Aurora do Tocantins

Aurora do Tocantins, mais um paraíso escondido no Brasil


A cidade Aurora do Tocantins, município situado na região sudeste do Tocantins, está a 486km de Brasília e a 530km de Palmas. Para quem sai de Brasília, é só seguir sentido Chapada dos Veadeiros, e para quem sai de Palmas, é descendo o estado pela BR 010. Recebeu o nome de Aurora por conta das Serras Gerais que a circunda, fazendo com que o sol dê suas caras mais tarde, ao mesmo tempo em que amanhece com uma luz única. O município é pequeno, está a uma altitude de 468 metros e a população estimada é de 3.550 habitantes. Acredito que hoje, em fevereiro de 2017, a maioria nunca ouviu falar a respeito! Pois bem, então veja o que Aurora do Tocantins tem para te oferecer!

Ah, vale ressaltar que algumas atrações estão no município de Lavandeira, mas por ser muito pequeno e ainda não ter nenhuma infra para atender o turista, as atrações que lá ficam acabam tendo como referência Aurora que é um pouquinho maior. Mas vale registrar pra que você saiba da existência desse local, e quem sabe futuramente, ele conseguir se preparar para receber os amantes do ecoturismo.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
Faça a sua reserva pelo Booking.com 🙂

Amoooo conhecer lugares pouco explorados e apresento, com o maior prazer, esse paraíso escondido no norte do Brasil.

Lá está o Rio Azuis, o menor rio do país, segundo o Guinness Book, com extensão de 147 metros. De uma beleza indescritível, tem água totalmente cristalina, característica de muitos locais incríveis no Tocantins. Lá estão também mais de 200 cavernas catalogadas, além de cachoeiras, corredeiras e dunas. Da região emergem fósseis da fauna grandiosa da Idade do Gelo; ursos e tatus gigantes, onças maiores do que as atuais, parentes de lhamas e camelos, parecendo personagens de desenhos animados. Animais desaparecidos há milênios, cujo estudo promete iluminar cenários do futuro dos ecossistemas brasileiros, em tempo de mudança climática. Junto aos fósseis de animais, cientistas descobriram vestígios humanos, como dentes e pinturas rupestres. Ainda à espera do resultado da datação, esses dentes podem ser alguns dos mais antigos registros humanos do país, testemunhos de capítulos desconhecidos do povoamento das terras que hoje formam o Brasil. Sem falar no clima da cidade do rincão do Brasil, calmo, com pessoas nas portas vendo a vida passar, galinha caipira no almoço, cachaça curtida, carne fresca e brisa no rosto.

Para essa viagem é preciso que esteja preparado com itens de ecoturismo e trilhas. Indico a loja The North Face com o cupom levenaviagem, que te garante 10% de desconto.

Como explorar Aurora do Tocantins

A melhor maneira é contratar um empresa local, tanto pelo conhecimento que se tem na região quanto pelo fomento e fortalecimento do mercado turístico de Aurora. Eu conheci com a Desbrava EcoTour, agência do Paulo que é um querido, super atencioso, responsável e pontual. Fale diretamente com a agência pelo formulário abaixo, tire dúvidas e peça um orçamento. 🙂 Ou se preferir, fale pelo telefone: (62) 99121-0347

    É possível viajar por conta própria?

    Sim, mas os passeios de lá precisam necessariamente de guia, uma vez que as estradas e atrações não são sinalizadas e que muitas propriedades particulares ficam fechadas e somente os guias conseguem a chave para entrar. Você não precisa necessariamente estar de carro, toda a logística pode ser feita com a Desbrava Ecotour, seja saindo de Brasília ou te pegando em Aurora e levando para os destinos. Se for de carro, não esqueça de alugar o seu no link do Rentcars e lembre-se que não precisa ser 4×4.

    Como chegar em Aurora do Tocantins

    Avião

    Você pode chegar pelo aeroporto de Brasília ou de Palmas, capital do Tocantins. Depois é preciso seguir de carro ou ônibus até Aurora. Você pode, como disse acima, ir de carro ou fechar o pacote com o transfer saindo de Brasília com o pessoal do Desbrava Ecotour.

