Jardim Vista Linda. Possui uma longa faixa de areia branca com alguns pigmentos escuros, o mar quase sempre é bem tranquilo, a areia é durinha, ideal para fazer caminhadas, corrida e até andar de bicicleta e outras práticas esportivas.

Reprodução: TripAdvisor

É um tanto quanto deserta, mas você irá encontrar quiosques para se acomodar ou comprar alguma coisa se quiser. Além de vez ou outra avistar ambulantes vendendo algo.

É circundada de casas de veraneio e casas dos moradores locais, sendo bem arborizada com árvores, jardins e coqueiros. Vale salientar que também possui estacionamento.

Opções de hospedagem:

2. Praia do Indaiá

Essa fica vizinha a praia de Vista Bela, inclui todas as características da anterior. Um pouco mais movimentada, a vegetação começa a aparecer ao seu entorno, a atmosfera vai ficando mais imponente e rústica, colaborando para uma experiência mais tranquila, leve e despreocupada.

A areia é firme, o mar é calmo e a água é morninha. Uma verdadeira terapia! Por alguns minutos conseguimos esquecer todos os problemas que tivermos.

Além disso, a Praia do Indaiá fica próxima ao morro da Riviera. A vista é um verdadeiro espetáculo. Possui vários restaurantes, pousadas e hotéis disponíveis para diárias.

3. Riviera de São Lourenço

Essa é bem mais urbanizada! Possui um loteamento planejado super elegante, e por isso a área é até chamada de condomínio da Riviera de São Lourenço. Conta com prédios enormes e bem construídos, que junto ao cenário da praia formam um visual muito bonito e digno de belíssimas fotografias.

O condomínio não possui restrições de entrada: você pode entrar para comer, fazer compras, conhecer mais e etc.

A praia fica a uns 20 minutos do centro de Bertioga, é super limpa, sossegada e tem bons quiosques por perto. Você pode ir só para passar o dia ou ficar hospedado. Possui estacionamento e cobra por uma quantidade de horas (de 6 a 8 horas, mais ou menos), minha sugestão é: dê a velha e boa pechinchada! Por se tratar de uma praia com construções modernas e elegantes, os vendedores costumam praticar preços mais elevados. Se você não tiver muita grana, fica a dica.

Opções de hospedagem:

Outras atrações no município de Bertioga que podem te interessar:

Dona Abobrinha
Av. Anchieta, 412/420 – Centervalle, Bertioga – São Paulo.

Rocha Sorvete Natural
Av. Vicente de Carvalho, 491 – Bertioga – São Paulo.

Canal de Bertioga
Foz do rio Itapanhaú – Bertioga – São Paulo.

Praias de São Sebastião (SP)

A distância entre a cidade de São Paulo e a cidade de São Sebastião – SP é de 197 km, com um percurso de viagem estimado em pouco mais de 2 horas. Já em linha reta a distância entre São Paulo e São Sebastião é de cerca de 128 km.

4. Praia de Maresias

Essa é uma das mais famosas da região de São Sebastião e é uma das favoritas dos surfistas. Inclusive, é a terra natal do campeão mundial de surf, Gabriel Medina.

Além das boas ondas, ela oferece ainda muita natureza cercando os 5 km da faixa de areia, o mar tem coloração clara e há pontos bons para mergulhar também.

Na região é possível encontrar excelentes opções de hotéis e pousadas, além de muitos bares, restaurantes e quiosques.

Essa é uma opção muito voltada para quem gosta de aventuras, dá pra fazer vários passeios legais no mar (seguindo as normas de segurança do local).

No geral, a praia é maravilhosa, muito limpa, do lado direito o mar é mais agitado e do lado esquerdo tem o encontro com o rio, o que torna as águas mais calmas e ideais para relaxar.

Atenção: caso a viagem seja feita com crianças, a atenção deve ser redobrada e é pertinente que fiquem brincando mais na parte da areia e sempre com algum adulto atento para não entrarem no mar sozinhas. Como a praia de Maresias é conhecida pelas ondas um pouco fortes, a criançada não deve ser deixada sozinha.

Opções de Hospedagem

5. Praia de Juquehy

Essa está entre as mais elogiadas da região de São Sebastião – SP. Fica a aproximadamente 50 km do centro do município, e por ser mais afastada da área urbana oferece uma vista mais preservada da natureza, se comparada com outras praias da cidade.

A tranquilidade é a principal característica dessa praia e oferece boa estrutura para atender aos visitantes.

A praia de Juquehy é bem extensa, sua faixa de areia é larga e oferece bastante espaço, ótima para caminhadas observando a imensidão do mar calmo. A região também proporciona boas opções de bares e restaurantes.

O local atrai mesmo pela paz, é um destino perfeito para descansar, tirar férias, relaxar ou, como no nosso caso, ficar longe das aglomerações!

Ao contrário da anterior, essa é ideal para crianças. Porém, como em toda praia: não se pode descuidar dos pequenos! 

6. Praia da Juréia

Essa é para encerrar a lista de praias da cidade de São Sebastião. Fica situada entre as praias de Barra do Una e a Brava e do lado da Praia do Engenho. É conhecida por possuir um lindo jardim e orla.

É uma praia muito sossegada, com a parte da vegetação bem preservada ainda, o mar é um pouco revolto, mas dá para mergulhar sem problemas. Também tem um rio que chega na areia e o pôr do sol dessa praia merece ser exaltado, pois é lindo!

Não tem muitas barraquinhas, e se destaca por ser um refúgio das partes tumultuadas da cidade.

Opções de Hospedagem

Outras opções para conhecer em São Sebastião – SP

Praia das Cigarras
Av. Manoel Hipólito do Rego – São Sebastião – São Paulo.

Cine Villa Mares
Av. Manoel Hipólito do Rego, 2289 – São Sebastião – São Paulo.

Querubim Bar e Restaurante
Av. Manoel Hipólito do Rêgo, 2033 – Arrastão – São Sebastião – São Paulo.

Praias de Ubatuba (SP)

Agora vou te apresentar algumas praias da cidade de Ubatuba – SP, que também se encaixa perfeitamente na meta de ficar longe da aglomeração em praias. Além disso, já é conhecida pelas belezas naturais que abriga, sendo sempre uma das preferidas quando o assunto é o litoral de São Paulo. 

A distância entre a cidade de São Paulo e a cidade de Ubatuba é de 220 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 2 horas e 46 minutos e em linha reta a distância fica em torno de 159 km.

7. Praia da Fortaleza

Reprodução: Melhores Destinos

Localizada ao sul da cidade, após a Praia Brava, a Praia da Fortaleza encontra-se a aproximadamente 27km do centro da cidade. 

A praia é ideal para quem está em busca de contato com a natureza, possuindo uma longa faixa de areia e sendo cercada por quiosques.

O mar é calmo e forma uma maravilhosa piscina natural, excelente para mergulho livre. Para completar as belezas naturais desse lugar você poderá ver peixinhos enquanto estiver tomando banho.

Se você quiser fazer trilha pela região, uma opção é a trilha que começa no canto direito da Fortaleza que tem suas primeiras paradas na Praia do Cedro do Sul e na Praia Deserto.

Você terá uma visão paradisíaca: faixas de areia divididas por formações rochosas, transparência do mar em evidência e o visual perfeito do tom de azul das águas.

Se quiser percorrer toda a região, devo dizer que será um dia inteiro, mas que vale muito a pena. É uma experiência muito enriquecedora!

Opções de Hospedagem:

8. Praia do Lázaro

Essa está localizada a 16km do centro da cidade de Ubatuba, no sentido sul. O acesso é super fácil e os carros chegam próximos à faixa de areia.

A estrada que leva à praia é a BR-101, é só seguir as placas à beira da rodovia.

A praia do Lázaro tem uma extensão de 1,5 km e é o tipo de praia que agrada tanto quem está procurando agito quanto quem deseja um ambiente mais sossegado. Ou seja, perfeita para quem quer fugir das aglomerações! 

O canto esquerdo da praia do Lázaro é marcado por quiosques com música, já o canto direito é cercado apenas por casas, o que torna esse trechinho bem mais tranquilo.

Possui um mar calmo e rasinho, sendo muito adequado para passeios em família, principalmente para aquelas que viajam com crianças.

Tem uma areia compacta e agrada quem curte esportes como andar de bike, correr, dentre outras atividades.

Opções de Hospedagem

9. Ilha Anchieta

Essa é a segunda maior ilha de São Paulo, já foi colônia correlacional e até já serviu como presídio político e de segurança máxima. Pois é! Mas hoje em dia é “só” uma linda e exuberante faixa de mar e natureza, que traz paz e calmaria para quem vai conhecer.