    Ônibus

    Uma das maneiras mais fáceis de chegar. Você pode ir de Palmas para Aurora pela empresa Real Expresso, ou você pode ir de Brasília para Aurora pela mesma empresa ou pela Real Maia. Os ônibus são semi leitos e a viagem duram entre 8 e 10 horas. Na Real Expresso há saídas às 10h e às 21h, na Real Maia há transporte apenas a noite, saindo às 22h30 da Rodoviária Interestadual de Brasília.

    Foto: João Guilherme de Carvalho
    Foto: João Guilherme de Carvalho
    Foto: João Guilherme de Carvalho

    Escorrega em Aurora do Tocantins

    Escorrega é um local para se refrescar e voltar a ser criança. Tem esse nome por conta da corredeira que, em cima das pedras lisas em declive, forma uma espécie de escorregador. Aos finais de semana, é um point da cidade para adultos e crianças, e está a somente 9 km do centrinho da cidade. Acima do escorrega propriamente dito tem alguns poços de água cristalina ótimos para uma flutuação. Além disso, aconselho almoçar no local com seu Betim e dona Luci, o almoço é delícia garantida direto do fogão à lenha!

    Foto: João Guilherme de Carvalho

    Dunas Brancas

    A duna está perto da Cachoeira do Ribeirão e é um lugar maravilhoso para assistir ao pôr do sol. A caminhada até lá é na areia mesmo, e chegando à duna é preciso disposição física para subi-la, pois, devido ao declive, à areia fofa, ao calor e ao tamanho da duna, dá uma boa canseira. Eu subi correndo, lembro que quase morrendo, diga-se de passagem, porque o sol já estava se pondo e queria ver o espetáculo por inteiro. Vale todo esforço, pois o visual das veredas, da Serra Geral, dos buritis na mata e do sol, é coisa de doido… Que lugar lindo, além da energia e da calmaria. É incrível ver-se no topo de uma serra, observar o céu mais de perto, ver as cores que mudam ao passar de cada minuto. É uma atração, sem dúvida alguma, obrigatória.

    Foto: João Guilherme de Carvalho
    Foto: João Guilherme de Carvalho
    Foto: Leonardo Rossini

    Rio Azuis

    Rio Azuis é o atrativo mais conhecido de Aurora. Tem esse nome por conta da tonalidade azulada e cor cristalina que encanta moradores e turistas. Não, nem só de Jalapão vive o Tocantins! Aurora também tem lugares paradisíacos e muito mais baratos do que se imagina. Sabe quanto custa a entrada no Rio Azuis? R$ 10, apenas. Conta com estrutura de bar, abre às 8h da manhã e fica até o entardecer. Nos arredores, é possível encontrar restaurantes de comida caseira que ficam abertos até à noite.  O rio, como disse acima, é considerado um dos menores do mundo, com apenas 147 metros de comprimento, até encontrar com o Rio Sobrado.
    Siga de carro pela TO 110, ele está a 22 km de Aurora do Tocantins. Como o acesso é fácil e bem sinalizado, não é preciso de guia e não há trilha.

    Foto: João Guilherme de Carvalho

    Não deixe de almoçar ou jantar no Agenda 21, restaurante que fica ao lado do Rio Azuis e que o Chef Osmane está a frente.

    Recanto Praia do Puçá

    Prainha que poucos conhecem, está no Rio Ribeirão e é cercada de verde e areia branca. De água cristalina, é onde o pessoal da Desbrava EcoTour oferece um almoço feito na hora debaixo das sombras das árvores. Essa atração está no roteiro de 4 dias que fiz com eles, se quiser visitar, peça pelo roteiro do Leve na Viagem. 🙂

    Foto: João Guilherme de Carvalho
    Foto: Leonardo Rossini
    O que fazer em Aurora do Tocantins?

    Existem muitas opções do que fazer em Aurora, mas as principais focam em ecoturismo: visitar o Rio Azuis, conhecer a linda Praia do Pequizeiro e o Poço do Paraíso são algumas das lindas opções da região.

    Quando ir em Aurora do Tocantins?

    A melhor época é na seca, entre março e novembro, pois é quando não chove e a água alcança o ápice da cristalinidade.

    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    Posts recentes

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás

    Vale a pena investir em um eSIM internacional?

    Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

    % dias atrás

    SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

    Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

    % dias atrás

    Como escolher o modelo ideal calça trekking feminina

    Descubra a calça de trekking feminina perfeita para a sua próxima aventura. Explorar a natureza,…

    % dias atrás