Nesta ilha, é possível conhecer pelo menos sete praias. Além disso, possui trilhas ecológicas e uma trilha subaquática que pode ser percorrida em mergulho livre.

Na ilha você poderá fazer as tours de lancha, escuna e flexboat. Cada tour em um desses transportes pode custar entre R$ 60 e R$ 220.

Por ali não há opções de hospedagem, mas você pode pesquisar em locais próximos que tenham fácil acesso à Ilha!

Outras atrações em Ubatuba – SP

Pizzaria São Paulo
Dr. Esteves da Silva, 26 – Ubatuba – São Paulo

Pistache Gelateria
avenida Iperoig 01 – Ubatuba – São Paulo

Padaria Integrale
Rua Dr. Esteves da Silva – Ubatuba – São Paulo

Patto Loko
Baltazar Fortes – Ubatuba – São Paulo

Praia de Ilhabela – SP

A distância entre a cidade de São Paulo e Ilhabela-SP é de 207 km, que podem ser percorridos em aproximadamente 2 horas e 57 minutos. Já em linha reta a distância fica em aproximadamente 134 km.

E para encerrarmos essa seleção de praias perto de São Paulo para ficar longe da aglomeração, temos:

10. Praia de Castelhanos

Essa é ideal para quem quer se distanciar, mas com adrenalina! É um ponto pouco explorado e tem sido muito visitada pelas trilhas de Jeep. A mata atlântica fica bem visível e traz aquele ar de aventura, liberdade, prazer e paz.

A areia da praia é clarinha e as ondas são um pouco agitadas. O ecoturismo é a principal atração da região.

Gostou das dicas de roteiros? Espero que sim! Escolha o destino que mais se encaixa com seu perfil e siga a viagem com segurança.

Opções de Hospedagem:

 

11. Praia do Oscar

Uma prainha mais escondida em Ilhabela, a Praia do Oscar é uma das mais tranquilas e menos turísticas ao sul de Ilhabela.

 

Contando com águas tranquilas, clarinhas e gostosas, ela é ideal pra quem gosta de nadar tranquilamente e apreciar a natureza. Tem apenas 50m de extensão de areia, sendo pequena, e conta com um trecho de pedras, além de uma enorme no meio, que é ótima para banhistas. Também é perfeita para apreciar o pôr do sol longe da agitação das principais praias e Ilhabela.

Opções de Hospedagem

12. Praia do Pacuíba

A praia do Pacuíba é uma das mais desertas praias de Ilhabela, sendo pouco visitada até mesmo por residentes. Quase como um tesouro escondido, a praia fica um pouco longe da estrada, e para acessá-la é preciso deixar o carro na rua e percorre uma pequena trilha. O legal dessa praia é que ela apresenta uma atividadezinha física, contato com a natureza e muita, muita beleza.

Reprodução: site de Ilhabela

A natureza local é muito preservada, o local é calmo e com águas transparentes, sendo ótimo para natação e mergulho. As sombras das árvores formam guardas sóis naturais. O ideal é visitar a praia quando a maré está baixa, pois, na maré alta, a faixa de areia que já é estreita acaba sumindo.

Os visitantes recomendam o uso de muito repelente, visto que, por se tratar de um lugar com pouca interferência humana e nenhuma infraestrutura, existem muitos insetos que picam, e quem é alérgico pode acabar sofrendo com a ida.

Por falar em infraestrutura, caso deseje passar mais tempo na praia, leve seus insumos – não esquecendo de recolher o lixo que você produzir, para deixar esse local sempre belo e não prejudicar nossa natureza.

Opções de Hospedagem

 

E aí, o que achou das dicas de praias perto de São Paulo para fugir da aglomeração e relaxar? Espero que faça uso de alguma delas e depois conte pra gente o que achou 🙂 

 

 

 

Você pode gostar também:

 


Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Primeira vez que chegada seu blogue e adorei.
    Já coloquei nos favoritos para vir quando menos uma vez na semana.
    Obrigado.

Posts recentes

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

5 motivos para escolher a sua jaqueta The North Face feminina

Se você ama uma aventura, deve providenciar sua jaqueta The North Face feminina já! Veja…

% dias atrás

Como escolher a melhor calça feminina e impermeável para trekking?

Descubra a calça feminina e impermeável perfeita para o seu próximo trekking Quando se trata…

% dias atrás